Plano de aula: O som em diferentes materiais

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Produção de som

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, o aluno perceberá duas propriedades do som (intensidade - alto e baixo; frequência - grave e agudo), e verificará suas variações a partir da vibração de objetos distintos.

Uma dica para você se aprofundar no assunto é assistir ao vídeo “Música das Esferas”, disponível no link: https://tvescola.org.br/tve/video/musicadasesferas). Os sete primeiros minutos deste vídeo auxiliarão na compreensão das variações entre intensidade e frequência do som.

Materiais necessários para a aula: Uma colher de madeira por grupo de alunos e tabela para registro das experimentações. A tabela poderá ser impressa para os alunos ou colocada no quadro para que eles copiem.

A tabela está disponível para impressão aqui.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Este é o momento da apresentação do tema da aula. Verifique o que os alunos já conhecem sobre o som nos diferentes materiais. Faça perguntas como:

• O som obtido ao bater uma colher de metal em uma mesa de madeira será o mesmo som obtido ao batermos duas colheres de metal uma na outra?
  • O tipo de material influencia o som produzido?

O som obtido ao bater com uma colher de madeira num copo de vidro ou num livro com muitas páginas, por exemplo, será diferente pela diferença entre a vibração de cada tipo de material. A vibração do objeto, mesmo que imperceptível aos nossos olhos, causará vibração no ar, produzindo o som.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA