12744
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Observando os tipos de células

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Observando os tipos de células

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: papel branco A4 ou similar, materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor, etc.), microscópio óptico comum (geralmente disponível quando a escola possui laboratório de ciências ou biologia) ou construído de forma alternativa (ver referências abaixo), lâminas histológicas, lamínulas histológicas, corantes para preparação de amostras de microscopia (os tipos de corantes dependem das técnicas de preparação escolhidas), cotonetes (para a raspagem da amostra da mucosa bucal) e uma cebola.

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Material de referência sobre manuseio adequado de microscópio óptico comum:

Materiais de referência sobre a preparação de amostras para microscopia:

Materiais de referência sobre a construção de microscópios alternativos:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula e verifique se os alunos recordam que as células podem possuir uma estrutura muito simples (procariontes) ou apresentar um complexo de estruturas em seu interior (eucariontes).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a personagem do slide aos estudantes e leia os balões de fala junto com eles. A introdução da personagem tem como objetivo aproximar o contexto dela com a realidade deles, ou seja, uma estudante que também está estudando as células e que gostaria de ter a oportunidade de visualizar os tipos de células de maneira real, ou seja, não em desenhos ou esquemas. É esperado que o contexto da personagem, por ser próximo a situação real dos alunos, estimule a curiosidade sobre essa temática.

Após a leitura e compreensão da história da personagem, algumas sugestões de perguntas que podem ser colocadas para dar início à construção das ideias: Será possível observar células reais ao invés de ficar apenas na teoria (esquemas e desenhos)? Como os cientistas fazem para observar células, conhecer suas formas e estruturas? Como deve ser a forma ou a aparência real das células?

O ideal é que essa etapa seja finalizada com a introdução do uso do microscópio para o estudo das células. É possível que alguns alunos já tenham tido contato com temáticas que envolvam a microscopia, logo, é interessante aproveitar o conhecimento prévio deles nesse momento. Caso isso não ocorra, oriente-os sobre a existência de instrumentos para a observação de células (microscópios), sobre nem sempre ter existido esses instrumentos e em qual circunstância histórica eles foram criados.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a pergunta disparadora. Escute a opinião daqueles alunos que quiserem apresentar uma ideia inicial sobre o que está sendo questionado. É possível que alguns alunos já tenham a compreensão e apresentem o porquê da importância do uso do microscópio no estudo das células, entretanto, se mantenha imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento ainda é para o início da construção das ideias. Anote as opiniões que forem apresentadas pelos alunos, pois a questão disparadora será retomada mais à frente, na sistematização da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: O percurso a ser traçado nessa etapa depende bastante do contexto de disponibilidade de recursos para aulas que envolvam microscopia. Analise qual das situações apresentadas a seguir se aplica ao seu contexto de ensino:

  • QUANDO HÁ DISPONIBILIDADE DE MICROSCÓPIO NO AMBIENTE ESCOLAR: nesse caso, é bastante comum a presença do microscópio óptico comum para uso.

  • QUANDO NÃO HÁ DISPONIBILIDADE DE MICROSCÓPIO NO AMBIENTE ESCOLAR: nesse caso, será necessário a construção de um ou mais microscópios de maneira alternativa, de acordo com alguma das referências que foram disponibilizadas no início desse plano de aula. O professor tem a liberdade de escolher entre construir o(s) microscópio(s) sozinho em um momento prévio à realização desse plano de aula ou de construir junto com os alunos em uma aula anterior a esse plano de aula.

Materiais de referência sobre a construção de microscópios alternativos:

Materiais de referência sobre a preparação de amostras para microscopia:

Inicialmente, dê espaço para que os alunos possam propor quais materiais utilizar como amostras a serem visualizadas. Eles podem ser orientados a fazer uma busca por esses materiais dentro do espaço escolar. É importante que eles exerçam o papel de busca e sugestão das amostras. É provável que eles encontrem e sugiram amostras como folhas ou restos de plantas, fios de cabelo, pequenos insetos, unhas e até materiais não biológicos - amostras do solo, materiais de uso do cotidiano escolar, etc. Após a aquisição e seleção das amostras, guie os alunos até o espaço escolar onde o microscópio será utilizado. Auxilie os alunos no manuseio do microscópio e deixe, inicialmente, que eles tentem observar as amostras sem o uso de qualquer tipo de preparação (cortes histológicos ou uso de corante). Em seguida, questione o que eles conseguiram observar e se conseguiram observar alguma coisa. Essa é uma etapa importante para que os alunos possam perceber que nem todos os materiais podem ser utilizados no microscópio antes de serem preparados adequadamente ou por não apresentar translucidez. Aproveite esse momento para explicar aos alunos a importância dos cortes histológicos e do uso de corantes específicos para a microscopia. Agora, analise junto com os alunos quais das amostras escolhidas são adequadas para seguir para a etapa de preparação e quais podem ser descartadas. Além disso, disponibilize amostras de folhas de cebola e os oriente sobre como obter amostras de células da mucosa bucal a partir da raspagem superficial com os cotonetes. É recomendável que haja amostras que exemplifiquem os diferentes tipos celulares, ou seja, inclua também amostras da raspagem de superfícies de objetos contaminados por microbios (ex.: cédulas de dinheiro de papel). Auxilie na execução dos cortes histológicos e uso dos corantes específicos nas amostras escolhidas. É possível a preparação de amostras de folhas de plantas apenas com cortes histológicos, sem o uso de corantes, para a observação da clorofila no interior das células. Uma vez que todas as amostras estiverem devidamente preparadas, oriente os alunos para que observem atentamente cada uma delas com o auxílio do microscópio, buscando identificar ao máximo quais tipos de estruturas podem ser visualizadas em cada tipo celular.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para a organização das informações com base no que os alunos observaram, a partir da atividade de microscopia, oriente-os para que registrem o que conseguiram visualizar e identificar nas células presentes em cada tipo de amostra. Explique que esse registro se torna mais rico quando há descrição textual e também através de esquemas ou desenhos. Após o registro, peça que eles compartilhem com os demais suas anotações, desenhos e o que conseguiram identificar nas amostras observadas. Retome a questão disparadora e analise, junto aos alunos, as opiniões iniciais dadas por eles e se possuem novas percepções sobre a importância do microscópio para o estudo das células. Questione também sobre a percepção que tiveram da importância da preparação das amostras (corte histológico e uso de corantes) para a visualização das estruturas celulares. A partir das observações e respostas dos alunos, aproveite para ampliar a sistematização abordando as principais diferenças entre os tipos de células, a existência de outros tipos de microscópios (ex.: microscópio eletrônico de varredura e microscópio eletrônico de transmissão), as diferentes capacidades de aumento visual que os tipos de microscópio podem apresentar e o quanto isso permite ou não a observação de determinados tipos de estruturas celulares. O tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar, utilize as fotos desse slide para exemplificar aos alunos os diversos tipos de formas que as células podem apresentar. As fotos também servem para demonstrar como é a aparência das imagens produzidas pelos diferentes tipos de microscópio. Sobre as fotos do slide: a forma arredondada está sendo representada por linfócitos (glóbulos brancos do sangue), a forma achatada por hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), a forma geométrica por células de tecido vegetal, a forma alongada por fibras musculares, a forma assimétrica por amebas e a forma ramificada por um neurônio. Perceba que a foto da célula arredondada mostra apenas uma parte da célula, apresentando detalhes das organelas citoplasmáticas. Deixe essa informação clara para os alunos. O limite da célula nessa foto permite a noção de seu tamanho e da grande capacidade de aumento desse tipo de microscópio (MET). O tempo sugerido para este slide em específico é de 5 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: papel branco A4 ou similar, materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor, etc.), microscópio óptico comum (geralmente disponível quando a escola possui laboratório de ciências ou biologia) ou construído de forma alternativa (ver referências abaixo), lâminas histológicas, lamínulas histológicas, corantes para preparação de amostras de microscopia (os tipos de corantes dependem das técnicas de preparação escolhidas), cotonetes (para a raspagem da amostra da mucosa bucal) e uma cebola.

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Material de referência sobre manuseio adequado de microscópio óptico comum:

Materiais de referência sobre a preparação de amostras para microscopia:

Materiais de referência sobre a construção de microscópios alternativos:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula e verifique se os alunos recordam que as células podem possuir uma estrutura muito simples (procariontes) ou apresentar um complexo de estruturas em seu interior (eucariontes).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a personagem do slide aos estudantes e leia os balões de fala junto com eles. A introdução da personagem tem como objetivo aproximar o contexto dela com a realidade deles, ou seja, uma estudante que também está estudando as células e que gostaria de ter a oportunidade de visualizar os tipos de células de maneira real, ou seja, não em desenhos ou esquemas. É esperado que o contexto da personagem, por ser próximo a situação real dos alunos, estimule a curiosidade sobre essa temática.

Após a leitura e compreensão da história da personagem, algumas sugestões de perguntas que podem ser colocadas para dar início à construção das ideias: Será possível observar células reais ao invés de ficar apenas na teoria (esquemas e desenhos)? Como os cientistas fazem para observar células, conhecer suas formas e estruturas? Como deve ser a forma ou a aparência real das células?

O ideal é que essa etapa seja finalizada com a introdução do uso do microscópio para o estudo das células. É possível que alguns alunos já tenham tido contato com temáticas que envolvam a microscopia, logo, é interessante aproveitar o conhecimento prévio deles nesse momento. Caso isso não ocorra, oriente-os sobre a existência de instrumentos para a observação de células (microscópios), sobre nem sempre ter existido esses instrumentos e em qual circunstância histórica eles foram criados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a pergunta disparadora. Escute a opinião daqueles alunos que quiserem apresentar uma ideia inicial sobre o que está sendo questionado. É possível que alguns alunos já tenham a compreensão e apresentem o porquê da importância do uso do microscópio no estudo das células, entretanto, se mantenha imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento ainda é para o início da construção das ideias. Anote as opiniões que forem apresentadas pelos alunos, pois a questão disparadora será retomada mais à frente, na sistematização da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: O percurso a ser traçado nessa etapa depende bastante do contexto de disponibilidade de recursos para aulas que envolvam microscopia. Analise qual das situações apresentadas a seguir se aplica ao seu contexto de ensino:

  • QUANDO HÁ DISPONIBILIDADE DE MICROSCÓPIO NO AMBIENTE ESCOLAR: nesse caso, é bastante comum a presença do microscópio óptico comum para uso.

  • QUANDO NÃO HÁ DISPONIBILIDADE DE MICROSCÓPIO NO AMBIENTE ESCOLAR: nesse caso, será necessário a construção de um ou mais microscópios de maneira alternativa, de acordo com alguma das referências que foram disponibilizadas no início desse plano de aula. O professor tem a liberdade de escolher entre construir o(s) microscópio(s) sozinho em um momento prévio à realização desse plano de aula ou de construir junto com os alunos em uma aula anterior a esse plano de aula.

Materiais de referência sobre a construção de microscópios alternativos:

Materiais de referência sobre a preparação de amostras para microscopia:

Inicialmente, dê espaço para que os alunos possam propor quais materiais utilizar como amostras a serem visualizadas. Eles podem ser orientados a fazer uma busca por esses materiais dentro do espaço escolar. É importante que eles exerçam o papel de busca e sugestão das amostras. É provável que eles encontrem e sugiram amostras como folhas ou restos de plantas, fios de cabelo, pequenos insetos, unhas e até materiais não biológicos - amostras do solo, materiais de uso do cotidiano escolar, etc. Após a aquisição e seleção das amostras, guie os alunos até o espaço escolar onde o microscópio será utilizado. Auxilie os alunos no manuseio do microscópio e deixe, inicialmente, que eles tentem observar as amostras sem o uso de qualquer tipo de preparação (cortes histológicos ou uso de corante). Em seguida, questione o que eles conseguiram observar e se conseguiram observar alguma coisa. Essa é uma etapa importante para que os alunos possam perceber que nem todos os materiais podem ser utilizados no microscópio antes de serem preparados adequadamente ou por não apresentar translucidez. Aproveite esse momento para explicar aos alunos a importância dos cortes histológicos e do uso de corantes específicos para a microscopia. Agora, analise junto com os alunos quais das amostras escolhidas são adequadas para seguir para a etapa de preparação e quais podem ser descartadas. Além disso, disponibilize amostras de folhas de cebola e os oriente sobre como obter amostras de células da mucosa bucal a partir da raspagem superficial com os cotonetes. É recomendável que haja amostras que exemplifiquem os diferentes tipos celulares, ou seja, inclua também amostras da raspagem de superfícies de objetos contaminados por microbios (ex.: cédulas de dinheiro de papel). Auxilie na execução dos cortes histológicos e uso dos corantes específicos nas amostras escolhidas. É possível a preparação de amostras de folhas de plantas apenas com cortes histológicos, sem o uso de corantes, para a observação da clorofila no interior das células. Uma vez que todas as amostras estiverem devidamente preparadas, oriente os alunos para que observem atentamente cada uma delas com o auxílio do microscópio, buscando identificar ao máximo quais tipos de estruturas podem ser visualizadas em cada tipo celular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para a organização das informações com base no que os alunos observaram, a partir da atividade de microscopia, oriente-os para que registrem o que conseguiram visualizar e identificar nas células presentes em cada tipo de amostra. Explique que esse registro se torna mais rico quando há descrição textual e também através de esquemas ou desenhos. Após o registro, peça que eles compartilhem com os demais suas anotações, desenhos e o que conseguiram identificar nas amostras observadas. Retome a questão disparadora e analise, junto aos alunos, as opiniões iniciais dadas por eles e se possuem novas percepções sobre a importância do microscópio para o estudo das células. Questione também sobre a percepção que tiveram da importância da preparação das amostras (corte histológico e uso de corantes) para a visualização das estruturas celulares. A partir das observações e respostas dos alunos, aproveite para ampliar a sistematização abordando as principais diferenças entre os tipos de células, a existência de outros tipos de microscópios (ex.: microscópio eletrônico de varredura e microscópio eletrônico de transmissão), as diferentes capacidades de aumento visual que os tipos de microscópio podem apresentar e o quanto isso permite ou não a observação de determinados tipos de estruturas celulares. O tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar, utilize as fotos desse slide para exemplificar aos alunos os diversos tipos de formas que as células podem apresentar. As fotos também servem para demonstrar como é a aparência das imagens produzidas pelos diferentes tipos de microscópio. Sobre as fotos do slide: a forma arredondada está sendo representada por linfócitos (glóbulos brancos do sangue), a forma achatada por hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), a forma geométrica por células de tecido vegetal, a forma alongada por fibras musculares, a forma assimétrica por amebas e a forma ramificada por um neurônio. Perceba que a foto da célula arredondada mostra apenas uma parte da célula, apresentando detalhes das organelas citoplasmáticas. Deixe essa informação clara para os alunos. O limite da célula nessa foto permite a noção de seu tamanho e da grande capacidade de aumento desse tipo de microscópio (MET). O tempo sugerido para este slide em específico é de 5 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano