9701
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Investigando prismas e pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: lápis, borracha, caderno, exercício impresso para os grupos.

Material de uso coletivo:  Embalagens e imagens de produtos e/ou construções, cartolina ou outro tipo de papel para confeccionar o cartaz, fita adesiva colorida,  pincel atômico de várias cores, lápis de cor e régua.

Indicação de leitura:  COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Prepare as imagens a serem apresentadas antes da aula. Você poderá imprimir as imagens ou selecionar outras de sua preferência para preparar um cartaz em cartolina ou projetar as imagens na lousa. Deixe que os alunos observem as imagens por alguns instantes. Para imprimir algumas planificações clique aqui.

Propósito: Despertar a percepção dos alunos e promover a familiaridade com os sólidos que serão trabalhados.

Discuta com a turma

  • Vocês conseguem identificar alguns sólidos ao observar estas imagens?
  • Por que eles são tão utilizados em nosso cotidiano? Já pensaram nisso?
  • Seria possível organizar os produtos na prateleira de um supermercado se as embalagens não fossem em sua grande maioria blocos retangulares?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Propósito: Despertar a percepção dos alunos e promover a familiaridade com os sólidos que serão trabalhados.

Orientações: Professor, escute a opinião de alguns alunos. Essas discussões enriquecem muito a aula. Como não é possível escutar todos, pois nem sempre o tempo é suficiente, combine com os alunos que em um próximo momento de discussão eles serão ouvidos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.

Orientações:

Professor você precisará de embalagens e/ou imagens de produtos, construções que representem prismas e pirâmides. Você poderá levar algumas embalagens e imagens. Poderá também solicitar aos alunos em uma aula anterior que leve as embalagens.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la (5 minutos). Em seguida, deixe que discutam com o grupo suas conclusões e modos de realizar a atividade. Reserve um tempo para que os grupos realizem a exposição do produto final e compartilhem suas conclusões. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e critérios de escolha para agrupamento dos sólidos.

Discuta com a turma:

  • Quais os critérios vocês utilizaram para realizar o agrupamento?
  • Todos os sólidos de um mesmo grupo se enquadram nestes critérios?
  • Dentro de um mesmo grupo poderiam ser estabelecidos novos critérios para diferenciar estes sólidos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor você precisará de embalagens e/ou imagens de produtos, construções que representem prismas e pirâmides. Você poderá levar algumas embalagens e imagens. Poderá também solicitar aos alunos em uma aula anterior que leve as embalagens.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la (5 minutos). Em seguida, deixe que discutam com o grupo suas conclusões e modos de realizar a atividade. Reserve um tempo para que os grupos realizem a exposição do produto final e compartilhem suas conclusões. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e critérios de escolha para agrupamento dos sólidos.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Quais os critérios vocês utilizaram para realizar o agrupamento?
  • Todos os sólidos de um mesmo grupo se enquadram nestes critérios?
  • Dentro de um mesmo grupo poderiam ser estabelecidos novos critérios para diferenciar estes sólidos?

Orientações: Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.

Professor caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para o agrupamento, coloque algumas questões como:

  • Já encontraram alguma solução?
  • Como vocês começaram?
  • Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal (produção em grupo - continuação) select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.

Orientações: Os grupos deverão fixar os cartazes pela sala permitindo assim que os colegas possam observar as conclusões de todos.

Disponibilize se possível bloquinhos de notas para que os alunos façam elogios ou algum questionamento aos outros grupos durante a visita aos cartazes.

Atividade principal (produção em grupo - continuação) select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.

Orientações: Durante a realização da atividade, você poderá circular pela sala observando o envolvimento e desempenho dos alunos. Este é um momento que permite uma avaliação dos grupos. É importante também observar se cada aluno está cumprindo seu papel dentro do grupo. Sempre que necessário reforce a necessidade de cumprimento das normas estabelecidas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Professor convide um repórter para compartilhar com a turma as conclusões encontradas pelo grupo. O cartaz produzido pelo grupo será o instrumento utilizado para iniciar as discussões da solução. É necessário envolver toda a turma neste momento.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelo grupo para agrupar os sólidos e identificar se os alunos conseguiram identificar características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégia vocês utilizaram para agrupar os sólidos?
  • Quais as diferenças e semelhanças observaram entre eles?
  • Algum grupo pensou em uma estratégia diferente?
  • Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize o material concreto e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Este sólido é um prisma ou uma pirâmide? Qual seu polígono da base?
  • Quantas são suas faces laterais? Qual o polígono forma suas faces laterais?
  • Qual o total de faces apresentadas por este sólido?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11)

Orientações: Depois que os alunos visitarem os cartazes dos colegas, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize o material concreto e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento dos conceitos discutidos até o momento.

Discuta com a turma:

  • Este sólido é um prisma? Qual seu polígono da base?
  • Quantas são suas faces laterais?
  • Qual o total de faces apresentadas por este sólido?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Depois que os alunos visitarem os cartazes dos colegas, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize o material concreto e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Este sólido é uma pirâmide? Qual seu polígono da base?
  • Quantas são suas faces laterais?
  • Qual o total de faces apresentadas por este sólido?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: lápis, borracha, caderno, exercício impresso para os grupos.

Material de uso coletivo:  Embalagens e imagens de produtos e/ou construções, cartolina ou outro tipo de papel para confeccionar o cartaz, fita adesiva colorida,  pincel atômico de várias cores, lápis de cor e régua.

Indicação de leitura:  COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Prepare as imagens a serem apresentadas antes da aula. Você poderá imprimir as imagens ou selecionar outras de sua preferência para preparar um cartaz em cartolina ou projetar as imagens na lousa. Deixe que os alunos observem as imagens por alguns instantes. Para imprimir algumas planificações clique aqui.

Propósito: Despertar a percepção dos alunos e promover a familiaridade com os sólidos que serão trabalhados.

Discuta com a turma

  • Vocês conseguem identificar alguns sólidos ao observar estas imagens?
  • Por que eles são tão utilizados em nosso cotidiano? Já pensaram nisso?
  • Seria possível organizar os produtos na prateleira de um supermercado se as embalagens não fossem em sua grande maioria blocos retangulares?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Propósito: Despertar a percepção dos alunos e promover a familiaridade com os sólidos que serão trabalhados.

Orientações: Professor, escute a opinião de alguns alunos. Essas discussões enriquecem muito a aula. Como não é possível escutar todos, pois nem sempre o tempo é suficiente, combine com os alunos que em um próximo momento de discussão eles serão ouvidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.

Orientações:

Professor você precisará de embalagens e/ou imagens de produtos, construções que representem prismas e pirâmides. Você poderá levar algumas embalagens e imagens. Poderá também solicitar aos alunos em uma aula anterior que leve as embalagens.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la (5 minutos). Em seguida, deixe que discutam com o grupo suas conclusões e modos de realizar a atividade. Reserve um tempo para que os grupos realizem a exposição do produto final e compartilhem suas conclusões. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e critérios de escolha para agrupamento dos sólidos.

Discuta com a turma:

  • Quais os critérios vocês utilizaram para realizar o agrupamento?
  • Todos os sólidos de um mesmo grupo se enquadram nestes critérios?
  • Dentro de um mesmo grupo poderiam ser estabelecidos novos critérios para diferenciar estes sólidos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor você precisará de embalagens e/ou imagens de produtos, construções que representem prismas e pirâmides. Você poderá levar algumas embalagens e imagens. Poderá também solicitar aos alunos em uma aula anterior que leve as embalagens.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la (5 minutos). Em seguida, deixe que discutam com o grupo suas conclusões e modos de realizar a atividade. Reserve um tempo para que os grupos realizem a exposição do produto final e compartilhem suas conclusões. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e critérios de escolha para agrupamento dos sólidos.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Quais os critérios vocês utilizaram para realizar o agrupamento?
  • Todos os sólidos de um mesmo grupo se enquadram nestes critérios?
  • Dentro de um mesmo grupo poderiam ser estabelecidos novos critérios para diferenciar estes sólidos?

Orientações: Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.

Professor caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para o agrupamento, coloque algumas questões como:

  • Já encontraram alguma solução?
  • Como vocês começaram?
  • Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.

Orientações: Os grupos deverão fixar os cartazes pela sala permitindo assim que os colegas possam observar as conclusões de todos.

Disponibilize se possível bloquinhos de notas para que os alunos façam elogios ou algum questionamento aos outros grupos durante a visita aos cartazes.

Slide Plano Aula

Propósito: Fazer com que os alunos observem as características comuns e diferenças entre prismas e pirâmides.

Orientações: Durante a realização da atividade, você poderá circular pela sala observando o envolvimento e desempenho dos alunos. Este é um momento que permite uma avaliação dos grupos. É importante também observar se cada aluno está cumprindo seu papel dentro do grupo. Sempre que necessário reforce a necessidade de cumprimento das normas estabelecidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Professor convide um repórter para compartilhar com a turma as conclusões encontradas pelo grupo. O cartaz produzido pelo grupo será o instrumento utilizado para iniciar as discussões da solução. É necessário envolver toda a turma neste momento.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelo grupo para agrupar os sólidos e identificar se os alunos conseguiram identificar características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégia vocês utilizaram para agrupar os sólidos?
  • Quais as diferenças e semelhanças observaram entre eles?
  • Algum grupo pensou em uma estratégia diferente?
  • Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize o material concreto e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Este sólido é um prisma ou uma pirâmide? Qual seu polígono da base?
  • Quantas são suas faces laterais? Qual o polígono forma suas faces laterais?
  • Qual o total de faces apresentadas por este sólido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11)

Orientações: Depois que os alunos visitarem os cartazes dos colegas, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize o material concreto e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento dos conceitos discutidos até o momento.

Discuta com a turma:

  • Este sólido é um prisma? Qual seu polígono da base?
  • Quantas são suas faces laterais?
  • Qual o total de faces apresentadas por este sólido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Depois que os alunos visitarem os cartazes dos colegas, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize o material concreto e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Este sólido é uma pirâmide? Qual seu polígono da base?
  • Quantas são suas faces laterais?
  • Qual o total de faces apresentadas por este sólido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano