12074
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Ciclo menstrual

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Ciclo menstrual

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre adolescência e puberdade, sugere-se a aplicação do plano anterior “sistema reprodutor feminino” (CIE8_07VE02).

Materiais necessários para a aula: Caso tenha disponível em sua escola - computador, projetor (Data Show) e acesso à internet; envelopes; impressão dos cartões e etiquetas; impressão da questão proposta na atividade 2 (caso não seja possível a projeção); cartolinas; lápis; canetas; tesoura; cola. Material para impressão disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PsqzvwWjAaWNXWUHrXSnmyjbEwkzd35a6bVhmd5s6anEaPwbgg74tbF5pMFy/atividades-para-impressao-mao-na-massa-cie8-07ve03

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos estudantes que nesta aula irão discutir sobre como ocorre a menstruação e o ciclo menstrual.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Solicite aos estudantes que se organizem em uma grande e única roda, mas que tragam um lápis e seu caderno para anotações. Argumente sobre o fato de que os seres humanos em suas mais diversas culturas desenvolveram os mais distintos olhares e rituais em torno do tema menstruação. Pergunte se alguém conhece algum costume popular sobre a menstruação, ouça rapidamente essas opiniões. Em seguida, conte-lhes que você trouxe um trecho de uma matéria de um site que tentou ilustrar essa questão e que você lerá duas das 21 tradições da primeira menstruação retratadas na reportagem (https://www.buzzfeed.com/susiearmitage/21-tradieoes-da-primeira-menstruaeao-ao-redor-do-m?utm_term=.sfXxpQoZn#.dugV7OPMe). Leia estes trechos com eles. Você poderá projetar o slide, levar o material impresso ou em um cartaz previamente preparado. Não se esqueça de mencionar os países de origem destes rituais e depois direcione a conversa dizendo que existem estes e muitos outros costumes e lendas a respeito do fenômeno e alguns deles devem conhecer mais algum. Também comente que os tabus a respeito desse tema estão sempre em debate, pois em muitas culturas o fenômeno é visto como uma vergonha ou forma de impureza, já atualmente, é tema de grandes discussões que tocam o empoderamento feminino. Diga-lhes que você tem uma pergunta específica sobre a temática.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Aproveitando o ensejo do slide anterior, questione-os apresentando a questão disparadora. Ouça as suas opiniões a respeito do tema e peça que todos registrem suas concepções prévias em seu caderno. Não se preocupe em responder a questão nesse momento, ela será retomada posteriormente.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Sugere-se 20 minutos para esse momento, incluindo as orientações, a realização da atividade e o compartilhamento de ideias. Peça que se organizem em pequenos grupos (de quatro estudantes) e depois entregue a cada grupo o material da primeira atividade, sendo: um envelope contendo cartões e frases/palavras conectivas, um glossário sobre as novas palavras e um pedaço de cartolina. Material disponível para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PsqzvwWjAaWNXWUHrXSnmyjbEwkzd35a6bVhmd5s6anEaPwbgg74tbF5pMFy/atividades-para-impressao-mao-na-massa-cie8-07ve03

Explique-lhes que neste envelope há etapas do funcionamento do ciclo menstrual em mulheres, mas para conectá-los faltam palavras ou frases que indiquem essa relação, mas que estão nas pequenas etiquetas. Oriente-os que para organizarem essas relações eles devem dispor as cartas sobre o pedaço de cartolina, indicar com setas e escreverem essas possíveis relações e, quando estiverem seguros de sua construção, deverão colar as cartas. Peça que consultem o glossário enquanto discutem e diga-lhes que é como um mapa conceitual que tenta explicar as etapas do ciclo menstrual (sugere-se 3 minutos para as orientações).

Indique-lhes que terão 15 minutos para o desenvolvimento da atividade. Para auxiliar na gestão do tempo, você pode criar um mecanismo de aviso, seja avisando ou demarcando no quadro quanto tempo ainda há para a atividade ou, caso você disponha de internet, você pode utilizar o site https://relogioonline.com.br/cronometro/ e se tiver um projetor pode projetá-lo para que os estudantes acompanhem o tempo.

Depois peça que cada grupo converse com um grupo vizinho para que troquem ideias, conheçam as produções dos colegas, comparem com as suas respostas e conversem entre si, para entenderem as hipóteses e observações dos demais (sugere-se apenas 2 minutos de interação entre os grupos). Eles podem deixar para colar oficialmente os cartões após esse momento de troca de ideias, se organizando com o tempo disponível. Orientação sobre a resolução das atividades disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aKH8JYfJAuu4jCvemwPhB6YSW6EjM59pqUrGMGtW34hhpVQXRvFwpXN7gaDv/resolucao-das-atividades-mao-na-massa-cie8-07ve03

ATENÇÃO à quantidade de termos e conceitos novos, além da possível falta de contato prévio com o Sistema Endócrino, que poderá gerar dificuldades na execução da atividade, portanto, sua mediação é essencial. Circule entre os grupos e apesar de não interferir diretamente nas hipóteses dos estudantes você pode relembrar algumas questões e tirar dúvidas. Para auxiliar na discussão indica-se a leitura prévia: http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_II/modulo_II/fisiologia2.htm.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os grupos se dividam em duas duplas, sugere-se o tempo de 5 minutos para essa etapa. Informe-os que terão que responder a uma questão, mas de acordo com algumas etapas. No primeiro momento, instrua-os que apesar de estarem em pares, eles deverão pensar em uma resposta individual, sem qualquer troca de informações com o colega ao lado. Leia a pergunta (projete ou escreva no quadro) e aguarde que registrem suas respostas individuais. Pergunte para a turma quais respostas escolheram e faça uma breve anotação estatística no quadro (exemplo: x pessoas escolheram a alternativa A, y número de pessoas a alternativa B, e assim por diante).

O segundo momento é a troca entre pares, eles deverão conversar sobre suas respostas explicando um ao outro o que os levaram a escolher essa alternativa. O tempo indicado de discussão é de até 2 minutos. Após a discussão, aos pares, pergunte se alguém mudou de opinião após conversar com seu colega e refaça as estatísticas. Então, discuta os dois resultados pré e pós instrução entre pares, e comente a importância da troca de diferentes experiências e visões na construção do conhecimento. Após essa conversa entre os pares as estatísticas de acerto costumam aumentar, mas caso isso não aconteça, retome a questão com o grupo problematizando: “Qual seria a importância desse fenômeno?” e “Qual o papel da menstruação na espécie humana?”.

Orientação sobre a resolução das atividades disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aKH8JYfJAuu4jCvemwPhB6YSW6EjM59pqUrGMGtW34hhpVQXRvFwpXN7gaDv/resolucao-das-atividades-mao-na-massa-cie8-07ve03

Uma opção para utilizar a tecnologia nesse processo é a utilização de um aplicativo para smartphone, o Socrative, na qual com a versão Teacher (professor) você cria uma sala, cria a atividade, que nesse caso seria um questionário, com a pergunta da atividade e suas respectivas alternativas. Com a versão Student (estudante), os estudantes acessam a sala e respondem à questão, gerando dados automáticos para o professor. Para saber mais sobre o aplicativo, acesse: https://www.socrative.com/apps.html e https://br.ccm.net/faq/13607-o-que-e-e-como-usar-socrative. Outros caminhos utilizando a tecnologia podem ser a criação de formulários Google e ou o uso do site https://www.mentimeter.com.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Serão três momentos: assistir ao vídeo e retomar as atividades (momento “a”), retomar a questão disparadora (momento “b”) e uma reflexão a partir das transformações no organismo feminino durante a puberdade (momento “c”). Sugere-se que esse momento dure cerca de 10 minutos. Convide os estudantes a trazerem consigo o material produzido nas atividades (anotações e cartaz) e a assistirem ao vídeo “How menstruation works” (Como a menstruação funciona?), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ayzN5f3qN8g. Em seguida, questione se o mapa das etapas da menstruação que fizeram é congruente com as informações do vídeo. Caso não possua acesso à internet em sua escola, verifique previamente como poderia passar o vídeo ou outro similar aos estudantes, ou ainda, construir um resumo sobre o conteúdo do vídeo e compartilhar as informações com os estudantes nesse momento, elaborando um registro coletivo. Para embasar esse momento você pode buscar imagens que retratam o ciclo menstrual em um calendário ou utilizar as imagens disponíveis no material didático adotado pela sua escola. Em seguida, retome o mapa com eles, organizando-o da maneira correta, revisando as etapas do ciclo menstrual retratadas no vídeo. Você poderá expor aos estudantes o mapa sugerido nas orientações de resolução do Mão na massa, ou ainda, já levá-lo impresso ou montado em uma cartolina, ganhando tempo nesta etapa. Depois, solicite que retomem as anotações da atividade em pares e discutam a questão proposta, discutindo com toda a turma a resposta correta por exclusão de alternativas. Orientação sobre a resolução das atividades disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aKH8JYfJAuu4jCvemwPhB6YSW6EjM59pqUrGMGtW34hhpVQXRvFwpXN7gaDv/resolucao-das-atividades-mao-na-massa-cie8-07ve03

Sugere-se 5 minutos para esse momento. Peça que os estudantes retomem suas hipóteses iniciais sobre a questão disparadora e abaixo escrevam as possíveis alterações ou novas hipóteses.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 5 minutos para esse momento. Projete o slide ou registre as informações no quadro (indicando uma imagem similar à do slide) para relacionar os aprendizados sobre as transformações no organismo feminino durante a puberdade e a menstruação. Comente que os hormônios citados no ciclo menstrual terão grande influência sobre as transformações sofridas ao longo da puberdade, como: desenvolvimento das mamas (seios); a cintura fica mais fina; alargamento dos quadris; aparecimento de pelos, principalmente, embaixo das axilas e na região pubiana (da vagina); lábios vaginais mais proeminentes e aumento no tamanho do útero. Espera-se que os estudantes sejam capazes de relacionar a produção desses hormônios que agem sobre o ciclo menstrual às transformações da puberdade, reconhecendo-as em seu organismo (no caso das meninas). Você pode comentar que essas alterações não são imediatas e acontecem de forma diferente em organismos diferentes, bem como o ciclo menstrual está sujeito a variações. Também é possível ampliar a discussão argumentando que toda a fisiologia do organismo feminino pode sofrer alterações no período menstrual, em especial questões sensoriais como a sensibilidade gustativa, olfativa, térmica, dolorosa, tátil, vibratória e elétrica. Essa matéria pode auxiliar no embasamento deste momento: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2017/09/o-corpo-que-conversa-no-ciclo-menstrual/. Para saber mais sobre o ciclo menstrual na adolescência: http://adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=237. Os conceitos relacionados ao Sistema Endócrino serão aprofundados em futuros planos de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre adolescência e puberdade, sugere-se a aplicação do plano anterior “sistema reprodutor feminino” (CIE8_07VE02).

Materiais necessários para a aula: Caso tenha disponível em sua escola - computador, projetor (Data Show) e acesso à internet; envelopes; impressão dos cartões e etiquetas; impressão da questão proposta na atividade 2 (caso não seja possível a projeção); cartolinas; lápis; canetas; tesoura; cola. Material para impressão disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PsqzvwWjAaWNXWUHrXSnmyjbEwkzd35a6bVhmd5s6anEaPwbgg74tbF5pMFy/atividades-para-impressao-mao-na-massa-cie8-07ve03

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos estudantes que nesta aula irão discutir sobre como ocorre a menstruação e o ciclo menstrual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Solicite aos estudantes que se organizem em uma grande e única roda, mas que tragam um lápis e seu caderno para anotações. Argumente sobre o fato de que os seres humanos em suas mais diversas culturas desenvolveram os mais distintos olhares e rituais em torno do tema menstruação. Pergunte se alguém conhece algum costume popular sobre a menstruação, ouça rapidamente essas opiniões. Em seguida, conte-lhes que você trouxe um trecho de uma matéria de um site que tentou ilustrar essa questão e que você lerá duas das 21 tradições da primeira menstruação retratadas na reportagem (https://www.buzzfeed.com/susiearmitage/21-tradieoes-da-primeira-menstruaeao-ao-redor-do-m?utm_term=.sfXxpQoZn#.dugV7OPMe). Leia estes trechos com eles. Você poderá projetar o slide, levar o material impresso ou em um cartaz previamente preparado. Não se esqueça de mencionar os países de origem destes rituais e depois direcione a conversa dizendo que existem estes e muitos outros costumes e lendas a respeito do fenômeno e alguns deles devem conhecer mais algum. Também comente que os tabus a respeito desse tema estão sempre em debate, pois em muitas culturas o fenômeno é visto como uma vergonha ou forma de impureza, já atualmente, é tema de grandes discussões que tocam o empoderamento feminino. Diga-lhes que você tem uma pergunta específica sobre a temática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Aproveitando o ensejo do slide anterior, questione-os apresentando a questão disparadora. Ouça as suas opiniões a respeito do tema e peça que todos registrem suas concepções prévias em seu caderno. Não se preocupe em responder a questão nesse momento, ela será retomada posteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Sugere-se 20 minutos para esse momento, incluindo as orientações, a realização da atividade e o compartilhamento de ideias. Peça que se organizem em pequenos grupos (de quatro estudantes) e depois entregue a cada grupo o material da primeira atividade, sendo: um envelope contendo cartões e frases/palavras conectivas, um glossário sobre as novas palavras e um pedaço de cartolina. Material disponível para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PsqzvwWjAaWNXWUHrXSnmyjbEwkzd35a6bVhmd5s6anEaPwbgg74tbF5pMFy/atividades-para-impressao-mao-na-massa-cie8-07ve03

Explique-lhes que neste envelope há etapas do funcionamento do ciclo menstrual em mulheres, mas para conectá-los faltam palavras ou frases que indiquem essa relação, mas que estão nas pequenas etiquetas. Oriente-os que para organizarem essas relações eles devem dispor as cartas sobre o pedaço de cartolina, indicar com setas e escreverem essas possíveis relações e, quando estiverem seguros de sua construção, deverão colar as cartas. Peça que consultem o glossário enquanto discutem e diga-lhes que é como um mapa conceitual que tenta explicar as etapas do ciclo menstrual (sugere-se 3 minutos para as orientações).

Indique-lhes que terão 15 minutos para o desenvolvimento da atividade. Para auxiliar na gestão do tempo, você pode criar um mecanismo de aviso, seja avisando ou demarcando no quadro quanto tempo ainda há para a atividade ou, caso você disponha de internet, você pode utilizar o site https://relogioonline.com.br/cronometro/ e se tiver um projetor pode projetá-lo para que os estudantes acompanhem o tempo.

Depois peça que cada grupo converse com um grupo vizinho para que troquem ideias, conheçam as produções dos colegas, comparem com as suas respostas e conversem entre si, para entenderem as hipóteses e observações dos demais (sugere-se apenas 2 minutos de interação entre os grupos). Eles podem deixar para colar oficialmente os cartões após esse momento de troca de ideias, se organizando com o tempo disponível. Orientação sobre a resolução das atividades disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aKH8JYfJAuu4jCvemwPhB6YSW6EjM59pqUrGMGtW34hhpVQXRvFwpXN7gaDv/resolucao-das-atividades-mao-na-massa-cie8-07ve03

ATENÇÃO à quantidade de termos e conceitos novos, além da possível falta de contato prévio com o Sistema Endócrino, que poderá gerar dificuldades na execução da atividade, portanto, sua mediação é essencial. Circule entre os grupos e apesar de não interferir diretamente nas hipóteses dos estudantes você pode relembrar algumas questões e tirar dúvidas. Para auxiliar na discussão indica-se a leitura prévia: http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_II/modulo_II/fisiologia2.htm.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os grupos se dividam em duas duplas, sugere-se o tempo de 5 minutos para essa etapa. Informe-os que terão que responder a uma questão, mas de acordo com algumas etapas. No primeiro momento, instrua-os que apesar de estarem em pares, eles deverão pensar em uma resposta individual, sem qualquer troca de informações com o colega ao lado. Leia a pergunta (projete ou escreva no quadro) e aguarde que registrem suas respostas individuais. Pergunte para a turma quais respostas escolheram e faça uma breve anotação estatística no quadro (exemplo: x pessoas escolheram a alternativa A, y número de pessoas a alternativa B, e assim por diante).

O segundo momento é a troca entre pares, eles deverão conversar sobre suas respostas explicando um ao outro o que os levaram a escolher essa alternativa. O tempo indicado de discussão é de até 2 minutos. Após a discussão, aos pares, pergunte se alguém mudou de opinião após conversar com seu colega e refaça as estatísticas. Então, discuta os dois resultados pré e pós instrução entre pares, e comente a importância da troca de diferentes experiências e visões na construção do conhecimento. Após essa conversa entre os pares as estatísticas de acerto costumam aumentar, mas caso isso não aconteça, retome a questão com o grupo problematizando: “Qual seria a importância desse fenômeno?” e “Qual o papel da menstruação na espécie humana?”.

Orientação sobre a resolução das atividades disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aKH8JYfJAuu4jCvemwPhB6YSW6EjM59pqUrGMGtW34hhpVQXRvFwpXN7gaDv/resolucao-das-atividades-mao-na-massa-cie8-07ve03

Uma opção para utilizar a tecnologia nesse processo é a utilização de um aplicativo para smartphone, o Socrative, na qual com a versão Teacher (professor) você cria uma sala, cria a atividade, que nesse caso seria um questionário, com a pergunta da atividade e suas respectivas alternativas. Com a versão Student (estudante), os estudantes acessam a sala e respondem à questão, gerando dados automáticos para o professor. Para saber mais sobre o aplicativo, acesse: https://www.socrative.com/apps.html e https://br.ccm.net/faq/13607-o-que-e-e-como-usar-socrative. Outros caminhos utilizando a tecnologia podem ser a criação de formulários Google e ou o uso do site https://www.mentimeter.com.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Serão três momentos: assistir ao vídeo e retomar as atividades (momento “a”), retomar a questão disparadora (momento “b”) e uma reflexão a partir das transformações no organismo feminino durante a puberdade (momento “c”). Sugere-se que esse momento dure cerca de 10 minutos. Convide os estudantes a trazerem consigo o material produzido nas atividades (anotações e cartaz) e a assistirem ao vídeo “How menstruation works” (Como a menstruação funciona?), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ayzN5f3qN8g. Em seguida, questione se o mapa das etapas da menstruação que fizeram é congruente com as informações do vídeo. Caso não possua acesso à internet em sua escola, verifique previamente como poderia passar o vídeo ou outro similar aos estudantes, ou ainda, construir um resumo sobre o conteúdo do vídeo e compartilhar as informações com os estudantes nesse momento, elaborando um registro coletivo. Para embasar esse momento você pode buscar imagens que retratam o ciclo menstrual em um calendário ou utilizar as imagens disponíveis no material didático adotado pela sua escola. Em seguida, retome o mapa com eles, organizando-o da maneira correta, revisando as etapas do ciclo menstrual retratadas no vídeo. Você poderá expor aos estudantes o mapa sugerido nas orientações de resolução do Mão na massa, ou ainda, já levá-lo impresso ou montado em uma cartolina, ganhando tempo nesta etapa. Depois, solicite que retomem as anotações da atividade em pares e discutam a questão proposta, discutindo com toda a turma a resposta correta por exclusão de alternativas. Orientação sobre a resolução das atividades disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aKH8JYfJAuu4jCvemwPhB6YSW6EjM59pqUrGMGtW34hhpVQXRvFwpXN7gaDv/resolucao-das-atividades-mao-na-massa-cie8-07ve03

Sugere-se 5 minutos para esse momento. Peça que os estudantes retomem suas hipóteses iniciais sobre a questão disparadora e abaixo escrevam as possíveis alterações ou novas hipóteses.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 5 minutos para esse momento. Projete o slide ou registre as informações no quadro (indicando uma imagem similar à do slide) para relacionar os aprendizados sobre as transformações no organismo feminino durante a puberdade e a menstruação. Comente que os hormônios citados no ciclo menstrual terão grande influência sobre as transformações sofridas ao longo da puberdade, como: desenvolvimento das mamas (seios); a cintura fica mais fina; alargamento dos quadris; aparecimento de pelos, principalmente, embaixo das axilas e na região pubiana (da vagina); lábios vaginais mais proeminentes e aumento no tamanho do útero. Espera-se que os estudantes sejam capazes de relacionar a produção desses hormônios que agem sobre o ciclo menstrual às transformações da puberdade, reconhecendo-as em seu organismo (no caso das meninas). Você pode comentar que essas alterações não são imediatas e acontecem de forma diferente em organismos diferentes, bem como o ciclo menstrual está sujeito a variações. Também é possível ampliar a discussão argumentando que toda a fisiologia do organismo feminino pode sofrer alterações no período menstrual, em especial questões sensoriais como a sensibilidade gustativa, olfativa, térmica, dolorosa, tátil, vibratória e elétrica. Essa matéria pode auxiliar no embasamento deste momento: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2017/09/o-corpo-que-conversa-no-ciclo-menstrual/. Para saber mais sobre o ciclo menstrual na adolescência: http://adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=237. Os conceitos relacionados ao Sistema Endócrino serão aprofundados em futuros planos de aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano