Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Professor, nesta aula você abordará a transformação dos alimentos por meio do uso de um eletrodoméstico, o liquidificador. Essa será uma estratégia para exemplificar a ação mecânica que modifica os alimentos (quando entram em atrito, se transformam). É importante ressaltar que trata-se de uma transformação física, e que o alimento preserva seu sabor, mesmo passando por esse processo.
Esta aula faz parte de uma das 10 aulas propostas de acordo a habilidade (EF04CI02) da BNCC - testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). Você perceberá que a habilidade não será contemplada em sua totalidade nesta aula, mas ao longo de 10 aulas.
Materiais necessários para a aula:
- Liquidificador;
- Frutas de diferentes texturas;
- Gelo;
- Colheres descartáveis;
- Recipiente para despejar as frutas;
- Amendoim (se preferir).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título para a turma e aproveite para criar um momento em que os alunos tentem responder, à sua maneira, como uma “tempestade de ideias”, à pergunta proposta no tema da aula. Seja breve para que o momento não antecipe as etapas de sua aula.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Faça a leitura da problemática para os alunos, de maneira que eles possam pensar sobre as próprias preferências em relação a ação das frutas estarem “batidas” ou não. Crie uma expectativa para a próxima etapa desta aula, na qual os alunos vivenciarão uma transformação nos alimentos, por meio de uma ação mecânica. Não mencione que se trata de uma “transformação” por enquanto.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Discuta com a turma sobre as possíveis mudanças que a ação mecânica pode ocasionar em alguns materiais, criando um clima de curiosidade e expectativa.
Faça algumas perguntas, por exemplo:
Como pode ficar um alimento que passa por uma transformação pelo uso de um utensílio como o liquidificador?
Todos os alimentos quando triturados ficam iguais?
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para perceber a transformação dos alimentos pela ação mecânica, leve para a escola um liquidificador, ou, se sua escola possuir um utensílio como esse, use-o. Coloque seus alunos em círculo ao redor de uma mesa. Apresente rapidamente o liquidificador e as partes que o compõe.
Leve diferentes frutas como maçã, banana, manga, melancia, melão e mamão. Mostre as frutas mais duras e chame a atenção dos estudantes para as formas delas. Permita que toquem e sintam a textura das frutas. Em seguida, as coloque no liquidificador e deixe bater por alguns minutos. Despeje as frutas batidas num recipiente de fácil manuseio. Usando colheres descartáveis, peça para que as crianças amassem, mexam e até provem as frutas batidas.
Permita que façam colocações sobre o que acharam desta ação mecânica, sobre suas preferências e sobre a textura e a forma das frutas.
Faça um quadro com uma breve estatística das preferências dos alunos.
Questione os estudantes sobre a textura das frutas:
Todas eram iguais?
Como ficaram após serem batidas?
É importante que percebam que houve uma transformação nas frutas quando foram batidas.
Importante mencionar que há outros utensílios que também são utilizados para triturar, processar ou mesmo espremer alguns alimentos, promovendo a transformação mecânica.
Mão na massa
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Bata outros materiais como o gelo, por exemplo. Antes de bater, peça que os alunos suponham qual será o resultado final.
Use, se preferir, amendoim, para obter uma textura de “farinha”, bem diferente.
Peça para que as crianças comparem o resultado dos diferentes materiais que foram batidos e triturados.
Questione seu grupo:
Todos apresentam a mesma textura?
Há diferença no resultado final?
Há materiais que ficam líquidos?
Há aqueles que ficam bem sólidos?
O que ocorre com o gosto desses materiais?
Explore as questões com seu grupo, pedindo para que provem e toquem os alimentos antes e depois de serem triturados.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Promova, com os alunos, um momento de construção do registro do “antes e depois”, a partir dos resultados que observaram sobre a ação mecânica. Diga que, ao triturar as frutas, sua modificação ocorreu devido à ação do liquidificador sobre elas. Comente que essa transformação foi mecânica, pois se fez pela força do equipamento. Os alunos poderão registrar com desenhos ou textos os resultados observados. É importante que percebam que a ação mecânica do liquidificador, em relação às frutas, foi o que provocou uma transformação.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Finalize a aula lendo a conclusão do que foi trabalhado. Volte à questão disparadora e peça para que seus alunos a respondam, com base na experiência que foi vivenciada. É importante compreender que o liquidificador é apenas uma estratégia, um exemplo para promover um tipo de ação mecânica. Essa transformação se refere à uma transformação física, portanto, o alimento não deixa de ser o que é, ou seja, mantém suas propriedades e sua essência. Diga aos alunos que, se um alimento for misturado a outros no momento em que está sendo triturado, poderemos ver diferenças no sabor e na cor da mistura. Essa transformação ocorre pelo atrito do utensílio com o alimento e do alimento com o outro alimento.