Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emanuelle Martins
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.
EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Objetivos específicos
Inserir novos conhecimentos sobre o papel do zero e da vírgula no sistema posicional.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal: números naturais e números racionais.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Projetor Multimídia, se possível
- Se possível, utilizar papel cartão nas cores, azul, vermelho, preto e verde para fazer cartões numerados de acordo com o que propõe a atividade principal.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo com seus alunos
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Mostre a atividade aos alunos e peça que respondam coletivamente. Se achar pertinente, crie cartões numerados e entregue para os alunos em sala de aula, pedindo que eles respondam às perguntas propostas. Desafie-os a encontrar, individualmente, todos os números possíveis. Pergunte aos alunos quais foram as formas que eles encontraram para organizar os cartões. Discuta as possibilidades com a turma.
Propósito: Trazer a tona os conhecimentos dos alunos sobre o sistema decimal posicional e o papel do zero nesse sistema
Discuta com a turma:
- Será que vamos poder formar qualquer número?
- Por que o zero não pode estar na casa das centenas?
- Podemos repetir o zero nas centenas e nas unidades?
- Onde podemos posicionar o zero? Por quê?
Materiais complementares
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Mostre a atividade aos alunos e peça que respondam coletivamente. Se achar pertinente, crie cartões numerados e entregue para os alunos em sala de aula, pedindo que eles respondam às perguntas propostas. Desafie-os a encontrar, individualmente, todos os números possíveis. Pergunte aos alunos quais foram as formas que eles encontraram para organizar os cartões. Discuta as possibilidades com a turma.
Propósito: Trazer a tona os conhecimentos dos alunos sobre o sistema decimal posicional e o papel do zero nesse sistema
Discuta com a turma:
- Será que vamos poder formar qualquer número?
- Por que o zero não pode estar na casa das centenas?
- Podemos repetir o zero nas centenas e nas unidades?
- Onde podemos posicionar o zero? Por quê?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5 e 6)
Orientação: Para deixar a aula mais dinâmica, leve kits com os cartões da atividade para cada aluno, assim eles poderão manusear o material e visualizar melhor as possibilidades de posicionamentos. Em seguida organize a sala em duplas ou trios e mostre o problema do slide 6, lendo o enunciado da atividade com a turma. Caso os alunos perguntem, incentive-os a usar quantos cartões quiserem. Espera-se que os alunos percebam (e você deve verificar se os alunos compreendem isso), que é preciso usar a vírgula e, pelo menos, mais dois cartões. Seus alunos devem perceber também que 5,1 = 5,10 e que 1,0 = 1, ou seja, esse não representa um número com uma casa decimal.Deixe que os alunos discutam sobre o problema sem interferir. Caso algum aluno não consiga avançar ou siga um caminho errado, utilize o guia de intervenções.
Propósito: Identificar as posições adequadas para o número zero e para a vírgula, de acordo com o sistema posicional.
Discuta com a turma:
- Por que a vírgula não pode ficar na frente da casa das centenas?
- É adequado a vírgula ficar na frente da casa das dezenas ou na das unidades?
- É possível Ângela ter usado o zero duas vezes no mesmo número e com cores diferentes? Por quê?
- Mudou alguma coisa referente ao zero?
Materiais complementares
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5 e 6)
Orientação: Para deixar a aula mais dinâmica, leve kits com os cartões da atividade para cada aluno, assim eles poderão manusear o material e visualizar melhor as possibilidades de posicionamentos. Em seguida organize a sala em duplas ou trios e mostre o problema do slide 6, lendo o enunciado da atividade com a turma. Caso os alunos perguntem, incentive-os a usar quantos cartões quiserem. Espera-se que os alunos percebam (e você deve verificar se os alunos compreendem isso), que é preciso usar a vírgula e, pelo menos, mais dois cartões. Seus alunos devem perceber também que 5,1 = 5,10 e que 1,0 = 1, ou seja, esse não representa um número com uma casa decimal.Deixe que os alunos discutam sobre o problema sem interferir. Caso algum aluno não consiga avançar ou siga um caminho errado, utilize o guia de intervenções.
Propósito: Identificar as posições adequadas para o número zero e para a vírgula, de acordo com o sistema posicional.
Discuta com a turma:
- Por que a vírgula não pode ficar na frente da casa das centenas?
- É adequado a vírgula ficar na frente da casa das dezenas ou na das unidades?
- Mudou alguma coisa referente ao zero?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Analise junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade. Deixe-os falar, ir ao quadro, fazer e explicar seus pensamentos. Faça questões aos alunos de forma que eles mesmos consigam perceber onde erraram. Por fim, peça para eles ordenarem as respostas da atividade em ordem crescente.
Propósito: valorizar os diferentes tipos de soluções possíveis apresentadas pelos alunos e através delas orientar o que é e o que não é possível de se fazer nesta situação.
Discuta com a turma:
- Aponte alguns números e pergunte: A vírgula pode estar nesse lugar? Por quê?
- Onde a vírgula estaria adequada? Por quê?
- O zero, está adequado nessa casa? Por quê?
- O que devemos observar para saber se dois números são iguais?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia com a turma a sistematização do conceito da aula. Verifique se todos os alunos compreenderam o que foi trabalhado a partir das atividades realizadas.
Propósito: ressaltar os pontos mais importantes da aula e formalizar o papel do zero no sistema decimal.
Discuta com a turma:
- O que é parte inteira e o que é parte decimal? Qual o papel da vírgula? E do zero?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Use as atividades do slide para revisar os conceitos e verificar se os alunos assimilaram o significado e o nome de cada posição no sistema decimal.
Propósito: concluir a aprendizagem através dos exemplos dados no slide e fazendo comparações entre os valores apresentados.
Discuta com a turma:
- O que é parte inteira e o que é parte decimal?
- Quais são as partes do número decimal?
- Qual número decimal você acha que é o maior? Por quê?
Raio X
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientação: Entregue a atividade para seus alunos resolverem. Deixe que eles façam individualmente e sem auxílio e depois recolha a atividade para avaliar o desempenho da turma.
Propósito: analisar se os alunos atingiram o objetivo dessa aula.
Materiais Complementares