12341
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Nesta aula, será abordado o conteúdo da rede de vasos sanguíneos presentes em nosso corpo, especificando as estruturas (artérias, veias e capilares) e as trocas gasosas que ocorrem neste sistema. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas introdutórias CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04 e CIE5_06VE05 sobre o sistema circulatório, composição e defesas do sangue.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para a realização do “contexto” e do “mão na massa” (encontrado no material complementar deste plano). Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize os links abaixo: https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiolo. Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:

  • O que são vasos sanguíneos?
  • Onde os encontramos?
  • O que eles conduzem?
  • Quais outras informações vocês sabem sobre os vasos sanguíneos?

É importante salientar que este não é um momento para que os alunos tragam respostas já bem elaboradas para estas perguntas. Aproveite este tempo de aula para que as crianças compartilhem os conhecimentos prévios que trazem sobre o assunto e iniciem o levantamento de hipóteses.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro, ou descreva-a (o arquivo para impressão encontra-se nos materiais complementares deste plano). Após a apresentação, questione:

  • O que vocês percebem na imagem?
  • Por que a rede possui vasos de cores diferentes?
  • Existem quantos tipos de vasos?
  • Vocês imaginam a diferença entre eles?
  • De onde eles saem e para onde vão?
  • Eles têm a mesma espessura?
  • Por que esses vasos são importantes?
  • Para que será que eles servem?

Mais uma vez, reserve um momento para ouvir as crianças, valorizando cada fala e levantando novos questionamentos que as façam refletir sobre o que estão discutindo. Instigue a curiosidade delas dizendo que, nesta aula, vamos conhecer melhor o que são esses vasos que permeiam todo o corpo humano e quais as suas funções.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro, ou descreva-a (o arquivo para impressão encontra-se nos materiais complementares deste plano). Após a apresentação, questione:

  • O que vocês percebem na imagem?
  • Por que a rede possui vasos de cores diferentes?
  • Existem quantos tipos de vaso?
  • Vocês imaginam a diferença entre eles?
  • De onde eles saem e para onde vão?
  • Eles têm a mesma espessura?
  • Por que esses vasos são importantes?
  • Para que será que eles servem?

Mais uma vez, reserve um momento para ouvir as crianças, valorizando cada fala e levantando novos questionamentos que as façam refletir sobre o que estão discutindo. Instigue a curiosidade delas, dizendo que, nesta aula, vamos conhecer melhor o que são esses vasos, que permeiam todo o corpo humano e quais as suas funções.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, retome as questões com os alunos:

  • Como será formada a rede de vasos sanguíneos do nosso corpo?
  • De onde eles saem e para onde vão?
  • Eles têm a mesma espessura?
  • Por que esses vasos são importantes?
  • Para que será que eles servem?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a turma em quatro grupos e entregue a cada um massinhas de modelar de várias cores e papel kraft do tamanho do corpo de uma criança. Caso não possua papel kraft, utilize outro material no qual os alunos consigam deitar e desenhar em cima, como um papelão ou cartolinas coladas uma na outra. Oriente aos grupos para que um aluno deite-se sobre o papel e outro desenhe sua silhueta. Após o desenho da silhueta, oriente os alunos para que construam um modelo da rede de veias, artérias e capilares com as massinhas de modelar, sem utilizar essas nomenclaturas, inicialmente. Para isso, devem usar uma cor para veias, outra cor para artérias e afinando a massinha para chegar nas extremidades menores do corpo. Durante o levantamento de hipóteses dos alunos, passe pelos grupos realizando mediações e questionamentos, como:

  • Os vasos possuem o mesmo tamanho?
  • Como os vasos chegam até as extremidades, como nos dedos, por exemplo?
  • De onde partem os vasos? E até onde vão?
  • O que passa por dentro dos vasos?
  • O sangue vai e volta pelo mesmo lugar? Ou em vasos diferentes?

Assim que os modelos estiverem prontos, oriente cada grupo a apresentar o que construiu e ir completando seus próprios trabalhos com informações complementadas pelos outros grupos.


Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após a troca de informações entre os grupos, inicie a sistematização projetando o slide para os alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva o conteúdo no quadro, realizando a mediação. Comece orientando aos alunos para que fiquem atentos aos elementos que eram necessários nos modelos. Questione os alunos à medida em que for conferindo os itens:

  • Vocês colocaram as artérias?
  • Utilizaram uma cor diferente para representá-la?
  • De onde partiu o início das artérias?
  • Vocês colocaram uma artéria principal saindo do coração e se ramificando para o corpo todo?
  • Tornaram os filamentos mais finos representando os capilares?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Continue a sistematização realizando a conferência dos itens e questionando:

  • Vocês colocaram as veias?
  • Utilizaram uma cor diferente para representá-la?
  • De onde partiu o início das veias?
  • Vocês uniram os filamentos de veias em vasos mais centrais, unindo-se e retornando ao coração?

Após a Conferência e a Sistematização, mencionar sobre a grande e a pequena circulação. Caso queira se apropriar de mais informações sobre pequena e grande circulação, utilize os links abaixo:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Reproduza a imagem do slide e finalize o assunto sobre a grande e pequena circulação. Caso não possua recursos, represente/desenhe o conteúdo no quadro. Para finalizar a sistematização, oriente para que os grupos repensem seus modelos e façam as modificações necessárias, de acordo com os conceitos que aprenderam durante a aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Nesta aula, será abordado o conteúdo da rede de vasos sanguíneos presentes em nosso corpo, especificando as estruturas (artérias, veias e capilares) e as trocas gasosas que ocorrem neste sistema. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas introdutórias CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04 e CIE5_06VE05 sobre o sistema circulatório, composição e defesas do sangue.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para a realização do “contexto” e do “mão na massa” (encontrado no material complementar deste plano). Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize os links abaixo: https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiolo. Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:

  • O que são vasos sanguíneos?
  • Onde os encontramos?
  • O que eles conduzem?
  • Quais outras informações vocês sabem sobre os vasos sanguíneos?

É importante salientar que este não é um momento para que os alunos tragam respostas já bem elaboradas para estas perguntas. Aproveite este tempo de aula para que as crianças compartilhem os conhecimentos prévios que trazem sobre o assunto e iniciem o levantamento de hipóteses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro, ou descreva-a (o arquivo para impressão encontra-se nos materiais complementares deste plano). Após a apresentação, questione:

  • O que vocês percebem na imagem?
  • Por que a rede possui vasos de cores diferentes?
  • Existem quantos tipos de vasos?
  • Vocês imaginam a diferença entre eles?
  • De onde eles saem e para onde vão?
  • Eles têm a mesma espessura?
  • Por que esses vasos são importantes?
  • Para que será que eles servem?

Mais uma vez, reserve um momento para ouvir as crianças, valorizando cada fala e levantando novos questionamentos que as façam refletir sobre o que estão discutindo. Instigue a curiosidade delas dizendo que, nesta aula, vamos conhecer melhor o que são esses vasos que permeiam todo o corpo humano e quais as suas funções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro, ou descreva-a (o arquivo para impressão encontra-se nos materiais complementares deste plano). Após a apresentação, questione:

  • O que vocês percebem na imagem?
  • Por que a rede possui vasos de cores diferentes?
  • Existem quantos tipos de vaso?
  • Vocês imaginam a diferença entre eles?
  • De onde eles saem e para onde vão?
  • Eles têm a mesma espessura?
  • Por que esses vasos são importantes?
  • Para que será que eles servem?

Mais uma vez, reserve um momento para ouvir as crianças, valorizando cada fala e levantando novos questionamentos que as façam refletir sobre o que estão discutindo. Instigue a curiosidade delas, dizendo que, nesta aula, vamos conhecer melhor o que são esses vasos, que permeiam todo o corpo humano e quais as suas funções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, retome as questões com os alunos:

  • Como será formada a rede de vasos sanguíneos do nosso corpo?
  • De onde eles saem e para onde vão?
  • Eles têm a mesma espessura?
  • Por que esses vasos são importantes?
  • Para que será que eles servem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a turma em quatro grupos e entregue a cada um massinhas de modelar de várias cores e papel kraft do tamanho do corpo de uma criança. Caso não possua papel kraft, utilize outro material no qual os alunos consigam deitar e desenhar em cima, como um papelão ou cartolinas coladas uma na outra. Oriente aos grupos para que um aluno deite-se sobre o papel e outro desenhe sua silhueta. Após o desenho da silhueta, oriente os alunos para que construam um modelo da rede de veias, artérias e capilares com as massinhas de modelar, sem utilizar essas nomenclaturas, inicialmente. Para isso, devem usar uma cor para veias, outra cor para artérias e afinando a massinha para chegar nas extremidades menores do corpo. Durante o levantamento de hipóteses dos alunos, passe pelos grupos realizando mediações e questionamentos, como:

  • Os vasos possuem o mesmo tamanho?
  • Como os vasos chegam até as extremidades, como nos dedos, por exemplo?
  • De onde partem os vasos? E até onde vão?
  • O que passa por dentro dos vasos?
  • O sangue vai e volta pelo mesmo lugar? Ou em vasos diferentes?

Assim que os modelos estiverem prontos, oriente cada grupo a apresentar o que construiu e ir completando seus próprios trabalhos com informações complementadas pelos outros grupos.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após a troca de informações entre os grupos, inicie a sistematização projetando o slide para os alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva o conteúdo no quadro, realizando a mediação. Comece orientando aos alunos para que fiquem atentos aos elementos que eram necessários nos modelos. Questione os alunos à medida em que for conferindo os itens:

  • Vocês colocaram as artérias?
  • Utilizaram uma cor diferente para representá-la?
  • De onde partiu o início das artérias?
  • Vocês colocaram uma artéria principal saindo do coração e se ramificando para o corpo todo?
  • Tornaram os filamentos mais finos representando os capilares?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Continue a sistematização realizando a conferência dos itens e questionando:

  • Vocês colocaram as veias?
  • Utilizaram uma cor diferente para representá-la?
  • De onde partiu o início das veias?
  • Vocês uniram os filamentos de veias em vasos mais centrais, unindo-se e retornando ao coração?

Após a Conferência e a Sistematização, mencionar sobre a grande e a pequena circulação. Caso queira se apropriar de mais informações sobre pequena e grande circulação, utilize os links abaixo:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Reproduza a imagem do slide e finalize o assunto sobre a grande e pequena circulação. Caso não possua recursos, represente/desenhe o conteúdo no quadro. Para finalizar a sistematização, oriente para que os grupos repensem seus modelos e façam as modificações necessárias, de acordo com os conceitos que aprenderam durante a aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano