Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é uma sequência do plano “Pirâmide alimentar, vamos conhecer!”. Para que os alunos tenham embasamento e um melhor aproveitamento da temática proposta nesta aula, é necessário aplicar primeiro o plano indicado, código CIE5_07VE01.
Outros planos trazem maior aprofundamento do assunto e outros desdobramentos do tema desta aula. O professor pode aplicar, em momento posterior, os planos CIE5_07VE02, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07, CIE5_07VE08, CIE5_07VE09 e CIE5_07VE10.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário que os alunos tragam antecipadamente folhetos de mercados. Sugere-se que o professor mande um bilhete com uma semana de antecedência para garantir que o material esteja disponível na aplicação do plano; folha de sulfite e folha impressa com material de pesquisa (disponível no material complementar deste plano).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, escreva no quadro o título do plano e fale para a turma que iremos discutir a importância de pensar sobre o que comemos. Os questionamentos abaixo devem ajudar o professor a mediar uma breve discussão sobre a temática da aula, instigando a curiosidade da turma:
- Sobre o que você acha que vai tratar esta aula?
- Vocês já ouviram falar sobre os nutrientes?
- O que sabem sobre eles?
- Para que será que eles são importantes?
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva a frase no quadro “31 de março - Dia Internacional da Saúde e Nutrição”. Converse com a turma sobre o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que foi instituído pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo despertar a sociedade para a discussão e consciência sobre saúde e as boas práticas alimentares. Promova uma discussão acerca do cartaz e pergunte para a turma:
- Vocês acham que há a necessidade de se criar um dia para suscitar uma discussão sobre uma boa alimentação?
- O que vocês entendem por nutrição?
- Será que a nutrição influencia na saúde?
Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos. No decorrer da aula, tais conceitos serão explorados e sistematizados. Por isso, valorize e incentive a fala de cada aluno, medie e potencialize as discussões, acrescentando outras perguntas, se necessário.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, anote a questão disparadora no quadro para ser retomada no final da aula. Proponha as seguintes perguntas para a turma, à medida que a discussão se desenrola:
- O que são nutrientes?
- Onde podemos os encontrar?
- Será que é necessário saber para que eles servem? Por quê?
Incentive que os alunos discutam as respostas entre si e, em seguida, escrevam individualmente, em uma folha ou no caderno, o que pensam sobre as questões. Esse registro será retomado no final da aula, com o objetivo de confrontar o que sabiam antes da discussão e o que aprenderam ao final dela. O professor deve ficar atento aos alunos que ainda têm alguma dificuldade de escrita, uma estratégia seria fazer uma dupla produtiva.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete o slide ou leia para a turma. Em seguida, pergunte:
- Para que servem os nutrientes?
- Vocês sabiam que os alimentos podiam ser classificados?
- Para que serve essa classificação?
Após a discussão, se os alunos não levantarem hipóteses sobre a importância dos nutrientes, é necessário que o professor faça o fechamento das ideias mencionando que os nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Entretanto, precisamos pensar que o excesso e/ou a falta de nutrientes podem ocasionar problemas para a saúde.
Mão na massa
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, exponha o contexto da imagem aqui apresentada. Separe a turma em grupos de até 4 alunos, a fim de potencializar as discussões. Distribua para cada grupo alguns folhetos de mercado previamente arrecadados (é importante observar a variedade de alimentos que o folheto possui, para que as crianças tenham opções). Entregue também uma folha de sulfite para a realização da atividade e o material de apoio para consulta (para acessar o material verifique o material complementar deste plano).
Solicite que os grupos leiam o material de apoio e discutam sobre o conteúdo. Durante a leitura, peça que se atentem à função de cada nutriente e quais grupos de alimentos se encaixam no tipo de nutrientes (para esse momento reserve 3 minutos).
Converse com a turma que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam até o momento. Explique que a proposta da atividade é montar uma sugestão de refeição, com base nos diferentes tipos de nutrientes. Chame a atenção para a variedade e a quantidade de alimentos.
Antes de iniciar atividade pergunte à turma:
- Para escolher os alimentos, o que é importante saber?
- É necessário atentar-se à quantidade de alimentos colocados no prato? Ou é só prestar atenção no tipo de nutriente?
A cada pergunta feita peça que conversem entre si. Ao final, peça que iniciem a montagem dos seus pratos.
Ao término da atividade, coloque as sugestões de refeições de cada grupo em um local visível a todos.
Converse com a turma que agora é a hora de discutir as sugestões de pratos montadas pelos grupos. Peça que cada grupo apresente seu prato. Para promover uma discussão relacionada às escolhas, o professor pode perguntar:
- Por que vocês escolheram esses alimentos?
- Na hora da escolha dos alimentos do prato, vocês pensaram nos tipos de nutrientes?
- Tem algum tipo de nutriente que vocês acham mais importante? Por quê?
- Como vocês pensaram a questão do equilíbrio nutricional do prato?
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva as perguntas no quadro. Este é um momento de sistematizar o que foi aprendido. Peça para alguns alunos lerem suas respostas iniciais e pergunte se eles ainda pensam da mesma forma ou se aprenderam algo diferente. Após a discussão, construa coletivamente as respostas e peça para os alunos que as copiem para futuras consultas.