Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: diferentes objetos feitos de vidro, como: pratos; copos; garrafas; taças; embalagens de produtos alimentícios, embalagens de perfume e etc.
Cartolinas, uma para cada grupo de três a quatro alunos.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Prepare uma mesa e exponha os diferentes objetos feitos de vidro, como: pratos; copos, garrafas, taças, embalagens de produtos alimentícios, embalagens de perfume etc. Em seguida, discuta com a turma:
Do que são feitos esses objetos?
Vocês conhecem outros objetos feitos com esse mesmo material?
Como será que esses objetos foram feitos?
Vocês sabem de onde vem o vidro?
Depois, registre algumas das hipóteses dos alunos sobre o tema, leia o título da aula e prossiga com a apresentação.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora e organize a turma em grupos, de três a quatro alunos, para a realização de um trabalho que consiste na elaboração de uma cartaz sobre as aplicações do vidro no nosso cotidiano. Depois, prossiga com a apresentação.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Leia as informações contidas no slide e solicite que sejam claros e objetivos na hora de escrever os textos do cartaz.
Possíveis respostas:
EXEMPLOS DE USO DO VIDRO: PORTA OU JANELA, CELULAR OU TV, CARROS, ENTRE OUTROS.
APLICAÇÃO: CONSTRUÇÃO CIVIL, APARELHOS ELETRÔNICOS, AUTOMÓVEIS, ENTRE OUTROS.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Assista ao vídeo disponível neste link https://www.youtube.com/watch?v=gj9R3nmB67Q junto com os alunos e solicite que eles fiquem atentos aos tipos de aplicações do vidro que são citados no vídeo. Depois, interrogue os grupos sobre as possíveis descobertas trazidas pelo vídeo, no que diz respeito, primeiramente, às suas aplicações e, em seguida, sobre sua origem e composição.
Retome com os alunos:
- De onde vem o vidro (origem);
- Os diferentes objetos feitos de vidro;
- As diferentes aplicações do vidro;
Aproveite para alertá-los sobre o cuidado no manuseio de objetos de vidro e no contato com estilhaços de vidro.