Atividade para impressão - Text
Plano de Aula
Plano de aula: Breakfast Around the World
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre I And My Surroundings
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Essa é uma aula de leitura que foca principalmente na habilidade de localizar informações num texto, bem como identificá-lo como um texto informativo. O assunto do texto escolhido é o que se come de café da manhã em diferentes partes do mundo. Essa aula não faz parte de uma sequência, embora na mesma unidade tenha outros planos referentes a habilidade leitura.
Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de projetor. Caso esta tecnologia não esteja disponível, a aula poderá ser ministrada utilizando imagens impressas de jornais, revistas, ou retiradas da internet. Algumas atividades de compreensão, bem como o texto, foram disponibilizados para impressão. Caso não seja possível imprimi-las, você pode projetar o texto e copiar as atividades de compreensão no quadro ou escrevê-las em papel craft ou cartolina antes da aula, para economizar tempo. Na parte do output, há algumas atividades complementares como sugestão para expandir ainda mais os conteúdos da aula. Verifique as atividades antecipadamente, já que será necessária a preparação de material extra.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre o slide aos alunos e peça-os para dizer o que eles comem no café da manhã ou desjejum. Explique que em inglês a palavra breakfast significa exatamente isso (quebra do jejum). À medida que os alunos forem falando (em português ou inglês), faça uma lista de breakfast foods no quadro. Essa lista pode incluir: coffee and milk, bread, toast, orange juice, banana smoothie, cereal, oatmeal, eggs, yogurt, fruit, etc. É importante atentar para variações regionais e incluir esses alimentos na lista. Preferencialmente, procure como dizê-los em inglês na preparação da aula.
Atividade complementar: Caso deseje uma variação para essa parte da aula, pode trazer mais imagens de outros alimentos para apresentar aos alunos. Seria interessante trazer imagens de comidas mais exóticas (para nós) que são comidas no café da manhã ou em outra refeição em diferentes partes do Brasil ou do mundo e perguntar aos alunos: Is this breakfast food? Would you eat it? Can you guess in which country/Brazilian state people eat this for breakfast? Algumas sugestões de imagens são: batata doce ou mandioca (macaxeira, aipim), breakfast burritos, cuscuz, baked beans (Inglaterra), smoked salmon (países nórdicos), fried rice with vegetables (Coreia), etc.
Material complementar: As imagens acima podem ser encontradas nos seguintes links.
https://www.pexels.com/photo/bowl-breakfast-cereal-cereal-bowl-543730/
https://www.pexels.com/photo/bread-breakfast-bun-close-up-461382/
https://www.pexels.com/photo/3-sliced-loafs-beside-white-ceramic-coffee-cup-161430/
https://www.pexels.com/photo/shake-in-a-glass-990439/
https://www.pexels.com/photo/stew-with-meat-and-vegetables-placed-in-white-ceramic-bowl-772518/
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO