Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano ING7_05UND08
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2669/recommending-a-place-to-go-based-on-written-information
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio do link do texto via e-mail, WhatsApp, Google Forms ou Classroom.
- Criação de apresentações interativas no site Mentimeter.
- Acesso ao site mencionado.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Crie apresentações interativas com as perguntas do slide utilizando o Mentimeter. Compartilhe os links de resposta com a turma via e-mail ou WhatsApp (se necessário, envie um tutorial em vídeo de como acessar e responder às perguntas). Determine um prazo para que os alunos respondam a atividade. No encontro síncrono, compartilhe e discuta com a turma os resultados.
Input
Em uma aula síncrona, compartilhe com a turma o link da página do Wiki Voyage que será estudada. Peça aos estudantes que abram o link e observem atentamente a página. Guie a discussão seguindo as orientações do slide 1.
Envie antecipadamente os trechos A, B ou C do texto para os alunos via e-mail. Lembre-se de enviar partes diferentes para alunos diferentes. Por exemplo, se a sua turma tiver 21 alunos, envie a parte A para 7 alunos, a parte B para mais 7 e a parte C para mais 7. Durante a aula síncrona, determine 5 min para que os alunos façam a leitura rápida do seu trecho buscando as informações pedidas em cada um. Após o tempo da leitura, verifique se os alunos conseguiram encontrar as 4 informações pedidas em cada trecho, solicitando a participação de alunos diferentes. Por exemplo, diga: "Let’s check the information of extract A. Please, one student that read this extract say the definition of safari".
Depois da verificação, compartilhe o slide 3 e, com ajuda da turma, preencha a tabela de acordo com as informações de cada trecho.
Output
Ainda no encontro síncrono, diga aos alunos que após a aula eles devem se reunir virtualmente em trio com colegas que tenham lido trechos diferentes do seu. Apresente o slide do output e diga para a turma que cada trio deve recomendar um tipo de safári adequado para cada uma das pessoas descritas no slide: "You’re going to suggest a different kind of safari for these people based on their profile". Marque um novo encontro síncrono para que os alunos apresentem suas produções. Cada trio pode criar apresentações para mostrar suas recomendações ou apresentá-las oralmente.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Incentive os alunos a serem guias turísticos para suas famílias! Recomende uma visita ao site: http://www.krugerpark.co.za/, que traz informações sobre o Kruger National Park in South Africa, o maior da África, onde se pode fazer safáris.