13031
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Higiene do corpo e cuidados com a pele

POR: Ana Cristina Souza da Cruz 25/02/2019
Código: CIE1_03V&E01

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Higiene do corpo e cuidados com a pele

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula aborda tema referente a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03): Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários para a aula: papel para o cartaz.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia com os alunos o título da aula ou solicite que façam a leitura. Auxilie-os na leitura, se for necessário. Questione sobre o que pensam que irão aprender nesta aula. Comente sobre o tema da aula conversando sobre o que os alunos demonstram saber sobre o assunto.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Convide os alunos para cantar e dançar, projetando o vídeo com a música “Ratinho tomando banho” do Castelo Rá-tim-bum, letra de Hélio Ziskind. Acesse o link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Nq04QXs444w. Dê um tempo para que os alunos cantem e dancem gesticulando conforme a letra da música. Depois de cantar e dançar, proponha uma conversa com os alunos sentados em círculo ou semicírculo sobre a letra da música. Neste momento, não deve haver a preocupação em expor conceitos sobre o que se pretende trabalhar na aula, mas em provocar os alunos a pensarem sobre o tema de estudo.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Convide os alunos para sentarem em semicírculo. Comente com eles que nesta aula terão mais informações sobre a importância da higiene e cuidado com o nosso corpo. Projete o slide com as questões disparadoras ou escreva-as no quadro. Leia as questões e estimule a participação dos alunos para que apresentem suas hipóteses de respostas. Anote as principais ideias dos alunos no quadro. Procure retomar estas ideias durante o desenvolvimento da aula. Neste momento não apresente respostas às dúvidas dos alunos, mas permita que apresentem seus conhecimentos e questionamentos sobre o tema.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Ainda com os alunos em semicírculo, projete o slide com as imagens ou leve as mesmas impressas fixadas em pequenos cartazes. Dê alguns minutos para que conversem sobre as imagens que representam as crianças cuidando da higiene da pele. Observe a interação e os comentários dos alunos relacionados ao conteúdo das imagens. Na sequência, faça os seguintes questionamentos: “O que a Matilda, o Thiago, o Franciso e a Beatriz estão fazendo? O que há de errado?”. Convide alguns alunos para apresentarem suas observações e hipóteses. Espera-se que os alunos percebam que as três primeiras crianças estão tomando banho e que a Beatriz está utilizando o vento do ventilador para “espantar” a sujeira. Leia o segundo comando do slide: “Imagine que você é amigo da Beatriz. Explique para ela porque é importante tomar banho e o que mais ela pode fazer para cuidar da pele de todo o corpo”. Proponha que os alunos organizem-se em duplas para que os dois coloquem-se na posição de amigo da Beatriz e façam a explicação. Acompanhe o trabalho dos alunos e colabore nas argumentações.

Assim que perceber que as duplas conseguiram manter o diálogo e explicaram sobre a importância do banho, convide algumas duplas para compartilhar as explicações.

Pergunte aos alunos quais problemas podemos ter em alguns casos de falta de higiene com o corpo. Identifique na conversa os conhecimentos prévios sobre problemas de saúde relacionados à falta de higiene corporal, tais, como, pediculose (piolho), escabiose (sarna), bicho geográfico, bicho de pé, berne. Confira maiores informações acessando o link: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/infeccoes-parasitarias/.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide com as imagens de objetos e produtos de higiene ou leve alguns recortes de folhetos e revistas ou ainda leve os próprios objetos para a interação. Converse com os alunos sobre as imagens e questione-os sobre o uso destes objetos e produtos no dia a dia. Solicite que alguns alunos apresentem suas ideias. Escreva a partir da fala dos alunos práticas de higiene do corpo utilizando os objetos e os produtos da imagem projetada. Para ilustrar, solicite aos alunos que desenhem ao lado ou abaixo das descrições das práticas de cuidado e higiene do corpo.

Após fechamento, retome o início da aula, resgatando as hipóteses iniciais apresentadas em resposta às questões disparadoras: "Como você cuida da higiene do seu corpo? Quais cuidados têm com a sua pele?". Convide os alunos a refletirem sobre o que responderam no início da aula e o que aprenderam neste momento da aula, fazendo os alunos perceberem a importância da higiene do corpo para a manutenção da saúde.

Sistematização select-down

Tempo sugerido:

Orientações: Projete o slide com as cenas de práticas de higiene corporal e comente sobre cada delas reforçando que as práticas estão diretamente relacionadas ao cuidado e higiene com a pele, tais como: 1) lavar as mãos com sabonete, várias vezes por dia, principalmente depois de usar o sanitário e antes da alimentação; 2) tomar banho, lavando-se da cabeça aos pés; 3) usar roupas limpas e 4) enxugar-se com toalha limpa, lembrando que outros hábitos de higiene precisam ser praticados para garantir e higiene de todo o corpo, evitando algumas doenças.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula aborda tema referente a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03): Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários para a aula: papel para o cartaz.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia com os alunos o título da aula ou solicite que façam a leitura. Auxilie-os na leitura, se for necessário. Questione sobre o que pensam que irão aprender nesta aula. Comente sobre o tema da aula conversando sobre o que os alunos demonstram saber sobre o assunto.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Convide os alunos para cantar e dançar, projetando o vídeo com a música “Ratinho tomando banho” do Castelo Rá-tim-bum, letra de Hélio Ziskind. Acesse o link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Nq04QXs444w. Dê um tempo para que os alunos cantem e dancem gesticulando conforme a letra da música. Depois de cantar e dançar, proponha uma conversa com os alunos sentados em círculo ou semicírculo sobre a letra da música. Neste momento, não deve haver a preocupação em expor conceitos sobre o que se pretende trabalhar na aula, mas em provocar os alunos a pensarem sobre o tema de estudo.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Convide os alunos para sentarem em semicírculo. Comente com eles que nesta aula terão mais informações sobre a importância da higiene e cuidado com o nosso corpo. Projete o slide com as questões disparadoras ou escreva-as no quadro. Leia as questões e estimule a participação dos alunos para que apresentem suas hipóteses de respostas. Anote as principais ideias dos alunos no quadro. Procure retomar estas ideias durante o desenvolvimento da aula. Neste momento não apresente respostas às dúvidas dos alunos, mas permita que apresentem seus conhecimentos e questionamentos sobre o tema.

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Ainda com os alunos em semicírculo, projete o slide com as imagens ou leve as mesmas impressas fixadas em pequenos cartazes. Dê alguns minutos para que conversem sobre as imagens que representam as crianças cuidando da higiene da pele. Observe a interação e os comentários dos alunos relacionados ao conteúdo das imagens. Na sequência, faça os seguintes questionamentos: “O que a Matilda, o Thiago, o Franciso e a Beatriz estão fazendo? O que há de errado?”. Convide alguns alunos para apresentarem suas observações e hipóteses. Espera-se que os alunos percebam que as três primeiras crianças estão tomando banho e que a Beatriz está utilizando o vento do ventilador para “espantar” a sujeira. Leia o segundo comando do slide: “Imagine que você é amigo da Beatriz. Explique para ela porque é importante tomar banho e o que mais ela pode fazer para cuidar da pele de todo o corpo”. Proponha que os alunos organizem-se em duplas para que os dois coloquem-se na posição de amigo da Beatriz e façam a explicação. Acompanhe o trabalho dos alunos e colabore nas argumentações.

Assim que perceber que as duplas conseguiram manter o diálogo e explicaram sobre a importância do banho, convide algumas duplas para compartilhar as explicações.

Pergunte aos alunos quais problemas podemos ter em alguns casos de falta de higiene com o corpo. Identifique na conversa os conhecimentos prévios sobre problemas de saúde relacionados à falta de higiene corporal, tais, como, pediculose (piolho), escabiose (sarna), bicho geográfico, bicho de pé, berne. Confira maiores informações acessando o link: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/infeccoes-parasitarias/.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide com as imagens de objetos e produtos de higiene ou leve alguns recortes de folhetos e revistas ou ainda leve os próprios objetos para a interação. Converse com os alunos sobre as imagens e questione-os sobre o uso destes objetos e produtos no dia a dia. Solicite que alguns alunos apresentem suas ideias. Escreva a partir da fala dos alunos práticas de higiene do corpo utilizando os objetos e os produtos da imagem projetada. Para ilustrar, solicite aos alunos que desenhem ao lado ou abaixo das descrições das práticas de cuidado e higiene do corpo.

Após fechamento, retome o início da aula, resgatando as hipóteses iniciais apresentadas em resposta às questões disparadoras: "Como você cuida da higiene do seu corpo? Quais cuidados têm com a sua pele?". Convide os alunos a refletirem sobre o que responderam no início da aula e o que aprenderam neste momento da aula, fazendo os alunos perceberem a importância da higiene do corpo para a manutenção da saúde.

Tempo sugerido:

Orientações: Projete o slide com as cenas de práticas de higiene corporal e comente sobre cada delas reforçando que as práticas estão diretamente relacionadas ao cuidado e higiene com a pele, tais como: 1) lavar as mãos com sabonete, várias vezes por dia, principalmente depois de usar o sanitário e antes da alimentação; 2) tomar banho, lavando-se da cabeça aos pés; 3) usar roupas limpas e 4) enxugar-se com toalha limpa, lembrando que outros hábitos de higiene precisam ser praticados para garantir e higiene de todo o corpo, evitando algumas doenças.


1º Ano

Objetivo de aprendizagem

Identificar alguns hábitos de higiene e cuidados com a pele para a manutenção da saúde

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Ana Cristina Souza da Cruz

Mentor: Eliane de Siqueira

Especialista: Margareth Polido


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes