13006
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Hobbies

POR: Mariana Guedes Bartolo 31/10/2018
Código: ING7_01UND07

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Hobbies

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é o quarto de uma sequência de 4 planos que trabalha a competência oral, com foco na interação em sala de aula, através de entrevistas. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará deste material impresso para cada aluno.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a tratar do tema hobby, mostre o slide aos alunos (se não puder utilizar datashow, escreva o conteúdo do slide no quadro) e pergunte:

  • Can you fill in the gaps and guess this word? Here’s a tip: It’s any activity that you enjoying doing in your free time. (Caso a turma tenha dificuldade com o vocabulário da definição apresentada, explique o significado de activity, enjoy e free time. Após as explicações, repita a pergunta. Espera-se que, ao entenderem o que está escrito, os alunos completem as lacunas, formando, assim, a palavra hobby.)
  • Now that you have filled in the gaps, give me examples of common hobbies. (Espera-se que a turma mencione atividades como ler, praticar esportes, cozinhar, ver tevê, jogar vídeo game etc.)
  • Do you have any hobbies? Which one(s)? (Pessoal)
  • Would you like to know your classmates’ hobbies? (Pessoal)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão conduzir uma pesquisa sobre os hobbies dos colegas (Today you are going to conduct a research on your classmates’ hobbies).

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Prepará-los para a pesquisa sobre hobbies proposta no Output.

Expectativa: Que os alunos falem sobre os hobbies das pessoas entrevistadas no vídeo.

Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=r-lgnMTwzZM.

Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:

  • Look at the video’s printscreen and answer: What is he probably talking about? (Espera-se que, após ler a legenda, a turma responda hobbies. / He is probably talking about hobbies.)
  • How did you come up with this conclusion? (Neste momento, os alunos provavelmente irão dizer que chegaram a essa conclusão depois de lerem a legenda. / I came up with this conclusion after reading the subtitles)

Depois, incentive-os a fazer previsões (respostas pessoais) e diga para ficarem atentos à pergunta que aparecerá no início do vídeo e nos hobbies mencionados:

  • Is he going to be the only person interviewed during the video? What do you think?
  • What other kinds of hobbies are going to be mentioned during the video?
  • Now we are going to watch the video. Pay attention to the question made at the very beginning of it and take notes on the other hobbies mentioned on your notebook.

Depois de apresentar o vídeo, pergunte:

  • Were you able to take notes on the other hobbies mentioned during the video? Raise your hand to share your notes with the rest of the group. (Ao levantarem as mãos, os alunos devem citar hobbies como pescar, pintar, ler, comer, viajar, jogar tênis e cuidar do jardim. / Fishing, painting, reading, eating, travelling, playing tennis and gardening).
  • What question was made at the beginning of the video? (Qual é seu hobbie favorito? / What is your favourite hobby?)
  • What information was the interviewer able to obtain by asking this question? (O entrevistador obteve informações sobre os hobbies favoritos dos entrevistados. / The interviewer was able to obtain information about people’s favourite hobbies).
  • Considering that all the people interviewed justified their answers, what was probably the second question asked by the interviewer? (Espera-se que, ao notarem que todas as pessoas justificaram suas respostas, os alunos digam que o entrevistador provavelmente perguntou, logo em seguida, ‘por quê?’ / The second question asked by the interviewer was probably ‘why?’).
  • So, what questions would you ask to discover your classmates’ favourite hobby and the reasons for choosing it? (‘What is your favourite hobby?’ and ‘Why?’ / Assim que os alunos mencionarem essas duas perguntas, escreva cada uma delas no quadro para que eles observem como se escreve).

  • Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com um artigo escrito sobre os hobbies favoritos de determinada faixa etária ou de determinado artista. Siga os mesmos passos descritos anteriormente: antes de apresentar o texto por completo, mostre título e subtítulo e peça para que os alunos façam previsões. Depois, apresente o texto na íntegra e, então, comente sobre as previsões.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Propósito: Explicar aos alunos como acontecerão as etapas de pesquisa e de reportagem dos dados.

Expectativa: Que os alunos entendam a dinâmica da atividade proposta.

Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 3 minutos. Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles irão conduzir uma pesquisa sobre os hobbies dos colegas (Now you are going to conduct a research on your classmates’ hobbies). Em seguida, apresente as instruções para a atividade (I will give you the instructions. Pay attention!) contidas no slide acima.

Após a leitura das instruções, diga que você dará mais detalhes sobre como registrar os dados e como reportá-los para a turma (I’m going to give you more details on how to register your findings and how to report them to the group). Comece a explicar tais detalhes no próximo slide.

  • Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções no quadro.

Propósito: Que os alunos se preparem para conduzir a pesquisa sobre hobbies.

Expectativa: Que os alunos consigam interagir na língua alvo durante a pesquisa, anotando os dados no research report form.

Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 4 minutos e a pesquisa, 12. Entregue um research report form para cada aluno e, então, explique como a tabela presente no material impresso deve ser preenchida através do exemplo fornecido. Fale sobre cada uma das três colunas, apontando para partes da tabela durante a explicação. É importante também relembrar as perguntas que serão feitas durante a pesquisa:

  • Look at the table and tell me: What questions are you going to ask during the research? (‘What is your favourite hobby?’ e ‘ Why?’ / Caso haja alguma dúvida quanto à pronúncia das palavras, diga cada pergunta e peça que eles repitam logo em seguida).

Esclareça qualquer outra dúvida e, então, diga que eles podem começar a atividade. É importante que, durante a realização da pesquisa proposta, este slide continue sendo projetado para que os alunos tenham um modelo de como preencher o research report form.

Observação: Durante a atividade, assuma o papel de mediador(a), ou seja, não interfira diretamente enquanto eles estiverem perguntando aos colegas sobre os hobbies favoritos. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente. Apenas observe se eles estão interagindo em inglês.

Ao final da pesquisa, pergunte (respostas pessoais):

  • Was it difficult to conduct this research on hobbies?
  • Did you take notes of your findings?
  • Are you ready to present your findings to the class?

  • Alternativa: Caso não possa projetar este slide, traga-o impresso em tamanho grande, no mínimo A3.

Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real enquanto apresentam os resultados de suas pesquisas.

Expectativa: Que os alunos consigam reportar os dados de suas pesquisas na língua alvo.

Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 15 minutos. Neste momento da aula, cada aluno irá compartilhar os resultados de suas pesquisas sobre hobbies. Antes dos alunos iniciarem a atividade, faça uma apresentação fictícia para que eles tenham um modelo em mente e se sintam mais seguros (você pode utilizar os dados do exemplo de research report form presente no slide 6). Diga:

Now pay attention to the way I’m going to present my fictional results:

“Hi, group. I have interviewed Ryan, Cindy, Kim and Lia. While Ryan’s favourite hobby is reading books because it increases his vocabulary, Cindy prefers playing soccer because it’s fun. Differently from them, Kim told me that travelling is his favourite activity because he loves to visit new places and Lia answered cooking because it’s relaxing. Thank you!”

Durante sua apresentação, aponte para o conteúdo do slide. Quando terminar sua apresentação-modelo, fale que as instruções continuarão disponíveis para consulta enquanto eles estiverem reportando oralmente os resultados.

Em seguida, escolha alguém para dar início às apresentações. Ressalte a importância de ter o research report form em mão neste momento.

  • Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções para a apresentação no quadro.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.

Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles, certamente, irão notar o quanto aprenderam!

Contents

  1. INPUT: ‘What’s your favourite hobby?’ video.
  2. OUTPUT: Favourite hobby research.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Mariana Bartolo

Mentora: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 06

AULA 07

Hobbies

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes