12328
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O Vidro

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre O Vidro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: diferentes objetos feitos de vidro, como: pratos; copos; garrafas; taças; embalagens de produtos alimentícios, embalagens de perfume e etc.

Cartolinas, uma para cada grupo de três a quatro alunos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Prepare uma mesa e exponha os diferentes objetos feitos de vidro, como: pratos; copos, garrafas, taças, embalagens de produtos alimentícios, embalagens de perfume etc. Em seguida, discuta com a turma:

Do que são feitos esses objetos?

Vocês conhecem outros objetos feitos com esse mesmo material?

Como será que esses objetos foram feitos?

Vocês sabem de onde vem o vidro?

Depois, registre algumas das hipóteses dos alunos sobre o tema, leia o título da aula e prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o texto do slide e apresente os exemplos de uso do vidro. Comente que, além dessas aplicações vidro, há outras, como as que foram expostas na mesa. Então, prossiga com a apresentação da história do vidro.

Sugestões de links para o(a) professor(a):

Vidro: história, composição, tipos, produção e reciclagem: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/vidro/

Vidro: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/vidro.htm

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora e organize a turma em grupos, de três a quatro alunos, para a realização de um trabalho que consiste na elaboração de uma cartaz sobre as aplicações do vidro no nosso cotidiano. Depois, prossiga com a apresentação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia as informações contidas no slide e solicite que sejam claros e objetivos na hora de escrever os textos do cartaz.

Possíveis respostas:

EXEMPLOS DE USO DO VIDRO: PORTA OU JANELA, CELULAR OU TV, CARROS, ENTRE OUTROS.

APLICAÇÃO: CONSTRUÇÃO CIVIL, APARELHOS ELETRÔNICOS, AUTOMÓVEIS, ENTRE OUTROS.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Assista ao vídeo disponível neste link https://www.youtube.com/watch?v=gj9R3nmB67Q junto com os alunos e solicite que eles fiquem atentos aos tipos de aplicações do vidro que são citados no vídeo. Depois, interrogue os grupos sobre as possíveis descobertas trazidas pelo vídeo, no que diz respeito, primeiramente, às suas aplicações e, em seguida, sobre sua origem e composição.

Retome com os alunos:

- De onde vem o vidro (origem);

- Os diferentes objetos feitos de vidro;

- As diferentes aplicações do vidro;

Aproveite para alertá-los sobre o cuidado no manuseio de objetos de vidro e no contato com estilhaços de vidro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: diferentes objetos feitos de vidro, como: pratos; copos; garrafas; taças; embalagens de produtos alimentícios, embalagens de perfume e etc.

Cartolinas, uma para cada grupo de três a quatro alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Prepare uma mesa e exponha os diferentes objetos feitos de vidro, como: pratos; copos, garrafas, taças, embalagens de produtos alimentícios, embalagens de perfume etc. Em seguida, discuta com a turma:

Do que são feitos esses objetos?

Vocês conhecem outros objetos feitos com esse mesmo material?

Como será que esses objetos foram feitos?

Vocês sabem de onde vem o vidro?

Depois, registre algumas das hipóteses dos alunos sobre o tema, leia o título da aula e prossiga com a apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o texto do slide e apresente os exemplos de uso do vidro. Comente que, além dessas aplicações vidro, há outras, como as que foram expostas na mesa. Então, prossiga com a apresentação da história do vidro.

Sugestões de links para o(a) professor(a):

Vidro: história, composição, tipos, produção e reciclagem: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/vidro/

Vidro: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/vidro.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora e organize a turma em grupos, de três a quatro alunos, para a realização de um trabalho que consiste na elaboração de uma cartaz sobre as aplicações do vidro no nosso cotidiano. Depois, prossiga com a apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia as informações contidas no slide e solicite que sejam claros e objetivos na hora de escrever os textos do cartaz.

Possíveis respostas:

EXEMPLOS DE USO DO VIDRO: PORTA OU JANELA, CELULAR OU TV, CARROS, ENTRE OUTROS.

APLICAÇÃO: CONSTRUÇÃO CIVIL, APARELHOS ELETRÔNICOS, AUTOMÓVEIS, ENTRE OUTROS.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Assista ao vídeo disponível neste link https://www.youtube.com/watch?v=gj9R3nmB67Q junto com os alunos e solicite que eles fiquem atentos aos tipos de aplicações do vidro que são citados no vídeo. Depois, interrogue os grupos sobre as possíveis descobertas trazidas pelo vídeo, no que diz respeito, primeiramente, às suas aplicações e, em seguida, sobre sua origem e composição.

Retome com os alunos:

- De onde vem o vidro (origem);

- Os diferentes objetos feitos de vidro;

- As diferentes aplicações do vidro;

Aproveite para alertá-los sobre o cuidado no manuseio de objetos de vidro e no contato com estilhaços de vidro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano :

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano