Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Prepare as imagens a serem apresentadas antes da aula. Você poderá imprimir as imagens ou selecionar outras de sua preferência para preparar um cartaz em cartolina ou projetar as imagens na lousa. Deixe que os alunos observem as imagens por alguns instantes. Para imprimir algumas planificações clique aqui.
Propósito: Despertar a percepção dos alunos e promover a familiaridade com os sólidos que serão trabalhados.
Discuta com a turma
- Vocês conseguem identificar alguns sólidos ao observar estas imagens?
- Por que eles são tão utilizados em nosso cotidiano? Já pensaram nisso?
- Seria possível organizar os produtos na prateleira de um supermercado se as embalagens não fossem em sua grande maioria blocos retangulares?
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Propósito: Despertar a percepção dos alunos e promover a familiaridade com os sólidos que serão trabalhados.
Orientações: Professor, escute a opinião de alguns alunos. Essas discussões enriquecem muito a aula. Como não é possível escutar todos, pois nem sempre o tempo é suficiente, combine com os alunos que em um próximo momento de discussão eles serão ouvidos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.
Orientações:
Professor você precisará de embalagens e/ou imagens de produtos, construções que representem prismas e pirâmides. Você poderá levar algumas embalagens e imagens. Poderá também solicitar aos alunos em uma aula anterior que leve as embalagens.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la (5 minutos). Em seguida, deixe que discutam com o grupo suas conclusões e modos de realizar a atividade. Reserve um tempo para que os grupos realizem a exposição do produto final e compartilhem suas conclusões. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e critérios de escolha para agrupamento dos sólidos.
Discuta com a turma:
- Quais os critérios vocês utilizaram para realizar o agrupamento?
- Todos os sólidos de um mesmo grupo se enquadram nestes critérios?
- Dentro de um mesmo grupo poderiam ser estabelecidos novos critérios para diferenciar estes sólidos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Professor você precisará de embalagens e/ou imagens de produtos, construções que representem prismas e pirâmides. Você poderá levar algumas embalagens e imagens. Poderá também solicitar aos alunos em uma aula anterior que leve as embalagens.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la (5 minutos). Em seguida, deixe que discutam com o grupo suas conclusões e modos de realizar a atividade. Reserve um tempo para que os grupos realizem a exposição do produto final e compartilhem suas conclusões. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e critérios de escolha para agrupamento dos sólidos.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Quais os critérios vocês utilizaram para realizar o agrupamento?
- Todos os sólidos de um mesmo grupo se enquadram nestes critérios?
- Dentro de um mesmo grupo poderiam ser estabelecidos novos critérios para diferenciar estes sólidos?
Orientações: Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.
Professor caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para o agrupamento, coloque algumas questões como:
- Já encontraram alguma solução?
- Como vocês começaram?
- Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.
A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal (produção em grupo - continuação)
Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.
Orientações: Os grupos deverão fixar os cartazes pela sala permitindo assim que os colegas possam observar as conclusões de todos.
Disponibilize se possível bloquinhos de notas para que os alunos façam elogios ou algum questionamento aos outros grupos durante a visita aos cartazes.
Atividade principal (produção em grupo - continuação)
Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.
Orientações: Durante a realização da atividade, você poderá circular pela sala observando o envolvimento e desempenho dos alunos. Este é um momento que permite uma avaliação dos grupos. É importante também observar se cada aluno está cumprindo seu papel dentro do grupo. Sempre que necessário reforce a necessidade de cumprimento das normas estabelecidas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Professor convide um repórter para compartilhar com a turma as conclusões encontradas pelo grupo. O cartaz produzido pelo grupo será o instrumento utilizado para iniciar as discussões da solução. É necessário envolver toda a turma neste momento.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelo grupo para agrupar os sólidos e identificar se os alunos conseguiram identificar características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Qual a estratégia vocês utilizaram para agrupar os sólidos?
- Quais as diferenças e semelhanças observaram entre eles?
- Algum grupo pensou em uma estratégia diferente?
- Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?
Caso não tenha projetor a sua disposição, organize o material concreto e apresente aos alunos para discussão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Este sólido é um prisma ou uma pirâmide? Qual seu polígono da base?
- Quantas são suas faces laterais? Qual o polígono forma suas faces laterais?
- Qual o total de faces apresentadas por este sólido?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos visitarem os cartazes dos colegas, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.
Caso não tenha projetor a sua disposição, organize o material concreto e apresente aos alunos para discussão.
Propósito: Realizar um fechamento dos conceitos discutidos até o momento.
Discuta com a turma:
- Este sólido é um prisma? Qual seu polígono da base?
- Quantas são suas faces laterais?
- Qual o total de faces apresentadas por este sólido?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11).
Orientações: Depois que os alunos visitarem os cartazes dos colegas, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.
Caso não tenha projetor a sua disposição, organize o material concreto e apresente aos alunos para discussão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Este sólido é uma pirâmide? Qual seu polígono da base?
- Quantas são suas faces laterais?
- Qual o total de faces apresentadas por este sólido?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar