Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Frações equivalentes
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos e propriedades das frações
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Objetivos específicos
Identificar frações equivalentes.
Conceito-chave
Fração equivalente.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar frações equivalentes.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula pedindo aos alunos que observem as frações e suas respectivas representações por meio de figuras com a mesma dimensão. Leia o slide com os alunos. Peça que eles expliquem o que observaram.
Propósito: Verificar que frações diferentes podem significar a mesma quantidade de um todo.
Discuta com a Turma:
- Quantas frações temos no slide? Estas frações são iguais?
- Em quantas partes o todo foi dividido?
- Teria outra fração que poderíamos representar essa mesma quantidade?
- Vocês observam alguma regularidade ao comparar as frações equivalentes?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula pedindo aos alunos que observem as frações e suas respectivas representações por meio de figuras com a mesma dimensão. Leia o slide com os alunos. Peça que eles expliquem o que observaram.
Propósito: Verificar que frações diferentes podem significar a mesma quantidade de um todo.
Discuta com a Turma:
- Quantas frações temos no slide? Estas frações são iguais?
- Em quantas partes o todo foi dividido?
- Teria outra fração que poderíamos representar essa mesma quantidade?
- Vocês observam alguma regularidade ao comparar as frações equivalentes?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7).
Orientações: Confirme que todos entenderam o slide do Aquecimento. Ressalte que as frações equivalentes não são iguais, mas representam a mesma quantidade do todo. Proponha o jogo de dominó de frações, avise que eles aplicarão no jogo o conceito de frações equivalentes. Você pode imprimir as peças do jogo, ou produzir as peças com uma folha de cartolina: corte 28 retângulos, trace uma linha no meio de cada região retangular e copie as frações do slide. Faça grupos de 4 alunos e explique as regras. Neste momento, observe os grupos se familiarizando com o jogo, aguarde e garanta que cada grupo faça uma partida completa. Avise também que eles resolverão um problema ao final do jogo (slide 7). Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é observar as frações e criar estratégias, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.
Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos sobre frações equivalentes. Fazer com que os alunos usem de estratégias próprias para identificar frações equivalentes e resolver o problema proposto.
Discuta com a Turma:
- Você entendeu as regras do jogo?
- Qual estratégia você está utilizando para encontrar a peça que se encaixa no jogo?
- Existe alguma jogada possível para João?
- Quais peças poderão ser usadas nesta jogada?
- Quantas jogadas serão possíveis?
- Ao escolher entre as jogadas possíveis, existe alguma que deverá ser prioritária? Se sim, por qual motivo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7).
Orientações: Confirme que todos entenderam o slide do Aquecimento. Ressalte que as frações equivalentes não são iguais, mas representam a mesma quantidade do todo. Proponha o jogo de dominó de frações, avise que eles aplicarão no jogo o conceito de frações equivalentes. Você pode imprimir as peças do jogo, ou produzir as peças com uma folha de cartolina: corte 28 retângulos, trace uma linha no meio de cada região retangular e copie as frações do slide. Faça grupos de 4 alunos e explique as regras. Neste momento, observe os grupos se familiarizando com o jogo, aguarde e garanta que cada grupo faça uma partida completa. Avise também que eles resolverão um problema ao final do jogo (slide 7). Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é observar as frações e criar estratégias, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.
Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos sobre frações equivalentes. Fazer com que os alunos usem de estratégias próprias para identificar frações equivalentes e resolver o problema proposto.
Discuta com a Turma:
- Você entendeu as regras do jogo?
- Qual estratégia você está utilizando para encontrar a peça que se encaixa no jogo?
- Existe alguma jogada possível para João?
- Quais peças poderão ser usadas nesta jogada?
- Quantas jogadas serão possíveis?
- Ao escolher entre as jogadas possíveis, existe alguma que deverá ser prioritária? Se sim, por qual motivo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7).
Orientações: Confirme que todos entenderam o slide do Aquecimento. Ressalte que as frações equivalentes não são iguais, mas representam a mesma quantidade do todo. Proponha o jogo de dominó de frações, avise que eles aplicarão no jogo o conceito de frações equivalentes. Você pode imprimir as peças do jogo, ou produzir as peças com uma folha de cartolina: corte 28 retângulos, trace uma linha no meio de cada região retangular e copie as frações do slide. Faça grupos de 4 alunos e explique as regras. Neste momento, observe os grupos se familiarizando com o jogo, aguarde e garanta que cada grupo faça uma partida completa. Avise também que eles resolverão um problema ao final do jogo (slide 7). Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é observar as frações e criar estratégias, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.
Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos sobre frações equivalentes. Fazer com que os alunos usem de estratégias próprias para identificar frações equivalentes e resolver o problema proposto.
Discuta com a Turma:
- Você entendeu as regras do jogo?
- Qual estratégia você está utilizando para encontrar a peça que se encaixa no jogo?
- Existe alguma jogada possível para João?
- Quais peças poderão ser usadas nesta jogada?
- Quantas jogadas serão possíveis?
- Ao escolher entre as jogadas possíveis, existe alguma que deverá ser prioritária? Se sim, por qual motivo?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram, registrando-as no quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Alguém chegou em uma solução diferente dessa?
- Você poderia explicar como fez?
- Será que existe outro caminho para descobrir as jogadas ?
- Alguém usou representação de figuras para descobrir as frações equivalentes?
- Como fizeram para determinar quais as frações que eram equivalentes?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o slide de sistematização e deixe que os alunos exponham suas impressões e conclusões. Certifique-se que os alunos compreenderam e construíram o conceito de equivalência, pois ela fundamenta todo o trabalho de comparação de frações e operações de adição e subtração de fração.
Propósito: Sistematizar o conteúdo aprendido. Ajudar os alunos a perceberem uma regularidade em encontrar frações equivalentes.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia com os alunos o encerramento da aula e peça que concluam em um parágrafo o que aprenderam. É essencial que eles percebam que duas frações são equivalentes se elas forem representações para a mesma quantia ou quantidade.
Propósito: Retomar a aprendizagem da aula e evidenciar o conceito de fração equivalente.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes leiam o problema e resolvam. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar o enunciado, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um sobre o conceito de fração equivalente.
Discuta com a Turma:
- Você entendeu o que o problema propôs?
- Como faria para localizar uma fração na reta?
- O que o denominador significa em uma fração?
- Você consegue representar graficamente este problema? De que forma?
- Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
Código do plano: MAT6_05NUM05
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp
- Opcionais: Meet, Hangouts.
Jogo:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85kxv9K2dkAmwcdJUXPjCkDCmhQgN9GHEcvHFbGbHt5rSEEQ2Eumz7ZQQ9rN/domino-de-fracoes.pdf
Para este plano, foque na etapa: Aquecimento
O Aquecimento pode ser compartilhado e copiado no caderno. É importante que os alunos desenhem e expliquem o que observaram. Faça o “Discuta com a turma”. Certifique-se de que eles tenham entendido o significado de frações equivalentes. Você pode sugerir que os alunos façam desenhos diferentes para representar a mesma fração, como no slide 4. Proponha, por exemplo, com a fração 2/3. Pergunte: "Que outras representações podemos ter para essa fração com desenhos?". Deixe que eles representem e compartilhem com você. É importante que você estimule os estudantes a pensarem em outras estratégias de resolução. Peçam que te enviem por WhatsApp e você pode organizar uma tela e compartilhar um “painel de soluções”. Valorizem as estratégias e garanta que o conceito de equivalência seja entendido pelos estudantes.
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Raio X
O Raio X pode ser proposto como revisão das aprendizagens. Faça com os estudantes ao final da discussão da retomada.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Que tal chamar seus familiares para montar o jogo Dominó de Frações junto com você e se tiverem outras pessoas na sua casa, chame para estarem junto. Conte sobre as regras e junte todos nesse desafio!!! Vai ser bem legal!! Acesse https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85kxv9K2dkAmwcdJUXPjCkDCmhQgN9GHEcvHFbGbHt5rSEEQ2Eumz7ZQQ9rN/domino-de-fracoes.pdf
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Objetivos específicos
Identificar frações equivalentes.
Conceito-chave
Fração equivalente.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno.