Plano de aula: A recepção do som pelo corpo humano

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Produção de som

Sobre esta aula: Esta aula faz parte de um agrupamento de planos sobre produção do som. Neste conteúdo, discutiremos questões relacionadas à percepção do som pelo aparelho auditivo humano e como ouvimos e interpretamos os sons. Será uma aula divertida pois introduziremos o assunto falando sobre uma brincadeira muito comum entre as crianças, telefone sem fio, e a partir dela partiremos para assuntos mais complexos relacionados à audição. Não infantilize os conceitos. É muito importante que as crianças tenham contato com palavras que enriquecerão seu vocabulário científico. Porém, não é necessário cobrar esses conceitos, especificamente numa avaliação, por exemplo. Nosso aparelho auditivo é formado de forma complexa e nossa intenção é que os alunos compreendam esse mecanismo e não o decorem, simplesmente.

Materiais necessários para a aula: Equipamento de som para reproduzir os sons que você precisará para o “Mão na Massa”, um instrumento musical qualquer (pode ser o que você tiver facilidade para levar para a sala de aula) e um sino (ou a gravação do som de um sino badalando).

Título da aula

Orientações: Hora de iniciar a aula apresentando o tema neste primeiro slide. Peça que os alunos leiam o tema e verifique se eles entendem o sentido da palavra recepção. Nesse tema, pretendemos que nossos alunos concluam que o corpo humano recebe os sons e os interpreta. Nos planos de aula desse conjunto de planos (CIE3_01ME), exploramos o que é som e de como é transmitido, agora é a vez que compreendermos como o som é recebido e interpretado pela audição humana. Não levaremos em consideração a audição dos animais, pois alguns apresentam diferenças em seu aparelho auditivo em relação ao do ser humano, o que os torna capazes de ouvir uma frequência de sons maior ou menor que nós, mas isso não impede que os alunos pesquisem e levem para a sala de aula algumas curiosidades sobre o assunto num momento oportuno. Uma sugestão de leitura complementar sobre o assunto é a reportagem “Na crista da onda… sonora!”, da Revista Ciência Hoje das Crianças (disponível em http://chc.org.br/acervo/na-crista-da-onda-sonora/ ).

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA