9637
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Frações equivalentes em cortes de pizza

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Compreender o conceito de fração equivalente; - Utilizar a equivalência de frações para fazer comparações.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcos Vinicius Zanutto

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.

Objetivos específicos

-          Compreender o conceito de fração equivalente;

-          Utilizar a equivalência de frações para fazer comparações;

Conceito-chave

Fração Equivalente

Recursos necessários

Lousa, cópias da atividade principal, cópia do Raio X (opcional), cópia das atividades complementares (opcional) lápis, lápis de cor, tesoura, cola.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.

Objetivos específicos

-          Compreender o conceito de fração equivalente;

-          Utilizar a equivalência de frações para fazer comparações;

Conceito-chave

Fração Equivalente

Recursos necessários

Lousa, cópias da atividade principal, cópia do Raio X (opcional), cópia das atividades complementares (opcional) lápis, lápis de cor, tesoura, cola.


Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 2 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada justamente para sondar suas ideias. Caso sinta necessidade, registre as informações que os alunos forem falando e deixe visível para eles no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome algum conceito ou faça o aluno colocar em cheque uma hipótese que ele tenha levantado.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: A fração três quartos é mais ou menos que um inteiro? É MENOS QUE UM INTEIRO.

E a fração dois quartos? É MENOS QUE UM INTEIRO - REPRESENTA METADE;

Propósito: Instigar os alunos sobre o assunto fracionário e obter informações sobre seus conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

? Quais são as frações envolvidas na situação proposta?

? Podemos fazer mais uma consideração sobre a fração dois meios? (Caso nenhum aluno consiga dizer que ela representa metade não há problemas, pois a aula irá auxiliar exatamente neste processo de compreensão.)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Entregue aos alunos cada disco de pizza com os pedaços já recortados. É importante deixar claro aos alunos que eles não devem misturar cortes de diferentes discos de pizza, ou seja, se for utilizar a pizza cortada em quatro pedaços, no momento de pensar se é possível encontrar a metade, usar apenas esses pedaços. Caso julgue necessário, peça para os alunos registrarem em cada fatia de pizza, antes de cortar, qual fração representa cada pedaço, assim, quando misturarem as fatias, não correrão o risco de misturar cortes diferentes.

A sala pode estar disposta com os alunos sentados individualmente ou em duplas para discutirem suas montagens.

Propósito: Fazer com que os alunos visualizem diferentes maneiras de encontrar um meio com diferentes frações.

Discuta com a turma:

? Como você fez para conseguir metade da pizza?

? Em todas as pizzas foi possível encontrar um meio?

? Em quais discos de pizza você encontrou a metade?

? Qual estratégia você usou para conseguir encontrar essas frações?

Materiais complementaresAtividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, registre quais cortes de pizza representaram metade. Registre também quais são as frações envolvidas nestas representações e que, mesmo com numeradores e denominadores diferentes, todas representam um meio.

OBSERVAÇÃO: Se desejar, aplique as atividades complementares ao término deste momento da aula.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

? Quais são as pizzas em que encontramos metade?

? Quais são as frações que representam cada uma delas?

? Podemos afirmar que todas representam meia pizza? Por quê?

? Qual a relação entre a fração um meio e a fração dois quartos?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Proponha esta situação para que os alunos observem frações diferentes representando a mesma quantidade.

OBSERVAÇÃO: Se desejar, aplique as atividades complementares ao término deste momento da aula.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

? Quais são as pizzas que encontramos metade?

? Quais são as frações que representam cada uma delas?

? Podemos afirmar que todas representam meia pizza? Por quê?

? Qual a relação entre a fração um meio e a fração dois quartos?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre o que encontraram e descobriram com os diferentes cortes de pizza, pedir que procurem no dicionário o significado da palavra igual. Normalmente, dentre os conceitos, existe como sinônimo a palavra equivalente (caso não exista, pedir que procurem este termo no dicionário e verificar se é aplicável a essa situação entre as frações que foi vivida nesta aula). Depois de encontrado a palavra equivalente como sinônimo de igualdade, registrar com os alunos o conceito de frações equivalentes.

Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula.

Discuta com a turma:

? Qual o significado da palavra igual segundo o dicionário?

? Qual dos significados é mais adequado ao que observamos entre as frações que estudamos hoje?

? Podemos afirmar que um meio é igual a dois quartos?

? O que significa equivalente?

? As frações que observamos hoje podem ser chamadas de frações equivalentes?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade registrando as descobertas feitas na aula. Retome as frações anteriores e leia com eles, trocando a palavra “igual” por equivalente.

Propósito: Realizar o registro do conceito principal da aula.

Discuta com a turma:

? Qual o significado da palavra igual segundo o dicionário?

? Quais frações são equivalentes a um meio que encontramos nesta aula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando os mesmos discos fracionários para encontrar frações equivalentes a um terço. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na resolução de outras situações e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.

Discuta com a turma:

? Quantos são os sabores que a pizza terá?

? Uma divisão em partes iguais, qual fração representará cada sabor da pizza?

? Quais cortes disponíveis poderão ser utilizados?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.

Objetivos específicos

-          Compreender o conceito de fração equivalente;

-          Utilizar a equivalência de frações para fazer comparações;

Conceito-chave

Fração Equivalente

Recursos necessários

Lousa, cópias da atividade principal, cópia do Raio X (opcional), cópia das atividades complementares (opcional) lápis, lápis de cor, tesoura, cola.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.

Objetivos específicos

-          Compreender o conceito de fração equivalente;

-          Utilizar a equivalência de frações para fazer comparações;

Conceito-chave

Fração Equivalente

Recursos necessários

Lousa, cópias da atividade principal, cópia do Raio X (opcional), cópia das atividades complementares (opcional) lápis, lápis de cor, tesoura, cola.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 2 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada justamente para sondar suas ideias. Caso sinta necessidade, registre as informações que os alunos forem falando e deixe visível para eles no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome algum conceito ou faça o aluno colocar em cheque uma hipótese que ele tenha levantado.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: A fração três quartos é mais ou menos que um inteiro? É MENOS QUE UM INTEIRO.

E a fração dois quartos? É MENOS QUE UM INTEIRO - REPRESENTA METADE;

Propósito: Instigar os alunos sobre o assunto fracionário e obter informações sobre seus conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

? Quais são as frações envolvidas na situação proposta?

? Podemos fazer mais uma consideração sobre a fração dois meios? (Caso nenhum aluno consiga dizer que ela representa metade não há problemas, pois a aula irá auxiliar exatamente neste processo de compreensão.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Entregue aos alunos cada disco de pizza com os pedaços já recortados. É importante deixar claro aos alunos que eles não devem misturar cortes de diferentes discos de pizza, ou seja, se for utilizar a pizza cortada em quatro pedaços, no momento de pensar se é possível encontrar a metade, usar apenas esses pedaços. Caso julgue necessário, peça para os alunos registrarem em cada fatia de pizza, antes de cortar, qual fração representa cada pedaço, assim, quando misturarem as fatias, não correrão o risco de misturar cortes diferentes.

A sala pode estar disposta com os alunos sentados individualmente ou em duplas para discutirem suas montagens.

Propósito: Fazer com que os alunos visualizem diferentes maneiras de encontrar um meio com diferentes frações.

Discuta com a turma:

? Como você fez para conseguir metade da pizza?

? Em todas as pizzas foi possível encontrar um meio?

? Em quais discos de pizza você encontrou a metade?

? Qual estratégia você usou para conseguir encontrar essas frações?

Materiais complementaresAtividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, registre quais cortes de pizza representaram metade. Registre também quais são as frações envolvidas nestas representações e que, mesmo com numeradores e denominadores diferentes, todas representam um meio.

OBSERVAÇÃO: Se desejar, aplique as atividades complementares ao término deste momento da aula.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

? Quais são as pizzas em que encontramos metade?

? Quais são as frações que representam cada uma delas?

? Podemos afirmar que todas representam meia pizza? Por quê?

? Qual a relação entre a fração um meio e a fração dois quartos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Proponha esta situação para que os alunos observem frações diferentes representando a mesma quantidade.

OBSERVAÇÃO: Se desejar, aplique as atividades complementares ao término deste momento da aula.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

? Quais são as pizzas que encontramos metade?

? Quais são as frações que representam cada uma delas?

? Podemos afirmar que todas representam meia pizza? Por quê?

? Qual a relação entre a fração um meio e a fração dois quartos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre o que encontraram e descobriram com os diferentes cortes de pizza, pedir que procurem no dicionário o significado da palavra igual. Normalmente, dentre os conceitos, existe como sinônimo a palavra equivalente (caso não exista, pedir que procurem este termo no dicionário e verificar se é aplicável a essa situação entre as frações que foi vivida nesta aula). Depois de encontrado a palavra equivalente como sinônimo de igualdade, registrar com os alunos o conceito de frações equivalentes.

Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula.

Discuta com a turma:

? Qual o significado da palavra igual segundo o dicionário?

? Qual dos significados é mais adequado ao que observamos entre as frações que estudamos hoje?

? Podemos afirmar que um meio é igual a dois quartos?

? O que significa equivalente?

? As frações que observamos hoje podem ser chamadas de frações equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade registrando as descobertas feitas na aula. Retome as frações anteriores e leia com eles, trocando a palavra “igual” por equivalente.

Propósito: Realizar o registro do conceito principal da aula.

Discuta com a turma:

? Qual o significado da palavra igual segundo o dicionário?

? Quais frações são equivalentes a um meio que encontramos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando os mesmos discos fracionários para encontrar frações equivalentes a um terço. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na resolução de outras situações e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.

Discuta com a turma:

? Quantos são os sabores que a pizza terá?

? Uma divisão em partes iguais, qual fração representará cada sabor da pizza?

? Quais cortes disponíveis poderão ser utilizados?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano