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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - R ou RR?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção alfabética de palavras com R ou RR

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender ou refletir sobre as regularidades no uso de R/RR observando os diferentes sons que essa letra pode representar em decorrência da posição que ocupa nas palavras.

Materiais necessários: Caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita), atividade em folha - tabela de palavras.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, é recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 4/7/2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios produtivos. Atenção para o nível conceitual de escrita da qual estes alunos se encontram. Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras R/RR.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete as palavras escritas com R/RR para que os alunos copiem no caderno, em folha de bloco ou folha pautada da escola, caso não possua equipamentos para a projeção das palavras, a sugestão é que copie no quadro.
  • Peça para que os alunos leiam todas as palavras em voz alta.
  • Questione os alunos se percebem alguma diferença na pronúncia das palavras quanto ao uso do R/RR.
  • Se perceber que algum aluno tem dificuldade na pronúncia correta peça para que outro aluno que tenha mais facilidade pronuncie em voz alta.

Materiais complementares: Folha de bloco ou caderno, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI ou outro equipamento que possa ser utilizado para projetar. Caso não tenha como projetar copie as palavras no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações:

  • Mantenha as palavras projetadas ou anotadas no quadro.
  • Entregue a atividade em folha com a tabela “Palavras com R/RR”.
  • Peça para os alunos que analisem as palavras da lista e organizem conforme solicitado na primeira tabela.
  • Medie as discussões para que os alunos estabeleçam relações entre grafemas (letras) e fonemas (sons).

Materiais complementares: Folha de bloco ou caderno, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI ou outro equipamento que possa ser utilizado para projetar, atividade em folha - tabela de palavras, clique aqui para acessar o modelo da tabela.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mantenha os agrupamentos e as palavras projetadas ou anotadas no quadro.
  • Revise oralmente com o grupo como ficou a divisão das palavras na primeira tabela.
  • Peça para que os alunos pensem nas possibilidades de agrupamentos das palavras a partir de como o R está colocado em cada uma das palavras e complete a segunda tabela de acordo com a solicitação de cada coluna.
  • Converse com os alunos, eles devem perceber que as palavras estão sendo separadas de acordo com a escrita.
  • Invista em perguntas aos alunos como: O que vocês observam em cada grupo sobre a sonoridade das palavras?, Qual é diferença entre o primeiro grupo de palavras e o segundo grupo de palavras?, Algum grupo apresenta som parecido a outro grupo de palavras?.
  • Deixe que os alunos estabeleçam relações e reflexões sobre a escrita.

Materiais complementares: Folha de bloco ou caderno, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI ou outro equipamento que possa ser utilizado para projetar e atividade em folha - tabela de palavras, clique aqui para acessar o modelo da tabela.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete ou complete no quadro a tabela, colocando cada palavra na coluna correta, realize o preenchimento de forma coletiva.
  • Peça para que os alunos confiram seus registros.
  • As palavras devem estar separadas de acordo com a escrita.
  • Faça um fechamento do registro coletivo com as novas descobertas que pode ser em cartaz no papel pardo ou em outro suporte que seja fixado no painel de descobertas ortográficas que deve ficar exposto em sala de aula para consultas posteriores.

Materiais complementares: Folha de bloco ou caderno, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI ou outro equipamento que possa ser utilizado para projetar, cartaz (professor escolhe o suporte mais adequado para o registro coletivo).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender ou refletir sobre as regularidades no uso de R/RR observando os diferentes sons que essa letra pode representar em decorrência da posição que ocupa nas palavras.

Materiais necessários: Caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita), atividade em folha - tabela de palavras.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, é recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 4/7/2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios produtivos. Atenção para o nível conceitual de escrita da qual estes alunos se encontram. Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras R/RR.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete as palavras escritas com R/RR para que os alunos copiem no caderno, em folha de bloco ou folha pautada da escola, caso não possua equipamentos para a projeção das palavras, a sugestão é que copie no quadro.
  • Peça para que os alunos leiam todas as palavras em voz alta.
  • Questione os alunos se percebem alguma diferença na pronúncia das palavras quanto ao uso do R/RR.
  • Se perceber que algum aluno tem dificuldade na pronúncia correta peça para que outro aluno que tenha mais facilidade pronuncie em voz alta.

Materiais complementares: Folha de bloco ou caderno, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI ou outro equipamento que possa ser utilizado para projetar. Caso não tenha como projetar copie as palavras no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações:

  • Mantenha as palavras projetadas ou anotadas no quadro.
  • Entregue a atividade em folha com a tabela “Palavras com R/RR”.
  • Peça para os alunos que analisem as palavras da lista e organizem conforme solicitado na primeira tabela.
  • Medie as discussões para que os alunos estabeleçam relações entre grafemas (letras) e fonemas (sons).

Materiais complementares: Folha de bloco ou caderno, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI ou outro equipamento que possa ser utilizado para projetar, atividade em folha - tabela de palavras, clique aqui para acessar o modelo da tabela.

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Orientações:

  • Mantenha os agrupamentos e as palavras projetadas ou anotadas no quadro.
  • Revise oralmente com o grupo como ficou a divisão das palavras na primeira tabela.
  • Peça para que os alunos pensem nas possibilidades de agrupamentos das palavras a partir de como o R está colocado em cada uma das palavras e complete a segunda tabela de acordo com a solicitação de cada coluna.
  • Converse com os alunos, eles devem perceber que as palavras estão sendo separadas de acordo com a escrita.
  • Invista em perguntas aos alunos como: O que vocês observam em cada grupo sobre a sonoridade das palavras?, Qual é diferença entre o primeiro grupo de palavras e o segundo grupo de palavras?, Algum grupo apresenta som parecido a outro grupo de palavras?.
  • Deixe que os alunos estabeleçam relações e reflexões sobre a escrita.

Materiais complementares: Folha de bloco ou caderno, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI ou outro equipamento que possa ser utilizado para projetar e atividade em folha - tabela de palavras, clique aqui para acessar o modelo da tabela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete ou complete no quadro a tabela, colocando cada palavra na coluna correta, realize o preenchimento de forma coletiva.
  • Peça para que os alunos confiram seus registros.
  • As palavras devem estar separadas de acordo com a escrita.
  • Faça um fechamento do registro coletivo com as novas descobertas que pode ser em cartaz no papel pardo ou em outro suporte que seja fixado no painel de descobertas ortográficas que deve ficar exposto em sala de aula para consultas posteriores.

Materiais complementares: Folha de bloco ou caderno, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI ou outro equipamento que possa ser utilizado para projetar, cartaz (professor escolhe o suporte mais adequado para o registro coletivo).

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