Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o terceiro de uma sequência de aulas sobre as múltiplas dimensões da sexualidade humana. Para melhor compreensão, acompanhe os planos de aula anteriores que fazem parte dessa sequência de conteúdos (especialmente os planos CIE8_09VE01 e CIE8_09VE02). Esse acompanhamento contribuirá para ampliar a elaboração de argumentos e para a construção de valores de respeito às diversidades da sexualidade humana.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, cópias impressas das atividades, caderno, lápis, caneta, borracha, quadro, giz ou caneta para quadro, aproximadamente 2 metros de papel kraft (pardo), tesoura, fita adesiva e canetas para cartaz.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater formas de respeitar as diversidades da sexualidade humana em diversos contextos da sociedade. Para aprofundar-se no tema e ampliar seus argumentos sobre a importância de discutirmos sobre sexualidade na sala de aula, assista ao vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Rm2AoxyM_7c.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma ou imprima cópias do texto e distribua para os alunos (acesse este link para imprimir a atividade https://docs.google.com/document/d/1wzn1EVvG7y7Ry_23FmdwZ-qM495Ve4HLhvoLiZt0x3U/edit?usp=sharing ). Atenção: se a turma tiver estudantes com nomes que remetem aos apelidos das personagens da história, você pode alterar os nomes das personagens para não gerar desconfortos. Questione: “Como vocês se sentiriam se acontecesse isso com vocês? O que será que as personagens fizeram? O que vocês fariam nessas situações?”. Peça que os alunos pensem a respeito e registrem suas respostas no caderno. Retome esses sentimentos/emoções/sensações na etapa de Sistematização.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete este slide ou apenas pergunte oralmente à turma: “Como é a sociedade que respeita as diversidades da sexualidade humana?”. Ouça as respostas e repita as que contribuem para refletir a importância do respeito às diversidades da sexualidade. Identifique ideias que se destacam, sem necessidade de registrar no quadro.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete este slide para turma ou explique oralmente. Os alunos devem criar um protótipo de sociedade que respeite as dimensões da sexualidade humana e suas diversidades. Separe a turma em grupos com 3 integrantes. Distribua uma situação ou contexto da sociedade impresso para cada grupo (conforme orientações neste link: https://docs.google.com/document/d/14aKmFzrqJKUXHNS2-epCslLda438JimNojm5l8mKYk8/edit?usp=sharing). Organize o tempo disponível para cumprir todas as orientações deste momento. Peça que cada grupo debata sobre como seriam esses contextos sociais se todos respeitassem as dimensões e diversidades da sexualidade. Circule entre os grupos problematizando e questionando, sem dar respostas, mas estimulando o protagonismo dos estudantes. Peça para que cada aluno registre a resposta no caderno. Em seguida, solicite que partilhem com outro grupo. Por fim, cada grupo fala suas conclusões para a turma e, juntos, elaboram um protótipo de sociedade que respeita as diversidades da sexualidade humana. As orientações/sugestões para o andamento da atividade, além de referências para ampliar o seu conhecimento sobre o assunto, podem ser encontradas neste link: https://docs.google.com/document/d/1ES6y_S4ENI8jUMVitd06FWWAbYc2g-snhHF_ubs0Sp8/edit.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma ou explique as orientações. Fale para a turma: “Relembrem como vocês se sentiram ao ler a estória de Fê e Cacá”.
Pergunte: “Como podemos conviver melhor em sociedade, respeitando as pessoas como elas são, em relação às diversidades da sexualidade?”. Finalize formulando coletivamente regras de convivência para uma sociedade que respeite as diversidades da sexualidade. Escreva no quadro e peça que os alunos copiem. Em seguida, pegue papel kraft e posicione-o no chão da sala. Peça a um aluno que deite em cima do papel e desenhe o contorno do corpo. Dentro do desenho, escrevam as regras de convivência elaboradas. Escolham um título e exponham na sala de aula.