Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Explique se este plano é parte de uma sequência e será interessante trabalhá-lo após o plano CIE_6_06VE02. Ele contempla apenas parte da habilidade, pois faz parte de uma sequência didática.
Materiais necessários para a aula: Caso não haja disponibilidade de realização de pesquisa online, providenciar os materiais indicados impressos.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o Título da aula para os alunos e relate que irão conhecer um pouco mais do sistema nervoso de outros grupos de animais.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou descreva a situação para os alunos (uma pessoa que chega à praia e encontra a água muito fria em um período e sente a areia extremamente quente em outro). Fale sobre a nossa capacidade de sentir frio ou calor e, inclusive, que temos outros tipos de percepção, tais como pressão, dor, cócegas, entre outras. Questione-os sobre quem controla ou participa disso, esperando que eles mencionem a ação do sistema nervoso.
Com base nesta conversa inicial, pergunte aos alunos se o mesmo acontece com outros animais. Eles devem dizer que sim, mas convém questioná-los sobre que tipo de animal estão pensando, pois, provavelmente, serão aqueles mais comuns como gato, cachorro e outros vertebrados. Continue seus questionamentos sobre o caso dos invertebrados: Os caranguejos ou os siris sentem frio e calor? E os insetos?
Assim, espera-se que eles iniciem uma reflexão sobre como se dá a percepção de determinados fatores nos animais e como deve ser o sistema nervoso deles.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos e verifique se eles possuem algum conhecimento prévio sobre o assunto ou alguma ideia. É interessante que você anote estas ideias ou solicite que eles o façam, para que possam ser confrontadas no fim da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Para trabalhar este slide, serão necessários 20 minutos.
Organize a turma em seis grupos, preferencialmente, de modo que eles tenham um número aproximado de participantes. Cada grupo deverá ficar responsável por pesquisar o sistema nervoso de um dos animais ilustrados no slide. Oriente-os a pesquisar sobre os seguintes grupos de animais: cnidários (água-viva), moluscos (caracol), artrópodes (abelha), anelídeos (minhoca), platelmintos (planária) e peixes (peixe-palhaço).
Para orientar a pesquisa, solicite que eles busquem os seguintes tópicos: tipo de sistema nervoso (centralizado, difuso, ganglionar); nomes das estruturas que formam o sistema nervoso (exemplos: gânglios, cérebro, encéfalo, entre outros); nomes das células nervosas que compõem os diversos tipos de sistema nervoso (neste caso, eles poderão verificar que possuem características em comum); entre outros que você julgar pertinentes para a atividade.
Caso vocês tenham disponibilidade, utilizem ferramentas de pesquisa online, sempre orientando os estudantes sobre a utilização de fontes confiáveis. Se não houver essa possibilidade, forneça o impresso dos materiais disponíveis nos seguintes links:
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/medicina/sistema-nervoso.htm
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/nervoso.php
https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-artropodes/
https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-cnidarios/
https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-cordados/
https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-moluscos/
https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-platelmintos/
Você também pode utilizar os seguintes vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=BMTMsjNDMV0
https://www.youtube.com/watch?v=imag10MWfuA
https://www.youtube.com/watch?v=GohpZPz25o8
https://www.youtube.com/watch?v=N-hfekpzChM
https://www.youtube.com/watch?v=hwhfcLkwljY
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Para trabalhar este slide, serão necessários 15 minutos.
Reorganize os grupos, de modo que cada um deles tenha, pelo menos, um integrante de cada grupo de pesquisa. Assim, cada grupo deverá ter, no mínimo, seis alunos, sendo que um pesquisou os cnidários, outro os molusco, outro os artrópodes, e assim por diante. O objetivo desta reorganização é que os grupos tenham acesso a toda a informação disponibilizada.
Os novos grupos deverão organizar os grupos de animais estudados de acordo com o nível de complexidade do sistema nervoso. Solicite que eles montem esquemas ou mapas conceituais que melhor expressem e explicitem as suas escolhas.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Retome a Questão disparadora e as ideias que os estudantes tinham sobre as diferenças existentes no sistema nervoso dos diversos grupos animais. Verifique se eles foram capazes de organizar os grupos de maneira adequada e informe-os que a organização apresentada está de acordo com o aumento da complexidade do sistema nervoso. Assim, o sistema nervoso dos cnidários é o mais simples e o dos peixes (animal cordado) é o mais complexo. Discuta com os alunos se eles perceberam a tendência à centralização do sistema nervoso. É importante, também, salientar que nos outros grupos de cordados existem graus distintos de complexidade como, por exemplo, o observado no tamanho do encéfalo e a relação de seu tamanho com o tamanho corporal.
Você também poderá utilizar o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4HtfsnLsD0w
Para complementação do seu estudo, segue o link: http://www.ib.usp.br/~rpavao/evsn/intro.htm