12065
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Nutrientes! O que são e para que servem?

Plano de Aula de ciências com atividades de 5º Ano do EF sobre as funções dos nutrientes

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma sequência do plano “Pirâmide alimentar, vamos conhecer!”. Para que os alunos tenham embasamento e um melhor aproveitamento da temática proposta nesta aula, é necessário aplicar primeiro o plano indicado, código CIE5_07VE01.

Outros planos trazem maior aprofundamento do assunto e outros desdobramentos do tema desta aula. O professor pode aplicar, em momento posterior, os planos CIE5_07VE02, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07, CIE5_07VE08, CIE5_07VE09 e CIE5_07VE10.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário que os alunos tragam antecipadamente folhetos de mercados. Sugere-se que o professor mande um bilhete com uma semana de antecedência para garantir que o material esteja disponível na aplicação do plano; folha de sulfite e folha impressa com material de pesquisa (disponível no material complementar deste plano).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, escreva no quadro o título do plano e fale para a turma que iremos discutir a importância de pensar sobre o que comemos. Os questionamentos abaixo devem ajudar o professor a mediar uma breve discussão sobre a temática da aula, instigando a curiosidade da turma:

  • Sobre o que você acha que vai tratar esta aula?
  • Vocês já ouviram falar sobre os nutrientes?
  • O que sabem sobre eles?
  • Para que será que eles são importantes?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva a frase no quadro “31 de março - Dia Internacional da Saúde e Nutrição”. Converse com a turma sobre o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que foi instituído pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo despertar a sociedade para a discussão e consciência sobre saúde e as boas práticas alimentares. Promova uma discussão acerca do cartaz e pergunte para a turma:

  • Vocês acham que há a necessidade de se criar um dia para suscitar uma discussão sobre uma boa alimentação?
  • O que vocês entendem por nutrição?
  • Será que a nutrição influencia na saúde?

Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos. No decorrer da aula, tais conceitos serão explorados e sistematizados. Por isso, valorize e incentive a fala de cada aluno, medie e potencialize as discussões, acrescentando outras perguntas, se necessário.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, anote a questão disparadora no quadro para ser retomada no final da aula. Proponha as seguintes perguntas para a turma, à medida que a discussão se desenrola:

  • O que são nutrientes?
  • Onde podemos os encontrar?
  • Será que é necessário saber para que eles servem? Por quê?

Incentive que os alunos discutam as respostas entre si e, em seguida, escrevam individualmente, em uma folha ou no caderno, o que pensam sobre as questões. Esse registro será retomado no final da aula, com o objetivo de confrontar o que sabiam antes da discussão e o que aprenderam ao final dela. O professor deve ficar atento aos alunos que ainda têm alguma dificuldade de escrita, uma estratégia seria fazer uma dupla produtiva.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia para a turma. Em seguida, pergunte:

  • Para que servem os nutrientes?
  • Vocês sabiam que os alimentos podiam ser classificados?
  • Para que serve essa classificação?

Após a discussão, se os alunos não levantarem hipóteses sobre a importância dos nutrientes, é necessário que o professor faça o fechamento das ideias mencionando que os nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Entretanto, precisamos pensar que o excesso e/ou a falta de nutrientes podem ocasionar problemas para a saúde.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, exponha o contexto da imagem aqui apresentada. Separe a turma em grupos de até 4 alunos, a fim de potencializar as discussões. Distribua para cada grupo alguns folhetos de mercado previamente arrecadados (é importante observar a variedade de alimentos que o folheto possui, para que as crianças tenham opções). Entregue também uma folha de sulfite para a realização da atividade e o material de apoio para consulta (para acessar o material verifique o material complementar deste plano).

Solicite que os grupos leiam o material de apoio e discutam sobre o conteúdo. Durante a leitura, peça que se atentem à função de cada nutriente e quais grupos de alimentos se encaixam no tipo de nutrientes (para esse momento reserve 3 minutos).

Converse com a turma que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam até o momento. Explique que a proposta da atividade é montar uma sugestão de refeição, com base nos diferentes tipos de nutrientes. Chame a atenção para a variedade e a quantidade de alimentos.

Antes de iniciar atividade pergunte à turma:

  • Para escolher os alimentos, o que é importante saber?
  • É necessário atentar-se à quantidade de alimentos colocados no prato? Ou é só prestar atenção no tipo de nutriente?

A cada pergunta feita peça que conversem entre si. Ao final, peça que iniciem a montagem dos seus pratos.

Ao término da atividade, coloque as sugestões de refeições de cada grupo em um local visível a todos.

Converse com a turma que agora é a hora de discutir as sugestões de pratos montadas pelos grupos. Peça que cada grupo apresente seu prato. Para promover uma discussão relacionada às escolhas, o professor pode perguntar:

  • Por que vocês escolheram esses alimentos?
  • Na hora da escolha dos alimentos do prato, vocês pensaram nos tipos de nutrientes?
  • Tem algum tipo de nutriente que vocês acham mais importante? Por quê?
  • Como vocês pensaram a questão do equilíbrio nutricional do prato?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva as perguntas no quadro. Este é um momento de sistematizar o que foi aprendido. Peça para alguns alunos lerem suas respostas iniciais e pergunte se eles ainda pensam da mesma forma ou se aprenderam algo diferente. Após a discussão, construa coletivamente as respostas e peça para os alunos que as copiem para futuras consultas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma sequência do plano “Pirâmide alimentar, vamos conhecer!”. Para que os alunos tenham embasamento e um melhor aproveitamento da temática proposta nesta aula, é necessário aplicar primeiro o plano indicado, código CIE5_07VE01.

Outros planos trazem maior aprofundamento do assunto e outros desdobramentos do tema desta aula. O professor pode aplicar, em momento posterior, os planos CIE5_07VE02, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07, CIE5_07VE08, CIE5_07VE09 e CIE5_07VE10.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário que os alunos tragam antecipadamente folhetos de mercados. Sugere-se que o professor mande um bilhete com uma semana de antecedência para garantir que o material esteja disponível na aplicação do plano; folha de sulfite e folha impressa com material de pesquisa (disponível no material complementar deste plano).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, escreva no quadro o título do plano e fale para a turma que iremos discutir a importância de pensar sobre o que comemos. Os questionamentos abaixo devem ajudar o professor a mediar uma breve discussão sobre a temática da aula, instigando a curiosidade da turma:

  • Sobre o que você acha que vai tratar esta aula?
  • Vocês já ouviram falar sobre os nutrientes?
  • O que sabem sobre eles?
  • Para que será que eles são importantes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva a frase no quadro “31 de março - Dia Internacional da Saúde e Nutrição”. Converse com a turma sobre o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que foi instituído pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo despertar a sociedade para a discussão e consciência sobre saúde e as boas práticas alimentares. Promova uma discussão acerca do cartaz e pergunte para a turma:

  • Vocês acham que há a necessidade de se criar um dia para suscitar uma discussão sobre uma boa alimentação?
  • O que vocês entendem por nutrição?
  • Será que a nutrição influencia na saúde?

Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos. No decorrer da aula, tais conceitos serão explorados e sistematizados. Por isso, valorize e incentive a fala de cada aluno, medie e potencialize as discussões, acrescentando outras perguntas, se necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, anote a questão disparadora no quadro para ser retomada no final da aula. Proponha as seguintes perguntas para a turma, à medida que a discussão se desenrola:

  • O que são nutrientes?
  • Onde podemos os encontrar?
  • Será que é necessário saber para que eles servem? Por quê?

Incentive que os alunos discutam as respostas entre si e, em seguida, escrevam individualmente, em uma folha ou no caderno, o que pensam sobre as questões. Esse registro será retomado no final da aula, com o objetivo de confrontar o que sabiam antes da discussão e o que aprenderam ao final dela. O professor deve ficar atento aos alunos que ainda têm alguma dificuldade de escrita, uma estratégia seria fazer uma dupla produtiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia para a turma. Em seguida, pergunte:

  • Para que servem os nutrientes?
  • Vocês sabiam que os alimentos podiam ser classificados?
  • Para que serve essa classificação?

Após a discussão, se os alunos não levantarem hipóteses sobre a importância dos nutrientes, é necessário que o professor faça o fechamento das ideias mencionando que os nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Entretanto, precisamos pensar que o excesso e/ou a falta de nutrientes podem ocasionar problemas para a saúde.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, exponha o contexto da imagem aqui apresentada. Separe a turma em grupos de até 4 alunos, a fim de potencializar as discussões. Distribua para cada grupo alguns folhetos de mercado previamente arrecadados (é importante observar a variedade de alimentos que o folheto possui, para que as crianças tenham opções). Entregue também uma folha de sulfite para a realização da atividade e o material de apoio para consulta (para acessar o material verifique o material complementar deste plano).

Solicite que os grupos leiam o material de apoio e discutam sobre o conteúdo. Durante a leitura, peça que se atentem à função de cada nutriente e quais grupos de alimentos se encaixam no tipo de nutrientes (para esse momento reserve 3 minutos).

Converse com a turma que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam até o momento. Explique que a proposta da atividade é montar uma sugestão de refeição, com base nos diferentes tipos de nutrientes. Chame a atenção para a variedade e a quantidade de alimentos.

Antes de iniciar atividade pergunte à turma:

  • Para escolher os alimentos, o que é importante saber?
  • É necessário atentar-se à quantidade de alimentos colocados no prato? Ou é só prestar atenção no tipo de nutriente?

A cada pergunta feita peça que conversem entre si. Ao final, peça que iniciem a montagem dos seus pratos.

Ao término da atividade, coloque as sugestões de refeições de cada grupo em um local visível a todos.

Converse com a turma que agora é a hora de discutir as sugestões de pratos montadas pelos grupos. Peça que cada grupo apresente seu prato. Para promover uma discussão relacionada às escolhas, o professor pode perguntar:

  • Por que vocês escolheram esses alimentos?
  • Na hora da escolha dos alimentos do prato, vocês pensaram nos tipos de nutrientes?
  • Tem algum tipo de nutriente que vocês acham mais importante? Por quê?
  • Como vocês pensaram a questão do equilíbrio nutricional do prato?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva as perguntas no quadro. Este é um momento de sistematizar o que foi aprendido. Peça para alguns alunos lerem suas respostas iniciais e pergunte se eles ainda pensam da mesma forma ou se aprenderam algo diferente. Após a discussão, construa coletivamente as respostas e peça para os alunos que as copiem para futuras consultas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano