13536
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O solo do entorno da escola vira tinta

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre fabricação de tintas de solo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações.
- Gravador de vídeo.
- Mural virtual - Padlet.

Contexto e questão disparadora

Envie, via e-mail, Classroom ou Whatsapp, uma apresentação powerpoint com vídeo curto ou áudio, contextualizando a aula para seus alunos.
Na sequência, apresente a “questão disparadora” e explique aos alunos (caso tenha aplicado as outras aulas dessa sequência) que vocês usarão as amostras dos solos coletadas nas aulas anteriores para responderem à questão.

 

Mão na massa

Grave um vídeo curto para os alunos e oriente sobre a atividade e os materiais a serem utilizados. Caso não tenha trabalhado as aulas 1, 2, 3 ou 4, peça aos alunos que coletem as amostras de solo da proximidade da residência. Nesta adaptação, cada criança deve coletar apenas uma amostra de solo.

Liste o passo a passo da atividade no vídeo e os materiais a serem utilizados.
Explique aos alunos que vocês farão uma grande exposição de pinturas rupestres, obtidas pelas amostras de solo. Detalhe o passo a passo dos slides 5 e 6, para que as tintas sejam produzidas da forma correta.

Proceda, aqui, como nas aulas 3 e 4. Primeiro, as crianças experimentam o “mão na massa” e, depois, você apresenta. Faça essa atividade por meio de uma videochamada e mostre as cores das tintas que você produziu com o solo do entorno da escola.

Disponibilize o link do Padlet para que todos postem as fotos dos desenhos realizados.

Sistematização

Ainda na videochamada, mostre as tintas aos alunos e peça para que comparem com aquelas coletado por eles. Discuta os conceitos do slide 7, a fim de sanar qualquer dúvida do grupo.

Compare as cores, para que os alunos percebem as diferentes cores de solo. Compare os desenhos dos alunos que retiraram solo de locais diferentes. Pode ser uma ótima forma de perceber as diferenças e deixar a aula ainda mais rica.

 

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na atividade de “mão na massa”, ajudando na preparação das “tintas”, nos desenhos e nas fotos para na para o Padlet. Ao final, serão convidadas a visitarem a exposição de pinturas rupestres.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_09T&U05

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas