12806
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Saneamento básico e qualidade de vida

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Saneamento básico e qualidade de vida

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Cristina Muñoz Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Gravação de aulas: Loom ou Google Meet.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.

Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, por Hangouts ou Zoom, inserindo todo trabalho sugerido nos slides 2, 3 e 4 do “contexto”. Projete os gráficos e infográficos com os alunos, analise as informações, faça os questionamentos e ouça as respostas deles.

Partilhe a “questão disparadora” com a turma. Se você aplicou outras aulas dessa sequência, é provável que os alunos já estejam bem familiarizados com o tema e dêem respostas bem assertivas.

Mão na massa
Para a primeira parte do “mão na massa”, partilhe o vídeo proposto no slide 6 com os alunos (disponível aqui), para que assistam em outro momento, ou projete-o durante a aula, para que todos vejam juntos.

A sugestão para execução da 2ª parte do “mão na massa” é que o jogo seja feito em grupos maiores com sua interação.

Peça para que cada aluno construa placas com as opções: "Concordo", "Tenho dúvidas" e "Muito pelo contrário".

Marque o tempo máximo de 5 a 8 minutos com cada grupo, você pode dividir a turma em 3 partes. O jogo deve ser conduzido por você. Leia as frases e peça aos alunos que levantem as placas.

Os alunos que, por ventura, não possuírem câmera, podem verbalizar. Havendo opiniões divergentes, converse com os estudantes de modo que cheguem a uma opinião comum.
Repita esse processo com os outros 2 grupos e, na sequência, reúna todos os alunos.

Sistematização
Ainda em videochamada, retome o jogo com os grupos. Questione-os sobre as aprendizagens acerca do tema e proponha que escrevam um texto coletivo. Registre o texto em tela compartilhada e, na sequência, peça aos alunos que copiem as informações no caderno.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a conversarem com os alunos sobre as aprendizagens do dia.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_06V&E09

(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas