9756
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Números Irracionais na reta numerada

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre identificar os números irracionais, bem como localizá-los na reta numerada.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Bernadete Estradioto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo do plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

 

Habilidade da BNCC

EF09MA01; EF09MA02

Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Objetivos específicos

Identificar os números irracionais, bem como localizá-los na reta numerada.

Conceito-chave

Localização de números racionais e  irracionais na reta numerada.

Recursos necessários

Projetor ou impressão dos exercícios.

Pré-conhecimento da turma

  • Números racionais, números irracionais e reta numerada.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Esclarecer o objetivo da aula, explicando a continuidade do processo de aprendizagem, de conjuntos numéricos e onde iremos localizar números irracionais na reta numerada.

Propósito: Os alunos tomarem conhecimento do que será aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula

Formando grupos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: formar grupos de 5 alunos. Orientar os grupos a se posicionarem de forma que a possibilidade de interação entre eles, e também com você, professor, seja favorecida. Observação: as cores são meramente ilustrativas.

Propósito: dividir os alunos em grupos.

Discuta com a turma: O professor deve mencionar as regras abaixo aos alunos:

  • Todos os grupos, antes de dar a resposta, devem conversar entre seus integrantes.
  • Vocês podem questionar a resposta das outras equipes, fazendo perguntas sobre o que não foi compreendido.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Focar na gota de sangue.

Propósito: A percepção de que, além de um ponto vermelho, há uma imensidão oculta.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar na gota de sangue?
  • O que estamos enxergando na gota de sangue, além de um ponto vermelho?
  • O sangue é isso? Um líquido vermelho?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: A informação é apenas curiosidade sobre o sangue humano.

Propósito: Preparar o aluno para entender que, num intervalo da reta numerada, há números muitas vezes ocultos.

Discuta com a turma:

  • Perguntar se já tinham pensado nos componentes do sangue que não enxergamos, mas é real.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: a informação é apenas curiosidade sobre o sangue humano.

Propósito: preparar o aluno para entender que, num intervalo da reta numerada, há infinitos números.

Discuta com a turma:

  • Já conheciam essa informação?
  • Já viram um exame de sangue, onde consta as quantidades dos componentes do sangue?
  • Peçam a seus responsáveis um exame de sangue para que comprovem essa informação.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: A informação é apenas curiosidade sobre o sangue humano.

Propósito: Preparar o aluno para entender que, num intervalo da reta numerada, há infinitos números.

Discuta com a turma:

  • Peguem a régua de vocês e desenhem no caderno um milímetro cúbico. Conseguem imaginar 5 milhões de hemácias dentro dele?
  • Já imaginaram quantas hemácias temos no corpo todo?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: A informação é apenas curiosidade sobre o sangue humano.

Propósito: Preparar o aluno para entender que, num intervalo da reta numerada, há infinitos números.

Discuta com a turma:

  • Já pensaram que em um milímetro de sangue, os milhões de hemácias dividem espaço com os leucócitos?
  • Qual seria o tamanho de um leucócito? Muito pequeno não é mesmo?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Pedir aos alunos que falem novamente sobre o que essa imagem representa depois das informações que acabamos de conhecer.

Propósito: Preparar o aluno para entender que, num intervalo da reta numerada, há infinitos números.

Discuta com a turma:

  • Qual a conclusão que chegamos olhando novamente essa imagem?

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Mesmo o trabalho sendo em grupo, é interessante que cada aluno desenhe a reta.

Propósito: Construir a reta numerada para estudar os intervalos.

Discuta com a turma:

  • Qual é o modo mais rápido de fazer essa construção?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá ir aos grupos acompanhar a dificuldade que estão encontrando ao localizar com precisão os números pedidos.

Propósito: Os alunos começarem a trabalhar nos intervalos da reta numerada, se deparando com a dificuldade em localizar com precisão, números decimais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se estão conseguindo localizar com precisão.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), pode pedir que cada grupo enumere as dificuldades que encontraram para executar a tarefa.

Propósito: Os alunos, na prática, podem perceber que é mais fácil localizarmos se aumentarmos o “zoom” para podermos enxergar melhor os intervalos.

Discuta com a turma:

  • Chamar a atenção para o aumento do intervalo, perguntando se agora fica mais fácil localizar o ponto médio.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá ir aos grupos acompanhar a discussão. Lembrar aos alunos que ponto médio é aquele que divide em partes iguais.

Propósito: Os alunos começarem a trabalhar nos intervalos da reta numerada, com conhecimento prévio de que, ao aumentarmos algo, podemos enxergar coisas por nós nunca vistas.

Discuta com a turma:

  • Chamar a atenção para o aumento do intervalo, perguntando se agora fica mais fácil localizar o ponto médio.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá ir aos grupos acompanhar a discussão.

Propósito: Os alunos perceberem que os números infinitos não podem ser localizados com precisão na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Chamar a atenção para a impossibilidade da localização precisa de números infinitos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá ir aos grupos acompanhar a discussão.

Propósito: Os alunos localizarem números irracionais, como pontos aproximados, na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Foi possível localizar com precisão os números irracionais?.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.

Propósito: Os alunos perceberem que ao olhar uma reta numerada, há infinitos pontos não visíveis sem que haja o aumento do intervalo da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual a dificuldade em localizar um ponto na reta sem exatidão, e sim uma localização aproximada?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Permita que os alunos usem a calculadora para essa atividade.

Propósito: Localizar na reta numerada números irracionais.

Discuta com a turma:

  • A dificuldade em localizar números irracionais na reta numerada.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Esclarecer o objetivo da aula, explicando a continuidade do processo de aprendizagem, de conjuntos numéricos e onde iremos localizar números irracionais na reta numerada.

Propósito: Os alunos tomarem conhecimento do que será aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

 

Habilidade da BNCC

EF09MA01; EF09MA02

Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Objetivos específicos

Identificar os números irracionais, bem como localizá-los na reta numerada.

Conceito-chave

Localização de números racionais e  irracionais na reta numerada.

Recursos necessários

Projetor ou impressão dos exercícios.

Pré-conhecimento da turma

  • Números racionais, números irracionais e reta numerada.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: formar grupos de 5 alunos. Orientar os grupos a se posicionarem de forma que a possibilidade de interação entre eles, e também com você, professor, seja favorecida. Observação: as cores são meramente ilustrativas.

Propósito: dividir os alunos em grupos.

Discuta com a turma: O professor deve mencionar as regras abaixo aos alunos:

  • Todos os grupos, antes de dar a resposta, devem conversar entre seus integrantes.
  • Vocês podem questionar a resposta das outras equipes, fazendo perguntas sobre o que não foi compreendido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Focar na gota de sangue.

Propósito: A percepção de que, além de um ponto vermelho, há uma imensidão oculta.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar na gota de sangue?
  • O que estamos enxergando na gota de sangue, além de um ponto vermelho?
  • O sangue é isso? Um líquido vermelho?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: A informação é apenas curiosidade sobre o sangue humano.

Propósito: Preparar o aluno para entender que, num intervalo da reta numerada, há números muitas vezes ocultos.

Discuta com a turma:

  • Perguntar se já tinham pensado nos componentes do sangue que não enxergamos, mas é real.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: a informação é apenas curiosidade sobre o sangue humano.

Propósito: preparar o aluno para entender que, num intervalo da reta numerada, há infinitos números.

Discuta com a turma:

  • Já conheciam essa informação?
  • Já viram um exame de sangue, onde consta as quantidades dos componentes do sangue?
  • Peçam a seus responsáveis um exame de sangue para que comprovem essa informação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: A informação é apenas curiosidade sobre o sangue humano.

Propósito: Preparar o aluno para entender que, num intervalo da reta numerada, há infinitos números.

Discuta com a turma:

  • Peguem a régua de vocês e desenhem no caderno um milímetro cúbico. Conseguem imaginar 5 milhões de hemácias dentro dele?
  • Já imaginaram quantas hemácias temos no corpo todo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: A informação é apenas curiosidade sobre o sangue humano.

Propósito: Preparar o aluno para entender que, num intervalo da reta numerada, há infinitos números.

Discuta com a turma:

  • Já pensaram que em um milímetro de sangue, os milhões de hemácias dividem espaço com os leucócitos?
  • Qual seria o tamanho de um leucócito? Muito pequeno não é mesmo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Pedir aos alunos que falem novamente sobre o que essa imagem representa depois das informações que acabamos de conhecer.

Propósito: Preparar o aluno para entender que, num intervalo da reta numerada, há infinitos números.

Discuta com a turma:

  • Qual a conclusão que chegamos olhando novamente essa imagem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Mesmo o trabalho sendo em grupo, é interessante que cada aluno desenhe a reta.

Propósito: Construir a reta numerada para estudar os intervalos.

Discuta com a turma:

  • Qual é o modo mais rápido de fazer essa construção?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá ir aos grupos acompanhar a dificuldade que estão encontrando ao localizar com precisão os números pedidos.

Propósito: Os alunos começarem a trabalhar nos intervalos da reta numerada, se deparando com a dificuldade em localizar com precisão, números decimais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se estão conseguindo localizar com precisão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), pode pedir que cada grupo enumere as dificuldades que encontraram para executar a tarefa.

Propósito: Os alunos, na prática, podem perceber que é mais fácil localizarmos se aumentarmos o “zoom” para podermos enxergar melhor os intervalos.

Discuta com a turma:

  • Chamar a atenção para o aumento do intervalo, perguntando se agora fica mais fácil localizar o ponto médio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá ir aos grupos acompanhar a discussão. Lembrar aos alunos que ponto médio é aquele que divide em partes iguais.

Propósito: Os alunos começarem a trabalhar nos intervalos da reta numerada, com conhecimento prévio de que, ao aumentarmos algo, podemos enxergar coisas por nós nunca vistas.

Discuta com a turma:

  • Chamar a atenção para o aumento do intervalo, perguntando se agora fica mais fácil localizar o ponto médio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá ir aos grupos acompanhar a discussão.

Propósito: Os alunos perceberem que os números infinitos não podem ser localizados com precisão na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Chamar a atenção para a impossibilidade da localização precisa de números infinitos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá ir aos grupos acompanhar a discussão.

Propósito: Os alunos localizarem números irracionais, como pontos aproximados, na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Foi possível localizar com precisão os números irracionais?.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.

Propósito: Os alunos perceberem que ao olhar uma reta numerada, há infinitos pontos não visíveis sem que haja o aumento do intervalo da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual a dificuldade em localizar um ponto na reta sem exatidão, e sim uma localização aproximada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Permita que os alunos usem a calculadora para essa atividade.

Propósito: Localizar na reta numerada números irracionais.

Discuta com a turma:

  • A dificuldade em localizar números irracionais na reta numerada.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano