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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O efeito estufa em outros planetas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre O efeito estufa em outros planetas

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa aula envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da sexta aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU05. O objetivo do plano é que os alunos comparem o efeito estufa de Vênus e da Terra e debatam as implicações da intensificação do efeito estufa em nosso planeta. Nesta aula os alunos irão trabalhar com análise de tabelas e construção de gráfico, abrindo a possibilidade de um trabalho interdisciplinar com matemática. Como sugestão, este plano poderá ser trabalhado em conjunto com o plano MAT7_15GEO0.

Materiais necessários para a aula:

Sugestões de aprofundamento:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje iremos aprender um pouco mais sobre o efeito estufa e suas consequências.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que os alunos verifiquem quais são os planetas mais próximos e mais distantes do Sol. Explique que a representação não está em escala de tamanho e nem de distância. Pergunte: “Dos planetas do Sistema Solar, qual deve ser o mais quente? Por que?”. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e argumentos. É esperado que a maioria atribua a maior temperatura ao planeta Mercúrio, já que este está mais próximo ao Sol. É possível que alguns alunos já indique o planeta Vênus como o que tem maior temperatura. Solicite que os alunos justifiquem suas hipóteses. Dedique aproximadamente 2 minutos para esta slide.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: É importante esclarecer que os valores apresentados são uma média da temperatura dos planetas, no entanto esses valores podem variar imensamente, cite por exemplo: As temperaturas de superfície de Marte variam de -143°C (no inverno nas calotas polares) até máximas de 35°C (no verão equatorial).

Peça que os alunos analisem a tabela. Pergunte se as hipóteses apresentadas anteriormente são confirmadas. Aguarde que alunos exponham suas opiniões e projete o próximo slide. Dedique aproximadamente 3 minutos para esta slide.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça os comentários realizados pelos alunos a respeito da questão. Essas são as hipóteses iniciais dos alunos, não há necessidade de intervenções neste momento.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios e distribua a atividade “Mão na massa” impressa, disponível em (https://docs.google.com/document/d/1SI0sXCxuxvnzVB4A0xn2m5Nw9peWwDSnpGPD7iOwjxw/edit). Reserve aproximadamente 5 minutos para esta etapa da “Mão na massa”. O objetivo desta etapa da atividade é a interpretação de um experimento. Os alunos deverão analisar a descrição do experimento e os dados obtidos. No experimento apresentado, seis frascos com diferentes concentrações de gás carbônico (dióxido de carbono) foram colocado ao Sol. A partir da análise das tabelas, os alunos poderão comparar que quanto maior a concentração de gás carbônico, maior será a temperatura registrada, ao decorrer da atividade é esperado que eles relacionem o observado no experimento ao efeito estufa. Explique alguns termos apresentados, como:

  • CO2 - Dióxido de Carbono (Um dos gases do efeito estufa)
  • ppm - Partes por milhão: indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1000000 gramas da solução. É uma grandeza que serve para relacionar a massa do soluto com a de soluções que estão muito diluídas.
  • °C - Graus Celsius: é uma escala termométrica usada na maioria dos países do mundo.

Experimento adaptado de: FIGUEIREDO, Maria Teresinha. Ciência: Atitude e Conhecimento, 9° ano. 1ª ed. - São Paulo: FTD, 2009.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Explique aos alunos que o objetivo desta etapa é a construção de um gráfico a partir dos dados das duas tabelas. Forneça um tempo para que as duplas/trios analisem e discutam a respeito da construção do gráfico, enquanto isso circule pela sala. Se necessário, exemplifique como os valores poderão ser plotados no gráfico. Há várias maneiras de se representar dados na forma de gráficos, e nesta atividade é esperado que os os alunos construam um gráfico de coordenadas cartesianas, ou do tipo x-y. Este tipo de gráfico é útil para correlacionar duas grandezas entre si, onde se considera que uma das grandezas (variável dependente) é função de uma outra (variável independente). Você poderá optar em realizar um trabalho interdisciplinar com matemática. Caso disponha de computadores com acesso à internet, os alunos poderão construir o gráfico a partir do site: https://plot.ly/create/#/. Reserve aproximadamente 15 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala com as carteiras organizadas em meia lua ou outro formato no qual os alunos consigam ver os colegas e você. Solicite aos alunos que compartilhem com a turma seus gráficos. Pergunte: “Qual conclusão podemos chegar analisando o gráfico?”. Nesta etapa, os alunos deverão perceber que quanto mais aumenta-se a concentração do dióxido de carbono, maior é a temperatura alcançada. Essa é apenas um exemplo do gráfico, a seu critério você poderá apresentar os gráficos construídos pelos alunos, ou construí-lo no quadro juntamente com a turma. Reserve 5 minutos para esta etapa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue o texto de apoio e a tabela (https://docs.google.com/document/d/1NsmHDUOi5GJdqSqtcN0K-tZOeM0jHaMQQP2l8LbryM8/edit e

https://docs.google.com/document/d/1FHs3ocDUe_un-_KIVSXvBfSUbw_TDVdmbANjG7vjP7s/edit). Solicite que os alunos leiam o texto “O planeta mais quente do Sistema Solar” com atenção. Instrua os alunos que eles poderão grifar o texto destacando os trechos mais relevantes. Após a leitura faça perguntas como:

  • Quais as semelhanças entre Vênus e a Terra?
  • Quais as diferenças?
  • Qual a temperatura registrada pela sonda na superfície do planeta?

Peça que os alunos analisem os dados dos 3 planetas mais quentes do Sistema Solar. Explique que Pa (Pascal) refere-se a unidade padrão de pressão e que um quilopascal (kPa) é um múltiplo decimal do pascal (1 kPa = 1000 Pa). Assim, a atmosfera de Vênus, por exemplo, é 92 vezes mais densa do que a da Terra e que Mercúrio tem uma atmosfera muito rarefeita (praticamente inexistente). Relembre alguns dados apresentado na contextualização, se necessário retorne a tabela (slide 4). Enfatize que os planetas mais quentes coincidem com a proximidade do Sol, no entanto, ao contrário do esperado, o mais quente não é o planeta mais próximo do Sol (Mercúrio), e sim o segundo mais próximo do Sol (Vênus). Retome a questão disparadora.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que os alunos verifiquem na tabela a composição das atmosferas dos planetas e a temperaturas apresentadas. Pergunte “Por que Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar?”. Peça que os alunos retornem ao gráfico e verifiquem que quanto maior foi a concentração de dióxido carbono, maior foi a temperatura registrada. Nesta etapa é esperado que os alunos consigam identificar que o planeta Vênus tem uma atmosfera densa e com alta concentração de gases do efeito estufa (principalmente o dióxido de carbono).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Como sistematização, poderá optar por registrar um texto coletivo no quadro, e a seu critério os alunos poderão ampliar o mapa conceitual coletivo (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa aula envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da sexta aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU05. O objetivo do plano é que os alunos comparem o efeito estufa de Vênus e da Terra e debatam as implicações da intensificação do efeito estufa em nosso planeta. Nesta aula os alunos irão trabalhar com análise de tabelas e construção de gráfico, abrindo a possibilidade de um trabalho interdisciplinar com matemática. Como sugestão, este plano poderá ser trabalhado em conjunto com o plano MAT7_15GEO0.

Materiais necessários para a aula:

Sugestões de aprofundamento:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje iremos aprender um pouco mais sobre o efeito estufa e suas consequências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que os alunos verifiquem quais são os planetas mais próximos e mais distantes do Sol. Explique que a representação não está em escala de tamanho e nem de distância. Pergunte: “Dos planetas do Sistema Solar, qual deve ser o mais quente? Por que?”. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e argumentos. É esperado que a maioria atribua a maior temperatura ao planeta Mercúrio, já que este está mais próximo ao Sol. É possível que alguns alunos já indique o planeta Vênus como o que tem maior temperatura. Solicite que os alunos justifiquem suas hipóteses. Dedique aproximadamente 2 minutos para esta slide.

Slide Plano Aula

Orientações: É importante esclarecer que os valores apresentados são uma média da temperatura dos planetas, no entanto esses valores podem variar imensamente, cite por exemplo: As temperaturas de superfície de Marte variam de -143°C (no inverno nas calotas polares) até máximas de 35°C (no verão equatorial).

Peça que os alunos analisem a tabela. Pergunte se as hipóteses apresentadas anteriormente são confirmadas. Aguarde que alunos exponham suas opiniões e projete o próximo slide. Dedique aproximadamente 3 minutos para esta slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça os comentários realizados pelos alunos a respeito da questão. Essas são as hipóteses iniciais dos alunos, não há necessidade de intervenções neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios e distribua a atividade “Mão na massa” impressa, disponível em (https://docs.google.com/document/d/1SI0sXCxuxvnzVB4A0xn2m5Nw9peWwDSnpGPD7iOwjxw/edit). Reserve aproximadamente 5 minutos para esta etapa da “Mão na massa”. O objetivo desta etapa da atividade é a interpretação de um experimento. Os alunos deverão analisar a descrição do experimento e os dados obtidos. No experimento apresentado, seis frascos com diferentes concentrações de gás carbônico (dióxido de carbono) foram colocado ao Sol. A partir da análise das tabelas, os alunos poderão comparar que quanto maior a concentração de gás carbônico, maior será a temperatura registrada, ao decorrer da atividade é esperado que eles relacionem o observado no experimento ao efeito estufa. Explique alguns termos apresentados, como:

  • CO2 - Dióxido de Carbono (Um dos gases do efeito estufa)
  • ppm - Partes por milhão: indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1000000 gramas da solução. É uma grandeza que serve para relacionar a massa do soluto com a de soluções que estão muito diluídas.
  • °C - Graus Celsius: é uma escala termométrica usada na maioria dos países do mundo.

Experimento adaptado de: FIGUEIREDO, Maria Teresinha. Ciência: Atitude e Conhecimento, 9° ano. 1ª ed. - São Paulo: FTD, 2009.

Slide Plano Aula

Orientações: Explique aos alunos que o objetivo desta etapa é a construção de um gráfico a partir dos dados das duas tabelas. Forneça um tempo para que as duplas/trios analisem e discutam a respeito da construção do gráfico, enquanto isso circule pela sala. Se necessário, exemplifique como os valores poderão ser plotados no gráfico. Há várias maneiras de se representar dados na forma de gráficos, e nesta atividade é esperado que os os alunos construam um gráfico de coordenadas cartesianas, ou do tipo x-y. Este tipo de gráfico é útil para correlacionar duas grandezas entre si, onde se considera que uma das grandezas (variável dependente) é função de uma outra (variável independente). Você poderá optar em realizar um trabalho interdisciplinar com matemática. Caso disponha de computadores com acesso à internet, os alunos poderão construir o gráfico a partir do site: https://plot.ly/create/#/. Reserve aproximadamente 15 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala com as carteiras organizadas em meia lua ou outro formato no qual os alunos consigam ver os colegas e você. Solicite aos alunos que compartilhem com a turma seus gráficos. Pergunte: “Qual conclusão podemos chegar analisando o gráfico?”. Nesta etapa, os alunos deverão perceber que quanto mais aumenta-se a concentração do dióxido de carbono, maior é a temperatura alcançada. Essa é apenas um exemplo do gráfico, a seu critério você poderá apresentar os gráficos construídos pelos alunos, ou construí-lo no quadro juntamente com a turma. Reserve 5 minutos para esta etapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue o texto de apoio e a tabela (https://docs.google.com/document/d/1NsmHDUOi5GJdqSqtcN0K-tZOeM0jHaMQQP2l8LbryM8/edit e

https://docs.google.com/document/d/1FHs3ocDUe_un-_KIVSXvBfSUbw_TDVdmbANjG7vjP7s/edit). Solicite que os alunos leiam o texto “O planeta mais quente do Sistema Solar” com atenção. Instrua os alunos que eles poderão grifar o texto destacando os trechos mais relevantes. Após a leitura faça perguntas como:

  • Quais as semelhanças entre Vênus e a Terra?
  • Quais as diferenças?
  • Qual a temperatura registrada pela sonda na superfície do planeta?

Peça que os alunos analisem os dados dos 3 planetas mais quentes do Sistema Solar. Explique que Pa (Pascal) refere-se a unidade padrão de pressão e que um quilopascal (kPa) é um múltiplo decimal do pascal (1 kPa = 1000 Pa). Assim, a atmosfera de Vênus, por exemplo, é 92 vezes mais densa do que a da Terra e que Mercúrio tem uma atmosfera muito rarefeita (praticamente inexistente). Relembre alguns dados apresentado na contextualização, se necessário retorne a tabela (slide 4). Enfatize que os planetas mais quentes coincidem com a proximidade do Sol, no entanto, ao contrário do esperado, o mais quente não é o planeta mais próximo do Sol (Mercúrio), e sim o segundo mais próximo do Sol (Vênus). Retome a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que os alunos verifiquem na tabela a composição das atmosferas dos planetas e a temperaturas apresentadas. Pergunte “Por que Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar?”. Peça que os alunos retornem ao gráfico e verifiquem que quanto maior foi a concentração de dióxido carbono, maior foi a temperatura registrada. Nesta etapa é esperado que os alunos consigam identificar que o planeta Vênus tem uma atmosfera densa e com alta concentração de gases do efeito estufa (principalmente o dióxido de carbono).

Slide Plano Aula

Orientações: Como sistematização, poderá optar por registrar um texto coletivo no quadro, e a seu critério os alunos poderão ampliar o mapa conceitual coletivo (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04).

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