12284
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinação do eixo de rotação

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinação do eixo de rotação

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE4_08TU03.

Na etapa Mão na massa deste plano de aula, os estudantes farão uma investigação em estações, ou seja, diferentes grupos farão diferentes atividades em um determinado momento. Uma das estações traz um trabalho com um vídeo. Caso não haja recursos para que os alunos assistam ao vídeo neste momento, utilize o texto com a transcrição do texto do vídeo, disponível ao longo do plano de aula.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o site da Universidade Federal do Paraná: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html (Acesso em: 31/5/2018).

Leia sobre Rotação por estações em https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem (Acesso em: 31/5/2018)

Materiais necessários para a aula: Computadores/tablets/celulares, folhas impressas com orientações, imagens para a Estação Modelo, luminárias ou lanternas, esferas (de isopor ou laranjas), palitos de churrasco, gabaritos com o ângulo impressos, cadernos ou papel para registro,

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os alunos dispostos em um semicírculo ou um U, leia o tema da aula. Retome com eles, brevemente, as investigações da aula anterior (CIE4_08TU03) sobre a variação da trajetória aparente do Sol durante o ano e relembre que esta variação causa a variação do clima durante o ano, ou seja, as estações.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (projetadas ou impressas). Você também pode usar outras imagens características das estações do ano e montar um ciclo, como o aqui mostrado, no quadro ou em um mural. Toque para os alunos a música “O vai e vem das estações”, do grupo Palavra Cantada, disponível aqui (Acesso em: 12/5/2018).

Leia o texto com os alunos. Em seguida, inicie uma discussão. Você pode usar questões como:

Por que a trajetória do Sol varia ao longo do ano?

Por que esta variação é cíclica, ou seja, acontece da mesma forma todos os anos?

Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma destas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Você também pode inserir uma coluna C (Como vamos descobrir?), passando a um quadro SQCA.

Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos investigar por que a trajetória do Sol varia ao longo do ano e por que esta variação se repete a cada ano. Passaremos por duas estações, estudando dois fenômenos que, juntos, explicam esta variação. No fim da aula, vocês vão criar um modelo juntando esses dois fenômenos.

Leia mais sobre o uso do quadro SQA (ou SQCA) em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em: 1º/5/2018).

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a causa da variação da trajetória do Sol e, consequentemente, das estações do ano. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Retome qual será a atividade realizada nessa aula e registre na coluna C (Como iremos descobrir?) do quadro SQCA, caso a esteja utilizando.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Leia com os alunos a descrição das estações apresentada no slide. Instruções mais detalhadas serão dadas aos grupos por escrito já nas estações. Deixe as estações preparadas antes do início da aula conforme as orientações a seguir.

Estação Vídeo: Antes do início da aula, prepare a estação, disponibilizando no espaço para cada grupo a folha impressa com as instruções (Estação Vídeo) e um dispositivo digital (computador ou tablet). A grande vantagem de cada grupo ter um equipamento é a possibilidade de o grupo rever trechos do vídeo para clarificar alguma dúvida, por exemplo. Caso não haja dispositivos suficientes para cada grupo ter o seu, os grupos podem assistir ao vídeo todos juntos e separar-se na sequência. O vídeo sobre o heliocentrismo está disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=bAToMxBRr8Q (acesso em 8/6/2018). Caso não seja possível assistir ao vídeo, disponibilize aos alunos uma transcrição do vídeo ou um texto sobre a translação da Terra, podendo ser inclusive de um livro didático adotado por sua escola. Preste atenção para que o texto não trate do eixo inclinado, para que não se sobreponha à outra estação ou dê respostas para o que queremos que os alunos descubram.

Estação Modelo: Antes do início da aula, prepare a estação, disponibilizando no espaço para cada grupo a folha impressa com as instruções (Estação Modelo), uma fonte de luz (lanterna ou luminária), uma esfera (de isopor ou uma laranja) atravessada por um palito de churrasco, o gabarito com o ângulo de inclinação do eixo de rotação da Terra (de preferência impresso em papel de maior gramatura ou colado em um papelão) e a imagem impressa sobre a inclinação do eixo de rotação da Terra.

Divida a turma em dois grandes grupos (um grupo iniciará pela Estação Vídeo e o outro, pela Estação Modelo). Dentro de cada estação, divida os alunos em grupos menores (três ou quatro alunos). A ideia aqui é que os grupos trabalhem independentemente, seguindo as orientações dadas por escrito a eles. Avise-os sobre o tempo que terão em cada estação (sugestão: 10 minutos). Você pode projetar, caso seja possível, um temporizador com a contagem regressiva do tempo combinado, para ajudar os estudantes a gerenciar seu tempo. Um temporizador online pode ser acessado aqui, por exemplo, mas existem diversas opções para este recurso. Caso isso não seja possível, combine com os alunos de avisá-los, por exemplo, a cada 5 minutos, quanto tempo ainda falta para o final da atividade.

Acompanhe a estação Modelo. Circule entre os grupos e observe como os alunos interpretam a imagem, como transpõe o que entenderam para o modelo com o material concreto e como exploram a posição do Sol. Ajude os grupos a posicionar o eixo de rotação da Terra com a inclinação correta, caso eles tenham dificuldade. Disponibilize um mapa-múndi ou um globo e estimule os alunos a identificar o posicionamento do Brasil e de outros países em seus modelos.
Você pode ajudá-los, inclusive, a desenhar os principais paralelos (linha do Equador, Trópicos de Câncer e Capricórnio, círculos polares Ártico e Antártico)
Faça questionamentos para estimular a conversa. Faça perguntas como:

Com esta inclinação e o Sol nesta posição, qual região da Terra receberá mais radiação solar?

E se a posição do Sol for essa outra? (Mudando a posição do Sol em relação à inclinação).

O que vocês acham que acontece quando um lugar recebe mais radiação do Sol? E menos?

Faça registros sobre o que observa e sobre o que falam os alunos.

Depois de 10 minutos, peça para que os alunos troquem de estação. Acompanhe novamente os alunos na Estação Modelo. Use novamente um temporizador para que os alunos gerenciem seu tempo.

Materiais necessários: Computadores/tablets/celulares, folhas impressas com orientações, imagens para a Estação Modelo, luminárias ou lanternas, esferas
(de isopor ou laranjas), palitos de churrasco, gabaritos com o ângulo impressos, cadernos ou papel para registro.

Materiais complementares:

Estação Vídeo (instruções para impressão)

Estação Modelo (instruções para impressão)

Gabarito do ângulo de inclinação do eixo de rotação da Terra

Imagem sobre a inclinação do eixo de rotação da Terra

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que cada grupo converse sobre suas investigações e tente explicar a ocorrência das estações do ano com base no que viram nas duas estações. Projete o slide, anote as perguntas no quadro ou imprima as perguntas para cada grupo. É importante que todos possam ter acesso a elas durante toda a discussão. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue refletir sobre suas investigações e explicar possíveis conclusões. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, fazendo questionamentos para estimular a conversa. Faça registros sobre o que observam e sobre o que falam os alunos durante a discussão.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que descobriram durante a atividade. Peça para que alguns grupos compartilhem suas conclusões.

Pergunte para os alunos:

As conclusões a que vocês chegaram foram parecidas?

Os modelos respondem à questão?

Baseado em seus modelos, as estações do ano são iguais nos hemisférios Norte e Sul?

Os modelos propostos explicam o comportamento do Sol estudado na aula passada?

Para complementar, se houver tempo e recursos, mostre aos alunos o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=aMT9MoVC8x8 (Acesso em: 9/6/2018).

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora, com o quadro SQA, e ressalte o que eles aprenderam na aula. Peça para que um ou dois alunos sistematizem no quadro SQA (na coluna A) o que foi aprendido nesta aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE4_08TU03.

Na etapa Mão na massa deste plano de aula, os estudantes farão uma investigação em estações, ou seja, diferentes grupos farão diferentes atividades em um determinado momento. Uma das estações traz um trabalho com um vídeo. Caso não haja recursos para que os alunos assistam ao vídeo neste momento, utilize o texto com a transcrição do texto do vídeo, disponível ao longo do plano de aula.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o site da Universidade Federal do Paraná: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html (Acesso em: 31/5/2018).

Leia sobre Rotação por estações em https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem (Acesso em: 31/5/2018)

Materiais necessários para a aula: Computadores/tablets/celulares, folhas impressas com orientações, imagens para a Estação Modelo, luminárias ou lanternas, esferas (de isopor ou laranjas), palitos de churrasco, gabaritos com o ângulo impressos, cadernos ou papel para registro,

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os alunos dispostos em um semicírculo ou um U, leia o tema da aula. Retome com eles, brevemente, as investigações da aula anterior (CIE4_08TU03) sobre a variação da trajetória aparente do Sol durante o ano e relembre que esta variação causa a variação do clima durante o ano, ou seja, as estações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (projetadas ou impressas). Você também pode usar outras imagens características das estações do ano e montar um ciclo, como o aqui mostrado, no quadro ou em um mural. Toque para os alunos a música “O vai e vem das estações”, do grupo Palavra Cantada, disponível aqui (Acesso em: 12/5/2018).

Leia o texto com os alunos. Em seguida, inicie uma discussão. Você pode usar questões como:

Por que a trajetória do Sol varia ao longo do ano?

Por que esta variação é cíclica, ou seja, acontece da mesma forma todos os anos?

Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma destas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Você também pode inserir uma coluna C (Como vamos descobrir?), passando a um quadro SQCA.

Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos investigar por que a trajetória do Sol varia ao longo do ano e por que esta variação se repete a cada ano. Passaremos por duas estações, estudando dois fenômenos que, juntos, explicam esta variação. No fim da aula, vocês vão criar um modelo juntando esses dois fenômenos.

Leia mais sobre o uso do quadro SQA (ou SQCA) em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em: 1º/5/2018).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a causa da variação da trajetória do Sol e, consequentemente, das estações do ano. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Retome qual será a atividade realizada nessa aula e registre na coluna C (Como iremos descobrir?) do quadro SQCA, caso a esteja utilizando.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Leia com os alunos a descrição das estações apresentada no slide. Instruções mais detalhadas serão dadas aos grupos por escrito já nas estações. Deixe as estações preparadas antes do início da aula conforme as orientações a seguir.

Estação Vídeo: Antes do início da aula, prepare a estação, disponibilizando no espaço para cada grupo a folha impressa com as instruções (Estação Vídeo) e um dispositivo digital (computador ou tablet). A grande vantagem de cada grupo ter um equipamento é a possibilidade de o grupo rever trechos do vídeo para clarificar alguma dúvida, por exemplo. Caso não haja dispositivos suficientes para cada grupo ter o seu, os grupos podem assistir ao vídeo todos juntos e separar-se na sequência. O vídeo sobre o heliocentrismo está disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=bAToMxBRr8Q (acesso em 8/6/2018). Caso não seja possível assistir ao vídeo, disponibilize aos alunos uma transcrição do vídeo ou um texto sobre a translação da Terra, podendo ser inclusive de um livro didático adotado por sua escola. Preste atenção para que o texto não trate do eixo inclinado, para que não se sobreponha à outra estação ou dê respostas para o que queremos que os alunos descubram.

Estação Modelo: Antes do início da aula, prepare a estação, disponibilizando no espaço para cada grupo a folha impressa com as instruções (Estação Modelo), uma fonte de luz (lanterna ou luminária), uma esfera (de isopor ou uma laranja) atravessada por um palito de churrasco, o gabarito com o ângulo de inclinação do eixo de rotação da Terra (de preferência impresso em papel de maior gramatura ou colado em um papelão) e a imagem impressa sobre a inclinação do eixo de rotação da Terra.

Divida a turma em dois grandes grupos (um grupo iniciará pela Estação Vídeo e o outro, pela Estação Modelo). Dentro de cada estação, divida os alunos em grupos menores (três ou quatro alunos). A ideia aqui é que os grupos trabalhem independentemente, seguindo as orientações dadas por escrito a eles. Avise-os sobre o tempo que terão em cada estação (sugestão: 10 minutos). Você pode projetar, caso seja possível, um temporizador com a contagem regressiva do tempo combinado, para ajudar os estudantes a gerenciar seu tempo. Um temporizador online pode ser acessado aqui, por exemplo, mas existem diversas opções para este recurso. Caso isso não seja possível, combine com os alunos de avisá-los, por exemplo, a cada 5 minutos, quanto tempo ainda falta para o final da atividade.

Acompanhe a estação Modelo. Circule entre os grupos e observe como os alunos interpretam a imagem, como transpõe o que entenderam para o modelo com o material concreto e como exploram a posição do Sol. Ajude os grupos a posicionar o eixo de rotação da Terra com a inclinação correta, caso eles tenham dificuldade. Disponibilize um mapa-múndi ou um globo e estimule os alunos a identificar o posicionamento do Brasil e de outros países em seus modelos.
Você pode ajudá-los, inclusive, a desenhar os principais paralelos (linha do Equador, Trópicos de Câncer e Capricórnio, círculos polares Ártico e Antártico)
Faça questionamentos para estimular a conversa. Faça perguntas como:

Com esta inclinação e o Sol nesta posição, qual região da Terra receberá mais radiação solar?

E se a posição do Sol for essa outra? (Mudando a posição do Sol em relação à inclinação).

O que vocês acham que acontece quando um lugar recebe mais radiação do Sol? E menos?

Faça registros sobre o que observa e sobre o que falam os alunos.

Depois de 10 minutos, peça para que os alunos troquem de estação. Acompanhe novamente os alunos na Estação Modelo. Use novamente um temporizador para que os alunos gerenciem seu tempo.

Materiais necessários: Computadores/tablets/celulares, folhas impressas com orientações, imagens para a Estação Modelo, luminárias ou lanternas, esferas
(de isopor ou laranjas), palitos de churrasco, gabaritos com o ângulo impressos, cadernos ou papel para registro.

Materiais complementares:

Estação Vídeo (instruções para impressão)

Estação Modelo (instruções para impressão)

Gabarito do ângulo de inclinação do eixo de rotação da Terra

Imagem sobre a inclinação do eixo de rotação da Terra

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que cada grupo converse sobre suas investigações e tente explicar a ocorrência das estações do ano com base no que viram nas duas estações. Projete o slide, anote as perguntas no quadro ou imprima as perguntas para cada grupo. É importante que todos possam ter acesso a elas durante toda a discussão. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue refletir sobre suas investigações e explicar possíveis conclusões. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, fazendo questionamentos para estimular a conversa. Faça registros sobre o que observam e sobre o que falam os alunos durante a discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que descobriram durante a atividade. Peça para que alguns grupos compartilhem suas conclusões.

Pergunte para os alunos:

As conclusões a que vocês chegaram foram parecidas?

Os modelos respondem à questão?

Baseado em seus modelos, as estações do ano são iguais nos hemisférios Norte e Sul?

Os modelos propostos explicam o comportamento do Sol estudado na aula passada?

Para complementar, se houver tempo e recursos, mostre aos alunos o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=aMT9MoVC8x8 (Acesso em: 9/6/2018).

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora, com o quadro SQA, e ressalte o que eles aprenderam na aula. Peça para que um ou dois alunos sistematizem no quadro SQA (na coluna A) o que foi aprendido nesta aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano