O solo do entorno da escola vira tinta
3º ano
Objetivos de aprendizagem
Investigar que o solo pode ser de diferentes cores através da fabricação de tinta de solo.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
Professor-autor: Julliana Rodrigues
Mentor: Aline Silva
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O objetivo é que as crianças verifiquem que o solo pode apresentar diferentes colorações por meio da fabricação de tintas utilizando o solo do entorno da escola. Essas tintas serão usadas em pinturas.
Para fabricar as tintas, serão utilizadas amostras de solo do entorno da escola. Essas amostras podem ser as mesmas utilizadas nas aulas anteriores ou pode-se fazer uma nova coleta antes dessa aula ser aplicada. O ideal é conseguir solos que tenham tonalidades variadas. Colete amostras de diferentes locais do entorno da escola, como, por exemplo, de solo usado para plantar, que esteja sem cobertura vegetal, usado em construção, de algum vaso, da beirada de um rio etc. Para variar a tonalidade, pode-se, também, fazer a coleta do solo de um local em diferentes profundidades, como, por exemplo, da superfície, 10cm abaixo da superfície e 30 cm abaixo da superfície. Se for difícil ou perigoso sair com a turma para coletar as amostras, o professor pode fazer essa coleta sozinho antes de aplicar a aula e explicar para as crianças de onde vieram as amostras de solo.
Para fabricar as tintas, as amostras de solo precisam estar bem sequinhas. Sendo assim, é necessário deixar as amostras secando ao sol até que se sinta ao tato que elas estão bem secas. O tempo desse processo de secagem varia conforme a umidade do solo coletado. Também é possível utilizar um forno para agilizar esse processo.
Para fabricar a tinta de solo, a proporção que deve ser seguida é de 2 colheres de solo, 2 colheres de água e 1 colher de cola. Alguns solos precisam de mais ou menos água para que a mistura fique com a consistência de tinta, sendo assim, é aconselhável ir colocando a água aos poucos. O solo precisa ser triturado com um rolo de macarrão e peneirado antes de fabricar as tintas, mas esse trabalho pode ser feito pelas crianças.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, água, cola branca, folhas de jornal, rolo de macarrão, peneira, recipientes para armazenar as tintas, colher, pincéis para pintura.
Materiais de apoio:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/solo_escola/tinta_de_solo.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=nFdnyXmMH8E
Código: CIE3_09T&U05
(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes