Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo com seus alunos
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: através desta atividade, procure retomar a ideia da leitura dos números decimais, e a partir dos valores expostos desafie seus alunos a identificarem qual o número maior; depois, faça alguns questionamentos que possibilitem o entendimento de que para saber qual é o número decimal maior, é preciso comparar os números que ocupam cada uma das respectivas casas decimais.
Propósito: Relembrar o que já foi estudado nas aulas anteriores e inserir novos conhecimentos que servirão como base para desenvolvimento da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Ao analisar a casa dos décimos em cada número, o que se pode observar? E na casa dos centésimos? E na casa dos milésimos?
- Ao analisar os números que ocupam cada casa decimal de cada um dos valores, é possível concluir qual é o valor maior? Por quê?
- Quantos gramas de açúcar são necessários para fazer 100 pirulitos do primeiro tipo? E do segundo tipo?
- Quantos gramas compõem um quilograma?
- Quantos grupos de dez pirulitos cabem num grupo de 1000 pirulitos?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientação: com esta atividade, espera-se que os alunos percebam que para ordenar os números decimais é preciso comparar suas casas decimais, analisando casas de décimos com casas de décimos, casas de centésimos com casas de centésimos, casas de milésimos com casas de milésimos.
Professor, se quiser você pode organizar os alunos em grupos para discutirem como poderiam fazer a ordenação dos tempos. Proponha que:
- um aluno de cada grupo apresente a solução do grupo, dizendo como pensaram.
- As soluções apresentadas sejam comparadas e assim a correção seja feita;
- Ao final, depois que todos os grupos fizerem suas apresentações, você, junto aos alunos, podem redigir os critérios para ordenar os números decimais.
Propósito: Aprender a ordem crescente e decrescente dos números decimais.
Discuta com a turma:
- Como sabemos que um número decimal é maior ou menor que outro?
- O que é ordem de grandeza?
- Que tipo de números podem existir entre dois números naturais na reta numérica?
- E como fazemos para comparar um número natural com um número decimal e saber quem é o maior?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientação: Professor, aqui foi apresentada uma solução com inversão de ordem. Busque através dela instigar os alunos a verificarem onde ela ocorreu e qual seria a forma adequada. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que digam qual estratégia utilizaram para identificar quem teve o menor tempo.
Propósito: A partir de uma solução incorreta, possibilitar a identificação do erro e o entendimento da forma correta de fazer a classificação crescente dos valores.
Discuta com a turma:
- Está correta a solução apresentada pelo menino?
- Como devemos analisar os números para ordená-los?
- Como a solução ficaria adequada?
- Quem foi o piloto com menor tempo? E com maior tempo?
- Qual foi o tempo do piloto que chegou em terceiro lugar?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientação: Professor, sistematize o conceito da aula questionando os alunos sobre o que aprenderam, e deixe-os darem suas respostas. Depois destaque os pontos mais importantes com o auxílio deste slide.
Propósito: Formalizar um método de comparação de números decimais.
Discuta com a turma:
- O que pode caracterizar que um número decimal é maior ou menor que outro?
Encerramento
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientação: Professor, use a fala do menino expressa no slide para concluir o processo de ordenação e comparação de números decimais. Peça aos alunos para que deem outros exemplos, explicando com suas palavras as técnicas que utilizaram para fazer as comparações.
Propósito: Concluir a aprendizagem fazendo um levantamento do que foi aprendido.
Discuta com a turma:
- Vocês entenderam o que o menino explicou?
- Está correta a ideia do menino?