13031
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 1º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Higiene do corpo e cuidados com a pele

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Higiene do corpo e cuidados com a pele

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Cristina Souza da Cruz

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula aborda tema referente a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03): Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários para a aula: papel para o cartaz.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia com os alunos o título da aula ou solicite que façam a leitura. Auxilie-os na leitura, se for necessário. Questione sobre o que pensam que irão aprender nesta aula. Comente sobre o tema da aula conversando sobre o que os alunos demonstram saber sobre o assunto.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Convide os alunos para cantar e dançar, projetando o vídeo com a música “Ratinho tomando banho” do Castelo Rá-tim-bum, letra de Hélio Ziskind. Acesse o link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Nq04QXs444w. Dê um tempo para que os alunos cantem e dancem gesticulando conforme a letra da música. Depois de cantar e dançar, proponha uma conversa com os alunos sentados em círculo ou semicírculo sobre a letra da música. Neste momento, não deve haver a preocupação em expor conceitos sobre o que se pretende trabalhar na aula, mas em provocar os alunos a pensarem sobre o tema de estudo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Convide os alunos para sentarem em semicírculo. Comente com eles que nesta aula terão mais informações sobre a importância da higiene e cuidado com o nosso corpo. Projete o slide com as questões disparadoras ou escreva-as no quadro. Leia as questões e estimule a participação dos alunos para que apresentem suas hipóteses de respostas. Anote as principais ideias dos alunos no quadro. Procure retomar estas ideias durante o desenvolvimento da aula. Neste momento não apresente respostas às dúvidas dos alunos, mas permita que apresentem seus conhecimentos e questionamentos sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Ainda com os alunos em semicírculo, projete o slide com as imagens ou leve as mesmas impressas fixadas em pequenos cartazes. Dê alguns minutos para que conversem sobre as imagens que representam as crianças cuidando da higiene da pele. Observe a interação e os comentários dos alunos relacionados ao conteúdo das imagens. Na sequência, faça os seguintes questionamentos: “O que a Matilda, o Thiago, o Franciso e a Beatriz estão fazendo? O que há de errado?”. Convide alguns alunos para apresentarem suas observações e hipóteses. Espera-se que os alunos percebam que as três primeiras crianças estão tomando banho e que a Beatriz está utilizando o vento do ventilador para “espantar” a sujeira. Leia o segundo comando do slide: “Imagine que você é amigo da Beatriz. Explique para ela porque é importante tomar banho e o que mais ela pode fazer para cuidar da pele de todo o corpo”. Proponha que os alunos organizem-se em duplas para que os dois coloquem-se na posição de amigo da Beatriz e façam a explicação. Acompanhe o trabalho dos alunos e colabore nas argumentações.

Assim que perceber que as duplas conseguiram manter o diálogo e explicaram sobre a importância do banho, convide algumas duplas para compartilhar as explicações.

Pergunte aos alunos quais problemas podemos ter em alguns casos de falta de higiene com o corpo. Identifique na conversa os conhecimentos prévios sobre problemas de saúde relacionados à falta de higiene corporal, tais, como, pediculose (piolho), escabiose (sarna), bicho geográfico, bicho de pé, berne. Confira maiores informações acessando o link: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/infeccoes-parasitarias/.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide com as imagens de objetos e produtos de higiene ou leve alguns recortes de folhetos e revistas ou ainda leve os próprios objetos para a interação. Converse com os alunos sobre as imagens e questione-os sobre o uso destes objetos e produtos no dia a dia. Solicite que alguns alunos apresentem suas ideias. Escreva a partir da fala dos alunos práticas de higiene do corpo utilizando os objetos e os produtos da imagem projetada. Para ilustrar, solicite aos alunos que desenhem ao lado ou abaixo das descrições das práticas de cuidado e higiene do corpo.

Após fechamento, retome o início da aula, resgatando as hipóteses iniciais apresentadas em resposta às questões disparadoras: "Como você cuida da higiene do seu corpo? Quais cuidados têm com a sua pele?". Convide os alunos a refletirem sobre o que responderam no início da aula e o que aprenderam neste momento da aula, fazendo os alunos perceberem a importância da higiene do corpo para a manutenção da saúde.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Projete o slide com as cenas de práticas de higiene corporal e comente sobre cada delas reforçando que as práticas estão diretamente relacionadas ao cuidado e higiene com a pele, tais como: 1) lavar as mãos com sabonete, várias vezes por dia, principalmente depois de usar o sanitário e antes da alimentação; 2) tomar banho, lavando-se da cabeça aos pés; 3) usar roupas limpas e 4) enxugar-se com toalha limpa, lembrando que outros hábitos de higiene precisam ser praticados para garantir e higiene de todo o corpo, evitando algumas doenças.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula aborda tema referente a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03): Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários para a aula: papel para o cartaz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia com os alunos o título da aula ou solicite que façam a leitura. Auxilie-os na leitura, se for necessário. Questione sobre o que pensam que irão aprender nesta aula. Comente sobre o tema da aula conversando sobre o que os alunos demonstram saber sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Convide os alunos para cantar e dançar, projetando o vídeo com a música “Ratinho tomando banho” do Castelo Rá-tim-bum, letra de Hélio Ziskind. Acesse o link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Nq04QXs444w. Dê um tempo para que os alunos cantem e dancem gesticulando conforme a letra da música. Depois de cantar e dançar, proponha uma conversa com os alunos sentados em círculo ou semicírculo sobre a letra da música. Neste momento, não deve haver a preocupação em expor conceitos sobre o que se pretende trabalhar na aula, mas em provocar os alunos a pensarem sobre o tema de estudo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Convide os alunos para sentarem em semicírculo. Comente com eles que nesta aula terão mais informações sobre a importância da higiene e cuidado com o nosso corpo. Projete o slide com as questões disparadoras ou escreva-as no quadro. Leia as questões e estimule a participação dos alunos para que apresentem suas hipóteses de respostas. Anote as principais ideias dos alunos no quadro. Procure retomar estas ideias durante o desenvolvimento da aula. Neste momento não apresente respostas às dúvidas dos alunos, mas permita que apresentem seus conhecimentos e questionamentos sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Ainda com os alunos em semicírculo, projete o slide com as imagens ou leve as mesmas impressas fixadas em pequenos cartazes. Dê alguns minutos para que conversem sobre as imagens que representam as crianças cuidando da higiene da pele. Observe a interação e os comentários dos alunos relacionados ao conteúdo das imagens. Na sequência, faça os seguintes questionamentos: “O que a Matilda, o Thiago, o Franciso e a Beatriz estão fazendo? O que há de errado?”. Convide alguns alunos para apresentarem suas observações e hipóteses. Espera-se que os alunos percebam que as três primeiras crianças estão tomando banho e que a Beatriz está utilizando o vento do ventilador para “espantar” a sujeira. Leia o segundo comando do slide: “Imagine que você é amigo da Beatriz. Explique para ela porque é importante tomar banho e o que mais ela pode fazer para cuidar da pele de todo o corpo”. Proponha que os alunos organizem-se em duplas para que os dois coloquem-se na posição de amigo da Beatriz e façam a explicação. Acompanhe o trabalho dos alunos e colabore nas argumentações.

Assim que perceber que as duplas conseguiram manter o diálogo e explicaram sobre a importância do banho, convide algumas duplas para compartilhar as explicações.

Pergunte aos alunos quais problemas podemos ter em alguns casos de falta de higiene com o corpo. Identifique na conversa os conhecimentos prévios sobre problemas de saúde relacionados à falta de higiene corporal, tais, como, pediculose (piolho), escabiose (sarna), bicho geográfico, bicho de pé, berne. Confira maiores informações acessando o link: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/infeccoes-parasitarias/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide com as imagens de objetos e produtos de higiene ou leve alguns recortes de folhetos e revistas ou ainda leve os próprios objetos para a interação. Converse com os alunos sobre as imagens e questione-os sobre o uso destes objetos e produtos no dia a dia. Solicite que alguns alunos apresentem suas ideias. Escreva a partir da fala dos alunos práticas de higiene do corpo utilizando os objetos e os produtos da imagem projetada. Para ilustrar, solicite aos alunos que desenhem ao lado ou abaixo das descrições das práticas de cuidado e higiene do corpo.

Após fechamento, retome o início da aula, resgatando as hipóteses iniciais apresentadas em resposta às questões disparadoras: "Como você cuida da higiene do seu corpo? Quais cuidados têm com a sua pele?". Convide os alunos a refletirem sobre o que responderam no início da aula e o que aprenderam neste momento da aula, fazendo os alunos perceberem a importância da higiene do corpo para a manutenção da saúde.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Projete o slide com as cenas de práticas de higiene corporal e comente sobre cada delas reforçando que as práticas estão diretamente relacionadas ao cuidado e higiene com a pele, tais como: 1) lavar as mãos com sabonete, várias vezes por dia, principalmente depois de usar o sanitário e antes da alimentação; 2) tomar banho, lavando-se da cabeça aos pés; 3) usar roupas limpas e 4) enxugar-se com toalha limpa, lembrando que outros hábitos de higiene precisam ser praticados para garantir e higiene de todo o corpo, evitando algumas doenças.

Slide Plano Aula
  • Rascunho do plano de aula de Ciências
  • Documento

    Rascunho do plano de aula de Ciências


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Higiene o dia todo

AULA 03

Lavar as mãos para evitar doenças

AULA 04

Higiene bucal para um sorriso saudável

AULA 05

Higiene da cabeça aos pés

AULAS DE Vida e Evolução do 1º ano :

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como é o seu corpo?

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As partes e funções da cabeça

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Relação entre órgãos e sentidos

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sustentação e movimento do corpo humano

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Dentro do nosso corpo

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Lavar as mãos para evitar doenças

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Higiene do corpo e cuidados com a pele

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Identidade e respeito às diferenças

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Self: o nosso eu com os outros

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Higiene o dia todo

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Higiene bucal para um sorriso saudável

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo EMOÇÕES: O CORPO FALA

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Higiene da cabeça aos pés

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A BELEZA DA DIVERSIDADE

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Empatia e afetividade

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como é o seu corpo?

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

As partes e funções da cabeça

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Diferentes escalas de tempo: ontem, hoje e amanhã

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Observando o céu

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Relação entre órgãos e sentidos

1º ano / Ciências / Terra e Universo

O dia e a noite

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sustentação e movimento do corpo humano

1º ano / Ciências / Terra e Universo

O tempo não para

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Contando o tempo

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Dentro do nosso corpo

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Calendário: o dia, o mês e o ano

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Lavar as mãos para evitar doenças

1º ano / Ciências / Terra e Universo

O que fazemos de dia e o que fazemos à noite?

1º ano / Ciências / Matéria e Energia

Diversidade de Materiais

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene do corpo e cuidados com a pele

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Com o tempo também conseguimos ver o tempo

1º ano / Ciências / Terra e Universo

O QUE SABEMOS SOBRE OS ANIMAIS DIURNOS E NOTURNOS?

1º ano / Ciências / Terra e Universo

DIA E NOITE - QUAIS ATIVIDADES DIFERENTES PODEMOS REALIZAR?

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Identidade e respeito às diferenças

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Self: o nosso eu com os outros

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene o dia todo

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene bucal para um sorriso saudável

1º ano / Ciências / Matéria e Energia

RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS

1º ano / Ciências / Matéria e Energia

CONSUMO E DESPERDÍCIO

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

EMOÇÕES: O CORPO FALA

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01CI03 da BNCC

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene do corpo e cuidados com a pele

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene o dia todo

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene bucal para um sorriso saudável

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene bucal para um sorriso saudável

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Aplicações de materiais condutores e isolantes térmicos

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene da cabeça aos pés

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann