Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
Materiais necessários: Dado de vogais (pode ser feito pelos alunos em aulas anteriores); Cópia das cartelas para todos os alunos.
Dificuldades antecipadas: Muitos alunos voltam sua atenção apenas para as letras iniciais; deslocar a observação para as letras mediais e finais será um desafio para eles. Os alunos que não fazem ainda a correspondência entre som-letra (principalmente pré-silábicos), precisam ser desafiados a diferenciar as palavras. Os que já fazem essa relação (silábicos e alfabéticos) viverão o desafio de deslocar o seu olhar para o interior da palavra e atribuir novos significados a cada troca. A ideia de jogar o dado para selecionar a letra que deverá compor a palavra certamente entusiasmará os alunos e pode ser melhor aproveitada se realizada em duplas. Um aluno ajuda o outro a decidir se a combinação com a vogal sorteada forma ou não uma palavra.
Referências sobre o assunto:
Práticas de alfabetização com crianças de seis anos no ensino fundamental: diferentes estratégias, diferentes concepções. Vários autores. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 102, p. 219-236, maio-ago., 2017
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 2002.
VIERA, Renata Christina. O sistema de escrita ortográfico e os problemas de aquisição da escrita dele decorrentes. Caderno de resumos III JEL. Rio de Janeiro: 2006.
https://novaescola.org.br/conteudo/193/as-letras-k-w-e-y-sao-consideradas-consoantes-ou-vogais
http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/jogos-na-alfabetizacao-brincar-para-escrever/
Tema da aula
Que letra serve?
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Receba os alunos e explique a eles que nesta aula vocês farão um jogo.
Materiais complementares:
Acesse Instruções para preparação do jogo no link:
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas.
- Procure agrupá-los em hipóteses aproximadas de escrita. Por exemplo, aproxime:
- alunos alfabéticos de silábico-alfabéticos;
- silábico-alfabéticos de silábicos com valor sonoro;
- silábico sem valor sonoro, de outro com valor sonoro;
- um pré-silábico de outro já silábico - a fim de que haja discussão na aplicação das letras e consequente raciocínio em relação à correspondência letra x som em cada palavra. As cartelas permitirão que até mesmo os alunos alfabéticos confrontem sua hipótese à escrita convencional.
- Apresente-lhes o dado de vogais e as regras do jogo. Combine se as palavras deverão ser preenchidas na ordem (o jogo pode demorar mais) ou se o aluno vai completando conforme a vogal que servir.
Materiais complementares:
Acesse as cartelas para impressão no link:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue as cartelas aos grupos.
- Verifique em cada dupla se as regras foram compreendidas.
- Dê o tempo adequado para que os alunos experimentem o jogo, supervisionando o trabalho da classe.
- Acompanhe alternadamente as duplas, perguntando aos alunos:
- Que vogal é essa?
- Que palavra começa com essa vogal?
- Tem algum nome na classe que possua essa letra?
- Você conhece alguma palavra que termina com essa vogal?
- Que palavra você está tentando completar em sua tabela agora?
- Essa letra serve?
5) Observe se as tabelas estão sendo preenchidas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte aos alunos se gostaram do jogo.
- Peça aos alunos que leiam as palavras que formaram, registrando no quadro 3 listas: brinquedos, animais e frutas.
Fechamento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Desafie os alunos a encontrarem na lista determinada palavra. Por exemplo:
- Onde escrevi a palavra TAMBOR?
- E a palavra BLOCOS, onde está escrita?
- Você consegue encontrar duas palavras que começam com a mesma letra? (Barco, Balde, Bola, Blocos - Pipa, pião - cubo, chocalho)
- Onde essas palavras estão na lista? Vamos procurar juntos?
Um aluno voluntário se levanta e identifica a palavra no quadro para todos conferirem.
Fechamento
Orientações:
- Desafie os alunos a compararem as palavras da lista. Por exemplo:
- Que palavra possui mais vogais?
- Qual possui menos?
- Que palavras tem vogais repetidas?
- Alguma vogal se repete em todas as palavras?
Fechamento
Orientações:
1. Explore as palavras selecionadas, ajudando os alunos a experimentarem as diferentes combinações de vogais. Pergunte a eles:
- Se trocarmos a vogal, o som da palavra muda?
- Continua a mesma palavra ou é outra?
- O sentido das palavras é o mesmo, ou mudou também?
ROMÃ - REMO, RUMO, RAMO
PERA - PARA, PURA
UVA - AVÔ, OVO, AVE
2. Desafie os alunos a analisarem as outras palavras da lista:
- Se trocarmos essa vogal (mostrar em uma palavra) por outra, a palavra continua a mesma?
- Dá para formar com alguma palavra dessa lista uma nova palavra trocando a vogal?
CAJU- CAJÁ, CUJO
MAÇÃ - MOÇO, MAÇO
3. Amplie a análise para outras palavras do mesmo campo semântico:
AMORA - Se tirar uma vogal se forma AMOR;
MORANGO - Se trocar a última vogal forma MORANGA (Abóbora)
LIMÃO - Se tirar a última vogal formam-se LIMA;
JACA - Podem-se formar nomes como JUCA, JOCA JECA;
FIGO - FOGO, FUGA, FIGA;
SAPOTI - SAPATO;
COCO - CUCO, CUCA, CACO
Fechamento
Orientações:
- Depois de exploradas as palavras da lista, solicite aos alunos que registrem as palavras da lista no caderno.
- Você pode optar por solicitar a cópia das três ou de apenas uma das listas, conforme a cartela escolhida pelo aluno.
- Para os alunos que tiverem mais dificuldades com a leitura ou registro das palavras à distância, ofereça as cartelas para que, ao invés de copiarem do quadro, usem a tabela e suas ilustrações como referência.
- Você pode criar novas cartelas com palavras significativas para a turma e propor novas rodadas em outras aulas.