13536
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O solo do entorno da escola vira tinta

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre fabricação de tintas de solo

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

O objetivo é que as crianças verifiquem que o solo pode apresentar diferentes colorações por meio da fabricação de tintas utilizando o solo do entorno da escola. Essas tintas serão usadas em pinturas.

Para fabricar as tintas, serão utilizadas amostras de solo do entorno da escola. Essas amostras podem ser as mesmas utilizadas nas aulas anteriores ou pode-se fazer uma nova coleta antes dessa aula ser aplicada. O ideal é conseguir solos que tenham tonalidades variadas. Colete amostras de diferentes locais do entorno da escola, como, por exemplo, de solo usado para plantar, que esteja sem cobertura vegetal, usado em construção, de algum vaso, da beirada de um rio etc. Para variar a tonalidade, pode-se, também, fazer a coleta do solo de um local em diferentes profundidades, como, por exemplo, da superfície, 10cm abaixo da superfície e 30 cm abaixo da superfície. Se for difícil ou perigoso sair com a turma para coletar as amostras, o professor pode fazer essa coleta sozinho antes de aplicar a aula e explicar para as crianças de onde vieram as amostras de solo.

Para fabricar as tintas, as amostras de solo precisam estar bem sequinhas. Sendo assim, é necessário deixar as amostras secando ao sol até que se sinta ao tato que elas estão bem secas. O tempo desse processo de secagem varia conforme a umidade do solo coletado. Também é possível utilizar um forno para agilizar esse processo.

Para fabricar a tinta de solo, a proporção que deve ser seguida é de 2 colheres de solo, 2 colheres de água e 1 colher de cola. Alguns solos precisam de mais ou menos água para que a mistura fique com a consistência de tinta, sendo assim, é aconselhável ir colocando a água aos poucos. O solo precisa ser triturado com um rolo de macarrão e peneirado antes de fabricar as tintas, mas esse trabalho pode ser feito pelas crianças.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, água, cola branca, folhas de jornal, rolo de macarrão, peneira, recipientes para armazenar as tintas, colher, pincéis para pintura.

Materiais de apoio:

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/solo_escola/tinta_de_solo.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=nFdnyXmMH8E

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles fabricarão tintas utilizando o solo do entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que as crianças observem a imagem. Diga à turma que desenhos e pinturas são algumas das formas que os seres humanos usam para expressar seus sentimentos, ideias, pensamentos, planos e muitas outras coisas. Pergunte se alguém já viu uma imagem parecida e se alguém sabe do que se trata. Explique, então, que na época das cavernas os seres humanos já utilizavam desenhos como forma de expressão e que, como não existia lápis de cor, para desenhar eles utilizavam vários elementos da natureza e um desses elementos era o solo.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia, então, a questão disparadora. Ouça as hipóteses das crianças e não se preocupe, nesse momento, em responder seus questionamentos, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos na mesma quantidade das amostras de solo que foram coletadas no entorno da escola, ou seja, se foram coletadas três amostras de solo divida a turma em três grupos, se foram coletadas quatro amostras divida a turma em quatro grupos e assim por diante. Cada grupo fabricará a tinta de uma das amostras de solo.

Coloque na mesa de trabalho de cada grupo uma das amostras de solo previamente seca, água, cola, recipientes, colher, folhas de jornal, rolo de macarrão e peneira. Antes de iniciar a fabricação das tintas, explique cuidadosamente para a turma como todo o processo deve ser feito. Escreva no quadro a proporção dos elementos na receita da tinta para que as crianças possam consultar em caso de dúvidas.

Peça, então, que todos iniciem o processo triturando e peneirando o solo e que depois sigam a receita para a fabricação da tinta. Deve ser fabricada uma quantidade de tinta suficiente para que toda a turma utilize em suas pinturas, sendo assim, auxilie as crianças a fazer a quantidade de tinta adequada e no desdobramento da receita. Peça que os grupos não utilizem todo o solo triturado para fazer a tinta, oriente-os a deixar sobrar um pouquinho de solo (mais ou menos uma colher). Durante o trabalho das crianças circule entre os grupos observando, tirando dúvidas e auxiliando o processo.

Terminada a fabricação das tintas, peça que os grupos organizem e limpem suas mesas de trabalho deixando em cima dela apenas o recipiente com a tinta pronta e o pouco de solo que sobrou em cima do jornal. Peça, então, que as crianças observem a cor do solo que utilizaram e a cor da tinta resultante. Organize uma rotação para que as crianças possam observar também as cores do solo e da tinta fabricada pelos outros grupos.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Coloque na mesa de trabalho de cada grupo um pouco de cada tinta produzida pela turma, folhas brancas, pincéis para pintura e um recipiente pequeno com água.

Antes de iniciar a pintura livre, peça que cada grupo pegue uma folha branca e pinte nela faixas utilizando todas as tintas produzidas. Esse trabalho servirá para que as crianças percebam bem as diferentes tonalidades de tinta que conseguiram produzir e que terão disponíveis para utilizar em suas pinturas.

Entregue para cada grupo um tema de trabalho e diga que todas as crianças deverão fazer uma pintura utilizando as tintas de solo produzidas e que essa pintura deve estar dentro do tema proposto. Escolha temas ligados à natureza que a turma domine como animais, plantas, fundo do mar, reciclagem, dentre outros.

Oriente que, antes de iniciar a pintura, os grupos devem discutir as ideias de todos sobre o que pode ser pintado. Estimule que as crianças troquem ideias e opiniões e que umas orientem as outras em seus trabalhos. Terminado, organize as pinturas em um lugar onde elas possam secar.

Quando todos os trabalhos estiverem secos organize com a turma uma exposição das pinturas produzidas para toda a escola. Prepare com as crianças um pequeno texto coletivo que explique que as pinturas foram feitas com tintas fabricadas com o solo do entorno da escola. Utilize esse texto como legenda da exposição de trabalhos. Exponha também a pintura das faixas de tinta que as crianças fizeram, pois ela é perfeita para mostrar todas as tonalidades de tinta obtidas com o solo do entorno.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Finalize a aula utilizando as observações e percepções das crianças para concluir que os solos são de cores diferentes, por isso as tintas fabricadas ficaram, também, de tonalidades diferentes. Leia, então, o texto do slide explicando possíveis termos e conceitos desconhecidos pelas crianças. Peça que os alunos anotem os pontos principais da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

O objetivo é que as crianças verifiquem que o solo pode apresentar diferentes colorações por meio da fabricação de tintas utilizando o solo do entorno da escola. Essas tintas serão usadas em pinturas.

Para fabricar as tintas, serão utilizadas amostras de solo do entorno da escola. Essas amostras podem ser as mesmas utilizadas nas aulas anteriores ou pode-se fazer uma nova coleta antes dessa aula ser aplicada. O ideal é conseguir solos que tenham tonalidades variadas. Colete amostras de diferentes locais do entorno da escola, como, por exemplo, de solo usado para plantar, que esteja sem cobertura vegetal, usado em construção, de algum vaso, da beirada de um rio etc. Para variar a tonalidade, pode-se, também, fazer a coleta do solo de um local em diferentes profundidades, como, por exemplo, da superfície, 10cm abaixo da superfície e 30 cm abaixo da superfície. Se for difícil ou perigoso sair com a turma para coletar as amostras, o professor pode fazer essa coleta sozinho antes de aplicar a aula e explicar para as crianças de onde vieram as amostras de solo.

Para fabricar as tintas, as amostras de solo precisam estar bem sequinhas. Sendo assim, é necessário deixar as amostras secando ao sol até que se sinta ao tato que elas estão bem secas. O tempo desse processo de secagem varia conforme a umidade do solo coletado. Também é possível utilizar um forno para agilizar esse processo.

Para fabricar a tinta de solo, a proporção que deve ser seguida é de 2 colheres de solo, 2 colheres de água e 1 colher de cola. Alguns solos precisam de mais ou menos água para que a mistura fique com a consistência de tinta, sendo assim, é aconselhável ir colocando a água aos poucos. O solo precisa ser triturado com um rolo de macarrão e peneirado antes de fabricar as tintas, mas esse trabalho pode ser feito pelas crianças.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, água, cola branca, folhas de jornal, rolo de macarrão, peneira, recipientes para armazenar as tintas, colher, pincéis para pintura.

Materiais de apoio:

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/solo_escola/tinta_de_solo.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=nFdnyXmMH8E

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles fabricarão tintas utilizando o solo do entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que as crianças observem a imagem. Diga à turma que desenhos e pinturas são algumas das formas que os seres humanos usam para expressar seus sentimentos, ideias, pensamentos, planos e muitas outras coisas. Pergunte se alguém já viu uma imagem parecida e se alguém sabe do que se trata. Explique, então, que na época das cavernas os seres humanos já utilizavam desenhos como forma de expressão e que, como não existia lápis de cor, para desenhar eles utilizavam vários elementos da natureza e um desses elementos era o solo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia, então, a questão disparadora. Ouça as hipóteses das crianças e não se preocupe, nesse momento, em responder seus questionamentos, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos na mesma quantidade das amostras de solo que foram coletadas no entorno da escola, ou seja, se foram coletadas três amostras de solo divida a turma em três grupos, se foram coletadas quatro amostras divida a turma em quatro grupos e assim por diante. Cada grupo fabricará a tinta de uma das amostras de solo.

Coloque na mesa de trabalho de cada grupo uma das amostras de solo previamente seca, água, cola, recipientes, colher, folhas de jornal, rolo de macarrão e peneira. Antes de iniciar a fabricação das tintas, explique cuidadosamente para a turma como todo o processo deve ser feito. Escreva no quadro a proporção dos elementos na receita da tinta para que as crianças possam consultar em caso de dúvidas.

Peça, então, que todos iniciem o processo triturando e peneirando o solo e que depois sigam a receita para a fabricação da tinta. Deve ser fabricada uma quantidade de tinta suficiente para que toda a turma utilize em suas pinturas, sendo assim, auxilie as crianças a fazer a quantidade de tinta adequada e no desdobramento da receita. Peça que os grupos não utilizem todo o solo triturado para fazer a tinta, oriente-os a deixar sobrar um pouquinho de solo (mais ou menos uma colher). Durante o trabalho das crianças circule entre os grupos observando, tirando dúvidas e auxiliando o processo.

Terminada a fabricação das tintas, peça que os grupos organizem e limpem suas mesas de trabalho deixando em cima dela apenas o recipiente com a tinta pronta e o pouco de solo que sobrou em cima do jornal. Peça, então, que as crianças observem a cor do solo que utilizaram e a cor da tinta resultante. Organize uma rotação para que as crianças possam observar também as cores do solo e da tinta fabricada pelos outros grupos.

Slide Plano Aula

Orientações: Coloque na mesa de trabalho de cada grupo um pouco de cada tinta produzida pela turma, folhas brancas, pincéis para pintura e um recipiente pequeno com água.

Antes de iniciar a pintura livre, peça que cada grupo pegue uma folha branca e pinte nela faixas utilizando todas as tintas produzidas. Esse trabalho servirá para que as crianças percebam bem as diferentes tonalidades de tinta que conseguiram produzir e que terão disponíveis para utilizar em suas pinturas.

Entregue para cada grupo um tema de trabalho e diga que todas as crianças deverão fazer uma pintura utilizando as tintas de solo produzidas e que essa pintura deve estar dentro do tema proposto. Escolha temas ligados à natureza que a turma domine como animais, plantas, fundo do mar, reciclagem, dentre outros.

Oriente que, antes de iniciar a pintura, os grupos devem discutir as ideias de todos sobre o que pode ser pintado. Estimule que as crianças troquem ideias e opiniões e que umas orientem as outras em seus trabalhos. Terminado, organize as pinturas em um lugar onde elas possam secar.

Quando todos os trabalhos estiverem secos organize com a turma uma exposição das pinturas produzidas para toda a escola. Prepare com as crianças um pequeno texto coletivo que explique que as pinturas foram feitas com tintas fabricadas com o solo do entorno da escola. Utilize esse texto como legenda da exposição de trabalhos. Exponha também a pintura das faixas de tinta que as crianças fizeram, pois ela é perfeita para mostrar todas as tonalidades de tinta obtidas com o solo do entorno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Finalize a aula utilizando as observações e percepções das crianças para concluir que os solos são de cores diferentes, por isso as tintas fabricadas ficaram, também, de tonalidades diferentes. Leia, então, o texto do slide explicando possíveis termos e conceitos desconhecidos pelas crianças. Peça que os alunos anotem os pontos principais da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano