13279
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano de aula - Higiene o dia todo

Plano de aula de Ciências com atividades para 1º ano do Fundamental sobre higiene do corpo e manutenção da saúde

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Cristina Souza da Cruz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula propõe o trabalho sobre a importância dos hábitos de higiene do corpo humano, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03) - Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: cópia do tabuleiro, cópia do dado, cópia das cartas de bons hábitos e tampinhas de garrafa para o Jogo de Trilha.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para que leiam o título da aula, auxilie-os na leitura, se for necessário. Disponha de alguns minutos para que os alunos conversem sobre o que pensam em relação ao tema. Comente sobre o assunto e registre as primeiras impressões dos alunos.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou traga recortes de imagens de jornais, de livros e de revistas ou solicite aos alunos fotos deles (que atendam ao que está proposto na aula). Deixe os estudantes observarem as imagens das crianças que estão brincando. Em seguida, pergunte aos alunos sobre o que eles estão vendo nas imagens e peça para que compartilhem suas impressões. Para direcionar a discussão, você pode usar as seguintes questões:

  • O que estas crianças estão fazendo?
  • Você acha que elas estão se divertindo?
  • Você já brincou assim?
  • Já se sujou assim, durante a brincadeira?
  • O que os adultos da sua casa dizem quando você se suja dessa forma durante as brincadeiras?
  • O que é preciso fazer depois da brincadeira em que você se suja dessa forma? Por que?

Neste momento, apenas estimule nos alunos a observação e o relato das experiências. Não precisa explanar sobre os conceitos relacionados ao tema da aula.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um círculo ou semicírculo, leia a questão disparadora e deixe que compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre quais seriam as melhores formas de cuidado com corpo para a manutenção de uma boa saúde. Pode ser que os alunos surgiram hipóteses sobre cuidados com alimentação e uso de remédios, além das hipóteses sobre a higiene do corpo. Comente sobre a necessidade de cuidados diversos para que possam ter uma boa saúde. Não se preocupe em responder aos possíveis questionamentos dos estudantes ou em expor conceitos definitivos, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 45 minutos.

Orientações: Imprima cópias do tabuleiro, das cartas de bons hábitos e do dado que serão utilizados no jogo “Trilha da Higiene” - Atividade para impressão - (CIE1_03VE02) e utilize tampinhas de garrafa para o movimento dos jogadores no tabuleiro. Você pode ampliar o tabuleiro ou, junto com os alunos, confeccionar o tabuleiro com ilustrações deles. Os comandos nas casas do tabuleiro também podem ser elaborados de forma coletiva.

Com os alunos organizados em círculo ou semicírculo, apresente para eles o tabuleiro do jogo “Trilha da Higiene”. Pergunte e eles se conhecem este tipo de jogo e se sabem como se joga. Deixe que compartilhem suas experiências e, caso poucos alunos conheçam o jogo, convide aqueles que sabem jogar para fazer uma explicação aos demais. Acompanhe a explanação e contribua nas orientações, adicionando as particularidades deste jogo em específico. Se considerar necessário, liste, com a ajuda os alunos, as regras do jogo “Trilha da Higiene”. Posteriormente, organize a turma em grupos de mais ou menos quatro integrantes. Distribua um tabuleiro, as cartas dos bons hábitos e um dado para cada grupo. E uma tampinha para cada jogador.

Deixe os alunos jogarem, avançando ou recuando na trilha, de acordo com os comandos em cada uma das casas que pararem, e demonstrando seus conhecimentos por meio das cartas dos hábitos.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia o slide e oportunize alguns minutos para que pelo menos um aluno de cada grupo compartilhe sobre o que os estudantes descobriram nos pequenos grupos ao jogar. Faça questionamentos para estimular a interação e oralização das aprendizagens. Neste momento, estimule a participação e intervenha apenas para organizar as falas ou caso ocorra alguma falha de argumentação conceitual.

Sistematização select-down

Tempo sugerido:

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos comentaram nos momentos iniciais da aula, sobre os cuidados que devemos ter com a higiene do nosso corpo, comparando as informações deste slide com os hábitos de higiene que eles têm durante o dia todo, na escola e em casa. Acesse o seguinte link para mais informações e orientações sobre a importância do cuidado com a higiene: https://www.pastoraldacrianca.org.br/crianca/3744-higiene-o-primeiro-passo-para-prevenir-doencas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula propõe o trabalho sobre a importância dos hábitos de higiene do corpo humano, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03) - Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: cópia do tabuleiro, cópia do dado, cópia das cartas de bons hábitos e tampinhas de garrafa para o Jogo de Trilha.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para que leiam o título da aula, auxilie-os na leitura, se for necessário. Disponha de alguns minutos para que os alunos conversem sobre o que pensam em relação ao tema. Comente sobre o assunto e registre as primeiras impressões dos alunos.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou traga recortes de imagens de jornais, de livros e de revistas ou solicite aos alunos fotos deles (que atendam ao que está proposto na aula). Deixe os estudantes observarem as imagens das crianças que estão brincando. Em seguida, pergunte aos alunos sobre o que eles estão vendo nas imagens e peça para que compartilhem suas impressões. Para direcionar a discussão, você pode usar as seguintes questões:

  • O que estas crianças estão fazendo?
  • Você acha que elas estão se divertindo?
  • Você já brincou assim?
  • Já se sujou assim, durante a brincadeira?
  • O que os adultos da sua casa dizem quando você se suja dessa forma durante as brincadeiras?
  • O que é preciso fazer depois da brincadeira em que você se suja dessa forma? Por que?

Neste momento, apenas estimule nos alunos a observação e o relato das experiências. Não precisa explanar sobre os conceitos relacionados ao tema da aula.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um círculo ou semicírculo, leia a questão disparadora e deixe que compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre quais seriam as melhores formas de cuidado com corpo para a manutenção de uma boa saúde. Pode ser que os alunos surgiram hipóteses sobre cuidados com alimentação e uso de remédios, além das hipóteses sobre a higiene do corpo. Comente sobre a necessidade de cuidados diversos para que possam ter uma boa saúde. Não se preocupe em responder aos possíveis questionamentos dos estudantes ou em expor conceitos definitivos, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Tempo sugerido: 45 minutos.

Orientações: Imprima cópias do tabuleiro, das cartas de bons hábitos e do dado que serão utilizados no jogo “Trilha da Higiene” - Atividade para impressão - (CIE1_03VE02) e utilize tampinhas de garrafa para o movimento dos jogadores no tabuleiro. Você pode ampliar o tabuleiro ou, junto com os alunos, confeccionar o tabuleiro com ilustrações deles. Os comandos nas casas do tabuleiro também podem ser elaborados de forma coletiva.

Com os alunos organizados em círculo ou semicírculo, apresente para eles o tabuleiro do jogo “Trilha da Higiene”. Pergunte e eles se conhecem este tipo de jogo e se sabem como se joga. Deixe que compartilhem suas experiências e, caso poucos alunos conheçam o jogo, convide aqueles que sabem jogar para fazer uma explicação aos demais. Acompanhe a explanação e contribua nas orientações, adicionando as particularidades deste jogo em específico. Se considerar necessário, liste, com a ajuda os alunos, as regras do jogo “Trilha da Higiene”. Posteriormente, organize a turma em grupos de mais ou menos quatro integrantes. Distribua um tabuleiro, as cartas dos bons hábitos e um dado para cada grupo. E uma tampinha para cada jogador.

Deixe os alunos jogarem, avançando ou recuando na trilha, de acordo com os comandos em cada uma das casas que pararem, e demonstrando seus conhecimentos por meio das cartas dos hábitos.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia o slide e oportunize alguns minutos para que pelo menos um aluno de cada grupo compartilhe sobre o que os estudantes descobriram nos pequenos grupos ao jogar. Faça questionamentos para estimular a interação e oralização das aprendizagens. Neste momento, estimule a participação e intervenha apenas para organizar as falas ou caso ocorra alguma falha de argumentação conceitual.

Tempo sugerido:

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos comentaram nos momentos iniciais da aula, sobre os cuidados que devemos ter com a higiene do nosso corpo, comparando as informações deste slide com os hábitos de higiene que eles têm durante o dia todo, na escola e em casa. Acesse o seguinte link para mais informações e orientações sobre a importância do cuidado com a higiene: https://www.pastoraldacrianca.org.br/crianca/3744-higiene-o-primeiro-passo-para-prevenir-doencas.


Higiene o dia todo

1º ANO

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer os principais hábitos de higiene das diversas partes do corpo e discutir sobre eles.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Professor-autor: Ana Cristina Souza da Cruz

Mentor: Eliane de Siqueira

Especialista: Margareth Polido

Sobre esta aula: Esta aula propõe o trabalho sobre a importância dos hábitos de higiene do corpo humano, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03) - Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.


Materiais necessários para a aula: cópia do tabuleiro, cópia do dado, cópia das cartas de bons hábitos e tampinhas de garrafa para o Jogo de Trilha.


Código: CIE1_03V&E02

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes