12252
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano de aula - O tempo não para

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre O tempo não para

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de associar as atividades realizadas pelos seres humanos e animais com uma escala de tempo (dias, semanas, meses e anos).

Para que os alunos tenham mais embasamentos e melhor aproveitamento da temática proposta nesta aula é aconselhável aplicar o plano indicado pelo código CIE1_05TU04, denominado Calendário: o dia, o mês e o ano.

Materiais necessários para a aula: Vídeo: ...E assim se passaram 30 anos no link: https://www.youtube.com/watch?v=1LdY0j7C_y8, folhas de atividades, cola e tesoura.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos pensar sobre a passagem do tempo em nossa vida, como percebemos a passagem do tempo e qual importância de medir esta passagem.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia para os alunos o Contexto acima, a fim de iniciar uma discussão com os alunos sobre o que é o tempo e como percebemos a sua passagem?

Projete o vídeo E ASSIM SE PASSARAM 30 ANOS - Turma da Mônica, no link: https://www.youtube.com/watch?v=1LdY0j7C_y8

Converse com as crianças que na aula de hoje entenderemos como percebemos em nosso dia a dia a passagem do tempo.

Após o vídeo questione:

  • Quem gostaria que o tempo passasse rapidamente como na história? E quem não gostaria? Por quê?
  • Já houve algum momento que você queria que o tempo passasse bem rapidamente? E bem devagar?
  • Quem sabe me dizer algo que faz agora sozinho, mas quando bebê precisava de ajuda?
  • Alguém consegue imaginar como será quando for adulto?

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente sobre suas possibilidades e anote no quadro.

Você pode estimular as ideias das crianças fazendo as perguntas:

  • O que vocês entendem por tempo?
  • Quem sabe dizer por que é importante medir o tempo?
  • Assim como usamos a régua para medir o tamanho de um objeto, será que existe um instrumento específico para medir o tempo?

Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Organize a sala em quatro grupos, distribua uma folha com a linha do tempo e a folha com as atividades a ser organizadas (os arquivos para impressão estão disponíveis aqui). Leia as marcações das atividades para as crianças e peça para que grupos conversem sobre quais estratégias podem usar para determinar os tempos certos de cada acontecimento.

Questione as crianças:

  • Quais informações podem ser relevantes para a escolha da escala de tempo adequada?

Peça que os grupos cortem as tiras com as atividades e as organizem considerando as escalas de tempo apropriada para cada acontecimento. Caso não tenha um aluno leitor em cada grupo, o professor deve fazer este papel sempre que necessário.

Atividades sugeridas:

  • A COPA DO MUNDO ACONTECE A CADA QUATRO ANOS.
  • HOJE TENHO DENTISTA ÀS 10 HORAS.
  • TENHO NATAÇÃO TODAS AS QUARTAS-FEIRAS.
  • VOU AO CINEMA HOJE APÓS A AULA.
  • O MEU ANIVERSÁRIO É NO MÊS DE ABRIL.
  • NOSSAS FÉRIAS SERÃO EM DEZEMBRO.
  • TODOS OS ANOS PASSO AS FÉRIAS NA MINHA AVÓ.
  • QUEBREI MEU BRAÇO QUANDO EU TINHA 7 ANOS.
  • VOU À ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA.
  • JOGO FUTEBOL TODOS OS DOMINGOS.
  • TODOS OS DIAS TOMO BANHO ANTES DE IR À ESCOLA.
  • MEU ANIVERSÁRIO SERÁ AMANHÃ.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Explore os painéis criados pelos alunos, veja se todos classificaram os acontecimentos na mesma escala de tempo. Caso isso não tenha ocorrido, converse com os grupos para identificar o que pensaram e sistematize as aprendizagens.

Retome com os alunos a Questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando que as escalas de tempo orientam o ritmo das diferentes atividades dos seres humanos e podemos classificá-las em atividades diária, semanal, mensal e anual.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de associar as atividades realizadas pelos seres humanos e animais com uma escala de tempo (dias, semanas, meses e anos).

Para que os alunos tenham mais embasamentos e melhor aproveitamento da temática proposta nesta aula é aconselhável aplicar o plano indicado pelo código CIE1_05TU04, denominado Calendário: o dia, o mês e o ano.

Materiais necessários para a aula: Vídeo: ...E assim se passaram 30 anos no link: https://www.youtube.com/watch?v=1LdY0j7C_y8, folhas de atividades, cola e tesoura.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos pensar sobre a passagem do tempo em nossa vida, como percebemos a passagem do tempo e qual importância de medir esta passagem.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia para os alunos o Contexto acima, a fim de iniciar uma discussão com os alunos sobre o que é o tempo e como percebemos a sua passagem?

Projete o vídeo E ASSIM SE PASSARAM 30 ANOS - Turma da Mônica, no link: https://www.youtube.com/watch?v=1LdY0j7C_y8

Converse com as crianças que na aula de hoje entenderemos como percebemos em nosso dia a dia a passagem do tempo.

Após o vídeo questione:

  • Quem gostaria que o tempo passasse rapidamente como na história? E quem não gostaria? Por quê?
  • Já houve algum momento que você queria que o tempo passasse bem rapidamente? E bem devagar?
  • Quem sabe me dizer algo que faz agora sozinho, mas quando bebê precisava de ajuda?
  • Alguém consegue imaginar como será quando for adulto?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente sobre suas possibilidades e anote no quadro.

Você pode estimular as ideias das crianças fazendo as perguntas:

  • O que vocês entendem por tempo?
  • Quem sabe dizer por que é importante medir o tempo?
  • Assim como usamos a régua para medir o tamanho de um objeto, será que existe um instrumento específico para medir o tempo?

Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Organize a sala em quatro grupos, distribua uma folha com a linha do tempo e a folha com as atividades a ser organizadas (os arquivos para impressão estão disponíveis aqui). Leia as marcações das atividades para as crianças e peça para que grupos conversem sobre quais estratégias podem usar para determinar os tempos certos de cada acontecimento.

Questione as crianças:

  • Quais informações podem ser relevantes para a escolha da escala de tempo adequada?

Peça que os grupos cortem as tiras com as atividades e as organizem considerando as escalas de tempo apropriada para cada acontecimento. Caso não tenha um aluno leitor em cada grupo, o professor deve fazer este papel sempre que necessário.

Atividades sugeridas:

  • A COPA DO MUNDO ACONTECE A CADA QUATRO ANOS.
  • HOJE TENHO DENTISTA ÀS 10 HORAS.
  • TENHO NATAÇÃO TODAS AS QUARTAS-FEIRAS.
  • VOU AO CINEMA HOJE APÓS A AULA.
  • O MEU ANIVERSÁRIO É NO MÊS DE ABRIL.
  • NOSSAS FÉRIAS SERÃO EM DEZEMBRO.
  • TODOS OS ANOS PASSO AS FÉRIAS NA MINHA AVÓ.
  • QUEBREI MEU BRAÇO QUANDO EU TINHA 7 ANOS.
  • VOU À ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA.
  • JOGO FUTEBOL TODOS OS DOMINGOS.
  • TODOS OS DIAS TOMO BANHO ANTES DE IR À ESCOLA.
  • MEU ANIVERSÁRIO SERÁ AMANHÃ.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Explore os painéis criados pelos alunos, veja se todos classificaram os acontecimentos na mesma escala de tempo. Caso isso não tenha ocorrido, converse com os grupos para identificar o que pensaram e sistematize as aprendizagens.

Retome com os alunos a Questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando que as escalas de tempo orientam o ritmo das diferentes atividades dos seres humanos e podemos classificá-las em atividades diária, semanal, mensal e anual.

Objetivos de aprendizagem

Associar as atividades realizadas pelos  seres humanos com uma escala de tempo (dias, semanas, meses e anos).



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA” em cima do nome do autor

Professor-autor: Cibele Diogo Kimura.

Mentor: Lisandra Amaral.

Especialista: Margareth Polido.


Código: CIE1_05T&U05

(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes