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Plano de aula - Sustentação e movimento do corpo humano

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Sustentação e movimento do corpo humano

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Cristina Souza da Cruz

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados conteúdos que contemplam a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI02): localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade nesta aula. O tema desta aula pode ser complementado com a aula anterior (CIE1_02VE04).

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas com as imagens dos animais, tesoura, cola, palitos, elásticos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula e leia para os alunos. Comente que nesta aula eles irão estudar sobre a estrutura e os movimentos do corpo humano. Verifique o interesse dos alunos em relação ao tema, por meio dos comentários ou questionamentos apresentados.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=cGhY5oLHaHU com o clipe da música “Tumbalacatumba” e convide os alunos para cantarem e dançarem seguindo os movimentos realizados pelas crianças no vídeo. Assista mais de uma vez no caso dos alunos não conhecerem a música.

Depois da atividade de movimento com o ritmo e coreografia da música, reúna os alunos em círculo e peça para que sentem no chão, para conversarem sobre a atividade. Deixe eles comentarem sobre o que mais lhes chamou a atenção, inclusive sobre caveiras e esqueletos. Os alunos podem citar filmes, desenhos e personagens que lembram o clipe. Incentive o diálogo sobre o tema da aula. Você pode fazer os seguintes questionamentos:

  • Gostaram de dançar esta música? Por que?
  • Qual movimento da coreografia mais gostaram de fazer?
  • Algum destes movimentos foi mais difícil? Quais partes do corpo mais movimentaram?
  • Durante o dia, em outras atividades, repetimos estes movimentos? Quais? Quando?
  • Por que conseguimos ficar em pé, sentar, correr, dançar?
  • Como será que nosso corpo consegue se mexer tanto? Do que nosso corpo precisa para fazer estes movimentos?

Neste momento, estimule a participação para o levantamento de hipóteses sobre o que pensam que faz nosso corpo ter esta estrutura para movimentar-se. Provavelmente outros questionamentos surgirão a partir das respostas às questões apresentadas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Ainda com os alunos sentados em círculo, peça para eles pensarem sobre a estrutura do nosso corpo e como nos movimentamos de um lugar para outro, e as partes do corpo (nos locomovemos sobre dois pés e pernas, enquanto alguns animais se locomovem sobre quatro patas). Leia a questão disparadora.

Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre como podemos ficar em pé e movimentar as partes do nosso corpo. Após a apresentação das hipóteses, complemente a discussão explicando que dentro do nosso corpo há um sistema integrado que nos possibilita ficar em pé e nos mexer. Não se preocupe em responder os questionamentos dos alunos neste momento da aula, nem em expor os conceitos explicativos sobre o tema da aula, mas procure estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos.

Orientações: Convide os alunos para brincarem de imitação no pátio. Direcione um comando, em segredo, a um aluno. O comando deverá ser imitado pelos demais, repetindo os movimentos. A cada novo comando, convide um aluno diferente para que todos possam ser imitados. Direcione para os seguintes movimentos: sentar e levantar; levantar e abaixar os braços; levantar uma das pernas; pular de um pé só; mexer braço e perna em movimentos circulares; escovar os dentes; pentear os cabelos; mexer o alimento na panela; lavar os pés; serrar com um serrote; marchar como um soldado; varrer; lavar roupa; fechar um pote com rosca. Imitar a locomoção de alguns animais. Os movimentos devem ser bem divertidos e desafiadores para que os alunos pensem e aprendam sobre o tema da aula. Sugira que imitem alguns animais com foco na forma de locomoção (sapo, pássaro, cobra, cachorro, peixe, garça, ema e outros). Considere as especificidades da sua região para acrescentar outras situações e outros animais que fazem parte do contexto da criança.

Dando continuidade ao desafio, proponha aos alunos a execução de alguns comandos, como: sentar sem dobrar os joelhos, beber água no copo sem dobrar o braço, pegar um objeto sem movimentar um dos dedos.

Como atividade complementar, proponha a montagem de esqueletos. Organize os alunos em grupos para que alguns utilizem palitos e cola na simulação e outros utilizem palitos e elásticos. Nesta proposta, espera-se que os alunos percebam que, na montagem apenas com a colagem dos palitos, o movimento não acontece, enquanto que na montagem com os elásticos existe a articulação das partes do esqueleto permitindo o movimento. Assim, os alunos devem perceber que na sustentação (ficarmos em pé) do nosso corpo contamos com ossos, que também protegem alguns dos nossos órgãos internos. Também devem entender que nossos movimentos acontecem com o auxílio de músculos e articulações.

Após a execução dos desafios e da atividade de simulação do sistema locomotor com palitos e elásticos, convide os alunos para retornarem ao círculo e conversarem sobre as dificuldades na realização das atividades propostas na brincadeira. Neste momento, não se preocupe em apresentar definições sobre o tema.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Proponha que, em uma roda de conversa, os alunos compartilhem o que aprenderam durante a aula. Peça para que alguns alunos novamente demonstrem quais comandos foram mais difíceis de executar, questionando-os sobre os motivos das dificuldades encontradas. Pergunte aos alunos:

  • O que descobriram sobre conseguirmos ficar em pé?
  • E nos mover de um lado para o outro e movimentar as partes do nosso corpo?

Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões e observações ouvindo as ideias dos colegas, dando oportunidade de confrontarem hipóteses.

Espera-se que os alunos associem as dificuldades encontradas na execução dos comandos às partes internas do corpo que trazem a sustentação e o movimento (músculos e articulações), mesmo que não utilizem as nomenclaturas adequadas para se expressarem. Neste momento, explique que o funcionamento do nosso corpo depende de alguns sistemas integrados e que para a sustentação e o movimento contamos com o sistema locomotor, formado pelo sistema esquelético e sistema muscular. Para maiores informaçõe sobre este conteúdo acesse os links: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-locomotor.htm e https://escolakids.uol.com.br/sistema-locomotor.htm.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Ainda com os alunos sentados em círculo, convide-os para jogar o Jogo da Memória - de quem é este esqueleto?. Explique o jogo usando o slide projetado ou imprima as imagens do arquivo Atividade para impressão - Mão na Massa (CIE1_02VE05).

Imprima e recorte as imagens conforme a quantidade de alunos da turma, sendo interessante organizar de três a quatro alunos por grupo.

Caso não seja possível a impressão, utilize recortes de revistas e de outros materiais, além de desenhos dos alunos pintados e recortados com representações semelhantes. Neste slide estão imagens de animais e das representações de suas estruturas ósseas.

Dê um tempo para que os alunos joguem o Jogo da Memória - de quem é este esqueleto? mais de uma vez. Acompanhe a atividade e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Depois do jogo, e novamente no círculo, observe com os alunos as imagens e converse sobre as suas formas de locomoção, podendo andar, nadar, saltar, voar, rastejar. É possível que os alunos questionem sobre a estrutura óssea de outros animais, como a formiga, o polvo, a lagosta, a pulga e outros. Neste caso, considere a possibilidade de explicar sobre algumas características dos animais invertebrados (não possuem os ossos da coluna vertebral e nem do crânio) comparando-os com os vertebrados (possuem os ossos da coluna vertebral e crânio). Em relação aos animais com ou sem coluna vertebral, acesse o link para mais informações https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biokids/Biokids2.php.

No fechamento da discussão, compare as características dos animais do jogo com as características do nosso corpo em relação à forma de sustentação e locomoção, e a importância da nossa estrutura óssea, músculos e articulações (sistema locomotor) para o desenvolvimento de nossas atividades no dia a dia. Reforçe sobre a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde do nosso corpo. Sugira alguns alimentos que devemos escolher para termos osso fortes. Ressalte também sobre a importância da postura do corpo para a preservação da coluna vertebral, acesse algumas recomendações sobre o cuidado com a coluna vertebral que devem começar na infância https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/desvios-da-coluna-vertebral/.

Se considerar relevante, leia para os alunos o texto do paradidático “Eu me mexo”, que explica como o corpo se movimenta, propõe o estudo sobre o esqueleto e como os ossos e os músculos funcionam em conjunto. O texto é apresentado com uma linguagem fluente e ilustrações bem humoradas. Acesse o link https://pt.slideshare.net/ecrismoreira/eu-me-mexo-41484777.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados conteúdos que contemplam a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI02): localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade nesta aula. O tema desta aula pode ser complementado com a aula anterior (CIE1_02VE04).

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas com as imagens dos animais, tesoura, cola, palitos, elásticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula e leia para os alunos. Comente que nesta aula eles irão estudar sobre a estrutura e os movimentos do corpo humano. Verifique o interesse dos alunos em relação ao tema, por meio dos comentários ou questionamentos apresentados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=cGhY5oLHaHU com o clipe da música “Tumbalacatumba” e convide os alunos para cantarem e dançarem seguindo os movimentos realizados pelas crianças no vídeo. Assista mais de uma vez no caso dos alunos não conhecerem a música.

Depois da atividade de movimento com o ritmo e coreografia da música, reúna os alunos em círculo e peça para que sentem no chão, para conversarem sobre a atividade. Deixe eles comentarem sobre o que mais lhes chamou a atenção, inclusive sobre caveiras e esqueletos. Os alunos podem citar filmes, desenhos e personagens que lembram o clipe. Incentive o diálogo sobre o tema da aula. Você pode fazer os seguintes questionamentos:

  • Gostaram de dançar esta música? Por que?
  • Qual movimento da coreografia mais gostaram de fazer?
  • Algum destes movimentos foi mais difícil? Quais partes do corpo mais movimentaram?
  • Durante o dia, em outras atividades, repetimos estes movimentos? Quais? Quando?
  • Por que conseguimos ficar em pé, sentar, correr, dançar?
  • Como será que nosso corpo consegue se mexer tanto? Do que nosso corpo precisa para fazer estes movimentos?

Neste momento, estimule a participação para o levantamento de hipóteses sobre o que pensam que faz nosso corpo ter esta estrutura para movimentar-se. Provavelmente outros questionamentos surgirão a partir das respostas às questões apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Ainda com os alunos sentados em círculo, peça para eles pensarem sobre a estrutura do nosso corpo e como nos movimentamos de um lugar para outro, e as partes do corpo (nos locomovemos sobre dois pés e pernas, enquanto alguns animais se locomovem sobre quatro patas). Leia a questão disparadora.

Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre como podemos ficar em pé e movimentar as partes do nosso corpo. Após a apresentação das hipóteses, complemente a discussão explicando que dentro do nosso corpo há um sistema integrado que nos possibilita ficar em pé e nos mexer. Não se preocupe em responder os questionamentos dos alunos neste momento da aula, nem em expor os conceitos explicativos sobre o tema da aula, mas procure estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos.

Orientações: Convide os alunos para brincarem de imitação no pátio. Direcione um comando, em segredo, a um aluno. O comando deverá ser imitado pelos demais, repetindo os movimentos. A cada novo comando, convide um aluno diferente para que todos possam ser imitados. Direcione para os seguintes movimentos: sentar e levantar; levantar e abaixar os braços; levantar uma das pernas; pular de um pé só; mexer braço e perna em movimentos circulares; escovar os dentes; pentear os cabelos; mexer o alimento na panela; lavar os pés; serrar com um serrote; marchar como um soldado; varrer; lavar roupa; fechar um pote com rosca. Imitar a locomoção de alguns animais. Os movimentos devem ser bem divertidos e desafiadores para que os alunos pensem e aprendam sobre o tema da aula. Sugira que imitem alguns animais com foco na forma de locomoção (sapo, pássaro, cobra, cachorro, peixe, garça, ema e outros). Considere as especificidades da sua região para acrescentar outras situações e outros animais que fazem parte do contexto da criança.

Dando continuidade ao desafio, proponha aos alunos a execução de alguns comandos, como: sentar sem dobrar os joelhos, beber água no copo sem dobrar o braço, pegar um objeto sem movimentar um dos dedos.

Como atividade complementar, proponha a montagem de esqueletos. Organize os alunos em grupos para que alguns utilizem palitos e cola na simulação e outros utilizem palitos e elásticos. Nesta proposta, espera-se que os alunos percebam que, na montagem apenas com a colagem dos palitos, o movimento não acontece, enquanto que na montagem com os elásticos existe a articulação das partes do esqueleto permitindo o movimento. Assim, os alunos devem perceber que na sustentação (ficarmos em pé) do nosso corpo contamos com ossos, que também protegem alguns dos nossos órgãos internos. Também devem entender que nossos movimentos acontecem com o auxílio de músculos e articulações.

Após a execução dos desafios e da atividade de simulação do sistema locomotor com palitos e elásticos, convide os alunos para retornarem ao círculo e conversarem sobre as dificuldades na realização das atividades propostas na brincadeira. Neste momento, não se preocupe em apresentar definições sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Proponha que, em uma roda de conversa, os alunos compartilhem o que aprenderam durante a aula. Peça para que alguns alunos novamente demonstrem quais comandos foram mais difíceis de executar, questionando-os sobre os motivos das dificuldades encontradas. Pergunte aos alunos:

  • O que descobriram sobre conseguirmos ficar em pé?
  • E nos mover de um lado para o outro e movimentar as partes do nosso corpo?

Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões e observações ouvindo as ideias dos colegas, dando oportunidade de confrontarem hipóteses.

Espera-se que os alunos associem as dificuldades encontradas na execução dos comandos às partes internas do corpo que trazem a sustentação e o movimento (músculos e articulações), mesmo que não utilizem as nomenclaturas adequadas para se expressarem. Neste momento, explique que o funcionamento do nosso corpo depende de alguns sistemas integrados e que para a sustentação e o movimento contamos com o sistema locomotor, formado pelo sistema esquelético e sistema muscular. Para maiores informaçõe sobre este conteúdo acesse os links: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-locomotor.htm e https://escolakids.uol.com.br/sistema-locomotor.htm.

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Tempo sugerido:

Orientações: Ainda com os alunos sentados em círculo, convide-os para jogar o Jogo da Memória - de quem é este esqueleto?. Explique o jogo usando o slide projetado ou imprima as imagens do arquivo Atividade para impressão - Mão na Massa (CIE1_02VE05).

Imprima e recorte as imagens conforme a quantidade de alunos da turma, sendo interessante organizar de três a quatro alunos por grupo.

Caso não seja possível a impressão, utilize recortes de revistas e de outros materiais, além de desenhos dos alunos pintados e recortados com representações semelhantes. Neste slide estão imagens de animais e das representações de suas estruturas ósseas.

Dê um tempo para que os alunos joguem o Jogo da Memória - de quem é este esqueleto? mais de uma vez. Acompanhe a atividade e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Depois do jogo, e novamente no círculo, observe com os alunos as imagens e converse sobre as suas formas de locomoção, podendo andar, nadar, saltar, voar, rastejar. É possível que os alunos questionem sobre a estrutura óssea de outros animais, como a formiga, o polvo, a lagosta, a pulga e outros. Neste caso, considere a possibilidade de explicar sobre algumas características dos animais invertebrados (não possuem os ossos da coluna vertebral e nem do crânio) comparando-os com os vertebrados (possuem os ossos da coluna vertebral e crânio). Em relação aos animais com ou sem coluna vertebral, acesse o link para mais informações https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biokids/Biokids2.php.

No fechamento da discussão, compare as características dos animais do jogo com as características do nosso corpo em relação à forma de sustentação e locomoção, e a importância da nossa estrutura óssea, músculos e articulações (sistema locomotor) para o desenvolvimento de nossas atividades no dia a dia. Reforçe sobre a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde do nosso corpo. Sugira alguns alimentos que devemos escolher para termos osso fortes. Ressalte também sobre a importância da postura do corpo para a preservação da coluna vertebral, acesse algumas recomendações sobre o cuidado com a coluna vertebral que devem começar na infância https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/desvios-da-coluna-vertebral/.

Se considerar relevante, leia para os alunos o texto do paradidático “Eu me mexo”, que explica como o corpo se movimenta, propõe o estudo sobre o esqueleto e como os ossos e os músculos funcionam em conjunto. O texto é apresentado com uma linguagem fluente e ilustrações bem humoradas. Acesse o link https://pt.slideshare.net/ecrismoreira/eu-me-mexo-41484777.

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