Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que assistam ao vídeo “Mônica Toy | Transtoyngs (T06E14)” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre ela:
- Depois de passar por uma transformação, em quais situações um material pode voltar a ser como ele era antes?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Envie aos estudantes o arquivo disponível na aba “materiais e atividades” e oriente-os a discutirem no grupo para chegarem a um acordo e responderem as questões propostas.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem as respostas. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes nas reflexões sobre os processos de transformação dos materiais.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE6_02M&E03
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
AULA 01
AULA 02
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes