12368
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O eclipse solar

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre O eclipse solar

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hederson Vinicius de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. O tema da presente aula inicia a sequência de aulas envolvendo os eclipses: eclipse solar, eclipse lunar (CIE8_10TU07), as fases da Lua e os eclipses solar e lunar (CIE8_10TU08) e a frequência dos eclipses - órbita da Lua e a translação ao redor do Sol (CIE8_10TU09). Para esta aula, espera-se que os alunos possuam conhecimentos prévios a respeito das fases lunares e o movimento da Lua ao redor da Terra. Para saber mais sobre o assunto, acesse: http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm.


Materiais necessários para a aula: Folhas de papel sulfite, bolinhas de isopor pequena, palitos de madeira, tesouras e lanternas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão compreender como ocorre o eclipse solar através da investigação da projeção de uma sombra.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, desenhe no quadro a imagem publicada pela Nasa juntamente com o texto. Caso a escola possua computador com internet, clique na imagem para visualizá-la em movimento ou acesse ao site da Nasa que originou a postagem no Twitter <https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2017/nasas-sdo-spots-a-lunar-transit>. É importante salientar que a duração do movimento da Lua ocultando parte do Sol, mostrada na imagem divulgada pela Nasa, foi de aproximadamente 45 minutos. Explique para os alunos que a imagem mostrada no slide foi divulgada pela Nasa, através do Twitter, informando que a espaçonave da Nasa, próxima da Terra, estava gravando imagens em ultravioleta do Sol, quando a Lua ocultou parte do Sol, como se estivesse fazendo uma “photobomb” ou fotobomba. Pergunte aos alunos se eles conhecem essa palavra. Caso não conheçam, revele que se refere a algo ou alguém que aparece no meio de uma cena que está sendo fotografada ou filmada de forma intrusa, só para sacanear. Através da visualização da imagem suscite a reflexão da turma: O que vocês acham que aconteceu na imagem? Qual a posição da Lua para ela aparecer dessa forma na imagem?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “O que acontece quando a Lua oculta o Sol?” e relatem o que eles acham que ocorre quando a Lua oculta o Sol? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Observe que na pergunta não há menção sobre o local do observador, ou seja, se o observador está na Terra ou fora dela, portanto, é possível que algum aluno revele que a Lua fará sombra na Terra (observador fora da Terra) ou vai “atrapalhar” a visualização do Sol (observador na Terra), retomando a contextualização. Explique aos alunos que eles irão investigar o que acontece quando a Lua oculta o Sol através de uma prática.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de pelo menos três alunos e explique para a turma que serão realizadas duas atividades diferentes. Nesta primeira etapa, eles irão investigar a projeção da sombra de uma bolinha de isopor em um papel sulfite feita com a lanterna. Adiante que a sala deverá ficar escura (com as luzes apagadas) para uma melhor visualização da sombra. Distribua para os grupos os materiais básicos que serão utilizados: bolinha de isopor pequena, que representará a Lua, palitos de madeira, como suporte para a bolinha-Lua, e lanterna, que representará o Sol. Caso a escola não possua esses materiais, eles podem ser substituído por, respectivamente, qualquer esfera pequena e opaca, lápis para segurar a esfera, que pode ser fixada com fita adesiva e a luz do celular, luminária ou afins. Explique a atividade que os alunos irão fazer: “Vocês irão utilizar o palito para segurar a bolinha de isopor. Posteriormente, vocês irão analisar como é a projeção da sombra da bolinha de isopor na folha de papel, utilizando a lanterna. Verifiquem se na sombra aparece partes mais escuras e mais claras de acordo com a distância da bolinha de isopor na folha de papel, marcando as posições que ocorrem na folha. Façam anotações sobre suas observações, elas serão importantes para discutirmos posteriormente. Vocês terão 15 minutos para fazer essa etapa”. Nessa etapa, desligue as luzes da sala para uma melhor visualização da sombra na folha. É importante, nesse momento, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: “Como vocês estão percebendo que ocorre com a sombra quando a bolinha se afasta da folha de papel? Vocês conseguem identificar uma parte mais clara próxima a borda e outra mais escura no centro?”

Materiais necessários: Bolinhas de isopor pequenas, palitos de madeira, tesouras e lanternas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Ainda em grupo, explique a segunda etapa: “Agora que vocês puderam perceber como é a sombra de uma bolinha de isopor na folha de papel, vocês irão investigar como a sombra é formada, vendo por trás dessa folha. Para isso, vocês irão utilizar a tesoura para fazer três furos na folha de papel de acordo com as marcações feitas na etapa anterior, em que vocês identificaram a parte mais clara e a mais escura, além de fazer um outro furo que ficará fora da sombra projetada. Posteriormente, um aluno irá segurar a lanterna, o outro a bolinha de isopor e o outro a folha de papel. O aluno com a bolinha deverá posicioná-la a uma distância cuja a parte mais escura da sombra da bolinha ou seu centro fique posicionada em um dos furos, a parte mais clara ou a margem da sombra ficará posicionada em outro e, fora da sombra projetada, deverá ficar posicionado o outro furo. O aluno com a folha deverá visualizar em cada um dos furos e esquematizar como ele vê a bolinha de isopor e a lanterna emitindo a luz através dos três furos. Cada aluno deverá revezar as posições, de modo que todos visualizem e esquematizem suas observações nos furos. Vocês terão 20 minutos para concluir as observações e os esquemas”. Neste momento, é importante passar pelos grupos para orientar as posições que os alunos devem ficar para que a sombra fique alinhada de acordo com as explicações. Para esta etapa não utilize a observação direta do Sol para substituir a luz da lanterna, pois é extremamente perigoso olhar o Sol diretamente, e qualquer exposição acima de 15 segundos pode danificar permanentemente o olho!

Materiais necessários: Bolinhas de isopor pequenas, palitos de madeira, tesouras e lanternas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo explique como ficaram as sombras nas diversas distâncias e o que foi percebido quando eles olharam através dos furos na folha de papel. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: ”O que vocês perceberam que ocorre com a sombra da bolinha de isopor projetada na folha de papel nas diferentes distâncias da bolinha em relação ao papel? Vocês conseguiram perceber uma parte mais clara e outra mais escura na sombra? O que vocês observaram quando olharam através dos furos na folha de papel nas diferentes posições da sombra?”

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Retome a questão disparadora exiba o vídeo Eclipse solar total. Nele, será explicado sobre a sombra da Lua na Terra e a visualização do eclipse total e parcial. Se na escola não for possível a exibição do vídeo, alternativamente, utilize o arquivo Sistematização - CIE8_10TU06, imprimindo uma cópia e mostrando as imagens do arquivo. Se houver algum aluno com deficiência visual, utilize o roteiro disponível no arquivo Eclipse e sombra para sentir - CIE8_10TU06 para confeccionar materiais para que o aluno possa sentir o que ocorre durante um eclipse. Suscite as reflexões para que os alunos possam explicar como ocorre o eclipse solar e a sombra que a Lua faz na Terra durante esse eclipse através das perguntas: “O que vocês podem inferir sobre o investigação que vocês fizeram e o eclipse solar? Em qual dos furos vocês acham que representa o eclipse total? E o parcial? Um observador na Terra que não se encontra na sombra que a Lua faz na Terra conseguirá ver o eclipse? Em qual dos furos essa observação está representada? O que acontece, então, quando a Lua oculta o Sol?”. Durante as reflexões com os alunos é importante inserir ou retomar os termos científicos, como a órbita da Lua, movimento de revolução, eclipse solar, entre outros. Posteriormente, construa um texto coletivo com os alunos sobre o eclipse, se necessário, leia o arquivo Sistematização - CIE8_10TU06 para a turma e, coletivamente, elaborem um texto no quadro. Após concluir a construção do do texto no quadro, solicite aos alunos que, após validarem o texto coletivo, transfira-o para o caderno. Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. O tema da presente aula inicia a sequência de aulas envolvendo os eclipses: eclipse solar, eclipse lunar (CIE8_10TU07), as fases da Lua e os eclipses solar e lunar (CIE8_10TU08) e a frequência dos eclipses - órbita da Lua e a translação ao redor do Sol (CIE8_10TU09). Para esta aula, espera-se que os alunos possuam conhecimentos prévios a respeito das fases lunares e o movimento da Lua ao redor da Terra. Para saber mais sobre o assunto, acesse: http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm.


Materiais necessários para a aula: Folhas de papel sulfite, bolinhas de isopor pequena, palitos de madeira, tesouras e lanternas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão compreender como ocorre o eclipse solar através da investigação da projeção de uma sombra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, desenhe no quadro a imagem publicada pela Nasa juntamente com o texto. Caso a escola possua computador com internet, clique na imagem para visualizá-la em movimento ou acesse ao site da Nasa que originou a postagem no Twitter <https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2017/nasas-sdo-spots-a-lunar-transit>. É importante salientar que a duração do movimento da Lua ocultando parte do Sol, mostrada na imagem divulgada pela Nasa, foi de aproximadamente 45 minutos. Explique para os alunos que a imagem mostrada no slide foi divulgada pela Nasa, através do Twitter, informando que a espaçonave da Nasa, próxima da Terra, estava gravando imagens em ultravioleta do Sol, quando a Lua ocultou parte do Sol, como se estivesse fazendo uma “photobomb” ou fotobomba. Pergunte aos alunos se eles conhecem essa palavra. Caso não conheçam, revele que se refere a algo ou alguém que aparece no meio de uma cena que está sendo fotografada ou filmada de forma intrusa, só para sacanear. Através da visualização da imagem suscite a reflexão da turma: O que vocês acham que aconteceu na imagem? Qual a posição da Lua para ela aparecer dessa forma na imagem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “O que acontece quando a Lua oculta o Sol?” e relatem o que eles acham que ocorre quando a Lua oculta o Sol? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Observe que na pergunta não há menção sobre o local do observador, ou seja, se o observador está na Terra ou fora dela, portanto, é possível que algum aluno revele que a Lua fará sombra na Terra (observador fora da Terra) ou vai “atrapalhar” a visualização do Sol (observador na Terra), retomando a contextualização. Explique aos alunos que eles irão investigar o que acontece quando a Lua oculta o Sol através de uma prática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de pelo menos três alunos e explique para a turma que serão realizadas duas atividades diferentes. Nesta primeira etapa, eles irão investigar a projeção da sombra de uma bolinha de isopor em um papel sulfite feita com a lanterna. Adiante que a sala deverá ficar escura (com as luzes apagadas) para uma melhor visualização da sombra. Distribua para os grupos os materiais básicos que serão utilizados: bolinha de isopor pequena, que representará a Lua, palitos de madeira, como suporte para a bolinha-Lua, e lanterna, que representará o Sol. Caso a escola não possua esses materiais, eles podem ser substituído por, respectivamente, qualquer esfera pequena e opaca, lápis para segurar a esfera, que pode ser fixada com fita adesiva e a luz do celular, luminária ou afins. Explique a atividade que os alunos irão fazer: “Vocês irão utilizar o palito para segurar a bolinha de isopor. Posteriormente, vocês irão analisar como é a projeção da sombra da bolinha de isopor na folha de papel, utilizando a lanterna. Verifiquem se na sombra aparece partes mais escuras e mais claras de acordo com a distância da bolinha de isopor na folha de papel, marcando as posições que ocorrem na folha. Façam anotações sobre suas observações, elas serão importantes para discutirmos posteriormente. Vocês terão 15 minutos para fazer essa etapa”. Nessa etapa, desligue as luzes da sala para uma melhor visualização da sombra na folha. É importante, nesse momento, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: “Como vocês estão percebendo que ocorre com a sombra quando a bolinha se afasta da folha de papel? Vocês conseguem identificar uma parte mais clara próxima a borda e outra mais escura no centro?”

Materiais necessários: Bolinhas de isopor pequenas, palitos de madeira, tesouras e lanternas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Ainda em grupo, explique a segunda etapa: “Agora que vocês puderam perceber como é a sombra de uma bolinha de isopor na folha de papel, vocês irão investigar como a sombra é formada, vendo por trás dessa folha. Para isso, vocês irão utilizar a tesoura para fazer três furos na folha de papel de acordo com as marcações feitas na etapa anterior, em que vocês identificaram a parte mais clara e a mais escura, além de fazer um outro furo que ficará fora da sombra projetada. Posteriormente, um aluno irá segurar a lanterna, o outro a bolinha de isopor e o outro a folha de papel. O aluno com a bolinha deverá posicioná-la a uma distância cuja a parte mais escura da sombra da bolinha ou seu centro fique posicionada em um dos furos, a parte mais clara ou a margem da sombra ficará posicionada em outro e, fora da sombra projetada, deverá ficar posicionado o outro furo. O aluno com a folha deverá visualizar em cada um dos furos e esquematizar como ele vê a bolinha de isopor e a lanterna emitindo a luz através dos três furos. Cada aluno deverá revezar as posições, de modo que todos visualizem e esquematizem suas observações nos furos. Vocês terão 20 minutos para concluir as observações e os esquemas”. Neste momento, é importante passar pelos grupos para orientar as posições que os alunos devem ficar para que a sombra fique alinhada de acordo com as explicações. Para esta etapa não utilize a observação direta do Sol para substituir a luz da lanterna, pois é extremamente perigoso olhar o Sol diretamente, e qualquer exposição acima de 15 segundos pode danificar permanentemente o olho!

Materiais necessários: Bolinhas de isopor pequenas, palitos de madeira, tesouras e lanternas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo explique como ficaram as sombras nas diversas distâncias e o que foi percebido quando eles olharam através dos furos na folha de papel. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: ”O que vocês perceberam que ocorre com a sombra da bolinha de isopor projetada na folha de papel nas diferentes distâncias da bolinha em relação ao papel? Vocês conseguiram perceber uma parte mais clara e outra mais escura na sombra? O que vocês observaram quando olharam através dos furos na folha de papel nas diferentes posições da sombra?”

Slide Plano Aula

Orientações: Retome a questão disparadora exiba o vídeo Eclipse solar total. Nele, será explicado sobre a sombra da Lua na Terra e a visualização do eclipse total e parcial. Se na escola não for possível a exibição do vídeo, alternativamente, utilize o arquivo Sistematização - CIE8_10TU06, imprimindo uma cópia e mostrando as imagens do arquivo. Se houver algum aluno com deficiência visual, utilize o roteiro disponível no arquivo Eclipse e sombra para sentir - CIE8_10TU06 para confeccionar materiais para que o aluno possa sentir o que ocorre durante um eclipse. Suscite as reflexões para que os alunos possam explicar como ocorre o eclipse solar e a sombra que a Lua faz na Terra durante esse eclipse através das perguntas: “O que vocês podem inferir sobre o investigação que vocês fizeram e o eclipse solar? Em qual dos furos vocês acham que representa o eclipse total? E o parcial? Um observador na Terra que não se encontra na sombra que a Lua faz na Terra conseguirá ver o eclipse? Em qual dos furos essa observação está representada? O que acontece, então, quando a Lua oculta o Sol?”. Durante as reflexões com os alunos é importante inserir ou retomar os termos científicos, como a órbita da Lua, movimento de revolução, eclipse solar, entre outros. Posteriormente, construa um texto coletivo com os alunos sobre o eclipse, se necessário, leia o arquivo Sistematização - CIE8_10TU06 para a turma e, coletivamente, elaborem um texto no quadro. Após concluir a construção do do texto no quadro, solicite aos alunos que, após validarem o texto coletivo, transfira-o para o caderno. Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano