Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_05UND09
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2751/reading-for-general-idea
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio do link do texto via e-mail, WhatsApp, Google Forms ou Classroom.
- Criação de quiz da atividade proposta no Kahoot.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Em um encontro síncrono, diga aos alunos que eles irão ouvir um poema em língua inglesa e peça que prestem atenção no ritmo e sonoridade da declamação. Apresente o vídeo com a declamação do poema e, em seguida, pergunte: "What did you notice when you listened to the poem?". Siga as orientações propostas a partir de “Verifique as contribuições dos alunos”. Apresente também o objetivo da aula.
Input
Apresente o slide com os poemas a serem estudados e peça que alunos diferentes leiam cada verso. Faça a leitura do primeiro poema com os alunos e pergunte: "Which of the characteristics discussed previously can be found in this poem?". Veja se os alunos conseguem identificar as características mencionadas no momento do context. Depois, siga este mesmo procedimento com o segundo poema. Continue a aula apresentando o slide com a descrição dos autores. Nesta etapa, os alunos devem ler as descrições e, a partir delas, identificar o autor de cada um dos poemas lidos. Peça aos alunos que justifiquem suas escolhas e informe a resposta correta para a turma.
Realize a atividade proposta no segundo slide do input com um Kahoot, verificando a compreensão que tiveram dos poemas.
Output
Pergunte a alguns alunos de qual poema eles mais gostaram. Diga que, em momento posterior à aula, eles devem representar o poema preferido com um desenho, que pode ser à mão livre ou feito em uma plataforma de desenho on-line. Peça que identifiquem o poema escolhido com o título. Os desenhos podem ser publicados no Instagram, site ou blog da escola ou da turma.
Para inspirá-los, apresente esta versão do poema apresentado no context.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada pontos.
Convite às famílias
Mesmo que a família não fale inglês, incentive os alunos a lerem o poema que mais gostaram para seus familiares e mostrarem os desenhos que fizeram.