13545
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O formato da Terra

Plano de aula de Ciências com atividades para 6° ano do Ensino Fundamental sobre o formato da Terra

Plano 01 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva, Eloísa de Souza Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

Disponível em: https://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/lindo-balao-azul.html e https://www.youtube.com/watch?v=mcfyMelUFfo

Materiais de apoio:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Neste momento você deverá ouvir os alunos, eles já devem apresentar conhecimentos prévios sobre o formato da Terra. Faça perguntas como:

Qual o formato da Terra?

Como podemos ter certeza que a terra tem esse formato?

Onde vivemos no planeta?

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Reproduza a música: “Lindo balão azul” de Guilherme Arantes. Caso não seja possível reproduzir o áudio, distribua a letra da música e leia ou cante com a turma. Explique que na atividade desta aula iremos imaginar uma viagem na qual o objetivo é observar o nosso planeta.

Link para a música:

https://www.youtube.com/watch?v=mcfyMelUFfo

https://www.youtube.com/watch?time_continue=25&v=XNDziHRb2Q0

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça os comentários realizado pelos alunos a respeito dela.

Nesta etapa possivelmente os alunos explicarão que para baixo é em direção ao chão e para cima é a direção oposta ao chão. Indague a respeito das pessoas que se encontram do outro lado do planeta. A situação é a mesma ou se inverte?

Lembre-se que essas são as hipóteses deles sobre o tema e serão retomadas durante a aula. Não há necessidade de intervenções neste momento.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Proponha ao alunos um exercício de imaginação. Peça-lhes que façam de conta que todos foram convidados a fazer uma viagem pelo espaço. Inicialmente, o meio de transporte será um balão dirigível. No meio do caminho eles embarcarão em um foguete para seguir viagem. Tudo deve ser registrado em seu diário de bordo.

Organize os alunos em dupla ou trios, e distribua a atividade mão na massa (o diário de bordo) impressa para cada dupla ou trio. Nesta atividade os alunos terão que realizar uma ilustração que represente sua visão do planeta em cada uma das etapas descritas:

  • Antes de decolar.
  • Acima de um predio.
  • Na mesma altura de um avião que esteja sobrevoando a cidade. Avise que esta seria a visão máxima alcançada pelo balão dirigível.

4. Agora as duplas deverão imaginar sua viagem continuando, por meio de uma nave espacial. E deverão representar como seria a visão do planeta.

Esta etapa do mão na massa deve durar em torno de 10 minutos.

Link para atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YP7EFBGakQMR6CjVkmg4NtqJwQWaQ6FFaSkhhj84q5Vjk3PJnHfNjMDrdzuj/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-11tu01.pdf

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Quando os alunos tiverem concluído os seus desenhos, cada dupla/trio deverá compartilhar seus desenhos com outra dupla/trio. Os grupos deverão discutir as questões apresentadas na atividade mão na massa e registrar suas conclusões:

Por que na maioria dos desenhos, não vemos a Terra redonda? (Espera-se que os alunos digam que é por causa da distância do balão)

O que é preciso fazer para ver a Terra por inteiro? (Espera-se que os alunos digam que precisariam se afastar a uma certa distância do planeta)

Que forma tem a Terra observada do espaço? (Espera-se que os alunos digam que tem um formato esférico)

As pessoas, os prédio, as plantas devem ser representadas dentro ou na superfície da Terra? (Espera-se os alunos digam na superfície)

Que lugar o céu ocupa nos desenhos feitos? (Espera-se que os alunos digam acima da superfície ou por volta do planeta)

Esta etapa deve durar em torno de 10 minutos.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada grupo massa de modelar. E explique que eles deverão construir um modelo de nosso planeta visto a partir do espaço. Eles também poderão usar a massa de modelar para simular o balão e/ou o foguete. Cada aluno também deverá demonstrar e explicar para os colegas do grupo as situações a seguir, posteriormente o grupo deverá ilustrar e explicar na atividade mão na massa as situações:

Demonstre a decolagem de seus balão. De qual ponto ele está partindo? Para qual direção ele está indo?

Demonstre agora a decolagem de um outro balão partindo agora da América do Norte, depois um balão decolando da Ásia. Quais as diferenças?

Indique em seu desenho as três decolagens.

Onde é para cima em cada situação? E para baixo?

Durante a atividade circule pelos grupos e observe como eles estão explicando. Nesta etapa o oral e o gestual são elementos importantes na construção das explicações.

Esta etapa deve durar em torno de 15 minutos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize a sala em meia lua, para que todos possam se ver e visualizar a apresentação.

Retome a questão disparadora. Peça que explique a quais conclusões chegaram em sua atividade.

Espera-se que os alunos indiquem que “para cima” seria em direção ao espaço e “para baixo” em direção ao centro da Terra.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto com os alunos. Explique que para baixo no planeta é em direção ao centro da Terra, e que independentemente de onde nos encontramos no globo, tem força de atração nos mantendo na superfície.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Exiba o vídeo, “Gravidade: caindo para o centro da Terra” do canal O íncrivel pontinho azul. (aproximadamente 2 minutos). Discuta com a turma o que eles aprenderam com o vídeo e a relação disso com as atividades realizadas. Peça que escrevam em seu diário de bordo o que aprenderam na aula de hoje.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Xq0VtFwkNLo

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

Disponível em: https://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/lindo-balao-azul.html e https://www.youtube.com/watch?v=mcfyMelUFfo

Materiais de apoio:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Neste momento você deverá ouvir os alunos, eles já devem apresentar conhecimentos prévios sobre o formato da Terra. Faça perguntas como:

Qual o formato da Terra?

Como podemos ter certeza que a terra tem esse formato?

Onde vivemos no planeta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Reproduza a música: “Lindo balão azul” de Guilherme Arantes. Caso não seja possível reproduzir o áudio, distribua a letra da música e leia ou cante com a turma. Explique que na atividade desta aula iremos imaginar uma viagem na qual o objetivo é observar o nosso planeta.

Link para a música:

https://www.youtube.com/watch?v=mcfyMelUFfo

https://www.youtube.com/watch?time_continue=25&v=XNDziHRb2Q0

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça os comentários realizado pelos alunos a respeito dela.

Nesta etapa possivelmente os alunos explicarão que para baixo é em direção ao chão e para cima é a direção oposta ao chão. Indague a respeito das pessoas que se encontram do outro lado do planeta. A situação é a mesma ou se inverte?

Lembre-se que essas são as hipóteses deles sobre o tema e serão retomadas durante a aula. Não há necessidade de intervenções neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Proponha ao alunos um exercício de imaginação. Peça-lhes que façam de conta que todos foram convidados a fazer uma viagem pelo espaço. Inicialmente, o meio de transporte será um balão dirigível. No meio do caminho eles embarcarão em um foguete para seguir viagem. Tudo deve ser registrado em seu diário de bordo.

Organize os alunos em dupla ou trios, e distribua a atividade mão na massa (o diário de bordo) impressa para cada dupla ou trio. Nesta atividade os alunos terão que realizar uma ilustração que represente sua visão do planeta em cada uma das etapas descritas:

  • Antes de decolar.
  • Acima de um predio.
  • Na mesma altura de um avião que esteja sobrevoando a cidade. Avise que esta seria a visão máxima alcançada pelo balão dirigível.

4. Agora as duplas deverão imaginar sua viagem continuando, por meio de uma nave espacial. E deverão representar como seria a visão do planeta.

Esta etapa do mão na massa deve durar em torno de 10 minutos.

Link para atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YP7EFBGakQMR6CjVkmg4NtqJwQWaQ6FFaSkhhj84q5Vjk3PJnHfNjMDrdzuj/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-11tu01.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Quando os alunos tiverem concluído os seus desenhos, cada dupla/trio deverá compartilhar seus desenhos com outra dupla/trio. Os grupos deverão discutir as questões apresentadas na atividade mão na massa e registrar suas conclusões:

Por que na maioria dos desenhos, não vemos a Terra redonda? (Espera-se que os alunos digam que é por causa da distância do balão)

O que é preciso fazer para ver a Terra por inteiro? (Espera-se que os alunos digam que precisariam se afastar a uma certa distância do planeta)

Que forma tem a Terra observada do espaço? (Espera-se que os alunos digam que tem um formato esférico)

As pessoas, os prédio, as plantas devem ser representadas dentro ou na superfície da Terra? (Espera-se os alunos digam na superfície)

Que lugar o céu ocupa nos desenhos feitos? (Espera-se que os alunos digam acima da superfície ou por volta do planeta)

Esta etapa deve durar em torno de 10 minutos.

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada grupo massa de modelar. E explique que eles deverão construir um modelo de nosso planeta visto a partir do espaço. Eles também poderão usar a massa de modelar para simular o balão e/ou o foguete. Cada aluno também deverá demonstrar e explicar para os colegas do grupo as situações a seguir, posteriormente o grupo deverá ilustrar e explicar na atividade mão na massa as situações:

Demonstre a decolagem de seus balão. De qual ponto ele está partindo? Para qual direção ele está indo?

Demonstre agora a decolagem de um outro balão partindo agora da América do Norte, depois um balão decolando da Ásia. Quais as diferenças?

Indique em seu desenho as três decolagens.

Onde é para cima em cada situação? E para baixo?

Durante a atividade circule pelos grupos e observe como eles estão explicando. Nesta etapa o oral e o gestual são elementos importantes na construção das explicações.

Esta etapa deve durar em torno de 15 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize a sala em meia lua, para que todos possam se ver e visualizar a apresentação.

Retome a questão disparadora. Peça que explique a quais conclusões chegaram em sua atividade.

Espera-se que os alunos indiquem que “para cima” seria em direção ao espaço e “para baixo” em direção ao centro da Terra.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto com os alunos. Explique que para baixo no planeta é em direção ao centro da Terra, e que independentemente de onde nos encontramos no globo, tem força de atração nos mantendo na superfície.

Slide Plano Aula

Orientações: Exiba o vídeo, “Gravidade: caindo para o centro da Terra” do canal O íncrivel pontinho azul. (aproximadamente 2 minutos). Discuta com a turma o que eles aprenderam com o vídeo e a relação disso com as atividades realizadas. Peça que escrevam em seu diário de bordo o que aprenderam na aula de hoje.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Xq0VtFwkNLo

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano