12289
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Distribuição de água potável

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Distribuição de água potável

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Antes de iniciar a aula, faça uma breve pesquisa sobre a distribuição e tratamento de água em sua cidade. De modo geral, como vem a água que as famílias utilizam? Há alguma empresa que realize esse trabalho? Busque materiais que possam auxiliar a investigação dos estudantes: jornais, revistas, panfletos, mapas, páginas na internet. Existe alguma pessoa que conhece esse processo e poderia ir á aula para ser entrevistada pelos estudantes? Um funcionário dessa empresa? Uma pessoa que faz poço artesiano? Um professor de geografia/biologia da escola que possua esse conhecimento? Qualquer material que possa contribuir com um melhor entendimento de onde vem a água no contexto em que a escola está inserida é muito importante para a aula.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e a partir de uma breve discussão busque identificar o que os estudantes entendem sobre o tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Motive os estudantes a refletirem sobre os locais onde eles percebem a presença da água. Questione-os sobre as diferenças entre essas “águas” e as condições necessárias para que possamos consumi-las. O objetivo dessa etapa é que a turma perceba a existência da água em nosso planeta em diversas formas e em grandes quantidades. Em contrapartida, é necessário que eles percebam também que a água própria para consumo, na forma que chega em nossas casas, é escassa e precisa passar por tratamentos.

Para saber mais acesse: https://mundoedu.com.br/uploads/pdf/56ce1471ee7bf.pdf

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes. Leia a questão disparadora e instigue-os a refletir sobre a água que chega em suas casas. Pergunte coisas como:

  • Como ela é?
  • Para quê ela é utilizada?
  • Podemos consumí-la?

Oriente os pequenos grupos a compartilharem entre si como acontece a distribuição de água em cada casa, e peça para que registrem o que eles sabem sobre essa questão.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Oriente os pequenos grupos em suas investigações dando autonomia a eles. Os grupos podem seguir caminhos muito diferentes, vai depender de cada contexto vivido. Diga que a investigação deve responder a questão disparadora, tendo como foco principal o provimento de água potável. As questões apresentadas no slide podem auxiliar nesse processo.

Esse é o momento de apresentar o material preparado antes da aula, mas deixe que cada grupo decida a melhor forma de utilizá-lo. Caso seja possível, os grupos podem realizar pesquisas em sites e jornais.

A atividade pode ser complementada em outro momento, aperfeiçoando a investigação dos alunos. Eles podem, por exemplo, elaborar uma entrevista e ligar para empresas responsáveis pela distribuição e tratamento de água ou entrevistar as pessoas que se disponibilizaram a ir a escola.

Links de apoio: como é feito o tratamento de água https://www.youtube.com/watch?v=cWBSF0VyiMI

Reportagem sobre a água que chega as casas e seu tratamento no Estado de Pernambuco http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/tratamento-da-agua-e-realizado-atraves-de-diversas-etapas/2919973/

Distribuição e tratamento a água no estado de São Paulo https://www.youtube.com/watch?time_continue=300&v=P2ShcHsEGts

Apostila de tratamento da água do estado do Espirito Santo http://www.cesan.com.br/wp-content/uploads/2013/08/APOSTILA_DE_TRATAMENTO_DE_AGUA-.pdf

Tramento de água no estado do Rio Grande do Sul http://www.comusa.rs.gov.br/index.php/saneamento/tratamentoagua

Reportagem sobre as cidades onde a água tratada não chega https://www.metropoles.com/brasil/o-brasil-onde-a-agua-nao-chega-as-torneiras

Reportagem sobre o desperdício de água no tratamento e distribuição https://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/quase-40-da-agua-limpa-se-perde-antes-de-chegar-ao-consumidor-no-brasil-1774.html

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma para que cada grupo possa compartilhar sua investigação. Motive uma reflexão sobre os custos e impactos do processo de tratamento da água. É importante que os estudantes consigam visualizar a origem da água que chega em suas casas e o caminho que ela percorre. É também fundamental que tenham uma noção dos processos de tratamento da água, (o que vai depender de cada contexto), percebam a necessidade de descartar o lixo em local apropriado e de fazer uso consciente da água. Reforçe os principais conceitos relacionados ao processo de tratamento de água como captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, armazenamento e distribuição. Para mais informações, acesse os links:

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=47

https://engiobra.com/tratamento-da-agua/

Conclua a aula motivando reflexões e ações de conscientização de um melhor uso da água.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Antes de iniciar a aula, faça uma breve pesquisa sobre a distribuição e tratamento de água em sua cidade. De modo geral, como vem a água que as famílias utilizam? Há alguma empresa que realize esse trabalho? Busque materiais que possam auxiliar a investigação dos estudantes: jornais, revistas, panfletos, mapas, páginas na internet. Existe alguma pessoa que conhece esse processo e poderia ir á aula para ser entrevistada pelos estudantes? Um funcionário dessa empresa? Uma pessoa que faz poço artesiano? Um professor de geografia/biologia da escola que possua esse conhecimento? Qualquer material que possa contribuir com um melhor entendimento de onde vem a água no contexto em que a escola está inserida é muito importante para a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e a partir de uma breve discussão busque identificar o que os estudantes entendem sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Motive os estudantes a refletirem sobre os locais onde eles percebem a presença da água. Questione-os sobre as diferenças entre essas “águas” e as condições necessárias para que possamos consumi-las. O objetivo dessa etapa é que a turma perceba a existência da água em nosso planeta em diversas formas e em grandes quantidades. Em contrapartida, é necessário que eles percebam também que a água própria para consumo, na forma que chega em nossas casas, é escassa e precisa passar por tratamentos.

Para saber mais acesse: https://mundoedu.com.br/uploads/pdf/56ce1471ee7bf.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes. Leia a questão disparadora e instigue-os a refletir sobre a água que chega em suas casas. Pergunte coisas como:

  • Como ela é?
  • Para quê ela é utilizada?
  • Podemos consumí-la?

Oriente os pequenos grupos a compartilharem entre si como acontece a distribuição de água em cada casa, e peça para que registrem o que eles sabem sobre essa questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Oriente os pequenos grupos em suas investigações dando autonomia a eles. Os grupos podem seguir caminhos muito diferentes, vai depender de cada contexto vivido. Diga que a investigação deve responder a questão disparadora, tendo como foco principal o provimento de água potável. As questões apresentadas no slide podem auxiliar nesse processo.

Esse é o momento de apresentar o material preparado antes da aula, mas deixe que cada grupo decida a melhor forma de utilizá-lo. Caso seja possível, os grupos podem realizar pesquisas em sites e jornais.

A atividade pode ser complementada em outro momento, aperfeiçoando a investigação dos alunos. Eles podem, por exemplo, elaborar uma entrevista e ligar para empresas responsáveis pela distribuição e tratamento de água ou entrevistar as pessoas que se disponibilizaram a ir a escola.

Links de apoio: como é feito o tratamento de água https://www.youtube.com/watch?v=cWBSF0VyiMI

Reportagem sobre a água que chega as casas e seu tratamento no Estado de Pernambuco http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/tratamento-da-agua-e-realizado-atraves-de-diversas-etapas/2919973/

Distribuição e tratamento a água no estado de São Paulo https://www.youtube.com/watch?time_continue=300&v=P2ShcHsEGts

Apostila de tratamento da água do estado do Espirito Santo http://www.cesan.com.br/wp-content/uploads/2013/08/APOSTILA_DE_TRATAMENTO_DE_AGUA-.pdf

Tramento de água no estado do Rio Grande do Sul http://www.comusa.rs.gov.br/index.php/saneamento/tratamentoagua

Reportagem sobre as cidades onde a água tratada não chega https://www.metropoles.com/brasil/o-brasil-onde-a-agua-nao-chega-as-torneiras

Reportagem sobre o desperdício de água no tratamento e distribuição https://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/quase-40-da-agua-limpa-se-perde-antes-de-chegar-ao-consumidor-no-brasil-1774.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma para que cada grupo possa compartilhar sua investigação. Motive uma reflexão sobre os custos e impactos do processo de tratamento da água. É importante que os estudantes consigam visualizar a origem da água que chega em suas casas e o caminho que ela percorre. É também fundamental que tenham uma noção dos processos de tratamento da água, (o que vai depender de cada contexto), percebam a necessidade de descartar o lixo em local apropriado e de fazer uso consciente da água. Reforçe os principais conceitos relacionados ao processo de tratamento de água como captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, armazenamento e distribuição. Para mais informações, acesse os links:

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=47

https://engiobra.com/tratamento-da-agua/

Conclua a aula motivando reflexões e ações de conscientização de um melhor uso da água.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano