Plano de Aula

Plano de aula: Fatores que atrapalham a propagação do som

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Produção de som

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, o aluno construirá o conceito de som, e verificará como o som se propaga (através de ondas sonoras). A principal discussão é sobre os fatores que podem influenciar a propagação do som. Uma dica para você se aprofundar no assunto é assistir ao vídeo “Música das Esferas” (que você encontra no link: https://tvescola.org.br/tve/video/musicadasesferas). Os sete primeiros minutos deste vídeo lhe auxiliarão na compreensão do que são as ondas sonoras e como elas se propagam.

Materiais necessários para a aula: Um copo de plástico reforçado para cada aluno (pode ser copo de água, de suco de guaraná natural, de iogurte), dois metros de barbante para cada dupla de alunos, tesoura, fita adesiva e massa de modelar.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Este é o momento da apresentação do tema da aula. Verifique se os alunos entendem o significado da palavra “propagação”. É importante que você não deixe de usar esse e outros termos. Explique a eles o significado usando sinônimos ou situações do dia a dia. Propagação = ato ou efeito de espalhar(-se); difusão, disseminação. Aumento por meio da reprodução; proliferação (Fonte: Dicionário Google). A propagação do som se dá através de ondas sonoras no meio. Para que o som se propague (se espalhe, se dissemine), é necessário um meio (o ar, a água ou um meio sólido, tema do plano de aula CIE03_01ME03). Nesta aula, nosso objetivo será analisar fatores que atrapalham a propagação do som, independente do meio.

Ao criarmos barreiras para o som, verificaremos com os alunos que o som ainda se propaga, porém, com dificuldade, em alguns casos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA