13017
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identifying key information in an article

POR: Josy Crippa Carmo 31/10/2018
Código: ING7_05UND06

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI21) Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado.

(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Identifying key information in an article

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo entender a ideia principal de um artigo e que ela sirva de inspiração para gerar ideias sobre como fazer o bem a pessoas e a sua comunidade.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Relacionar o assunto do texto com a realidade do aluno.

Expectativa: Que os alunos contribuam com conhecimento prévio.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não tiver projetor, anote as informações no quadro. Leia a primeira pergunta no quadro e peça para que um aluno diferente leia cada pergunta abaixo e peça contribuições. Diga: _________ (name of the student), can you read this balloon, please? E assim continue até o último. Pergunte se fazem algo diferente do que está mencionado no quadro. Pergunte: Is there anything different that you do that is not mentioned on the board?

Tempo sugerido: 25 minutos (5 para esta primeira fase do input e 20 para a segunda fase)

Propósito: Determinar o contexto de produção do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações como contexto e assunto.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não houver projetor, distribua as cópias do texto e anote as perguntas no quadro neste momento. Veja o link para acessar o texto se necessário:

https://www.timesofisrael.com/musically-gifted-boy-gets-a-new-piano-from-a-former-pm/ (acessado em 30/07/2018)

  • Explore cada pergunta pensando no contexto em que o texto foi produzido e onde foi publicado. Na pergunta 1, por exemplo fale sobre o tipo de website trabalhado - notícias de Israel. Você pode inclusive abri-lo, se puder, no momento da aula para ver rapidamente as notícias do dia. Na pergunta 3, você pode analisar se a notícia é recente, e se aplica ao momento atual. Na 4, explore as palavras no título do texto e veja se estas podem ajudar os alunos a prever o conteúdo a ser descrito. Discuta se os alunos costumam ler este tipo de texto e peça uma justificativa para o texto ser escrito em inglês apesar de não ser a língua nativa do país. Sugestões de respostas: 1. A news website from Israel./ 2. Israel is a Jewish state in the Middle East. It is one the oldest states to be occupied in the world./ 3. Toi Staff/ 4. July 16th, 2018./ 5. It’s about a boy with a rare talent for playing the piano who gets one as a present from a former Israeli prime minister./ 6. Personal answer./ 7. Because more people can read it.
  • Ao conferir as respostas explore os aspectos culturais do texto como os problemas religiosos do Oriente Médio, a imigração, o fato de terem um primeiro ministro e não um presidente e outros que julgar pertinentes.

Para saber mais sobre Israel: https://easyscienceforkids.com/all-about-israel/

Propósito: Trabalhar com as informações-chave no texto.

Expectativa: Que os alunos determinem onde colocar as informações-chave nos parágrafos do texto.

Orientações:

  • Distribua uma cópia do texto para cada aluno e peça para que leiam individualmente e façam a atividade proposta. Instrua-os a procurar pelas informações mais relevantes de cada parágrafo. Sublinhar ou usar uma caneta marca texto pode ser uma boa ideia. Diga: Please read the text individually and put the sentences back in the correct place. Focus on the key information on each paragraph. The one that helps you understand the main idea. Determine um tempo para que os alunos leiam e somente depois de terminar a leitura, peça contribuições e verifique as respostas: 1.C; 2. B; 3. A; 4.E e 5.D. A folha para impressão está aqui .
  • Apresente o quadro com perguntas, peça para que os alunos leiam o trecho mais uma vez e pensem em como respondê-las em pares. Diga: Please read the text one more time and answer these questions. Se não puder projetá-las, anote-as no quadro.
  • Verifique se há dúvidas de vocabulário enquanto os alunos executam a tarefa.
  • Explore as possíveis respostas com a sala e que tipo de informação dada no texto os auxiliou a chegar nas respostas dadas. Respostas sugeridas:

1. PM: prime minister, leader of the government in a parliamentary system./ 2. To find better work/ living conditions, to escape from hunger/ war, etc.../ 3. They didn’t have enough money as they had immigrated from Ethiopia./ 4. He felt he could do something good for the boy once he is a piano player himself./ 5. Personal answer.

Para saber mais sobre imigração: https://www.globalcitizen.org/en/content/why-people-migrate-11-surprising-reasons/

Tempo sugerido: 13 minutos.

Propósito: Relacionar a ideia principal do texto com a realidade do aluno.

Expectativa: Que os alunos usem informações encontradas no texto para criar ideias para fazer o bem às pessoas e à comunidade e divulgá-las em um pôster que incentive outras pessoas a participar.

Orientações:

  • Apresente o slide. Se não puder projetar, anote as ideias no quadro. Diga: You’re going to think of at least 5 actions to be taken to help people and the community around you. Write your ideas down in a poster format to encourage other people to join your cause. You can draw a few illustrations to make it look nicer. Think of a headline to draw people’s attention and distribute your ideas and illustrations in a way to catch the attention of the readers.
  • Aloque cerca de 8 minutos para esta atividade.
  • Peça para que duplas voluntárias comentem sobre suas ideias. Diga: Now let’s share information with the class. Você pode fazer uma mostra dos trabalho pela sala ou escola.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos tenham ferramentas para encontrar as informações-chave principais de um texto.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: A piece of news.
  2. OUTPUT: Poster with actions to be taken to help your local community.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI07) Identificar informações-chave de partes de um texto em língua inglesa.

(EF07LI21) Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes