Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 2 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada justamente para sondar suas ideias. Caso sinta necessidade, registre as informações que os alunos forem falando e deixe visível para eles no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome algum conceito ou faça o aluno colocar em cheque uma hipótese que ele tenha levantado.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: A fração três quartos é mais ou menos que um inteiro? É MENOS QUE UM INTEIRO.
E a fração dois quartos? É MENOS QUE UM INTEIRO - REPRESENTA METADE;
Propósito: Instigar os alunos sobre o assunto fracionário e obter informações sobre seus conhecimentos prévios.
Discuta com a turma:
? Quais são as frações envolvidas na situação proposta?
? Podemos fazer mais uma consideração sobre a fração dois meios? (Caso nenhum aluno consiga dizer que ela representa metade não há problemas, pois a aula irá auxiliar exatamente neste processo de compreensão.)
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Entregue aos alunos cada disco de pizza com os pedaços já recortados. É importante deixar claro aos alunos que eles não devem misturar cortes de diferentes discos de pizza, ou seja, se for utilizar a pizza cortada em quatro pedaços, no momento de pensar se é possível encontrar a metade, usar apenas esses pedaços. Caso julgue necessário, peça para os alunos registrarem em cada fatia de pizza, antes de cortar, qual fração representa cada pedaço, assim, quando misturarem as fatias, não correrão o risco de misturar cortes diferentes.
A sala pode estar disposta com os alunos sentados individualmente ou em duplas para discutirem suas montagens.
Propósito: Fazer com que os alunos visualizem diferentes maneiras de encontrar um meio com diferentes frações.
Discuta com a turma:
? Como você fez para conseguir metade da pizza?
? Em todas as pizzas foi possível encontrar um meio?
? Em quais discos de pizza você encontrou a metade?
? Qual estratégia você usou para conseguir encontrar essas frações?
Materiais complementaresAtividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, registre quais cortes de pizza representaram metade. Registre também quais são as frações envolvidas nestas representações e que, mesmo com numeradores e denominadores diferentes, todas representam um meio.
OBSERVAÇÃO: Se desejar, aplique as atividades complementares ao término deste momento da aula.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
? Quais são as pizzas em que encontramos metade?
? Quais são as frações que representam cada uma delas?
? Podemos afirmar que todas representam meia pizza? Por quê?
? Qual a relação entre a fração um meio e a fração dois quartos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Proponha esta situação para que os alunos observem frações diferentes representando a mesma quantidade.
OBSERVAÇÃO: Se desejar, aplique as atividades complementares ao término deste momento da aula.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
? Quais são as pizzas que encontramos metade?
? Quais são as frações que representam cada uma delas?
? Podemos afirmar que todas representam meia pizza? Por quê?
? Qual a relação entre a fração um meio e a fração dois quartos?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre o que encontraram e descobriram com os diferentes cortes de pizza, pedir que procurem no dicionário o significado da palavra igual. Normalmente, dentre os conceitos, existe como sinônimo a palavra equivalente (caso não exista, pedir que procurem este termo no dicionário e verificar se é aplicável a essa situação entre as frações que foi vivida nesta aula). Depois de encontrado a palavra equivalente como sinônimo de igualdade, registrar com os alunos o conceito de frações equivalentes.
Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula.
Discuta com a turma:
? Qual o significado da palavra igual segundo o dicionário?
? Qual dos significados é mais adequado ao que observamos entre as frações que estudamos hoje?
? Podemos afirmar que um meio é igual a dois quartos?
? O que significa equivalente?
? As frações que observamos hoje podem ser chamadas de frações equivalentes?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade registrando as descobertas feitas na aula. Retome as frações anteriores e leia com eles, trocando a palavra “igual” por equivalente.
Propósito: Realizar o registro do conceito principal da aula.
Discuta com a turma:
? Qual o significado da palavra igual segundo o dicionário?
? Quais frações são equivalentes a um meio que encontramos nesta aula?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando os mesmos discos fracionários para encontrar frações equivalentes a um terço. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na resolução de outras situações e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.
Discuta com a turma:
? Quantos são os sabores que a pizza terá?
? Uma divisão em partes iguais, qual fração representará cada sabor da pizza?
? Quais cortes disponíveis poderão ser utilizados?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar