12351
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Bioma Amazônia

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Bioma Amazônia

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula sequência do plano CIE7_07VE04. Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nessas aulas, consulte o site: <https://www.ibflorestas.org.br/bioma-amazonico.html>

Materiais necessários para a aula: Papel pardo, cola, tirinhas de papel e textos impressos (disponíveis aqui), projetor de imagens.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o maior bioma brasileiro, a Amazônia.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o vídeo para os alunos. Caso não seja possível passar o vídeo, assista-ao no link: https://www.youtube.com/watch?v=PidLKErSyhU e conte aos alunos o que o vídeo retrata. Pergunte o que eles acharam do vídeo. Questione-os também se eles já conheciam a planta e o que acharam dela. Diga para os alunos que eles irão conhecer outras espécies interessantes de seres vivos que são típicos da Amazônia.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite-os que exponham seus pontos de vista sobre a pergunta e discutam sobre ela. Deixe-os refletirem a respeito da questão e ficarem curiosos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: O Mão na Massa está dividido em três etapas: leitura, 3 minutos; discussão e registro, 15 minutos; apresentação, 9 minutos (para cada etapa da atividade você deverá informar aos alunos o tempo que eles têm disponível para concluírem a tarefa proposta). Divida a turma em equipes de três membros. Você deverá “nomear” cada membro do grupo por um número diferente (os números são: 1, 2 e 3) e entregar um texto que está disponível aqui, de acordo com o seu número (por exemplo, o aluno número 1 receberá o texto 1 e assim sucessivamente) que deverá estar impresso em papel sulfite. Como os textos 1, 2 e 3 são diferentes, solicite-os que façam uma leitura silenciosa no grupo, porém bastante atenciosa sobre os textos que receberam.

Caso algum aluno queira fazer anotações, explique para ele que este primeiro momento é apenas para a leitura. Depois da leitura, peça para desfazerem as equipes e formarem outras novas equipes, dessa vez, organizadas por membros de números iguais, portanto serão formados três grupos, ou seja, um composto pelos membros de número 1, outro composto por membros de número 2 e outro formado pelos membros de número 3. Agora, como todos da equipe já fizeram a leitura do mesmo texto, oriente-os que discutam e listem numa folha de papel sulfite (que deverá ser entregue) os pontos que julgarem mais importantes e que foram abordados no texto. Oriente os alunos que mencionem os nomes de espécies, quando citadas pelo texto. Após a listagem dos pontos principais, explique que cada grupo irá expor suas anotações para a turma, obedecendo a ordem de apresentação: primeiro o grupo 1, depois o 2 e, por fim, o 3. Durante a apresentação de uma equipe, os membros das outras equipes deverão estar atentos na explanação e irem anotando, no verso da folha que receberam, informações que julgarem importantes sobre aquele assunto que está sendo exposto. Sempre que uma equipe terminar, é necessário disponibilizar um intervalo de 1 minuto antes da apresentação da equipe seguinte, para que os demais concluam suas anotações.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Terminadas as apresentações, entregue 8 tirinhas de papel em branco para cada equipe e oriente-os que eles deverão usar as tirinhas para escreverem palavras-chaves ou frases curtas que representem as informações apresentadas por cada equipe (um resumo do que foi exposto). Os alunos deverão seguir as seguintes instruções que deverão ser dadas por você: informe-os que 4 tirinhas deverão conter informações sobre o tema apresentado pelo seu grupo e as outras 4 tirinhas deverão conter informações dos outros dois grupos que também se apresentaram, sendo 2 tirinhas para cada um. Eles têm que pensar em palavras chaves ou frases curtas que representem o que cada equipe falou. Após a confecção das tirinhas, disponibilize no meio da sala uma folha de papel pardo com a pergunta disparadora escrita no centro, “O que encontramos no bioma Amazônia?”, e solicite que os alunos colem suas tirinhas no papel. É possível que algumas palavras ou frases se repitam, mesmo assim, deixe que os alunos colem. Talvez seja uma palavra ou termo que foi empregado bem sobre a parte que o grupo leu e apresentou. Para finalizar a aula, exponha o painel para a turma, leia todas as tirinhas e comente que eles acabaram de construir um painel contendo as riquezas da Amazônia, o maior bioma brasileiro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula sequência do plano CIE7_07VE04. Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nessas aulas, consulte o site: <https://www.ibflorestas.org.br/bioma-amazonico.html>

Materiais necessários para a aula: Papel pardo, cola, tirinhas de papel e textos impressos (disponíveis aqui), projetor de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o maior bioma brasileiro, a Amazônia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o vídeo para os alunos. Caso não seja possível passar o vídeo, assista-ao no link: https://www.youtube.com/watch?v=PidLKErSyhU e conte aos alunos o que o vídeo retrata. Pergunte o que eles acharam do vídeo. Questione-os também se eles já conheciam a planta e o que acharam dela. Diga para os alunos que eles irão conhecer outras espécies interessantes de seres vivos que são típicos da Amazônia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite-os que exponham seus pontos de vista sobre a pergunta e discutam sobre ela. Deixe-os refletirem a respeito da questão e ficarem curiosos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: O Mão na Massa está dividido em três etapas: leitura, 3 minutos; discussão e registro, 15 minutos; apresentação, 9 minutos (para cada etapa da atividade você deverá informar aos alunos o tempo que eles têm disponível para concluírem a tarefa proposta). Divida a turma em equipes de três membros. Você deverá “nomear” cada membro do grupo por um número diferente (os números são: 1, 2 e 3) e entregar um texto que está disponível aqui, de acordo com o seu número (por exemplo, o aluno número 1 receberá o texto 1 e assim sucessivamente) que deverá estar impresso em papel sulfite. Como os textos 1, 2 e 3 são diferentes, solicite-os que façam uma leitura silenciosa no grupo, porém bastante atenciosa sobre os textos que receberam.

Caso algum aluno queira fazer anotações, explique para ele que este primeiro momento é apenas para a leitura. Depois da leitura, peça para desfazerem as equipes e formarem outras novas equipes, dessa vez, organizadas por membros de números iguais, portanto serão formados três grupos, ou seja, um composto pelos membros de número 1, outro composto por membros de número 2 e outro formado pelos membros de número 3. Agora, como todos da equipe já fizeram a leitura do mesmo texto, oriente-os que discutam e listem numa folha de papel sulfite (que deverá ser entregue) os pontos que julgarem mais importantes e que foram abordados no texto. Oriente os alunos que mencionem os nomes de espécies, quando citadas pelo texto. Após a listagem dos pontos principais, explique que cada grupo irá expor suas anotações para a turma, obedecendo a ordem de apresentação: primeiro o grupo 1, depois o 2 e, por fim, o 3. Durante a apresentação de uma equipe, os membros das outras equipes deverão estar atentos na explanação e irem anotando, no verso da folha que receberam, informações que julgarem importantes sobre aquele assunto que está sendo exposto. Sempre que uma equipe terminar, é necessário disponibilizar um intervalo de 1 minuto antes da apresentação da equipe seguinte, para que os demais concluam suas anotações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Terminadas as apresentações, entregue 8 tirinhas de papel em branco para cada equipe e oriente-os que eles deverão usar as tirinhas para escreverem palavras-chaves ou frases curtas que representem as informações apresentadas por cada equipe (um resumo do que foi exposto). Os alunos deverão seguir as seguintes instruções que deverão ser dadas por você: informe-os que 4 tirinhas deverão conter informações sobre o tema apresentado pelo seu grupo e as outras 4 tirinhas deverão conter informações dos outros dois grupos que também se apresentaram, sendo 2 tirinhas para cada um. Eles têm que pensar em palavras chaves ou frases curtas que representem o que cada equipe falou. Após a confecção das tirinhas, disponibilize no meio da sala uma folha de papel pardo com a pergunta disparadora escrita no centro, “O que encontramos no bioma Amazônia?”, e solicite que os alunos colem suas tirinhas no papel. É possível que algumas palavras ou frases se repitam, mesmo assim, deixe que os alunos colem. Talvez seja uma palavra ou termo que foi empregado bem sobre a parte que o grupo leu e apresentou. Para finalizar a aula, exponha o painel para a turma, leia todas as tirinhas e comente que eles acabaram de construir um painel contendo as riquezas da Amazônia, o maior bioma brasileiro.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para Impressão - Mão na Massa - Bioma Amazônia

  • Documento

    Atividade para Impressão - Cuíca - Bioma Amazônia


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Identificar e definir bioma

AULA 02

Os biomas brasileiros: caracterização

AULA 03

Mapeando os biomas brasileiros

AULA 05

Bioma Cerrado

AULA 06

Bioma Caatinga

AULA 07

Bioma Mata Atlântica

AULA 08

Bioma Pampa

AULA 09

Biomas e Ecossistemas

AULA 10

Ecossistema em equilíbrio

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Caatinga

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Campanhas de vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Analisando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Pampa

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Biomas e Ecossistemas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Ecossistema em equilíbrio

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os riscos da não vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e Som: como os animais aquáticos reagem às nossas ondas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o furacão Irma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A onça-pintada em perigo de extinção

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Mata Atlântica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o desastre de Mariana

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o desastre de Mariana

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Temperatura e Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas Hidráulicas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Sensação térmica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera varia suas características

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Atmosfera - O ar que nos cerca

7º ano / Ciências / Terra e Universo

As principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construção de um forno caseiro

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Materiais condutores e isolantes térmicos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera se move

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calorias dos Alimentos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Gases do efeito estufa

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI07 da BNCC

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Caatinga

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Pampa

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Biomas e Ecossistemas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ecossistema em equilíbrio

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Mata Atlântica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann