13551
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformação do milho em pipoca

Plano de aula de Ciências com atividades para 4º ano do Fundamental sobre o processo de transformação irreversível no aquecimento do milho de pipoca.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

  • Um pacote de milho de pipoca ou um saquinho de pipoca de microondas; (Dependendo da quantidade de alunos)
  • Microondas ou fogão para preparar a pipoca;
  • No caso de preparar no fogão, use uma panela com tampa com um fio de óleo para esquentar o milho;
  • Vasilha para colocar a pipoca.
  • Sal, se necessário.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando o calor e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação. Por isso, requer de todos muita atenção no cumprimento das regras para que tudo ocorra de forma tranquila.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma em semicírculo e peça para que observem a imagem do slide com atenção. Faça perguntas do tipo: “Quem gosta de comer pipoca?, De que tipo: salgada ou doce?”.

Coloque uma mesa no centro, para que facilite a visualização do experimento para todos (caso consiga, trazer o microondas para a sala). Apresente o milho para a turma e explique que o milho é um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo. Permita que os alunos manuseiem e que sintam a textura deste material. Questione as crianças sobre de onde vem o “floquinho branquinho” da pipoca. Ao lançar mão destas perguntas, é possível que seus alunos expressem muitas hipóteses interessantes, deixe que eles pensem sobre o tema.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam pensar sobre o experimento que vai acontecer. Permita que criem uma expectativa e curiosidade sobre o que acontecerá. Os alunos podem falar da aula anterior citando a transformação ocorrida pelo calor. Diga ao alunos que testaremos outra transformação aqui.

Material de apoio:

http://www.brasilagricola.com/2011/08/fantastica-transformacao-do-milho-em.html

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo, de maneira que consigam visualizar o passo a passo do experimento. Mantenha seus alunos à uma distância adequada, para que tudo corra bem durante a apresentação. Tome as devidas precauções quanto ao uso do microondas ou fogão.

Peça para que observem o milho e identifiquem se todos parecem iguais entre si- quanto ao tamanho, a cor, a forma. Seus alunos devem notar a diferença de coloração da parte que foi retirada da espiga para o restante do grão. Oriente para que reservem pelo menos 10 grãos e os coloquem, um a um, sobre uma régua ou fita métrica, para encontrar a medida (podem marcar com risquinhos sobre o papel, o início e o fim do milho, tendo assim uma referência do tamanho. (Caso não tenham ainda referência sobre medidas em centímetros ou sobre decimais).

Após estourar o milho, podem repetir o procedimento com um novo punhado de pipocas - observando forma, cor e textura e avaliando se ainda cabe nas marcas deixadas. Faça perguntas do tipo: “Podemos fazer a pipoca voltar a condição inicial? Será que se apertarmos bem, ela volta ao tamanho original? E quanto a cor? A textura? Permita que seus alunos pensem a respeito destas possibilidades. A ideia é que tenham mais contato com o antes e depois, evidenciando que a transformação é impossível de ser revertida.

No caso do uso do fogão, para aprontar as pipocas, aqueça o óleo numa panela e em seguida despeje o milho. Mexa um pouco e depois tampe-a. Espere por alguns segundos até que o milho comece a estourar. Importante que neste momento você não destampe a panela, pois poderá se queimar com as pipocas que saltarão da mesma. Após perceber que o barulho de “estouro” parou, destampe-a e coloque as pipocas prontas na vasilha. Adicione um pouco de sal à gosto e mostre aos alunos como ficou o resultado do aquecimento. Se você for utilizar o microondas, aproveite as informações que vêm no pacotinho da própria pipoca de microondas, e siga as instruções.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Neste momento, estabeleça uma comparação entre o “antes e depois” do experimento e peça aos alunos que , em dupla, pensem se há possibilidade da pipoca voltar a ser milho. E como poderíamos fazer para que isso acontecesse. Estimule seus alunos lançando perguntas do tipo:

“Se colocarmos a pipoca na água, será que poderia voltar a ser milho?

Talvez se deixássemos na geladeira?

Acham que é possível que retome sua forma de milho inicial?”

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente este vídeo que explica de forma simples, como é que ocorre a transformação da pipoca. Para que aguce ainda mais as hipóteses mencionadas no slide anterior. Ao final do vídeo pergunte: “ E então? Será que a pipoca pode voltar a ser grão de milho?”.

Importante que os alunos concluam que não há meios, nem maneiras da pipoca voltar a ser milho. E que, portanto, trata-se de uma transformação irreversível.

Acesse ao vídeo aqui:

https://youtu.be/FSZd33awqQk

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conclua a aula explicando que por ter sido submetido ao calor, o milho acabou sofrendo uma transformação. Importante ressaltar que isso ocorre porque o milho possui água na sua composição, que evapora a medida que esquenta e, ao evaporar, causa a “explosão”, transformando o amido que está dentro do grão em um “floquinho” branco. Dessa forma, se transforma em pipoca. Esta transformação é chamada de transformação irreversível, pois depois de pronta a pipoca jamais poderá voltar a ser um grão de milho novamente.

Para sistematizar a aula, você poderá também utilizar o modelo de atividade com um quadro comparativo para que seus alunos preencham, de acordo com o que trabalharam em sala. Segue link da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/evVkxVrcuUbbsCw92MyRWN6AJSCFsAsucWTzY86QbxuH9NNq9PQuweGpkdTt/atividade-para-impressao-ficha-de-observacoes-cie4-03me05.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

  • Um pacote de milho de pipoca ou um saquinho de pipoca de microondas; (Dependendo da quantidade de alunos)
  • Microondas ou fogão para preparar a pipoca;
  • No caso de preparar no fogão, use uma panela com tampa com um fio de óleo para esquentar o milho;
  • Vasilha para colocar a pipoca.
  • Sal, se necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando o calor e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação. Por isso, requer de todos muita atenção no cumprimento das regras para que tudo ocorra de forma tranquila.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma em semicírculo e peça para que observem a imagem do slide com atenção. Faça perguntas do tipo: “Quem gosta de comer pipoca?, De que tipo: salgada ou doce?”.

Coloque uma mesa no centro, para que facilite a visualização do experimento para todos (caso consiga, trazer o microondas para a sala). Apresente o milho para a turma e explique que o milho é um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo. Permita que os alunos manuseiem e que sintam a textura deste material. Questione as crianças sobre de onde vem o “floquinho branquinho” da pipoca. Ao lançar mão destas perguntas, é possível que seus alunos expressem muitas hipóteses interessantes, deixe que eles pensem sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam pensar sobre o experimento que vai acontecer. Permita que criem uma expectativa e curiosidade sobre o que acontecerá. Os alunos podem falar da aula anterior citando a transformação ocorrida pelo calor. Diga ao alunos que testaremos outra transformação aqui.

Material de apoio:

http://www.brasilagricola.com/2011/08/fantastica-transformacao-do-milho-em.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo, de maneira que consigam visualizar o passo a passo do experimento. Mantenha seus alunos à uma distância adequada, para que tudo corra bem durante a apresentação. Tome as devidas precauções quanto ao uso do microondas ou fogão.

Peça para que observem o milho e identifiquem se todos parecem iguais entre si- quanto ao tamanho, a cor, a forma. Seus alunos devem notar a diferença de coloração da parte que foi retirada da espiga para o restante do grão. Oriente para que reservem pelo menos 10 grãos e os coloquem, um a um, sobre uma régua ou fita métrica, para encontrar a medida (podem marcar com risquinhos sobre o papel, o início e o fim do milho, tendo assim uma referência do tamanho. (Caso não tenham ainda referência sobre medidas em centímetros ou sobre decimais).

Após estourar o milho, podem repetir o procedimento com um novo punhado de pipocas - observando forma, cor e textura e avaliando se ainda cabe nas marcas deixadas. Faça perguntas do tipo: “Podemos fazer a pipoca voltar a condição inicial? Será que se apertarmos bem, ela volta ao tamanho original? E quanto a cor? A textura? Permita que seus alunos pensem a respeito destas possibilidades. A ideia é que tenham mais contato com o antes e depois, evidenciando que a transformação é impossível de ser revertida.

No caso do uso do fogão, para aprontar as pipocas, aqueça o óleo numa panela e em seguida despeje o milho. Mexa um pouco e depois tampe-a. Espere por alguns segundos até que o milho comece a estourar. Importante que neste momento você não destampe a panela, pois poderá se queimar com as pipocas que saltarão da mesma. Após perceber que o barulho de “estouro” parou, destampe-a e coloque as pipocas prontas na vasilha. Adicione um pouco de sal à gosto e mostre aos alunos como ficou o resultado do aquecimento. Se você for utilizar o microondas, aproveite as informações que vêm no pacotinho da própria pipoca de microondas, e siga as instruções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Neste momento, estabeleça uma comparação entre o “antes e depois” do experimento e peça aos alunos que , em dupla, pensem se há possibilidade da pipoca voltar a ser milho. E como poderíamos fazer para que isso acontecesse. Estimule seus alunos lançando perguntas do tipo:

“Se colocarmos a pipoca na água, será que poderia voltar a ser milho?

Talvez se deixássemos na geladeira?

Acham que é possível que retome sua forma de milho inicial?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente este vídeo que explica de forma simples, como é que ocorre a transformação da pipoca. Para que aguce ainda mais as hipóteses mencionadas no slide anterior. Ao final do vídeo pergunte: “ E então? Será que a pipoca pode voltar a ser grão de milho?”.

Importante que os alunos concluam que não há meios, nem maneiras da pipoca voltar a ser milho. E que, portanto, trata-se de uma transformação irreversível.

Acesse ao vídeo aqui:

https://youtu.be/FSZd33awqQk

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conclua a aula explicando que por ter sido submetido ao calor, o milho acabou sofrendo uma transformação. Importante ressaltar que isso ocorre porque o milho possui água na sua composição, que evapora a medida que esquenta e, ao evaporar, causa a “explosão”, transformando o amido que está dentro do grão em um “floquinho” branco. Dessa forma, se transforma em pipoca. Esta transformação é chamada de transformação irreversível, pois depois de pronta a pipoca jamais poderá voltar a ser um grão de milho novamente.

Para sistematizar a aula, você poderá também utilizar o modelo de atividade com um quadro comparativo para que seus alunos preencham, de acordo com o que trabalharam em sala. Segue link da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/evVkxVrcuUbbsCw92MyRWN6AJSCFsAsucWTzY86QbxuH9NNq9PQuweGpkdTt/atividade-para-impressao-ficha-de-observacoes-cie4-03me05.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano