13536
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O solo do entorno da escola vira tinta

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre fabricação de tintas de solo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

O solo do entorno da escola vira tinta

3º ano

Objetivos de aprendizagem

Investigar que o solo pode ser de diferentes cores através da fabricação de tinta de solo.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.

Professor-autor: Julliana Rodrigues

Mentor: Aline Silva

Especialista: Margareth Polido

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

 

O objetivo é que as crianças verifiquem que o solo pode apresentar diferentes colorações por meio da fabricação de tintas utilizando o solo do entorno da escola. Essas tintas serão usadas em pinturas.

 

Para fabricar as tintas, serão utilizadas amostras de solo do entorno da escola. Essas amostras podem ser as mesmas utilizadas nas aulas anteriores ou pode-se fazer uma nova coleta antes dessa aula ser aplicada. O ideal é conseguir solos que tenham tonalidades variadas. Colete amostras de diferentes locais do entorno da escola, como, por exemplo, de solo usado para plantar, que esteja sem cobertura vegetal, usado em construção, de algum vaso, da beirada de um rio etc. Para variar a tonalidade, pode-se, também, fazer a coleta do solo de um local em diferentes profundidades, como, por exemplo, da superfície, 10cm abaixo da superfície e 30 cm abaixo da superfície.  Se for difícil ou perigoso sair com a turma para coletar as amostras, o professor pode fazer essa coleta sozinho antes de aplicar a aula e explicar para as crianças de onde vieram as amostras de solo.

 

Para fabricar as tintas, as amostras de solo precisam estar bem sequinhas. Sendo assim, é necessário deixar as amostras secando ao sol até que se sinta ao tato que elas estão bem secas. O tempo desse processo de secagem varia conforme a umidade do solo coletado. Também é possível utilizar um forno para agilizar esse processo.

 

Para fabricar a tinta de solo, a proporção que deve ser seguida é de 2 colheres de solo, 2 colheres de água e 1 colher de cola. Alguns solos precisam de mais ou menos água para que a mistura fique com a consistência de tinta, sendo assim, é aconselhável ir colocando a água aos poucos. O solo precisa ser triturado com um rolo de macarrão e peneirado antes de fabricar as tintas, mas esse trabalho pode ser feito pelas crianças.

 

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, água, cola branca, folhas de jornal, rolo de macarrão, peneira, recipientes para armazenar as tintas, colher, pincéis para pintura.

 

Materiais de apoio:

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/solo_escola/tinta_de_solo.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=nFdnyXmMH8E


Código: CIE3_09T&U05

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas