9778
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A importância do zero no sistema posicional

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Inserir novos conhecimentos sobre o papel do zero e da vírgula no sistema posicional.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.

EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Objetivos específicos

Inserir novos conhecimentos sobre o papel do zero e da vírgula no sistema posicional.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal: números naturais e números racionais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia, se possível
  • Se possível, utilizar papel cartão nas cores, azul, vermelho, preto e verde para fazer cartões numerados de acordo com o que propõe a atividade principal.




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo com seus alunos

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Mostre a atividade aos alunos e peça que respondam coletivamente. Se achar pertinente, crie cartões numerados e entregue para os alunos em sala de aula, pedindo que eles respondam às perguntas propostas. Desafie-os a encontrar, individualmente, todos os números possíveis. Pergunte aos alunos quais foram as formas que eles encontraram para organizar os cartões. Discuta as possibilidades com a turma.

Propósito: Trazer a tona os conhecimentos dos alunos sobre o sistema decimal posicional e o papel do zero nesse sistema

Discuta com a turma:

  • Será que vamos poder formar qualquer número?
  • Por que o zero não pode estar na casa das centenas?
  • Podemos repetir o zero nas centenas e nas unidades?
  • Onde podemos posicionar o zero? Por quê?

Materiais complementares

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Mostre a atividade aos alunos e peça que respondam coletivamente. Se achar pertinente, crie cartões numerados e entregue para os alunos em sala de aula, pedindo que eles respondam às perguntas propostas. Desafie-os a encontrar, individualmente, todos os números possíveis. Pergunte aos alunos quais foram as formas que eles encontraram para organizar os cartões. Discuta as possibilidades com a turma.

Propósito: Trazer a tona os conhecimentos dos alunos sobre o sistema decimal posicional e o papel do zero nesse sistema

Discuta com a turma:

  • Será que vamos poder formar qualquer número?
  • Por que o zero não pode estar na casa das centenas?
  • Podemos repetir o zero nas centenas e nas unidades?
  • Onde podemos posicionar o zero? Por quê?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5 e 6)

Orientação: Para deixar a aula mais dinâmica, leve kits com os cartões da atividade para cada aluno, assim eles poderão manusear o material e visualizar melhor as possibilidades de posicionamentos. Em seguida organize a sala em duplas ou trios e mostre o problema do slide 6, lendo o enunciado da atividade com a turma. Caso os alunos perguntem, incentive-os a usar quantos cartões quiserem. Espera-se que os alunos percebam (e você deve verificar se os alunos compreendem isso), que é preciso usar a vírgula e, pelo menos, mais dois cartões. Seus alunos devem perceber também que 5,1 = 5,10 e que 1,0 = 1, ou seja, esse não representa um número com uma casa decimal.Deixe que os alunos discutam sobre o problema sem interferir. Caso algum aluno não consiga avançar ou siga um caminho errado, utilize o guia de intervenções.

Propósito: Identificar as posições adequadas para o número zero e para a vírgula, de acordo com o sistema posicional.

Discuta com a turma:

  • Por que a vírgula não pode ficar na frente da casa das centenas?
  • É adequado a vírgula ficar na frente da casa das dezenas ou na das unidades?
  • É possível Ângela ter usado o zero duas vezes no mesmo número e com cores diferentes? Por quê?
  • Mudou alguma coisa referente ao zero?

Materiais complementares

Atividade Principal 1

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5 e 6)

Orientação: Para deixar a aula mais dinâmica, leve kits com os cartões da atividade para cada aluno, assim eles poderão manusear o material e visualizar melhor as possibilidades de posicionamentos. Em seguida organize a sala em duplas ou trios e mostre o problema do slide 6, lendo o enunciado da atividade com a turma. Caso os alunos perguntem, incentive-os a usar quantos cartões quiserem. Espera-se que os alunos percebam (e você deve verificar se os alunos compreendem isso), que é preciso usar a vírgula e, pelo menos, mais dois cartões. Seus alunos devem perceber também que 5,1 = 5,10 e que 1,0 = 1, ou seja, esse não representa um número com uma casa decimal.Deixe que os alunos discutam sobre o problema sem interferir. Caso algum aluno não consiga avançar ou siga um caminho errado, utilize o guia de intervenções.

Propósito: Identificar as posições adequadas para o número zero e para a vírgula, de acordo com o sistema posicional.

Discuta com a turma:

  • Por que a vírgula não pode ficar na frente da casa das centenas?
  • É adequado a vírgula ficar na frente da casa das dezenas ou na das unidades?
  • Mudou alguma coisa referente ao zero?

Discussão das Soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Analise junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade. Deixe-os falar, ir ao quadro, fazer e explicar seus pensamentos. Faça questões aos alunos de forma que eles mesmos consigam perceber onde erraram. Por fim, peça para eles ordenarem as respostas da atividade em ordem crescente.

Propósito: valorizar os diferentes tipos de soluções possíveis apresentadas pelos alunos e através delas orientar o que é e o que não é possível de se fazer nesta situação.

Discuta com a turma:

  • Aponte alguns números e pergunte: A vírgula pode estar nesse lugar? Por quê?
  • Onde a vírgula estaria adequada? Por quê?
  • O zero, está adequado nessa casa? Por quê?
  • O que devemos observar para saber se dois números são iguais?

Sistematização do Conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia com a turma a sistematização do conceito da aula. Verifique se todos os alunos compreenderam o que foi trabalhado a partir das atividades realizadas.

Propósito: ressaltar os pontos mais importantes da aula e formalizar o papel do zero no sistema decimal.

Discuta com a turma:

  • O que é parte inteira e o que é parte decimal? Qual o papel da vírgula? E do zero?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Use as atividades do slide para revisar os conceitos e verificar se os alunos assimilaram o significado e o nome de cada posição no sistema decimal.

Propósito: concluir a aprendizagem através dos exemplos dados no slide e fazendo comparações entre os valores apresentados.

Discuta com a turma:

  • O que é parte inteira e o que é parte decimal?
  • Quais são as partes do número decimal?
  • Qual número decimal você acha que é o maior? Por quê?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Entregue a atividade para seus alunos resolverem. Deixe que eles façam individualmente e sem auxílio e depois recolha a atividade para avaliar o desempenho da turma.

Propósito: analisar se os alunos atingiram o objetivo dessa aula.

Materiais Complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo com seus alunos

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.

EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Objetivos específicos

Inserir novos conhecimentos sobre o papel do zero e da vírgula no sistema posicional.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal: números naturais e números racionais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia, se possível
  • Se possível, utilizar papel cartão nas cores, azul, vermelho, preto e verde para fazer cartões numerados de acordo com o que propõe a atividade principal.



Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Mostre a atividade aos alunos e peça que respondam coletivamente. Se achar pertinente, crie cartões numerados e entregue para os alunos em sala de aula, pedindo que eles respondam às perguntas propostas. Desafie-os a encontrar, individualmente, todos os números possíveis. Pergunte aos alunos quais foram as formas que eles encontraram para organizar os cartões. Discuta as possibilidades com a turma.

Propósito: Trazer a tona os conhecimentos dos alunos sobre o sistema decimal posicional e o papel do zero nesse sistema

Discuta com a turma:

  • Será que vamos poder formar qualquer número?
  • Por que o zero não pode estar na casa das centenas?
  • Podemos repetir o zero nas centenas e nas unidades?
  • Onde podemos posicionar o zero? Por quê?

Materiais complementares

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Mostre a atividade aos alunos e peça que respondam coletivamente. Se achar pertinente, crie cartões numerados e entregue para os alunos em sala de aula, pedindo que eles respondam às perguntas propostas. Desafie-os a encontrar, individualmente, todos os números possíveis. Pergunte aos alunos quais foram as formas que eles encontraram para organizar os cartões. Discuta as possibilidades com a turma.

Propósito: Trazer a tona os conhecimentos dos alunos sobre o sistema decimal posicional e o papel do zero nesse sistema

Discuta com a turma:

  • Será que vamos poder formar qualquer número?
  • Por que o zero não pode estar na casa das centenas?
  • Podemos repetir o zero nas centenas e nas unidades?
  • Onde podemos posicionar o zero? Por quê?

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5 e 6)

Orientação: Para deixar a aula mais dinâmica, leve kits com os cartões da atividade para cada aluno, assim eles poderão manusear o material e visualizar melhor as possibilidades de posicionamentos. Em seguida organize a sala em duplas ou trios e mostre o problema do slide 6, lendo o enunciado da atividade com a turma. Caso os alunos perguntem, incentive-os a usar quantos cartões quiserem. Espera-se que os alunos percebam (e você deve verificar se os alunos compreendem isso), que é preciso usar a vírgula e, pelo menos, mais dois cartões. Seus alunos devem perceber também que 5,1 = 5,10 e que 1,0 = 1, ou seja, esse não representa um número com uma casa decimal.Deixe que os alunos discutam sobre o problema sem interferir. Caso algum aluno não consiga avançar ou siga um caminho errado, utilize o guia de intervenções.

Propósito: Identificar as posições adequadas para o número zero e para a vírgula, de acordo com o sistema posicional.

Discuta com a turma:

  • Por que a vírgula não pode ficar na frente da casa das centenas?
  • É adequado a vírgula ficar na frente da casa das dezenas ou na das unidades?
  • É possível Ângela ter usado o zero duas vezes no mesmo número e com cores diferentes? Por quê?
  • Mudou alguma coisa referente ao zero?

Materiais complementares

Atividade Principal 1

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5 e 6)

Orientação: Para deixar a aula mais dinâmica, leve kits com os cartões da atividade para cada aluno, assim eles poderão manusear o material e visualizar melhor as possibilidades de posicionamentos. Em seguida organize a sala em duplas ou trios e mostre o problema do slide 6, lendo o enunciado da atividade com a turma. Caso os alunos perguntem, incentive-os a usar quantos cartões quiserem. Espera-se que os alunos percebam (e você deve verificar se os alunos compreendem isso), que é preciso usar a vírgula e, pelo menos, mais dois cartões. Seus alunos devem perceber também que 5,1 = 5,10 e que 1,0 = 1, ou seja, esse não representa um número com uma casa decimal.Deixe que os alunos discutam sobre o problema sem interferir. Caso algum aluno não consiga avançar ou siga um caminho errado, utilize o guia de intervenções.

Propósito: Identificar as posições adequadas para o número zero e para a vírgula, de acordo com o sistema posicional.

Discuta com a turma:

  • Por que a vírgula não pode ficar na frente da casa das centenas?
  • É adequado a vírgula ficar na frente da casa das dezenas ou na das unidades?
  • Mudou alguma coisa referente ao zero?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Analise junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade. Deixe-os falar, ir ao quadro, fazer e explicar seus pensamentos. Faça questões aos alunos de forma que eles mesmos consigam perceber onde erraram. Por fim, peça para eles ordenarem as respostas da atividade em ordem crescente.

Propósito: valorizar os diferentes tipos de soluções possíveis apresentadas pelos alunos e através delas orientar o que é e o que não é possível de se fazer nesta situação.

Discuta com a turma:

  • Aponte alguns números e pergunte: A vírgula pode estar nesse lugar? Por quê?
  • Onde a vírgula estaria adequada? Por quê?
  • O zero, está adequado nessa casa? Por quê?
  • O que devemos observar para saber se dois números são iguais?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia com a turma a sistematização do conceito da aula. Verifique se todos os alunos compreenderam o que foi trabalhado a partir das atividades realizadas.

Propósito: ressaltar os pontos mais importantes da aula e formalizar o papel do zero no sistema decimal.

Discuta com a turma:

  • O que é parte inteira e o que é parte decimal? Qual o papel da vírgula? E do zero?

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Use as atividades do slide para revisar os conceitos e verificar se os alunos assimilaram o significado e o nome de cada posição no sistema decimal.

Propósito: concluir a aprendizagem através dos exemplos dados no slide e fazendo comparações entre os valores apresentados.

Discuta com a turma:

  • O que é parte inteira e o que é parte decimal?
  • Quais são as partes do número decimal?
  • Qual número decimal você acha que é o maior? Por quê?

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Entregue a atividade para seus alunos resolverem. Deixe que eles façam individualmente e sem auxílio e depois recolha a atividade para avaliar o desempenho da turma.

Propósito: analisar se os alunos atingiram o objetivo dessa aula.

Materiais Complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano