13152
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Lendo fábulas

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Lendo fábulas

Plano 03 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patricia Vergara Emmerich Vasques

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para a aula serão necessárias as impressões dos textos para a leitura pelos alunos. Professor, caso precise de mais informações sobre esse gênero, acesse link abaixo.

Some important characteristics of fables and the difference between a fable and a tale are in the following links:

https://arts.onehowto.com/article/what-is-the-difference-between-a-fable-and-a-tale-2104.html

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na leitura de uma fábula.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

A ideia é levantar as principais características de uma fábula. Para isso, faça as seguintes perguntas:

  • Who is this kind of story aimed at? (Possíveis respostas: At children, mainly.)
  • What kind of character is usually in a fable? (Possíveis respostas: It is usually animals or an inanimate object or a plant with human characteristics)
  • Is this a long or short story? (Possíveis respostas: Short stories.)
  • Are they recent stories or old ones? (Possíveis respostas: They are old stories.)
  • Can you remember any fable? (Respostas: students can say any fable they can remember.) Aqui, dirija as respostas dos alunos, pois pode ser que eles tragam histórias que não são fábulas.
  • Why do you think the use of animals is so common in fables? (Possíveis respostas: Because animals aren’t as specific as humans. / Because through animals people of all ages can understand something from a fable. / Because animals are symbols of some human features and they represent us in a more general way.)

Link da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=0qWj4bWbjbE

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: fazer a leitura compartilhada de duas fábulas com os alunos.

Expectativa: como são textos já conhecidos pelos alunos em português, muito provavelmente a leitura não trará grandes dificuldades, uma vez que eles conseguirão fazer relações com vocabulário e conteúdo. A proposta é fazer uma discussão sobre o gênero e um debate sobre as mensagens passadas por esses textos.

Orientações:

Faça a leitura compartilhada com eles. É sempre importante que a primeira leitura seja feita pelo professor (modelo). Se houver tempo, pode pedir para que outros alunos leiam também. Mostre a eles que neste momento não é importante a exploração do vocabulário. Caso eles tenham muita dúvida, após a discussão a seguir, você pode pedir para que eles investiguem o vocabulário em sala de aula ou como tarefa de casa.

SLIDE 4

Projetar o texto e distribuir o handout 1 para os alunos. Antes de iniciar a leitura, faça perguntas como:

  • Do you remember this story? What is it about? (Possíveis respostas: Yes, it’s about a fox who wanted to eat some grapes but couldn’t reach them. OR No, I don´t.)

Leia o primeiro texto e faça as seguintes perguntas:

  • Who are the characters in this first story? (Resposta: The fox.)
  • What human characteristic could define the fox? (Possíveis respostas: disdain, laziness etc)
  • What is the problem to be solved here? (Resposta: The fox wanted to get some grapes but he couldn't reach them.)
  • How did the fox solve this problem? (Respostas possíveis: The fox didn't get the grapes and went away. OR The fox decided that he didn't want to eat the grapes anymore.)
  • Where does this story take place: indoors or outdoors? (Resposta: outdoors.)
  • Did the fox follow the moral? (Resposta: No, he didn't.)

SLIDE 5

Faça o mesmo procedimento com o segundo texto, caso haja tempo. Texto contido no handout 2.

Projetar o texto e distribuir o handout para os alunos. Antes de iniciar a leitura, faça perguntas como:

  • Do you remember this story? What is it about? (Possíveis respostas: Yes, it’s about a tortoise that wins a race against a hare. OR No, I don’t.)

Se os alunos tiverem problemas com vocabulário por causa do título, explique a eles rapidamente o significado de “tortoise’ e “hare”, uma vez que o foco neste momento não é investigação de vocabulário.

Faça a leitura compartilhada com eles. Leia o segundo texto e faça as seguintes perguntas:

  • Who are the characters in this second story? (Resposta: The tortoise and the hare.)
  • What human characteristic could define the tortoise and the hare? (Possíveis respostas: The tortoise: perseverance; the hare: vanity, arrogance, etc.)
  • What is the problem to be solved here? (Resposta: The tortoise competed with a hare in a race.)
  • How did the tortoise solve this problem? (Respostas possíveis: As the tortoise knew she would be much slower than the hare, she never stopped running while the hare, convinced he was much faster, stopped to sleep.)
  • Where does this story take place: indoors or outdoors? (Resposta: outdoors.)
  • Which character follows the moral? (Resposta: The tortoise.)

Link das fábulas: https://www.moralstories.org/the-fox-and-the-grapes/

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: fazer a leitura compartilhada de duas fábulas com os alunos.

Expectativa: como são textos já conhecidos pelos alunos em português, muito provavelmente a leitura não terá grandes dificuldades, uma vez que eles conseguirão fazer relações com vocabulário e conteúdo. A proposta é fazer uma discussão sobre o gênero e um debate sobre as mensagens passadas por esses textos.

Orientações: seguir as orientações contidas no slide 4.

Link para a segunda história.

http://www.storyarts.org/library/aesops/stories/tortoise.html

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: discutir a finalidade de uma fábula e como ela é constituída.

Expectativa: que os alunos consigam trazer elementos constitutivos do gênero fábula e possam discutir em que situações a moral dessas histórias poderia ser usada na vida real.

Orientações:

Explique aos alunos que as fábulas são excelentes meios de se ensinar algo a uma pessoa. Dessa forma, podemos através de uma história, mostrar uma atitude certa ou errada na vida real. Dessa forma, através de uma roda de conversa, os alunos falarão sobre os aspectos mais relevantes desse gênero, como a moral presente que é sempre atual. As perguntas serão feitas em inglês e os alunos podem ser incentivados a falar em inglês. Faça perguntas do tipo:

  • What are the main features of a fable? (Possíveis respostas: the characters are animals, there is always a moral purpose, the stories are outdoors, the animals have human feelings, etc.)
  • In what real situation could we use the moral of the first story? (Respostas variadas. Atente-se para a situação que eles darão.)
  • And the second one? (Respostas variadas.)

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de aprender/rever as características de uma fábula..

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Apresente esse slide, e leia com eles, pedindo que eles falem um pouco sobre cada item.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para a aula serão necessárias as impressões dos textos para a leitura pelos alunos. Professor, caso precise de mais informações sobre esse gênero, acesse link abaixo.

Some important characteristics of fables and the difference between a fable and a tale are in the following links:

https://arts.onehowto.com/article/what-is-the-difference-between-a-fable-and-a-tale-2104.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na leitura de uma fábula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

A ideia é levantar as principais características de uma fábula. Para isso, faça as seguintes perguntas:

  • Who is this kind of story aimed at? (Possíveis respostas: At children, mainly.)
  • What kind of character is usually in a fable? (Possíveis respostas: It is usually animals or an inanimate object or a plant with human characteristics)
  • Is this a long or short story? (Possíveis respostas: Short stories.)
  • Are they recent stories or old ones? (Possíveis respostas: They are old stories.)
  • Can you remember any fable? (Respostas: students can say any fable they can remember.) Aqui, dirija as respostas dos alunos, pois pode ser que eles tragam histórias que não são fábulas.
  • Why do you think the use of animals is so common in fables? (Possíveis respostas: Because animals aren’t as specific as humans. / Because through animals people of all ages can understand something from a fable. / Because animals are symbols of some human features and they represent us in a more general way.)

Link da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=0qWj4bWbjbE

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: fazer a leitura compartilhada de duas fábulas com os alunos.

Expectativa: como são textos já conhecidos pelos alunos em português, muito provavelmente a leitura não trará grandes dificuldades, uma vez que eles conseguirão fazer relações com vocabulário e conteúdo. A proposta é fazer uma discussão sobre o gênero e um debate sobre as mensagens passadas por esses textos.

Orientações:

Faça a leitura compartilhada com eles. É sempre importante que a primeira leitura seja feita pelo professor (modelo). Se houver tempo, pode pedir para que outros alunos leiam também. Mostre a eles que neste momento não é importante a exploração do vocabulário. Caso eles tenham muita dúvida, após a discussão a seguir, você pode pedir para que eles investiguem o vocabulário em sala de aula ou como tarefa de casa.

SLIDE 4

Projetar o texto e distribuir o handout 1 para os alunos. Antes de iniciar a leitura, faça perguntas como:

  • Do you remember this story? What is it about? (Possíveis respostas: Yes, it’s about a fox who wanted to eat some grapes but couldn’t reach them. OR No, I don´t.)

Leia o primeiro texto e faça as seguintes perguntas:

  • Who are the characters in this first story? (Resposta: The fox.)
  • What human characteristic could define the fox? (Possíveis respostas: disdain, laziness etc)
  • What is the problem to be solved here? (Resposta: The fox wanted to get some grapes but he couldn't reach them.)
  • How did the fox solve this problem? (Respostas possíveis: The fox didn't get the grapes and went away. OR The fox decided that he didn't want to eat the grapes anymore.)
  • Where does this story take place: indoors or outdoors? (Resposta: outdoors.)
  • Did the fox follow the moral? (Resposta: No, he didn't.)

SLIDE 5

Faça o mesmo procedimento com o segundo texto, caso haja tempo. Texto contido no handout 2.

Projetar o texto e distribuir o handout para os alunos. Antes de iniciar a leitura, faça perguntas como:

  • Do you remember this story? What is it about? (Possíveis respostas: Yes, it’s about a tortoise that wins a race against a hare. OR No, I don’t.)

Se os alunos tiverem problemas com vocabulário por causa do título, explique a eles rapidamente o significado de “tortoise’ e “hare”, uma vez que o foco neste momento não é investigação de vocabulário.

Faça a leitura compartilhada com eles. Leia o segundo texto e faça as seguintes perguntas:

  • Who are the characters in this second story? (Resposta: The tortoise and the hare.)
  • What human characteristic could define the tortoise and the hare? (Possíveis respostas: The tortoise: perseverance; the hare: vanity, arrogance, etc.)
  • What is the problem to be solved here? (Resposta: The tortoise competed with a hare in a race.)
  • How did the tortoise solve this problem? (Respostas possíveis: As the tortoise knew she would be much slower than the hare, she never stopped running while the hare, convinced he was much faster, stopped to sleep.)
  • Where does this story take place: indoors or outdoors? (Resposta: outdoors.)
  • Which character follows the moral? (Resposta: The tortoise.)

Link das fábulas: https://www.moralstories.org/the-fox-and-the-grapes/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: fazer a leitura compartilhada de duas fábulas com os alunos.

Expectativa: como são textos já conhecidos pelos alunos em português, muito provavelmente a leitura não terá grandes dificuldades, uma vez que eles conseguirão fazer relações com vocabulário e conteúdo. A proposta é fazer uma discussão sobre o gênero e um debate sobre as mensagens passadas por esses textos.

Orientações: seguir as orientações contidas no slide 4.

Link para a segunda história.

http://www.storyarts.org/library/aesops/stories/tortoise.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: discutir a finalidade de uma fábula e como ela é constituída.

Expectativa: que os alunos consigam trazer elementos constitutivos do gênero fábula e possam discutir em que situações a moral dessas histórias poderia ser usada na vida real.

Orientações:

Explique aos alunos que as fábulas são excelentes meios de se ensinar algo a uma pessoa. Dessa forma, podemos através de uma história, mostrar uma atitude certa ou errada na vida real. Dessa forma, através de uma roda de conversa, os alunos falarão sobre os aspectos mais relevantes desse gênero, como a moral presente que é sempre atual. As perguntas serão feitas em inglês e os alunos podem ser incentivados a falar em inglês. Faça perguntas do tipo:

  • What are the main features of a fable? (Possíveis respostas: the characters are animals, there is always a moral purpose, the stories are outdoors, the animals have human feelings, etc.)
  • In what real situation could we use the moral of the first story? (Respostas variadas. Atente-se para a situação que eles darão.)
  • And the second one? (Respostas variadas.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de aprender/rever as características de uma fábula..

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Apresente esse slide, e leia com eles, pedindo que eles falem um pouco sobre cada item.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI19 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano