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Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Poemas - Metáforas

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Poemas - Metáforas

Plano 06 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_06UN) já tenham sido realizadas pelos alunos primeiro.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão com metáforas e poemas, compartilhando suas impressões sobre eles e possíveis interpretações para as metáforas encontradas durante a leitura. A contextualização desta aula será feita através de uma cena do filme “The Fault in Our Stars”. É importante que ela aconteça de modo breve para não comprometer o tempo das discussões nos slides posteriores. Durante o input, dividido em dois slides, os alunos irão explorar o que são metáforas a partir de seu uso no cotidiano e se seus significados são universais ou variam de acordo com a cultura onde são utilizadas. Ainda no input, os alunos farão a leitura, identificação e breve discussão das metáforas em grupos de quatro alunos, sendo os fragmentos no slide 5 e suas perguntas uma atividade de pré-leitura. Igualmente ao slide de contextualização, este momento de pré-leitura precisa ser breve. Por fim, em grupos maiores, os alunos discutirão algumas perguntas sobre as metáforas, as possíveis interpretações, suas impressões sobre os poemas e quais metáforas utilizariam se fossem os autores, justificando suas respostas. Abaixo, você encontra a lista de materiais e links necessários para esta aula, bem como orientações relacionadas a cópias e alternativas à apresentação do conteúdo digital.

  • Nota aos professores:
  • Links com as fontes dos poemas: Os links para as fontes do poema podem ser encontradas no arquivo de atividades de input 2 (disponibilizado no ponto c, acima). Todos os poemas foram retirados do website Common Lit, uma espécie de base comum para a literatura de língua inglesa que conta com uma variedade de textos selecionados por temática, ano escolar e outras categorias. Você pode acessá-lo através do link https://www.commonlit.org/en e cadastrar-se gratuitamente.
  • Alternativas à apresentação digital: Caso seja necessário, você poderá imprimir em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar, os slides 4, 5 e 7. Já o conteúdo dos slides 2, 3 e 6 pode ser escrito no quadro.
  • Impressões: As atividades desta aula serão realizadas em pares e em grupos. É importante que cada aluno receba uma cópia da folha de atividades de input 1 (metáforas) e de um dos poemas presentes na folha de atividades de input 2 (poemas). Estes materiais podem ser encontrados na lista acima. Observação: para a tarefa de leitura dos poemas, que será realizada em grupos de quatro alunos, faça cópias do material e separe os poemas de antemão, de acordo com o número de alunos da turma. Cada grupo de quatro alunos será responsável pela leitura de um dos três poemas, apenas.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos e leia a pergunta (Look at the picture. Have you ever watched this movie?). Os alunos responderão: Yes, I have ou No, I haven’t. Pergunte:
  • What is the name of the movie? What is this scene about? (Idealmente, os alunos responderão: The Fault in Our Stars. This scene is about a metaphor.)
  • What ideas cross your mind when you think of “metaphors”? (Esta pergunta tem por objetivo fazer um rápido brainstorming sobre as ideias que os alunos têm sobre o tema. Acolha as contribuições.)
  • Diga: You are going to watch this scene. While you watch it, think: What is the metaphor in the video? How does Augustus explain what a metaphor is?. Exiba o vídeo aos alunos. Ao final da exibição, refaça as perguntas (What is the metaphor in the video? How does Augustus explain what a metaphor is?) aos alunos, que poderão responder coisas como: The metaphor is about the cigarette. He explains that it hurts you only when you light one. Anote as possíveis respostas dos alunos no quadro. Caso seja necessário, exiba o vídeo mais uma vez.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=642lKXC97c4.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo da aula. Diga aos alunos: In this lesson, you will read poems and identify some metaphors in them.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos relacionado a metáforas (o que é e como são utilizadas) e pensar em como elas podem ter sentidos diferentes, ou não ter sentido, de acordo com a cultura em que são utilizadas.

Expectativa: Que os alunos possam refletir sobre o uso da metáfora no cotidiano e pensar em como uma frase que soa bem em português pode não soar bem em outra cultura e vice-versa.

Orientações:

  • Faça referência às respostas das perguntas do Context, no quadro. Diga aos alunos: In the movie, Augustus says that the cigarette is a metaphor because it hurts people, but only when you light one. What does it mean? Deixe que os alunos expressem suas ideias. Depois, pergunte: What is a metaphor, then? (Idealmente, os alunos dirão: It’s when you say a person or a thing is another thing, like an animal, plant, color, etc.). Continue: Can you give me an example of a metaphor? (Caso os exemplos não venham, apresente aos alunos as seguintes metáforas: “like a fish/duck out of water”, “It’s raining cats and dogs” e/ou outras que você julgue como bons exemplos, e pergunte a eles: Is there a correspondence for them in our language? What is it? Idealmente, eles responderão: Peixe fora d’água; Está chovendo canivetes). Pergunte:
  • Do you use metaphors when you talk to your friends? Which ones? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha todas as contribuições dos alunos.)
  • Do people use metaphors when they speak or when they write? (Os alunos poderão responder coisas como: People use metaphors when they speak/write; People use metaphors when they speak and write.)
  • Do you think metaphors are universal or do they change according to the culture in which they are used? Why? (Idealmente, os alunos responderão: They change according to the culture in which they are used, but some of them are universal. Quanto às justificativas, os alunos poderão dizer: Because the culture of a country defines the way people think. For example, in Brazil we say “está chovendo canivetes”, but in English people say “It’s raining cats and dogs” - the meaning is the same but the words are different.)
  • Mostre e explore as imagens do slide acima. Pergunte aos alunos:
  • Can you think of any metaphors related to these pictures? Which ones? (As respostas para esta pergunta podem variar de acordo com o repertório cultural de seus alunos. Acolha suas contribuições.)
  • When would you use such metaphors? (As respostas para esta pergunta podem variar de acordo com o repertório cultural de seus alunos. Acolha suas contribuições.)
  • Diga aos alunos: Now, you are going to work on some metaphors people use in their everyday life. Some of them are new to you, some of them are not. Entregue o handout aos alunos e leia a instrução da atividade com eles. Tire quaisquer dúvidas que eles possam apresentar. Dê a eles 3 minutos para fazer a atividade. Passados os 3 minutos, peça aos alunos que comparem suas respostas e corrija a atividade com a turma. Você pode acessar o arquivo com a resolução das atividades de input aqui. Leia com eles a instrução da segunda atividade e diga: You are going to work in pairs and discuss the meaning these metaphors may have. Take notes of your discussion and justify your opinions. Dê aos alunos 4 minutos para a discussão em pares. Finalizado o tempo, corrija com a turma as atividades 2 e 3 do handout.

Observação: Caso esta aula seja dada em dois períodos e/ou você tenha tempo o suficiente, estenda à turma a discussão dos pontos levantados pelos grupos como respostas para as atividades 2 e 3 do handout. Peça a cada dupla que comente sobre os possíveis significados das metáforas na folha de atividades. Ao final da discussão, pergunte a eles:

  • Are there any similar metaphors in our language? Which one/ones? (Idealmente, os alunos responderão: Yes, there are. The examples 1b, 1c, 1g, and 1h are similar to metaphors in our language.)
  • Are there any metaphors that would be seen as rude or not so good in our culture? Which ones? Why? (Idealmente, os alunos responderão: The metaphors in a, d, and e would be seen as rude or not so good in our culture because metaphors mentioning non-pet animals are usually created and used to express negative characteristics. Although the metaphor in letter d refers to an insect, the meaning of “being a bee” in our culture is related to someone who likes to gossip around and/or is nosy.
  • Faça a transição para o próximo slide dizendo: We use metaphors when we speak and when we write. Many texts use metaphors to describe their characters or facts, especially poems. Let’s check some of them?

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação do input

Propósito: Explorar metáforas através da leitura de poemas e uso de estratégias de leitura.

Expectativa: Que os alunos façam a leitura de poemas, reconhecendo, em sua leitura, algumas das metáforas utilizadas e discutam seu possível entendimento delas enquanto “aquilo que podem significar”.

Orientações:

  • Mostre o slide acima aos alunos e diga a eles: These are some excerpts of poems. Pergunte: What are they about?. Leia os fragmentos com os alunos. Finalizada a leitura, refaça a pergunta (What are they about?) e permita que os alunos a respondam (eles poderão dizer coisas como: One is about hope, the other is about life, and the last one is about nature). Esteja ciente do fato de que esta parte precisa ser breve.
  • Diga aos alunos: Now, you are going to read these poems in groups, check if your ideas were correct, and identify the metaphors in them. Each group is going to work on one poem. Organize os alunos em grupos de quatro integrantes. Entregue a cada grupo o handout com um poema e as questões para orientá-los na atividade. Dê a cada grupo 8 minutos para que os alunos possam ler e discutir sobre o poema e as metáforas nele encontradas.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Promover um momento de discussão sobre os poemas lidos, as impressões sobre eles e as metáforas encontradas.

Expectativa: Que os alunos possam compartilhar seus pontos de vista sobre os poemas e os sentidos que foram atribuindo a eles durante a leitura.

Orientações:

  • Finalizadas as discussões nos grupos na seção anterior, reorganize os alunos em grupos maiores. Cada novo grupo, contendo oito integrantes, é formado por dois grupos que leram o mesmo poema na seção input. Por exemplo, na seção anterior havia 6 grupos, com quatro integrantes cada, na turma: dois grupos A, dois grupos B e dois grupos C. Para esta seção, haverá três grupos, com oito integrantes cada, para cada poema: um grupo A, um grupo B e um grupo C; ou seja, cada grupo é formado por dois grupos que leram o mesmo poema na seção anterior. Você pode dizer: Now, you are going to work in larger groups. Group A, get together with the other Group A; Group B, get together with the other Group B; and Group C, get together with the other Group C.
  • Diga aos alunos: In your new groups, share the ideas, the impressions and the metaphors you have found while reading. Refer to the poem when you are sharing them.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_06UN) já tenham sido realizadas pelos alunos primeiro.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão com metáforas e poemas, compartilhando suas impressões sobre eles e possíveis interpretações para as metáforas encontradas durante a leitura. A contextualização desta aula será feita através de uma cena do filme “The Fault in Our Stars”. É importante que ela aconteça de modo breve para não comprometer o tempo das discussões nos slides posteriores. Durante o input, dividido em dois slides, os alunos irão explorar o que são metáforas a partir de seu uso no cotidiano e se seus significados são universais ou variam de acordo com a cultura onde são utilizadas. Ainda no input, os alunos farão a leitura, identificação e breve discussão das metáforas em grupos de quatro alunos, sendo os fragmentos no slide 5 e suas perguntas uma atividade de pré-leitura. Igualmente ao slide de contextualização, este momento de pré-leitura precisa ser breve. Por fim, em grupos maiores, os alunos discutirão algumas perguntas sobre as metáforas, as possíveis interpretações, suas impressões sobre os poemas e quais metáforas utilizariam se fossem os autores, justificando suas respostas. Abaixo, você encontra a lista de materiais e links necessários para esta aula, bem como orientações relacionadas a cópias e alternativas à apresentação do conteúdo digital.

  • Nota aos professores:
  • Links com as fontes dos poemas: Os links para as fontes do poema podem ser encontradas no arquivo de atividades de input 2 (disponibilizado no ponto c, acima). Todos os poemas foram retirados do website Common Lit, uma espécie de base comum para a literatura de língua inglesa que conta com uma variedade de textos selecionados por temática, ano escolar e outras categorias. Você pode acessá-lo através do link https://www.commonlit.org/en e cadastrar-se gratuitamente.
  • Alternativas à apresentação digital: Caso seja necessário, você poderá imprimir em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar, os slides 4, 5 e 7. Já o conteúdo dos slides 2, 3 e 6 pode ser escrito no quadro.
  • Impressões: As atividades desta aula serão realizadas em pares e em grupos. É importante que cada aluno receba uma cópia da folha de atividades de input 1 (metáforas) e de um dos poemas presentes na folha de atividades de input 2 (poemas). Estes materiais podem ser encontrados na lista acima. Observação: para a tarefa de leitura dos poemas, que será realizada em grupos de quatro alunos, faça cópias do material e separe os poemas de antemão, de acordo com o número de alunos da turma. Cada grupo de quatro alunos será responsável pela leitura de um dos três poemas, apenas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos e leia a pergunta (Look at the picture. Have you ever watched this movie?). Os alunos responderão: Yes, I have ou No, I haven’t. Pergunte:
  • What is the name of the movie? What is this scene about? (Idealmente, os alunos responderão: The Fault in Our Stars. This scene is about a metaphor.)
  • What ideas cross your mind when you think of “metaphors”? (Esta pergunta tem por objetivo fazer um rápido brainstorming sobre as ideias que os alunos têm sobre o tema. Acolha as contribuições.)
  • Diga: You are going to watch this scene. While you watch it, think: What is the metaphor in the video? How does Augustus explain what a metaphor is?. Exiba o vídeo aos alunos. Ao final da exibição, refaça as perguntas (What is the metaphor in the video? How does Augustus explain what a metaphor is?) aos alunos, que poderão responder coisas como: The metaphor is about the cigarette. He explains that it hurts you only when you light one. Anote as possíveis respostas dos alunos no quadro. Caso seja necessário, exiba o vídeo mais uma vez.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=642lKXC97c4.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo da aula. Diga aos alunos: In this lesson, you will read poems and identify some metaphors in them.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos relacionado a metáforas (o que é e como são utilizadas) e pensar em como elas podem ter sentidos diferentes, ou não ter sentido, de acordo com a cultura em que são utilizadas.

Expectativa: Que os alunos possam refletir sobre o uso da metáfora no cotidiano e pensar em como uma frase que soa bem em português pode não soar bem em outra cultura e vice-versa.

Orientações:

  • Faça referência às respostas das perguntas do Context, no quadro. Diga aos alunos: In the movie, Augustus says that the cigarette is a metaphor because it hurts people, but only when you light one. What does it mean? Deixe que os alunos expressem suas ideias. Depois, pergunte: What is a metaphor, then? (Idealmente, os alunos dirão: It’s when you say a person or a thing is another thing, like an animal, plant, color, etc.). Continue: Can you give me an example of a metaphor? (Caso os exemplos não venham, apresente aos alunos as seguintes metáforas: “like a fish/duck out of water”, “It’s raining cats and dogs” e/ou outras que você julgue como bons exemplos, e pergunte a eles: Is there a correspondence for them in our language? What is it? Idealmente, eles responderão: Peixe fora d’água; Está chovendo canivetes). Pergunte:
  • Do you use metaphors when you talk to your friends? Which ones? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha todas as contribuições dos alunos.)
  • Do people use metaphors when they speak or when they write? (Os alunos poderão responder coisas como: People use metaphors when they speak/write; People use metaphors when they speak and write.)
  • Do you think metaphors are universal or do they change according to the culture in which they are used? Why? (Idealmente, os alunos responderão: They change according to the culture in which they are used, but some of them are universal. Quanto às justificativas, os alunos poderão dizer: Because the culture of a country defines the way people think. For example, in Brazil we say “está chovendo canivetes”, but in English people say “It’s raining cats and dogs” - the meaning is the same but the words are different.)
  • Mostre e explore as imagens do slide acima. Pergunte aos alunos:
  • Can you think of any metaphors related to these pictures? Which ones? (As respostas para esta pergunta podem variar de acordo com o repertório cultural de seus alunos. Acolha suas contribuições.)
  • When would you use such metaphors? (As respostas para esta pergunta podem variar de acordo com o repertório cultural de seus alunos. Acolha suas contribuições.)
  • Diga aos alunos: Now, you are going to work on some metaphors people use in their everyday life. Some of them are new to you, some of them are not. Entregue o handout aos alunos e leia a instrução da atividade com eles. Tire quaisquer dúvidas que eles possam apresentar. Dê a eles 3 minutos para fazer a atividade. Passados os 3 minutos, peça aos alunos que comparem suas respostas e corrija a atividade com a turma. Você pode acessar o arquivo com a resolução das atividades de input aqui. Leia com eles a instrução da segunda atividade e diga: You are going to work in pairs and discuss the meaning these metaphors may have. Take notes of your discussion and justify your opinions. Dê aos alunos 4 minutos para a discussão em pares. Finalizado o tempo, corrija com a turma as atividades 2 e 3 do handout.

Observação: Caso esta aula seja dada em dois períodos e/ou você tenha tempo o suficiente, estenda à turma a discussão dos pontos levantados pelos grupos como respostas para as atividades 2 e 3 do handout. Peça a cada dupla que comente sobre os possíveis significados das metáforas na folha de atividades. Ao final da discussão, pergunte a eles:

  • Are there any similar metaphors in our language? Which one/ones? (Idealmente, os alunos responderão: Yes, there are. The examples 1b, 1c, 1g, and 1h are similar to metaphors in our language.)
  • Are there any metaphors that would be seen as rude or not so good in our culture? Which ones? Why? (Idealmente, os alunos responderão: The metaphors in a, d, and e would be seen as rude or not so good in our culture because metaphors mentioning non-pet animals are usually created and used to express negative characteristics. Although the metaphor in letter d refers to an insect, the meaning of “being a bee” in our culture is related to someone who likes to gossip around and/or is nosy.
  • Faça a transição para o próximo slide dizendo: We use metaphors when we speak and when we write. Many texts use metaphors to describe their characters or facts, especially poems. Let’s check some of them?
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Tempo sugerido: continuação do input

Propósito: Explorar metáforas através da leitura de poemas e uso de estratégias de leitura.

Expectativa: Que os alunos façam a leitura de poemas, reconhecendo, em sua leitura, algumas das metáforas utilizadas e discutam seu possível entendimento delas enquanto “aquilo que podem significar”.

Orientações:

  • Mostre o slide acima aos alunos e diga a eles: These are some excerpts of poems. Pergunte: What are they about?. Leia os fragmentos com os alunos. Finalizada a leitura, refaça a pergunta (What are they about?) e permita que os alunos a respondam (eles poderão dizer coisas como: One is about hope, the other is about life, and the last one is about nature). Esteja ciente do fato de que esta parte precisa ser breve.
  • Diga aos alunos: Now, you are going to read these poems in groups, check if your ideas were correct, and identify the metaphors in them. Each group is going to work on one poem. Organize os alunos em grupos de quatro integrantes. Entregue a cada grupo o handout com um poema e as questões para orientá-los na atividade. Dê a cada grupo 8 minutos para que os alunos possam ler e discutir sobre o poema e as metáforas nele encontradas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Promover um momento de discussão sobre os poemas lidos, as impressões sobre eles e as metáforas encontradas.

Expectativa: Que os alunos possam compartilhar seus pontos de vista sobre os poemas e os sentidos que foram atribuindo a eles durante a leitura.

Orientações:

  • Finalizadas as discussões nos grupos na seção anterior, reorganize os alunos em grupos maiores. Cada novo grupo, contendo oito integrantes, é formado por dois grupos que leram o mesmo poema na seção input. Por exemplo, na seção anterior havia 6 grupos, com quatro integrantes cada, na turma: dois grupos A, dois grupos B e dois grupos C. Para esta seção, haverá três grupos, com oito integrantes cada, para cada poema: um grupo A, um grupo B e um grupo C; ou seja, cada grupo é formado por dois grupos que leram o mesmo poema na seção anterior. Você pode dizer: Now, you are going to work in larger groups. Group A, get together with the other Group A; Group B, get together with the other Group B; and Group C, get together with the other Group C.
  • Diga aos alunos: In your new groups, share the ideas, the impressions and the metaphors you have found while reading. Refer to the poem when you are sharing them.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

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