Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_05UND11
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2754/reading-for-general-idea
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio do link do texto via e-mail, WhatsApp, Google Forms ou Classroom.
- Criação de quiz da atividade proposta no Kahoot.
- Acesso ao Youtube.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Alguns dias antes da aula, peça que os alunos pesquisem sobre a Islândia enviando via e-mail, WhatsApp ou Google Classroom as seguintes perguntas:
1) Where is Iceland?
2) What’s the weather like there?
3) Where do people live there?
4) What do they eat?
No encontro síncrono, verifique a realização da atividade e depois projete o vídeo proposto. Após a apresentação do vídeo, faça a alunos variados as perguntas propostas.
Input
Explique aos alunos que cada país tem hábitos alimentares próprios e que, para não cair em ciladas, é importante se informar. Mostre o slide, leia o título da reportagem e diga aos alunos que o texto a ser trabalhado traz dicas sobre comer em países estrangeiros. Compartilhe o link da atividade para impressão com a turma e siga as orientações propostas.
Output
Mostre o slide e proponha à turma a criação de cards com dicas de onde e o que comer na sua região inspirados no texto lido. A elaboração das dicas pode ser realizada durante a aula, utilizando o Docs do Google Drive, e a criação dos cards pode ser feita no Canva. Esses cards podem ser publicados no Instagram, site ou blog da escola ou da turma.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Os alunos podem perguntar aos familiares quais as comidas mais exóticas que experimentaram, ou pedir a eles indicações de lugares e iguarias regionais para compor seus cards.