13234
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - School Breakfast in the USA

POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez 11/11/2018
Código: ING6_07UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre School Breakfast in the USA

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa é uma aula de leitura que foca principalmente na habilidade de localizar informações num texto, bem como identificar as características de um infográfico. O assunto do texto escolhido é o que se serve no café da manhã escolar nos Estados Unidos. Essa aula não faz parte de uma sequência, embora na mesma unidade tenha outros planos referentes a habilidade leitura.

Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de projetor. Caso essa tecnologia não esteja disponível, a aula poderá ser ministrada utilizando-se o texto impresso. Há também algumas atividades de compreensão disponíveis para impressão. Caso não seja possível imprimi-las, você (professor) poderá copiar as atividades no quadro ou escrevê-las em papel craft ou cartolina antes da aula para economizar tempo durante a aula. Na parte do Context, sugere-se o uso de dicionários bilíngues para pesquisa de vocabulário. Caso esse material não esteja disponível, autorize o uso do celular para essa pesquisa ou coloque-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. Na parte do output, há algumas atividades complementares como sugestão de expandir ainda mais os conteúdos da aula. Verifique as atividades antecipadamente, já que será necessária a preparação de material extra ou acesso a internet.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre o slide aos alunos e explique que o diagrama (web) acima representa os grupos alimentares (food groups) que podem ser incluídos no café da manhã (breakfast) Diga-lhes que eles irão formar duplas ou grupos de três para preencher um diagrama semelhante. Essa atividade está num documento no seguinte link: Context Activity. Nessa atividade, os alunos encontrarão o digrama e algumas palavras para colarem no quadro apropriado. Caso surjam dúvidas com relação às palavras apresentadas, ofereça aos alunos dicionários (inglês - português) para que eles possam procurar as palavras.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre o slide e leia para os alunos os objetivos da aula de hoje. Passe o próximo slide, mesmo que surja a dúvida sobre o que é um infográfico. Today you will read and identify the characteristics of an infographic.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Observar as características e as vantagens de um infográfico, bem como localizar informações específicas.

Expectativa: Que os alunos percebam as vantagens de se usar um infográfico como texto informativo, bem como que eles localizem informações no texto.

Orientações: Mostre o slide aos alunos e pergunte se eles conhecem esse tipo de texto. Pergunte para que servem textos assim. Espere que os alunos respondam, “para dar informação” ou algo parecido. Se eles não disserem, induza a resposta perguntando: Is it to sell a product or to give some type of information? Depois pergunte que tipo de informação o infográfico acima está mostrando. About school breakfast. Diga aos alunos que esse tipo de texto se chama infográfico. Pergunte-lhes o motivo desse nome. Eles devem responder “por que dá informações e parece um gráfico” ou algo semelhante. Explique aos alunos que esse infográfico foi retirado do site www.choosemyplate.gov criado pelo USDA (United States Department of Agriculture) para orientar as famílias, crianças e jovens sobre uma alimentação balanceada. No caso específico desse infográfico, ele mostra como é (ou como deve ser) o desjejum (breakfast) servido nas escolas públicas americanas. Esse texto pode ser encontrado no seguinte link: School Breakfast Infographic .

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Observar as características e as vantagens de um infográfico, bem como localizar informações específicas.

Expectativa: Que os alunos percebam as vantagens de se usar um infográfico como texto informativo, bem como que eles localizem informações no texto.

Orientações: Mostre o slide aos alunos e explique que essa é a continuação do panfleto explicativo sobre o café da manhã nas escolas. Mostre que há algumas informações extras sobre a importância do desjejum para crianças e adolescentes (kids).

  • Para aguçar o interesse e a reflexão dos alunos para a importância da língua inglesa, pergunte-lhes se faz alguma diferença esse texto ser em inglês. Em outras palavras, se esse material fosse em alemão ou francês, teria a mesma capacidade de atingir pessoas, como nós, de outros países? Por que será que um texto ou infográfico em inglês consegue alcançar a população de outros países? Espere que eles respondam que “inglês é uma língua falada em muitos países, que muitas pessoas a aprendem como segunda língua”, etc.
  • Se possível, imprima cópias do texto para distribuir entre os alunos. Caso não seja possível realizar a impressão, projete o infográfico no quadro e siga para as seguintes perguntas:
  • How many food groups are there?
  • Do you consider this a balanced meal? Why?
  • What are the advantages of an infographic compared to a regular text? Are there any disadvantages? It is easy to find the information. Reduced amount of information.

Peça que os alunos leiam todo o texto (ou leia com eles) antes de passar para a atividade seguinte.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito:Reconhecer as características de um infográfico, bem como encontrar informações específicas no texto.

Expectativa: Que os alunos percebam a função e as características do tipo de texto infográfico e que sejam capazes de encontrar informações específicas.

Orientações: Explique aos alunos que eles irão responder a algumas perguntas sobre o texto lido. Explique que eles podem consultar o texto durante a resolução da atividade, mas é importante que realizem a atividade individualmente. Essa atividade encontra-se num documento neste link: Reading Activity.

Permita que eles façam a atividade por 8 minutos. Depois recolha-as e redistribua as atividades aleatoriamente, de modo que nenhum aluno receba sua própria atividade. Proceda para a correção da mesma. Cada aluno deve corrigir a atividade do colega. Aqui é importante que você ressalte a necessidade do respeito para com o trabalho do outro e pode listar alguns comentários que eles podem escrever nas atividades dos colegas ao final da correção. Por exemplo, para quem se saiu muito bem, pode-se escrever Awesome! Ou Great job!, para quem realizou um trabalho mediano, pode-se escrever Well done! Ou Good job! E para quem teve muita dificuldade pode-se escrever You have potential! Ou You can do better! Explique também que a questão três é pessoal portanto não existe resposta certa ou errada para essa questão. Depois desse momento, cada aluno deve receber sua própria atividade e observar o que errou e o que acertou. Incentive-os alunos a voltarem ao texto e marcarem corretamente as respostas que estavam erradas nas suas atividades.

Material complementar:

  • Como tarefa de casa ou como atividade para uma outra aula, você pode continuar explorando o site https://www.choosemyplate.gov/MyPlate . Uma das atividades que pode ser realizada pelos alunos e calcular a quantidade de calorias que eles devem ingerir diariamente e as sugestões de porções de cada grupo alimentar. Essa atividade é realizada online no seguinte link: https://www.choosemyplate.gov/MyPlatePlan .
  • As respostas da atividade encontram-se aqui

Tempo sugerido: 9 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos nessa aula e representar graficamente esse aprendizado.

Expectativa: Que os alunos percebam seu aprendizado nessa aula e consigam representar esse aprendizado.

Orientações: Mostre o slide aos alunos e leia o resumo do que eles aprenderam nessa aula. Pergunte outras situações em que o infográfico pode ser usado, por exemplo, poderia-se fazer um infográfico sobre a quantidade de alunos por série na sua escola? Seria possível criar um infográfico sobre a quantidade de horas que cada pessoa da sua família usa o celular? Desafie os alunos a criarem um infográfico sobre suas atividades diárias e quanto tempo passam em cada atividade. Diga-lhes que eles podem usar sua criatividade. Ao final, solicite que cada alunos mostre seu infográfico. Eles podem ser expostos na sala ou levados para concluir (colorir, incluir imagens, etc.) e trazer na próxima aula.

Contents

  1. INPUT: My Plate Guide to School Breakfast Infographic issued by the USDA (United States Department of Agriculture)
  2. OUTPUT: Comprehension Questions to check for understanding and characteristics of this type of text.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 02

School Breakfast in the USA

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes