12108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Seres Vivos

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Seres Vivos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

Essenciais:
- Google Classroom (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos, por meio do Google Classroom, o texto a seguir. Peça para que, com o apoio de um adulto, leiam.

“NATUREZA DISTRAÍDA
TOQUINHO

COMO AS PLANTAS SOMOS SERES VIVOS,
COMO AS PLANTAS TEMOS QUE CRESCER.
COMO ELAS, PRECISAMOS DE MUITO CARINHO,
DE SOL, DE AMOR, DE AR PRA SOBREVIVER.
QUANDO A NATUREZA DISTRAÍDA
FERE A FLOR OU UM EMBRIÃO,
O SER HUMANO, MAIS QUE AS FLORES,
PRECISA NA VIDA
DE MUITO AFETO E TODA COMPREENSÃO”.

Após todos os alunos lerem o texto, levante a questão disparadora da aula:
- O que difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?

Mão na massa
Divida a turma em dois grupos e oriente que um grupo deve pesquisar imagens de seres vivos e outro de elementos não vivos. Após terem finalizado a pesquisa, peça para compartilharem as imagens com os alunos da turma e com você.

Sistematização
Após os alunos verem as imagens dos grupos, finalize a aula construindo uma tabela coletiva em que, em uma coluna, deverá ficar registrado os nomes dos seres vivos e, na outra, os nomes dos elementos não vivos. Então, retome a questão disparadora da aula:
- O que difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?

Convite às famílias
Peça para que a família assista ao vídeo “Amazônia Selvagem - Reino Animal (Dublado): Documentário National Geographic” (disponível aqui). Enquanto assistem ao vídeo, devem atentar-se para os seres vivos e os elementos não vivos que conseguem observar.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_04V&E01

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas