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Plano de aula: Completando palavras com vogais

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se mudar de lugar, muda a palavra?

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Materiais necessários: Dado de vogais (pode ser feito pelos alunos em aulas anteriores); Cópia das cartelas para todos os alunos.

Dificuldades antecipadas: Muitos alunos voltam sua atenção apenas para as letras iniciais; deslocar a observação para as letras mediais e finais será um desafio para eles. Os alunos que não fazem ainda a correspondência entre som-letra (principalmente pré-silábicos), precisam ser desafiados a diferenciar as palavras. Os que já fazem essa relação (silábicos e alfabéticos) viverão o desafio de deslocar o seu olhar para o interior da palavra e atribuir novos significados a cada troca. A ideia de jogar o dado para selecionar a letra que deverá compor a palavra certamente entusiasmará os alunos e pode ser melhor aproveitada se realizada em duplas. Um aluno ajuda o outro a decidir se a combinação com a vogal sorteada forma ou não uma palavra.

Referências sobre o assunto:

Práticas de alfabetização com crianças de seis anos no ensino fundamental: diferentes estratégias, diferentes concepções. Vários autores. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 102, p. 219-236, maio-ago., 2017

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 2002.

VIERA, Renata Christina. O sistema de escrita ortográfico e os problemas de aquisição da escrita dele decorrentes. Caderno de resumos III JEL. Rio de Janeiro: 2006.

https://novaescola.org.br/conteudo/193/as-letras-k-w-e-y-sao-consideradas-consoantes-ou-vogais

http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/jogos-na-alfabetizacao-brincar-para-escrever/

Tema da aula
Tema da aula

Que letra serve?

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Receba os alunos e explique a eles que nesta aula vocês farão um jogo.

Materiais complementares:

Acesse Instruções para preparação do jogo no link:

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