12328
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula - O Vidro

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre O Vidro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: diferentes objetos feitos de vidro, como: pratos; copos; garrafas; taças; embalagens de produtos alimentícios, embalagens de perfume e etc.

Cartolinas, uma para cada grupo de três a quatro alunos.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Prepare uma mesa e exponha os diferentes objetos feitos de vidro, como: pratos; copos, garrafas, taças, embalagens de produtos alimentícios, embalagens de perfume etc. Em seguida, discuta com a turma:

Do que são feitos esses objetos?

Vocês conhecem outros objetos feitos com esse mesmo material?

Como será que esses objetos foram feitos?

Vocês sabem de onde vem o vidro?

Depois, registre algumas das hipóteses dos alunos sobre o tema, leia o título da aula e prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o texto do slide e apresente os exemplos de uso do vidro. Comente que, além dessas aplicações vidro, há outras, como as que foram expostas na mesa. Então, prossiga com a apresentação da história do vidro.

Sugestões de links para o(a) professor(a):

Vidro: história, composição, tipos, produção e reciclagem: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/vidro/

Vidro: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/vidro.htm

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora e organize a turma em grupos, de três a quatro alunos, para a realização de um trabalho que consiste na elaboração de uma cartaz sobre as aplicações do vidro no nosso cotidiano. Depois, prossiga com a apresentação.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia as informações contidas no slide e solicite que sejam claros e objetivos na hora de escrever os textos do cartaz.

Possíveis respostas:

EXEMPLOS DE USO DO VIDRO: PORTA OU JANELA, CELULAR OU TV, CARROS, ENTRE OUTROS.

APLICAÇÃO: CONSTRUÇÃO CIVIL, APARELHOS ELETRÔNICOS, AUTOMÓVEIS, ENTRE OUTROS.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Assista ao vídeo disponível neste link https://www.youtube.com/watch?v=gj9R3nmB67Q junto com os alunos e solicite que eles fiquem atentos aos tipos de aplicações do vidro que são citados no vídeo. Depois, interrogue os grupos sobre as possíveis descobertas trazidas pelo vídeo, no que diz respeito, primeiramente, às suas aplicações e, em seguida, sobre sua origem e composição.

Retome com os alunos:

- De onde vem o vidro (origem);

- Os diferentes objetos feitos de vidro;

- As diferentes aplicações do vidro;

Aproveite para alertá-los sobre o cuidado no manuseio de objetos de vidro e no contato com estilhaços de vidro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: diferentes objetos feitos de vidro, como: pratos; copos; garrafas; taças; embalagens de produtos alimentícios, embalagens de perfume e etc.

Cartolinas, uma para cada grupo de três a quatro alunos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Prepare uma mesa e exponha os diferentes objetos feitos de vidro, como: pratos; copos, garrafas, taças, embalagens de produtos alimentícios, embalagens de perfume etc. Em seguida, discuta com a turma:

Do que são feitos esses objetos?

Vocês conhecem outros objetos feitos com esse mesmo material?

Como será que esses objetos foram feitos?

Vocês sabem de onde vem o vidro?

Depois, registre algumas das hipóteses dos alunos sobre o tema, leia o título da aula e prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o texto do slide e apresente os exemplos de uso do vidro. Comente que, além dessas aplicações vidro, há outras, como as que foram expostas na mesa. Então, prossiga com a apresentação da história do vidro.

Sugestões de links para o(a) professor(a):

Vidro: história, composição, tipos, produção e reciclagem: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/vidro/

Vidro: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/vidro.htm

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora e organize a turma em grupos, de três a quatro alunos, para a realização de um trabalho que consiste na elaboração de uma cartaz sobre as aplicações do vidro no nosso cotidiano. Depois, prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia as informações contidas no slide e solicite que sejam claros e objetivos na hora de escrever os textos do cartaz.

Possíveis respostas:

EXEMPLOS DE USO DO VIDRO: PORTA OU JANELA, CELULAR OU TV, CARROS, ENTRE OUTROS.

APLICAÇÃO: CONSTRUÇÃO CIVIL, APARELHOS ELETRÔNICOS, AUTOMÓVEIS, ENTRE OUTROS.

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Assista ao vídeo disponível neste link https://www.youtube.com/watch?v=gj9R3nmB67Q junto com os alunos e solicite que eles fiquem atentos aos tipos de aplicações do vidro que são citados no vídeo. Depois, interrogue os grupos sobre as possíveis descobertas trazidas pelo vídeo, no que diz respeito, primeiramente, às suas aplicações e, em seguida, sobre sua origem e composição.

Retome com os alunos:

- De onde vem o vidro (origem);

- Os diferentes objetos feitos de vidro;

- As diferentes aplicações do vidro;

Aproveite para alertá-los sobre o cuidado no manuseio de objetos de vidro e no contato com estilhaços de vidro.


Objetivos de aprendizagem

Reconhecer a importância do vidro e as suas diferentes aplicações no nosso cotidiano.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Mergarete Polido  


Código: CIE2_01M&E04

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes