Plano de aula: Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Produção de som

Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, iremos verificar com nossos alunos as diferentes formas de vibração do ar nos instrumentos musicais produzindo com eles alguns exemplos dos mesmos utilizando materiais recicláveis. Para iniciar, conversaremos com eles sobre música e orquestra, valorizando sempre questões relacionadas ao tema principal: a produção do som nos instrumentos musicais. Você pode acessar o link http://www.todosinstrumentosmusicais.com.br/ onde você encontrará alguns instrumentos musicais, com imagens e comentários curiosos sobre cada instrumento.

Materiais necessários para a aula: Um equipamento de som (para reproduzir a música do Contexto), rolo de barbante, copos plásticos de diversos tamanhos, um pacote de bexigas (balões), caixas variadas, elástico amarelo (de dinheiro), grãos (arroz, feijão…), palitos de churrasco, palitos de picolé, canudos, rolinhos de papel higiênico, garrafa PET, fita adesiva e papel.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Para iniciar a aula, você poderá apresentar o tema apresentando este slide. Você poderá perguntar a eles se o que já sabem sobre uma orquestra:
1. Parte do teatro grego, localizada entre o público e o palco, na qual ficavam os músicos e o coro e realizavam-se bailes e danças. 2. Lugar reservado aos senadores e magistrados no teatro romano. Ou, também: O conjunto de instrumentistas que executam peças musicais camerísticas, sinfônicas e operísticas, geralmente sob a regência de um maestro. Fonte: Dicionário Google. Alguns alunos, além de saber o que é uma orquestra, já podem ter visto uma apresentação. Valorize as experiências deles e peça que eles compartilhem com os colegas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA