Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
-Editor de apresentação de slides (Power Point, Apresentações Google, Prezi).
-Acesso ao Youtube.
Optativas:
- Utilizar o Google Forms como instrumento de coleta das atividades;
- Pode compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Envie para os alunos (via e-mail, Whatsapp ou Google Classroom) imagens que façam alusão às fábulas de Esopo e a pergunta: [
- What are the relation among those images?
Input
Em uma aula síncrona, veja se os alunos conseguiram associar as imagens enviadas anteriormente e informe:
- In this lesson, you will learn the main characteristics of fables. Do you know what is a fable? So, let’s see a video and check!
Apresente o vídeo What are fables? (disponível aqui). Exiba de 0:00” a 0:18”, faça uma pausa e pergunte à turma:
- Have you heard those stories presented on the video before?
Espera-se que alguns alunos digam que conhecem algumas das histórias apresentadas. Diga:
- Those stories are all called fables. Now the video will explain the main characteristics of a fable.
Peça aos alunos para anotarem quais são essas características e o nome do mais famoso autor de fábulas, que também aparecerá no vídeo. Continue a exibição e encerre em “Let’s read a fable” (1’:40” ). Retome a palavra e compartilhe na tela uma apresentação de slide (criada previamente) com o título “What are the main characteristics of fables and who’s the author of most of them?”. Peça contribuições dos alunos e alimente o slide com essas contribuições (seu slide deve se assemelhar ao slide 2 do input). Caso os alunos fiquem tímidos, faça perguntas a fim de obter as respostas desejadas.
Feedback
Explique aos alunos que eles farão a leitura da fábula “The lion and the mouse” em momento assíncrono, e que responderão a um questionário sobre o texto que será enviado após a aula. Se julgar necessário, apresente as questões propostas, certificando-se de que todos tenham entendido.
Encerre a aula revisando, com o auxílio do mesmo slide construído junto com os alunos, o que eles aprenderam na aula.
Output
Após finalizar a aula síncrona, crie, em um documento de edição de texto ou formulário do Google Forms, uma atividade com as perguntas do slide 2, acrescentando uma sexta questão: “6. Which lesson do you think can be learned from this fable?” e envie para cada aluno juntamente com o documento “Atividade para impressão”, disponível na seção “Materiais e Atividades”. Você pode enviá-los via e-mail, Whatsapp ou Google Classroom. Determine um prazo de devolução da atividade e faça a verificação no próximo encontro síncrono.
Convite às famílias
Os alunos podem entrevistar algum familiar sobre uma situação vivida que o tenha ensinado uma lição e fazer o relato em inglês para a turma em um encontro síncrono posterior.