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Plano de aula - Fazendo um som por aí: o som em diferentes meios

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Fazendo um som por aí: o som em diferentes meios

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Teixeira da Costa Portes Brusdzenski

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, o aluno perceberá que, para que o som se propague, é necessário um meio material que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Um vídeo interessante para você assistir caso queira entender melhor o assunto é “Produção do Som” (disponível no link: https://pt.khanacademy.org/science/physics/mechanical-waves-and-sound/modal/v/production-of-sound). Este vídeo mostra de forma bem didática a produção do som em diferentes meios.

Materiais necessários para a aula: Uma folha branca (Ofício ou A4) por grupo de alunos, canetinhas e sete figuras com situações específicas para o “Mão na Massa”.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Este é o primeiro slide, onde você apresentará o tema da aula. É importante considerar os conhecimentos prévios dos alunos referente ao tema, por isso, verifique o que eles já sabem sobre o som em diferentes meios. Você pode instigar a turma com algumas questões como: “Será que o som se propaga somente pelo ar?”, “Imaginem que eu estou embaixo d’água, numa piscina. Se eu disser algumas palavras na água, vocês conseguirão ouvir?”. O som ouvido ao falar dentro da água será diferente do som ouvido no ar pela diferença de meio material. A velocidade do som (assim como a velocidade da luz) varia com o meio material.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Será interessante (mas não obrigatório) colocar o som das baleias para que os alunos ouçam. No link https://www.youtube.com/watch?v=WabT1L-nN-E , você ouvirá quase três minutos de sons emitidos por baleias. Coloque o som e pergunte: “Que som é esse?”. As baleias, assim como os morcegos utilizam o som para se localizar e capturar presas. Ao emitir um som, o mesmo é refletido por um obstáculo (uma presa, uma pedra, uma árvore) e assim, o animal consegue se localizar e saber exatamente a distância em que este material está. Dependendo do tamanho e da solidez do objeto, o som retornará numa intensidade diferente. A capacidade que o som tem de se propagar em diferentes meios e ser refletido torna isso possível! A reportagem “Na crista da onda… sonora!” da Revista Ciência Hoje das Crianças, disponível em http://chc.org.br/na-crista-da-onda-sonora/, explica esse fenômeno e com certeza será uma leitura enriquecedora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Verifique se os alunos compreendem bem a palavra “propaga”. Esse termo já foi utilizado no plano CIE3_01ME01. Explique a eles o significado usando sinônimos ou situações do dia a dia. Propagação= ato ou efeito de espalhar(-se); difusão, disseminação. Aumento por meio da reprodução; proliferação (Fonte: Dicionário Google). A propagação do som se dá através de oscilações nas moléculas presentes no meio. Para que o som se propague (se espalhe, se dissemine), é necessário um meio. Levante a discussão perguntando se é possível que o som se propague na água, numa peça de madeira ou no ar… as crianças chegarão a conclusão que sim. Pergunte: “Então como se dá essa propagação? Em meios sólidos, líquidos ou gasosos a propagação do som se dará da mesma forma?”.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Para esta atividade, os alunos deverão ser divididos em grupos de 3 alunos. Cada grupo irá receber uma folha tamanho Ofício ou A4 branca, canetinhas e as 7 figuras demonstradas no slide. A tarefa dos alunos será agrupar as imagens por semelhanças em relação a propagação do som (separe 15 minutos do total do tempo do ‘Mão na Massa’ para essa organização. A intenção é que eles agrupem as gravuras por meios de propagação - meios sólido, líquido e gasoso). Leia o slide para os alunos. Você poderá esclarecer (caso haja dúvidas) que som está sendo representado na imagem. Peça que cada grupo divida a folha na quantidade de agrupamentos desejados e nomeie cada agrupamento. Abaixo, segue descrição das imagens e meios de propagação correspondentes.

1- Um trilho de trem. Meio sólido - pois ao colocarmos os ouvidos nos trilhos, conseguiremos sentir a vibração o som do trem vindo ao longe.

2- O trem passando e apitando. Meio gasoso.

3- Uma pessoa gritando. Meio gasoso.

4- Alguém furando um pedaço de madeira com uma furadeira. Meio sólido.

5- Golfinhos na água. Meio líquido.

6- Um rapaz tocando violão. Meio gasoso.

7- Dois mergulhadores conversando no fundo do mar. Meio líquido.

Após a atividade, reserve um tempo (10 minutos) para que os grupos compartilhem o que fizeram.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Além de ler os slides para os alunos, também é interessante comentar que o som se propaga mais rápido nos meios sólidos em relação aos líquidos, e nos meios líquidos em relação aos gasosos. Esquema de velocidade de propagação do som nos diferentes meios: Sólido > Líquido > Gasoso. A proximidade entre as moléculas em cada meio propiciará maior ou menor velocidade de propagação. Nos meios sólidos, as moléculas estão muito próximas (mais densas), o que facilita a propagação. A vibração na produção do som é mais eficaz devido a proximidade entre essas moléculas. Nos meios líquidos, as moléculas estão mais separadas do que nos sólidos e mais próximas que nos meios gasosos. O vídeo descrito no primeiro slide (“Produção do Som”) te ajudará a compreender melhor essa diferença.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Esse é o último slide da aula. É provável que algum aluno lhe pergunte se existe som no espaço. É importante valorizar essa questão e discuti-la com a classe. Leve em consideração o que eles pensam sobre a questão colocada no início deste slide. Leia o slide para a turma ou, se preferir, lance a questão como um tema a ser pesquisado e discuta-o em sala.

Resposta: O espaço não é apenas um vazio completo, como muitos acham. O gás e a poeira interestelar deixados para trás por estrelas velhas e por vezes usados para criar novas, têm o potencial para carregar ondas de som — nós é que não podemos ouvi-las. As partículas estão tão espalhadas que as ondas ficam em uma frequência inaudível para os ouvidos humanos. Essa resposta e outros esclarecimentos você poderá obter na reportagem “O som pode viajar pelo espaço - nós é que não conseguimos ouvi-lo”, disponível no link: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/10/o-som-pode-viajar-pelo-espaco-nos-e-que-nao-conseguimos-ouvi-lo.html, e em “O som do espaço”, disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/o-som-do-espaco/.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, o aluno perceberá que, para que o som se propague, é necessário um meio material que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Um vídeo interessante para você assistir caso queira entender melhor o assunto é “Produção do Som” (disponível no link: https://pt.khanacademy.org/science/physics/mechanical-waves-and-sound/modal/v/production-of-sound). Este vídeo mostra de forma bem didática a produção do som em diferentes meios.

Materiais necessários para a aula: Uma folha branca (Ofício ou A4) por grupo de alunos, canetinhas e sete figuras com situações específicas para o “Mão na Massa”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Este é o primeiro slide, onde você apresentará o tema da aula. É importante considerar os conhecimentos prévios dos alunos referente ao tema, por isso, verifique o que eles já sabem sobre o som em diferentes meios. Você pode instigar a turma com algumas questões como: “Será que o som se propaga somente pelo ar?”, “Imaginem que eu estou embaixo d’água, numa piscina. Se eu disser algumas palavras na água, vocês conseguirão ouvir?”. O som ouvido ao falar dentro da água será diferente do som ouvido no ar pela diferença de meio material. A velocidade do som (assim como a velocidade da luz) varia com o meio material.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Será interessante (mas não obrigatório) colocar o som das baleias para que os alunos ouçam. No link https://www.youtube.com/watch?v=WabT1L-nN-E , você ouvirá quase três minutos de sons emitidos por baleias. Coloque o som e pergunte: “Que som é esse?”. As baleias, assim como os morcegos utilizam o som para se localizar e capturar presas. Ao emitir um som, o mesmo é refletido por um obstáculo (uma presa, uma pedra, uma árvore) e assim, o animal consegue se localizar e saber exatamente a distância em que este material está. Dependendo do tamanho e da solidez do objeto, o som retornará numa intensidade diferente. A capacidade que o som tem de se propagar em diferentes meios e ser refletido torna isso possível! A reportagem “Na crista da onda… sonora!” da Revista Ciência Hoje das Crianças, disponível em http://chc.org.br/na-crista-da-onda-sonora/, explica esse fenômeno e com certeza será uma leitura enriquecedora.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Verifique se os alunos compreendem bem a palavra “propaga”. Esse termo já foi utilizado no plano CIE3_01ME01. Explique a eles o significado usando sinônimos ou situações do dia a dia. Propagação= ato ou efeito de espalhar(-se); difusão, disseminação. Aumento por meio da reprodução; proliferação (Fonte: Dicionário Google). A propagação do som se dá através de oscilações nas moléculas presentes no meio. Para que o som se propague (se espalhe, se dissemine), é necessário um meio. Levante a discussão perguntando se é possível que o som se propague na água, numa peça de madeira ou no ar… as crianças chegarão a conclusão que sim. Pergunte: “Então como se dá essa propagação? Em meios sólidos, líquidos ou gasosos a propagação do som se dará da mesma forma?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Para esta atividade, os alunos deverão ser divididos em grupos de 3 alunos. Cada grupo irá receber uma folha tamanho Ofício ou A4 branca, canetinhas e as 7 figuras demonstradas no slide. A tarefa dos alunos será agrupar as imagens por semelhanças em relação a propagação do som (separe 15 minutos do total do tempo do ‘Mão na Massa’ para essa organização. A intenção é que eles agrupem as gravuras por meios de propagação - meios sólido, líquido e gasoso). Leia o slide para os alunos. Você poderá esclarecer (caso haja dúvidas) que som está sendo representado na imagem. Peça que cada grupo divida a folha na quantidade de agrupamentos desejados e nomeie cada agrupamento. Abaixo, segue descrição das imagens e meios de propagação correspondentes.

1- Um trilho de trem. Meio sólido - pois ao colocarmos os ouvidos nos trilhos, conseguiremos sentir a vibração o som do trem vindo ao longe.

2- O trem passando e apitando. Meio gasoso.

3- Uma pessoa gritando. Meio gasoso.

4- Alguém furando um pedaço de madeira com uma furadeira. Meio sólido.

5- Golfinhos na água. Meio líquido.

6- Um rapaz tocando violão. Meio gasoso.

7- Dois mergulhadores conversando no fundo do mar. Meio líquido.

Após a atividade, reserve um tempo (10 minutos) para que os grupos compartilhem o que fizeram.

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Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Além de ler os slides para os alunos, também é interessante comentar que o som se propaga mais rápido nos meios sólidos em relação aos líquidos, e nos meios líquidos em relação aos gasosos. Esquema de velocidade de propagação do som nos diferentes meios: Sólido > Líquido > Gasoso. A proximidade entre as moléculas em cada meio propiciará maior ou menor velocidade de propagação. Nos meios sólidos, as moléculas estão muito próximas (mais densas), o que facilita a propagação. A vibração na produção do som é mais eficaz devido a proximidade entre essas moléculas. Nos meios líquidos, as moléculas estão mais separadas do que nos sólidos e mais próximas que nos meios gasosos. O vídeo descrito no primeiro slide (“Produção do Som”) te ajudará a compreender melhor essa diferença.

Slide Plano Aula

Orientações: Esse é o último slide da aula. É provável que algum aluno lhe pergunte se existe som no espaço. É importante valorizar essa questão e discuti-la com a classe. Leve em consideração o que eles pensam sobre a questão colocada no início deste slide. Leia o slide para a turma ou, se preferir, lance a questão como um tema a ser pesquisado e discuta-o em sala.

Resposta: O espaço não é apenas um vazio completo, como muitos acham. O gás e a poeira interestelar deixados para trás por estrelas velhas e por vezes usados para criar novas, têm o potencial para carregar ondas de som — nós é que não podemos ouvi-las. As partículas estão tão espalhadas que as ondas ficam em uma frequência inaudível para os ouvidos humanos. Essa resposta e outros esclarecimentos você poderá obter na reportagem “O som pode viajar pelo espaço - nós é que não conseguimos ouvi-lo”, disponível no link: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/10/o-som-pode-viajar-pelo-espaco-nos-e-que-nao-conseguimos-ouvi-lo.html, e em “O som do espaço”, disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/o-som-do-espaco/.

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