Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para os encontros síncronos: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Acesso ao jornal indicado no plano.
Optativas:
-Acesso ao Padlet ou Google Forms;
-Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, site ou blog da escola ou classe.
Context
Compartilhe com os alunos, via Whatsapp, e-mail ou Google Classroom, o link para o Quizlet de adaptação do context: https://quizlet.com/_8gestk?x=1qqt&i=1aovin. Explique aos alunos, via áudio ou vídeo, que eles devem acessar o link e realizar a atividade de aquisição do vocabulário, pois irão ler um texto onde aparecem essas palavras. Peça que, após realizarem o game, respondam se conseguem estabelecer alguma conexão entre essas palavras. Essas respostas podem ser enviadas via Whatsapp ou Google Classroom, caso o link seja compartilhado por lá.
Input
Em um encontro síncrono, informe aos alunos que eles vão aprender algumas estratégias de leitura de textos em inglês. Acesse o link da reportagem, compartilhe na tela o slide 1 do input e explore a imagem através das perguntas que aparecem no balão. Os alunos devem responder baseando-se na observação da imagem. Você pode solicitar que alguns respondam oralmente, ou pode criar um formulário e enviar o link no momento da aula, para que os alunos o alimentem com as respostas para cada pergunta. Outra possibilidade é criar um mural no Padlet, com as contribuições de cada um. Assim que concluírem, compartilhe na tela os resultados. Em seguida, envie o link da reportagem para que cada aluno acesse e faça a leitura individual, a fim de verificar se as hipóteses anteriores se confirmam. Pergunte quais informações não correspondem e as corrija, se necessário. Por último, apresente o último slide e peça aos alunos que identifiquem qual parágrafo cada sentença descreve. Explique que essas sentenças identificam a ideia central de cada trecho.
Output
Ainda no encontro síncrono, apresente o slide e esclareça dúvidas referentes ao vocabulário. Organize a turma em seis equipes, cada equipe discutirá uma das perguntas entre si, via Whatsapp.
Feedback
Compartilhe o slide do feedback e siga as orientações propostas.
Encerre a aula, informando que no próximo encontro síncrono um representante de cada equipe deve compartilhar o resultado das discussões dos grupos.
Convite às famílias
Peça aos alunos que compartilhem com os familiares o tema da aula. Oriente que proponham um desafio de uma semana mudando algum hábito da família: realizar uma refeição juntos, uma hora de brincadeira em família etc.